Nintendo 64 Banjo-Tooie

Discussão em 'Jogos' iniciada por jabun, 28 de Dezembro de 2011.

  1. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.780
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413

    [​IMG]

    Banjo-Tooie é a sequela direta do primeiro jogo da série, Banjo-Kazooie. Com o titulo original a Rare fez o impensável: ofereceu aos detentores de uma N64 um jogo de plataformas 3D com padrões de qualidade de tal forma elevados que muitos o preferiram a Super Mario 64. Impensável. Após o sucesso do titulo 64 Bits do canalizador badocha, muitos foram os elementos da Rare que defendiam que Banjo não devia ser um jogo de plataformas, sob pena de passar despercebido no mercado. A Rare decidiu seguir em frente e nós só podemos estar gratos por essa decisão.

    No final de vida da N64, a maquina da Nintendo recebeu a tão ansiada sequela, que não desapontou ninguém. Tooie não reinventou a roda, era mais do mesmo, mas quando a qualidade se mantém a este nível ninguém se queixa.

    [​IMG]

    A principal novidade desta nova versão é a possibilidade de Banjo se separar de Kazooie em determinados momentos, onde cada um, com seus devidos movimentos exclusivos, pode agir de forma independente. O objetivo do jogo ainda é coletar as peças de quebra-cabeça (jiggies), espalhadas das mais diversas formas nos vários mundos que compõem o jogo.

    [​IMG]
    [​IMG]

    Dois anos se passaram após o final de Banjo-Kazooie e Klungo tentava salvar Guntilda da sua prisão. Enquanto isso, Banjo, Kazooie e Mumbo jogavam Poker, quando Blobbelda e Mingella, as irmãs de Guntilda apareceram para salvar a irmã lançando um feitiço que matou o simpático Bottles (Txi... mortes num jogo de plataformas? Que enredo tão profundo).

    Quando Banjo e Kazooie acordam do desmaio, deparam-se com o fantasma do seu amigo e decidem acabar de uma vez por todas com a terrível Bruxa Gruntilda, afirmando que desta vez “não será tão fácil”
    [​IMG]

    Há semelhança do original, Tooie brilha nos seus fantásticos e enormes mundos, prontos para serem explorados pelos jogadores:
    • Spiral Mountain - É o lar de Banjo e Kazooie.
    • Isle o' Hags - O mundo principal do jogo, que dá acesso as várias fases do jogo, assim como Gruntida's Lair em Banjo-Kazooie. Isle o' Hags é dividido em: Jinjo Village, Wooded Hollow, Plateau, Pine Grove, Cliff Top, Wasteland e Quagmire.
    • Mayahem Temple - Nível que tem como tema a civilização maia
    • Glitter Gulch Mine - Nível que se passa dentro de uma mina subterrânea
    • Witchyworld - Nível que se passa num parque de diversões que é propriedade de Gruntilda e que foi fechado pelas autoridades
    • Jolly Roger's Lagoon - Uma cidade costeira com uma cidade submersa, Atlantis (Atlântida)
    • Terrydactyland - Mundo regressado à pré-história com dinossauros e homens da caverna. Um dos melhores níveis de sempre num jogo de plataformas.
    • Grunty Industries - Uma fábrica da Gruntilda, onde se produz tudo o que há de mau no jogo. É o nível mais difícil e demorado, pois contém 6 andares.
    • Hailfire Peaks - Este é o mundo que interliga o inferno escaldante da montanha de fogo e o congelante frio dos picos nevados. O jogador é constantemente bombardeado pelas bolas de fogo/gelo vindas do alto das montanhas, até que se vença os dois bosses.
    • Cloud Cuckooland - Uma bizarra ilha flutuante sobre as nuvens.
    • Cauldron Keep - Diferente dos restantes níveis, este não tem Jiggies e nem os outros itens para encontrar. É o derradeiro nível de Bajo Tooie.
    [​IMG]

    Apesar das maravilhas ditas sobre o jogo, a verdade é que muitos fãs tem algumas criticas a fazer ao mesmo, nomeadamente o facto de os níveis, por vezes, são demasiado grandes, levando a que o jogador se perca.

    No final de Banjo-Tooie, Gruntilda faz uma referência a “Banjo-Threeie”, uma possível continuação da série, que a Rare estava a preparar para a Game Cube. Infelizmente a Rare foi adquirida pela Microsoft e o projeto foi para a gaveta, só vendo a luz do dia anos mais tarde, na Xbox 360, sob o titulo Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts.

    [​IMG]

    Banjo Tooie é um jogo fantástico, sendo ainda hoje das melhores propostas deste género que os fãs das plataformas podem encontrar, valendo todos os cêntimos que tenham de dar por ele.
    Era difícil pedir melhor prenda de despedida para a N64, a Rare certificou-se que fechou com chave de ouro a sua participação na 64 Bits da Nintendo. Um clássico.

    [​IMG]
    [​IMG]
     
    Última edição: 2 de Agosto de 2015
  2. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.780
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Voltei a pegar no Banjo Tooie (apenas o terminei uma vez, quando foi lançado) e continua MUITO BOM! Graficamente deve mesmo ser dos jogos N64 mais bonitos.

    Já completei os 2 primeiros mundos a 100% e posso dizer que o Tooie, em termos de level design e criatividade consegue superar o Kazooie. Já tinha adorado o jogo quando o joguei pela primeira vez, em 2001, mas, 10 anos depois é com muito agrado que concluo que o jogo evoluiu muito bem e é dos melhores jogos de plataformas em que pus a pata em cima.

    Onde é que andam os tipos da Rare que faziam estes jogos?

    Saudades de jogar Banjo :yes:
     
    Última edição: 30 de Julho de 2015
  3. Sergio Dias Golden Mushroom
    aa

    Sergio Dias
    Mensagens:
    20.591
    NN ID:
    SergioDias
    neste momento estão na retro studios.

    segundo me lembro, grande parte deles não gostou que a companhia tenha sido vendida para a microsoft, então renegaram-se e formaram a retro studios e assim continuar na nintendo. E foi precisamente esta que fez o DK returns na wii., onde já tinham participado nos DK's da SNES e N64.
     
  4. Saikyou Mega Mushroom
    aa

    Saikyou
    Mensagens:
    14.272
    NN ID:
    Saikyou
    Não. A Retro Studios foi formada pelo fundador da extinta Iguana Entertainment (Turok), Jeff Spangenberg, e tem/tinha nas suas fileiras pessoal da ID Software (Doom, Quake) e Valve (Half Life). Recentemente entraram para a equipa da Retro Eric Kozlowsky, da Naughty Dog, que trabalhou no Uncharted 3: Drake’s Deception; Gray Ginther da Vigil Games, um dos artisitas por detrás de Darksiders; Nestor Hernandez ex-Red Fly Studios e Dominic Pallotta da Moonbot Studios.

    O pessoal importante da Rare bazou para criar a Free Radical (Time Splitters), que agora trabalha para a Crytek (Crysis).



    E relação ao tópico, o Kazooie é dos melhores jogos que eu já joguei. Infelizmente ainda não joguei o Tooie, mas já estou ao tempo para descarregar ambos jogos na 360.
     
  5. Sergio Dias Golden Mushroom
    aa

    Sergio Dias
    Mensagens:
    20.591
    NN ID:
    SergioDias
    exacto, troquei.
     
  6. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.780
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Absolutamente genial o 5º mundo de Tooie, Terradactyland, que se passa na época dos dinossauros

    Acabei de derrotar o boss do mundo, Terry o Pterodáctylo, e o combate é simplesmente genial, com o dinossauro gigante a atirar bolas de ranho contra nós. E o dialogo final do Kazzoie com o dinossauro é muito bom.

    [​IMG]
     
  7. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.780
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Análise a Banjo Tooie, Multi Consolas nº8, Junho 2001

    [​IMG]

    [​IMG]
     
    Última edição pelo moderador: 11 de Janeiro de 2015
  8. Spirit Normal Mushroom
    aa

    Spirit
    Mensagens:
    506
    E tenho o Banjo-Kazooie. Nunca cheguei a jogar o Banjo-Tooie, mas gostava. E gostava que eles voltassem à Nintendo, mas isso não vai acontecer.

    Essa MultiConsolas é de quando?
     
  9. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.780
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Olha para o que está escrita acima dos scans Spirit ;)
     
  10. Spirit Normal Mushroom
    aa

    Spirit
    Mensagens:
    506
    OK, não tinha visto. Obrigado!

    Se tiveres mais posta :please:
    Eu só tenho a nº6 que essa tu também tens.
     
  11. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.780
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Vai estando atento aos tópicos de jogos retro, que eu aos poucos vou fazendo scans às revistas antigas que tenho cá em casa. MConsolas tenho todas, por isso vai demorar um tempo XD

    É uma pena que o Tooie tenha passado ao lado de muitos dos detentores de uma N64, que se ficaram pelo também excelente Banjo & Kazooie. Não sei se foi por ter sido lançado numa época já de declinio da consola, mas a verdade é que Banjo Tooie é dos melhores jogos da consola e poucos o experimentaram. Para quem gosta de plataformas é completamente indispnesável, mesmo para os dias de hoje. Eu terminei-o, de novo, há poucos dias e reafirmo que há poucos jogos com a qualidade global de Banjo Tooie
     
  12. Blue-kun 1-Up Mushroom
    aa

    Blue-kun
    Mensagens:
    1.779
    Eu já tentei revisitar o Tooie, mas simplesmente não funciona para mim. Eu gosto do Kazooie porque, como disse, acho que tudo é extremamente coeso e muito bem pensado. No Tooie tiveram a ideia de que para fazer um novo jogo tudo tinha que ser "maior". Infelizmente, acho que a coisa toda dos níveis gigantescos com número exagerado de cenas diferentes para apanhar acabou por tornar a experiência menos agradável, porque embora tudo fosse maior, muitas vezes era um maior vazio, sem nada lá para justificar espaços tão grandes.

    No entanto, só para corrigir o que disse acima, tinha me esquecido de outro jogo que fizeram depois do Kazooie e adorei, o Jet Force Gemini! Portanto essa é que foi a última grande contribuição deles para mim.
     
  13. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.780
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    É verdade que o Tooie padece desse síndrome de que a sequela tem de ser maior (foi o que, a meu ver, lixou o GTA San Andreas, por exemplo), e os níveis do Kazooie, na generalidade, são superiores e mais divertidos, mas mesmo assim acho que o Tooie é um jogo de topo.

    Mas a tarefa do Tooie também é muito ingrata, pois suceder a um jogo quase perfeito como foi o Kazooie não é para todos :suado:
     
  14. Sergio Dias Golden Mushroom
    aa

    Sergio Dias
    Mensagens:
    20.591
    NN ID:
    SergioDias
    Tentou-se dar mais longevidade com os coleccionáveis. O que ser maior e vazio é verdade, mas não acho que seja no jogo todo, existem partes bastante preenchidas.

    Acho que avaliar assim o jogo apenas por estes dois aspectos negativos, e que para mim é só o do vázio, é um bocado ingrato.

    Quanto a contribuições, são gostos, para mim contribuiu com mais.
     
  15. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.780
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413

    Banjo Tooie (N64) Review
    Pode ser que agora com o lançamento da compilação dos jogos da Rare para a XOne haja mais pessoal a pegar neste jogo com J enorme
     
    Última edição: 17 de Agosto de 2015
  16. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.780
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413

    Rare Revealed: The Making of Banjo-Tooie
     
  17. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.780
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413

    Report Templo dos Jogos ( a partir dos 06:00 mins)
     
    niko_pt likes this.
  18. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.780
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413

    Banjo-Tooie | Bigger, Better, and Worse - AntDude
     

Partilhar esta Página

  1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies.
    Remover anúncio