
ANÁLISE
Wii Sports
Por Henrique Pereira a
Parece ter sido há semanas, mas a Wii invadiu a guerra de consolas há cinco anos, mesmo a tempo de rechear o sapatinho de natal dos portugueses. Visando, não só o entusiasta de jogos, mas todo o público masculino e feminino, novo ou velho, conseguiu atrair um vasto auditório com a sua experiência interactiva, e nada melhor do que um título desportivo para explorar esse potencial. Assim nasceu Wii Sports, o catalisador da revolução causada pela consola e provavelmente um dos títulos mais influentes da gigante nipónica. Agora, será que cinco anos e uma sequela depois o podemos recomendar?
O conceito de Wii Sports é muito simples, uma colectânea de cinco desportos que se adaptam perfeitamente aos controlos de movimento. Os desportos contemplados foram ténis, basebol, boxe, bowling e golfe. De forma a tornar o processo mais natural e menos complexo possível, a Nintendo retirou o movimento das personagens das mãos dos jogadores, tornando-o automático. Assim, apenas é necessário focar certos movimentos específicos que temos de realizar com o wiimote.
Todos os desportos aqui recriados podem ser jogados, quer a solo contra o computador, quer na presença de outros jogadores, havendo uma progressão de cada Mii associado ao seu respectivo jogador. Os Mii são os actores deste jogo. À medida que a sua pontuação aumenta com as vitórias (ou diminui, caso percam), também os adversários se tornam mais difíceis. Poder-se-á pensar que é um esquema um tanto ou quanto estranho neste género de colectâneas. Mas esse estigma está reservado para as cópias de pouca qualidade e não para o original. Apesar de alguns problemas de precisão na detecção dos movimentos em alguns dos desportos, continua a existir uma margem elevada de progressão das nossas habilidades.

Os jogos são sempre de pares, mas só com dois jogadores na mesma equipa é que se torna divertido.
Debruçando sobre cada desporto, o primeiro na lista é o ténis, sem dúvida o mais apelativo dos cinco mas também o mais desapontante. O wiimote original não tem a precisão necessária para todas as nuances deste desporto. Dar efeitos à bola, usar a parte de trás ou da frente da raquete e outras mecânicas não são possíveis, limitando-nos a enviar a bola para onde queremos e a temporizar o nosso tiro. Ainda assim, consegue divertir em jogos de pares.
O basebol é o mais intrigante porque não se percebe muito bem porque está aqui. Obviamente que foi pensado para o movimento do taco a bater a bola, mas grande parte da prova também é feita depois de enviar a bola para o mais longe possível, com a captura de bases ou seu impedimento. Uma vez que estamos limitados a lançar e a bater na bola, tudo o resto é automático, perdendo-se a piada. Quanto à fase jogável, nas botas de um batedor os controlos funcionam bem. Quase que dá para sentir bater na bola. Enquanto lançador, o caso muda de figura. É complicado fazer um lançamento cheio de efeito devido à baixa fidelidade do wiimote. Provavelmente o mais aborrecido e menos apelativo dos desportos aqui presentes.

Cuidado para não atirarem também o vosso Wiimote.
Passando para algo mais excitante, o boxe é o desporto que mais faz suar, usando o wiimote e o nunchuck para simular os punhos. Além de esmurrarmos o nosso adversário usando vários golpes como jabs, direitos, ganchos ou uppercuts, também devemos proteger o nosso rosto e corpo com os punhos e esquivar para os lados ou para baixo. O facto de o jogo ser bastante arcade e controlado por movimentos tira algum do realismo e táctica presente no boxe, mas não deixa de ser uma das provas mais divertidas e cansativas.
O golfe, tal como o ténis, é daqueles desportos que combina na perfeição com o controlo de movimentos. Sendo um desporto em que o mais importante é a tacada na bola, é também o mais completo e realista graças à boa fidelidade do wiimote na tacada, simulando as várias físicas desta. Como seria de esperar, há toda uma gama de tacos necessários para os vários obstáculos nos nove buracos. Só peca por ser um desporto que não é tão natural jogar com mais de um jogador.

Bowling virtual é mais divertido do que parece.
Finalmente temas a jóia da coroa, o bowling. Além de se controlar perfeitamente com o Wiimote e de ser natural, tem uma complexidade suave que não causa embaraço a ninguém. A sua leveza permite-o ser jogado em pequenos períodos e por muitas pessoas, tornando-se o desporto que melhor representa o objectivo deste jogo, que é introduzir os jogadores ao novo esquema de controlo.
Além do modo para um jogador ou multijogador, existe uma variação de treino de cada desporto, com objectivos diferentes mas jogabilidade igual, criado para pessoas que queiram usar Wii Sports como uma ferramenta de treino (virtual). Tudo em prol de uma longevidade que poderá ocupar muito tempo caso se entreguem ao jogo, alcançando a categoria Pro, derrotando os campeões de cada desporto ou usando-o para jogatanas em família. Talvez um “modo carreira” mais personalizado tornasse o jogo mais completo, mas para o que pretende ser, chega perfeitamente.

A treinar para derrotar o Little Mac.
O aspecto gráfico é o mais simples possível, colorido e apelativo, usando os Miis como personagens. O objectivo era criar um visual agradável que não fosse o centro das atenções, o que foi conseguido. Claro que poderia auferir de mais realismo, melhores texturas e modelos ou sombras reais, mas continua a ser bonito. Pena o já conhecido efeito serrilhado presente em grande parte dos jogos Wii. Da música e dos efeitos sonoros obtemos um ar leve e descontraído mas com motivação suficiente para praticarmos desporto e fazer algum exercício. Os efeitos sonoros não são irritantes mas realistas o suficiente para cada situação.
Wii Sports funciona bem, mesmo nos dias de hoje, mas torna-se difícil de recomendar com um Wii Sports Resortpor perto a fazer uso do Wii Motion Plus. Acaba por ser estranho oferecer Wii Sports, tendo em conta que existe uma sequela melhor preparada.
O melhor
- Bowling, golfe e boxe com bons controlos
- Multijogador divertido
- Aspecto visual e sonoro agradável
O pior
- Ténis com maus controlos
- Basebol mal aproveitado
- Não vale a pena se tiverem Wii Sports Resort