Super Mario Maker 2

caixa de Super Mario Maker 2
  • Plataforma:
    SWITCH
  • Editora: Nintendo
  • Produtora: Nintendo
  • Género: Plataformas
  • Lançamento: 28 de Junho, 2019
Nota
9
Excelente

Vídeos

Artigos

imagem Super Mario Maker 2 recebe amanhã uma grande atualização

NOTÍCIA


Super Mario Maker 2 recebe amanhã uma grande atualização


Introduz o novo modo World Maker.

Por Nuno Nêveda a 21 de Abril, 2020, 10:44

SWITCH
11
imagem Super Mario Maker 2 celebra marco importante

NOTÍCIA


Super Mario Maker 2 celebra marco importante


10 milhões de percursos carregados

Por Ulisses Domingues a 7 de Janeiro, 2020, 13:14

SWITCH
1
imagem Jogos de 2019: Super Mario Maker 2

ARTIGO


Jogos de 2019: Super Mario Maker 2


Criação de níveis.

Por FNintendo a 28 de Dezembro, 2019, 12:36

SWITCH
2
imagem Nova actualização para Super Mario Maker 2

NOTÍCIA


Nova actualização para Super Mario Maker 2


Directamente para a versão 2!

Por Ulisses Domingues a 2 de Dezembro, 2019, 10:35

SWITCH
2
imagem Super Mario Maker 2 - O melhor nível nacional

NOTÍCIA


Super Mario Maker 2 - O melhor nível nacional


Muita criatividade e exigência.

Por FNintendo a 15 de Outubro, 2019, 13:23

SWITCH
7

Comentarios

45 Comentários...

#16 The Player N1

2 de Julho, 2019, 09:30

Podíamos criar um tópico só para partilha de níveis daqui do pessoal!!
#17 Bacx

2 de Julho, 2019, 14:38

@The Player N1 Não vale a pena quando o podem fazer neste tópico.
#18 Cms

2 de Julho, 2019, 19:59

Samulator
P9D-1V6-9KG
O nível está porreiro mas é demasiado longo para o desafio que acarreta e como não se pode meter checkpoints neste tipo de nível acabei por desistir na última parte por ter que repetir sempre desde início. Mas não deixa de ser um bom nível. Sobretudo para alguém com skill!!!
#19 Samulator

2 de Julho, 2019, 20:38

Cms
O nível está porreiro mas é demasiado longo para o desafio que acarreta e como não se pode meter checkpoints neste tipo de nível acabei por desistir na última parte por ter que repetir sempre desde início. Mas não deixa de ser um bom nível. Sobretudo para alguém com skill!!!
Sim, eu próprio reconheço isso. Queria mesmo ter a opção de colocar um checkpoint no início da 2a parte e outro antes da secção final; se o nível os tivesse, acredito que toda a gente que o jogou o teria terminado e apreciado. Espero que a comunidade peça isso e que a Nintendo ouça.

De qualquer modo, o meu próximo nível vai ser tradicional. Como disse, eu fiz este para aprender mais sobre o estilo 3D World.
#20 Cms

2 de Julho, 2019, 20:51

Samulator
.
Mas o nível está bastante bom, eu até consigo fazer tudo, excepto a parte no fim antes do teletransporte, não consigo passar pelo tubo com o twhomp...
#21 Samulator

2 de Julho, 2019, 21:16

Cms
Mas o nível está bastante bom, eu até consigo fazer tudo, excepto a parte no fim antes do teletransporte, não consigo passar pelo tubo com o twhomp...
Queres uma dica?
Spoiler
#22 Sérgio Mota

4 de Julho, 2019, 07:07

RQN-JWJ-FQF

Nível inspirado na Deku Tree do Majoras Mask
#23 The Player N1

5 de Julho, 2019, 13:16

Bacx
@The Player N1 Não vale a pena quando o podem fazer neste tópico.
Tens razão chefe!! :)
#24 Cms

6 de Julho, 2019, 12:22

Nível dedicado ao clássico inimigo Goomba.

D48-MQB-FRF
#25 The Player N1

7 de Julho, 2019, 18:19

O meu primeiro teste no Maker. No SMM1 nunca tinha experimentado fazer um nível:

0LD-JS7-JNF
#26 Kasuga Kyosuke

8 de Julho, 2019, 16:23

Como não tenho Switch nem Wii U tive que me contentar com a versão 3DS do primeiro jogo quando saiu. Ou seja, a versão "pobre" em que só se pode partilhar os nossos níveis através da função spotpass/streetpass. Dito isto, há muito conteúdo nessa versão para single players como vários níveis que vêm incluídos com o jogo e pode-se jogar níveis feitos por jogadores na versão Wii U também.

Que tem isto a ver com o Mario Maker 2? Bom, eu queria falar um pouco da minha experiência com o primeiro Mario Maker, se não se importarem. Fazer níveis é divertido, embora por vezes algo trabalhoso. E após jogar carradas de níveis feitos por outros jogadores devo dizer o seguinte... praí 75% deles não são nada agradáveis. São demasiado complexos ou difíceis ao ponto de não serem divertidos. É que nem falo só apenas dos níveis feitos por jogadores japoneses como o Kaizo em que só praí 5% dos milhares de pessoas que os jogam conseguem passar. Posso ser apenas um mau jogador, mas há tantos níveis que não consigo passar sequer. Nada contra um desafio, pois a série Mario apesar de ser aparentemente fácil e para todas as idades tem sempre alguns níveis complicados em que é preciso cautela e puxar mais pela cabeça. Mas também não quero estar a jogar níveis do Mario com uma dificuldade 3 vezes maior que o típico nível de um Mega Man. O Mario é suposto ser um jogo divertido. Só que a maior parte dos jogadores preferem criar níveis com puzzles complexos ou pejados de inimigos e armadilhas em certos sítios de modo a aumentar a probabilidade de morrer para uns 95%. Se é isso que muita gente gosta, tudo bem, mas não é para mim. Senti que era necessário passar vários À frente ou ir fazendo refresh até encontrar algo que me agradasse. A maior parte dos níveis tem coisas a mais e são algo caóticos. Para não falar que apanho sobretudo níveis de puzzles/quebra-cabeças, o que não tem nada de mal, mas os jogos Mario 2D não são propriamente conhecidos por terem imensos níveis desse género. Isto faz o SMM parecer familiar mas ao mesmo tempo como se tivesse a jogar uma espécie de hackrom ou assim.

Na versão 3DS, como já disse, só dá para partilhar os nossos níveis através do spotpass/streetpass e um de cada vez. Praí umas 3-4 pessoas devem ter jogado 2 dos meus níveis. Já não me lembro quais. Se estavam à espera de um daqueles níveis super complexos então devem ter ficado desapontados. Os níveis que eu faço são desafiantes mas passáveis... e mesmo assim morro várias vezes neles até os passar após estarem feitos.

Eventualmente quando arranjar uma Switch e o Super Mario Maker 2 irei fazer os meus níveis e partilhá-los com o mundo também. Mas será que a fanbase do jogo gostará deles? Parecerão banais e pouco criativos em comparação com muitos outros. Mas acho que tenho mais curiosidade em ver o que amigos e pessoal que tem o meu FC acha deles e o que eu acho dos níveis deles do que pessoas do outro lado do planeta que nem conheço acham. Algumas provavelmente irão criticar achando s meus níveis fáceis de mais ou mau posicionamento de inimigos. Eu nunca sei onde meter as moedas nem o número certo delas. E ás vezes gosto de meter uns hammer bros ou um Bowser a meio ou perto do final de um nível aparentemente normal no overworld só porque eu ingenuamente acho que será um "DIDN'T SEE IT COMING!" twist. Tento ser justo na dificuldade e meter sempre uns powerups tipo cogumelos e flores de fogo. Não sei se este tipo de nível interessa a vocês ou à maior parte dos jogadores do SMM, mas é o que sei e gosto de fazer. Para mim o Super Mario é isto. Não níveis que só 3% dos jogadores consegue passar. O Mario é suposto ser uma série de jogos acessível a todas as idades. Se o Mario fosse tão difícil como muitos níveis do SMM duvido muito que 90% dos fãs da série teriam-se tornado fãs quando eram miúdos, pois nenhum miúdo quer jogar um jogo em que nem do primeiro nível consegue passar.

E já agora, como funciona neste jogo? Na 3DS, como devem imaginar, é feito com o stylus, o que torna a experiência de fazer níveis muito boa. Presumo que na Wii U e agora na Switch seja a dedo no ecrã táctil, certo?
#27 G.E.R.M.A.N.

8 de Julho, 2019, 16:28

Também podes usar stylus na Switch.
#28 Cms

8 de Julho, 2019, 19:28

Eu no início também tinha essa perspectiva do jogo. Mas após algum tempo com o jogo simplesmente penso que a melhor maneira para mim de jogar é de não levar o jogo demasiado a sério. Quando faço um nível, tento ter em conta as regras todas do pombo mas no final faço o nível que me divirta. Meto online, se o pessoal gostar, tanto melhor mas não faço disso a minha obrigação, o melhor é quando fazes um nível e que o feedback dos outros te permite aperceber de erros que se comete.
É verdade que há muito nível difícil, mas encontro alguns que são difícil mas bem desenhados e outros são simplesmente troll. Encontra se de tudo mas é o que faz a magia do jogo porque cada um encontrará algo á sua medida.

Quanto á dificuldade de um Mário da série principal, nisso discordo, os lançamentos mais recentes conseguem ter um pouco de tudo em termos de dificuldade com algum hand holding às vezes demasiado presente enquanto os antigos são algo complicados sobretudo quando não havia saves, não era assim tão acessível, o super Mario Bros original foi o meu primeiro jogo (com 5 anos) e só consegui acabar o jogo anos mais tarde... Na altura achava aquilo impossível..

Uma coisa deste jogo que tenho dificuldade em apreciar é o versus mode online, o lag mesmo que pequeno é extremamente complicado de lidar num jogo que necessita de inputs precisos.
#29 Kasuga Kyosuke

9 de Julho, 2019, 15:29

Cms
Eu no início também tinha essa perspectiva do jogo. Mas após algum tempo com o jogo simplesmente penso que a melhor maneira para mim de jogar é de não levar o jogo demasiado a sério. Quando faço um nível, tento ter em conta as regras todas do pombo mas no final faço o nível que me divirta. Meto online, se o pessoal gostar, tanto melhor mas não faço disso a minha obrigação, o melhor é quando fazes um nível e que o feedback dos outros te permite aperceber de erros que se comete.
É verdade que há muito nível difícil, mas encontro alguns que são difícil mas bem desenhados e outros são simplesmente troll. Encontra se de tudo mas é o que faz a magia do jogo porque cada um encontrará algo á sua medida.

Quanto á dificuldade de um Mário da série principal, nisso discordo, os lançamentos mais recentes conseguem ter um pouco de tudo em termos de dificuldade com algum hand holding às vezes demasiado presente enquanto os antigos são algo complicados sobretudo quando não havia saves, não era assim tão acessível, o super Mario Bros original foi o meu primeiro jogo (com 5 anos) e só consegui acabar o jogo anos mais tarde... Na altura achava aquilo impossível..

Uma coisa deste jogo que tenho dificuldade em apreciar é o versus mode online, o lag mesmo que pequeno é extremamente complicado de lidar num jogo que necessita de inputs precisos.
Sim, claro que cada um faz os níveis que bem entender. Mas quando se cria um nível tem que se tentar ver a coisa do lado de quem o eventualmente irá jogar. E temos que perceber que nem toda a gente pensa como nós/usa a nossa lógica ao jogar um nível como o que acabámos de fazer.

Acho que o Mario Maker fez-me realmente perceber o quão complicado deve ser fazer/desenhar níveis. E nós temos a tarefa muito facilitada no jogo. Na vida real deve ser bem mais difícil.

Sem dúvida. Mas quase todos os jogos parecem impossíveis ou difíceis quando temos menos de 10 anos de idade. Principalmente os da era NES por geralmente, como tu disseste, não terem save feature. E por falar nisso, estranho o SMB 3 não ter uma. Esse jogo saiu praí um par de anos depois o primeiro Legend of Zelda sair, e este último tinha não só save feature como dava para gravar até 3 ficheiros. Teria sido assim tão difícil meter uma save feature no SMB 3? É que o SMB 1 ainda se passa sem problemas devido aos atalhos, mas o SMB 3 é mais difícil e um jogo bem mais longo.

Quanto ao hand holding, os primeiros 4 mundos no Super Mario 3D Land(3DS) são mais ou menos assim. E o jogo só sobe mesmo de dificuldade quando os special worlds/stages aparecem.

Se queres um Mario com um dificuldade irregular, ou seja misto de hand holding e níveis bem lixados então tens o Super Mario Sunshine. Pelo menos era essa a sensação que eu tinha quando o jogava. Se bem que já passaram muitos anos. Preciso de revisitar esse jogo um dia. Nem nunca o consegui acabar, vê lá...
#30 Astr0

9 de Julho, 2019, 23:53

6H7-RSG-4CG

Acabei o primeiro nível. Gostava de ouvir o vosso feedback.

Vou jogar também os vossos níveis :)

Queres comentar? Faz o teu registo aqui.

Imagens