
ANÁLISE
Drop It: Block Paradise!
Guiar estrelas.
Por Sérgio Mota a
Utilizando Blok Drop U como base inspiradora, ZeNfA Productions juntou-se ao RCMADIAX para levar Drop It: Block Paradise à eShop da Wii U, um jogo de puzzles que promete afinar a fórmula e trazer novos desafios à consola em final de vida.
O objectivo é simples: através do uso do ecrã do GamePad, retiram-se as peças que o jogador quiser de forma a colocar as estrelas presentes sobre a estrutura a salvo em terra firme. Ao terminar cada nível recebe-se uma classificação que varia conforme o número de movimentos usados. Quanto menos movimentos melhor será a classificação obtida, num máximo de três estrelas. As estrelas obtidas permitem em seguida desbloquear mais conteúdo.
À medida que se avança, o nível de dificuldade vai aumentando assim como a complexidade dos níveis, ou pelo menos é o que aparenta, ainda que por vezes se encontrem algumas falhas neste sistema e nem sempre a maior complexidade e as peças existentes têm uma relação directa com a dificuldade propriamente dita. Há até bastantes níveis que se ultrapassam quase que por acaso.Além dos mais de 150 níveis disponíveis, existe ainda um editor que permite ao jogador não só criar níveis como também partilhar as suas criações para que outros as possam jogar e por sua vez, experimentar também as criações dos outros jogadores, dotando o jogo de uma longevidade praticamente ilimitada.
Graficamente, Drop it : Block Paradise não se destaca dos seus concorrentes da eShop. Embora apresente um ambiente visual bem trabalhado e agradável, é muito simplista e repetitivo ao longo do jogo. Tal como o ambiente visual, a banda sonora é bastante genérica, ainda que bem adaptada ao tipo de jogo mas não chega a contribuir para a experiência e pode mesmo ser ignorada num curto espaço de tempo.
Conclusão
No final do ciclo de vida da Wii U e com um vasto catálogo de jogos de puzzle de qualidade disponíveis, Drop it: Block Paradise é uma aposta a considerar e que tem na sua componente online o maior trunfo. De jogabilidade simples e bem conseguida, promete várias horas de jogo e bastantes desafios.
O melhor
- Quantidade de níveis
- Mecânicas simples
- Componente online
O pior
- Dificuldade mal ajustada
- Repetitivo
- Relação qualidade-preço
Nota: Esta análise foi efectuada com base em código final do jogo para a Wii U, gentilmente cedido pela ZeNfA Productions.