Estas aventuras point 'n click nunca são compreendidas, porque é um género que não é fácil de apreciar, e nem toda a gente gosta. O tratamento que o Another Code R está a ter, é semelhante ao tratamento que quase qualquer outro jogo bom da Wii tem, ou seja, é subvalorizado logo só por estar nessa consola.
Eu adoro point and clicks e achei o Another Code R fraquinho, principalmente depois dos outros jogos dos mesmos tipos. Não tem nada a ver com estar na Wii ou deixar de estar na Wii, raio de mania de que toda a gente fala mal dos jogos por estarem na Wii.
Sim Chain... eu nunca disse que não gostava de point and click... até porque gosto! por acaso o meu primeiro foi o monkey island original! e gostei bastante dele!
Só por curiosidade....no Metacritic Another Code:R está 67 e o Conduit 70. Eu diria que são 2 jogos bastante average, mas o Conduit pelos vistos está a ser mais bem aceite e /end discussion. Aaaaaanyway...como não tenho tempo de ler todos os Topicos, e por vezes o nome do jogo não me seduz (lol, stupid, I know), há sempre um outro jogo que deixo ficar para trás. Aconteceu com o Monster Hunter 3 e agora com este Another Code: R. Como era uma série já firmada na DS, e como o plot provavelmente segue o da DS, eu deixei de ler esta thread a partir da página 3 ou 4. E fiz mal, porque se isto é um point 'n click (não vi nenhum video, não tive paciência), então é um género do qual eu sou grande fã, e fiz mal em não prestar atenção a esta thread. Depois de passar o Conduit e de só o estar neste momento a desfrutar no online, preciso de um jogo "mais profundo" com que me entreter. O último desse estilo que passei foi o Secret Files 2: Puritas Cordis, que achei espectacular, e depois ainda dizem que a Wii não tem jogos de jeito...lol. Isto para dizer que em principio este será o meu próximo jogo a passar. Só espero é que expliquem o plot da versão DS, e que as coisas não caiam de para-quedas neste jogo.
Quando me deu na telha para ler a thread do Monster hunter, já ela ia em não-sei-quantas-páginas, em não sei quantos meses de postanço contínuo.
[quote author=Deus ex-Machina link=topic=2109.msg207709#msg207709 date=1247671105] Isto para dizer que em principio este será o meu próximo jogo a passar. Só espero é que expliquem o plot da versão DS, e que as coisas não caiam de para-quedas neste jogo. [/quote] Se bem me lembro, explicam, mas é tudo em coisas muito soltas e sem grande detalhe. Mais vale jogares o da DS que é bem superior a este.
Tsumori, já acabaste o jogo, certo? Tou com uma dúvida...No capítulo 6, quando entramos na Clock Tower, temos de por as chaves na ordem corercta e virá-las um certo número de vezes. Ok, andei às voltas e voltas neste puzzle até que desisti e fui ver ao gamefaqs a solução. Experimentei e resultou. Mas o problema agora é que eu não faço a mínima ideia do porquê da solução ser aquela. Spoiler Rodar as 3 chaves, este número de vezes: 1-4-6 Tipo, ando ali às voltas pela Clock Tower, a tentar descobrir o porquê da solução ser aquela, mas não consigo descobrir...
[quote author=Deus ex-Machina link=topic=2109.msg217220#msg217220 date=1249209287] Tsumori, já acabaste o jogo, certo? Tou com uma dúvida...No capítulo 6, quando entramos na Clock Tower, temos de por as chaves na ordem corercta e virá-las um certo número de vezes. Ok, andei às voltas e voltas neste puzzle até que desisti e fui ver ao gamefaqs a solução. Experimentei e resultou. Mas o problema agora é que eu não faço a mínima ideia do porquê da solução ser aquela. Spoiler Rodar as 3 chaves, este número de vezes: 1-4-6 Tipo, ando ali às voltas pela Clock Tower, a tentar descobrir o porquê da solução ser aquela, mas não consigo descobrir... [/quote] Uhm, se bem me lembro a resposta estava toda nas coisas lá em baixo do clock tower, mas não me lembro exactamente o que continha cada coisa. Mas quase de certeza que tava tudo na janela e lá no livro (era um livro?) que estava na estante. Eu também vi a resposta disso no gfaqs mas tenho a certeza que depois de ver cheguei a perceber com as coisas que estavam lá como se chegava à resposta.
Agora que falas nisso, e depois de passar um bocado o jogo, creio que era para utilizar o DAS e tirar fotos de não sei o quê e fazer combine entre duas delas... Porque a seguir a isso, vamos à casa da Mrs. Grahmam (a velhota) e o Matt explica-lhe que usamos a máquina de fotografar para voltar a ligar o relógio da Clock Tower.
Vocês já chegaram quase lá, mas se quiserem uma explicação mais concreta, era assim: Spoiler: Clocktower keys Primeiro lia-se o diário que referia que algures na torre do relógio se encontravam as pistas para conseguir colocar o relógio a trabalhar e que diriam quantas voltas cada uma das chaves tinha que dar, e apresentava-nos esta imagem: De seguida tirávamos uma foto a cada um destes quadros presentes na torre: Depois tínhamos que sobrepôr as duas fotos e rodar uma delas tendo em conta a imagem que estava no diário do pai da Miss Graham, ou seja, o ponteiro tinha que apontar para o 5, ficando então assim: O resto já vocês sabem... Por acaso ainda aqui tinha um save com essa parte, porque também fiquei aí uns tempos, e aproveitei e tirei fotos, mas a parte dos pesos na balança para arranjar as chaves da torre acho que ainda me demorou mais tempo, porque era preciso Spoiler uma moeda reciclada e eu já não tinha nenhuma e experimentei com a moeda que lá havia e não dava, experimentei com uma pilha e não dava, até que após muito tempo me lembrei de usar o crachá que ganhávamos quando nos calhava a pastilha vermelha e lá consegui... Já estava a espumar nessa.
Se bem me lembro, há várias formas de resolver esse puzzle, não precisavas necessariamente de utilizar uma dessas moedas. Pelo menos eu resolvi o puzzle duma forma e depois li no gfaqs maior parte das pessoas a resolverem de outra forma. Agora exactamente quais é que já não sei.
Sim, há várias formas de resolver esse puzzle. Por acaso não fiquei encravado nele. Experimentei tudo o que tinha nos bolsos e, por acaso, ainda tinha um token daqueles que se ganha ao reciclar uma garrafa. Experimentei e voilà, resultou!! Já agora, o que vocês têm achado dos motions controls? Eu acho-os verdadeiramente horríveis, a sério. Então para resolver o puzzle da Music Box, Jazuz, demorei uma eternidade porque aquilo não capturava nada bem os movimentos....
[quote author=Deus ex-Machina link=topic=2109.msg217390#msg217390 date=1249225353] Já agora, o que vocês têm achado dos motions controls? Eu acho-os verdadeiramente horríveis, a sério. Então para resolver o puzzle da Music Box, Jazuz, demorei uma eternidade porque aquilo não capturava nada bem os movimentos.... [/quote] O que eu me lembro de ter dificuldade foi aquele com o fósforo, passei aquilo e nem cheguei a perceber o que era suposto fazer. Os puzzles na sua grande maioria desiludiram-me, só há uns quantos mais fixes, os que envolvem o TAS lá para a frente até tinham piada.
[quote author=Deus ex-Machina link=topic=2109.msg217390#msg217390 date=1249225353] Já agora, o que vocês têm achado dos motions controls? Eu acho-os verdadeiramente horríveis, a sério. Então para resolver o puzzle da Music Box, Jazuz, demorei uma eternidade porque aquilo não capturava nada bem os movimentos.... [/quote] Estás a brincar? Os controlos estão fantásticos! Eu por acaso fiz esse da music box fiz à primeira e não me deu problema nenhum, era só rodar o comando para as várias posições, mas já tive a ler noutros sítios que apesar de acharem os controlos fantásticos no jogo todo também encontraram dificuldades nesse, mas sinceramente não percebo porquê, ou não tinham o comando na posição correcta ou não sei. Aquilo era tipo rodar o comando para a esquerda e não o retirar dessa posição, depois mover para cima/baixo/direita/whatever a partir dessa posição. Eu acho que a maior parte do pessoal quando rodava a music box para um dos lados em vez de deixar o comando nessa posição voltava com ele à posição normal e tentava a partir daí rodar para as outras posições, e não era assim, cada vez que rodavam tinham que o manter nessa posição e a partir dela seguir para a seguinte.
Eu sei como passar a parte da Music Box, mas custou-me. E não, não tenho achado os motions assim lá muito bem implementados. Acho-os bastante instáveis, até. Comparando os motions, por exemplo, ao Zack&Wiki, este jogo fica a anos-luz de distância. Pelos videos que tinha visto, tinha ficado com a ideia que iria haver uma implementação porreira do wiimote, mas não creio que seja o caso. Mas por acaso, tenho lido alguns comentários pela net a queixarem-se também dos motions neste jogo.
Na minha opinião estão bem tal como estão, não achei que houvesse nada de complicado em usar os controlos em situação nenhuma. O que eu me lembro de ter dificuldade foi aquele com o fósforo, passei aquilo e nem cheguei a perceber o que era suposto fazer. Os puzzles na sua grande maioria desiludiram-me, só há uns quantos mais fixes, os que envolvem o TAS lá para a frente até tinham piada. [/quote] Sim, mas isso do fósforo não é problema dos controlos, tu é que ficaste sem saber o que era para fazer... Spoiler Tinha que se manter o fósforo aceso durante algum tempo no mesmo sítio, provavelmente andaste com ele às voltas e foste passando várias vezes por esse sítio e resultou xD Anyway, eu gostei bastante do jogo, o ambiente é fantástico, a banda sonora também, tem um design que se adapta muito bem ao tipo de jogo que é, a jogabilidade é bastante intuitiva também, tem bastantes puzzles, uns fáceis e outros que já temos que puxar mais pela cabeça e acabamos por ficar mesmo um bom bocado completamente perdidos. E acima de tudo a história é cativante, há sempre um feeling de mistério no ar, começa devagarinho e à medida que o jogo vai progredindo encontramos cada vez mais mistérios, então os últimos capítulos são um vício completo, não descansei enquanto não acabei o jogo, queria mesmo saber o que se estava a passar. No fundo o jogo é como ler um romance fantástico, enquanto vemos o que se está a passar, não há cá mortes, nem stress, etc... gostei bastante, acho que acabou mesmo por ser uma boa sequela. Agora comentando a história... Spoiler Estava-se mesmo a ver desde o início que o Ryan era o mau da fita, tudo me parecia suspeito em redor dele, o próprio design do personagem já dá um ar suspeito e de pessoa traiçoeira e escrupulosa (embora este último nem tanto). Todo o mistério em torno da torre do relógio está fantástico, dá mesmo aquela sensação de que esconde algo, gostei muito. O que eu ainda acabei por gostar menos na história foi o facto de a Sofia ter escapado sem lhe ter acontecido nada e nunca mais se falou nela, foi um bocado parvo, e também do facto de não se chegar mesmo a ter a certeza de que se encontrou o pai do Matt, apenas disseram que encontraram um homem que correspondia às suas características... Já deu para ver que gostei do jogo e estou bastante contente com o mesmo, talvez não ultrapasse o original em termos de originalidade e de jogabilidade, mas tem uma história bem mais sombria e misteriosa, embora nenhum deles deva nada ao outro. Recomendo, principalmente a quem gosta de point'n'clicks e de um jogo com um bom ambiente e uma boa história bem contruída, no fundo é como ler um romance videojogável.
Ainda não acabei o jogo, vou no 7º capítulo, por isso não li o teu spoiler....LOL, não quero estragar a surpresa. Mas de qualquer das formas, apesar de o achar um jogo entretido (caso contrário não o estaria a passar até ao fim), sinto que lhe falta ali qualquer coisa... Depois faço uma pseudo-review, quando o acabar.
Davas full price por ele, Mach? Já o vi à venda... coitado, cópias por todo o lado, não vendeu muito bem. Lol.portugal
Dares full price pelo jogo seria um grande risco a correr, é bastante fácil não se gostar do jogo. Mas se jogaste o original e gostaste, não vejo porque não. Aí o Sayoran adorou, eu pessoalmente fiquei bastante desiludido mas não achei mau, acho que não tens muito a perder.