Snes Chrono Trigger

Discussão em 'Jogos' iniciada por RedNimik, 23 de Maio de 2009.

  1. RedNimik Life Mushroom
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    RedNimik
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    [​IMG]

    *limpa uma lágrima no canto do olho*
    Melhor RPG de sempre com combates por turnos, genial.

    [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=caRKvQAyU7M[/youtube]​

    Já jogaram? O que acharam?
     
  2. G.E.R.M.A.N. Mega Mushroom
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    G.E.R.M.A.N.
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    Duvido que seja melhor que Persona. Mas vou comprar a versão DS e depois digo o que achei.
     
  3. RedNimik Life Mushroom
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    RedNimik
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    Não joguei Persona o suficiente para comparar, mas é melhor que o FFX e o FFXII juntos vezes 2.
     
  4. CoolMaster Spring Mushroom
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    CoolMaster
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    É brutal! Volta e meia ponho-me a ouvir a OST de tão genial que é.

    Adoro a historia e imersão no jogo, a jogabilidade e a musica.
     
  5. Gumshoe Normal Mushroom
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    Gumshoe
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    Designer(s)
    Takashi Tokita
    Yoshinori Kitase
    Akihiko Matsui
    Yuuji Horii
    Hironobu Sakaguchi

    Writer(s)
    Masato Kato

    Artist(s)
    Akira Toriyama

    Composer(s)
    Yasunori Mitsuda
    Nobuo Uematsu
    Noriko Matsueda

    É preciso dizer mais alguma coisa?
     
  6. Zagger Membro

    Zagger
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    Artist(s)
    Akira Toriyama

    what.. desde quando é que isso é motivo de orgulho? :<
     
  7. Gumshoe Normal Mushroom
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    Gumshoe
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    Na altura era : (

    Agora já é genérico.
     
  8. Bernkastel Golden Mushroom
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    Bernkastel
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    Pois, o artista é o único fail da equipa. In b4 rage do Tsumori.
     
  9. RedNimik Life Mushroom
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    RedNimik
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    Eu também torci o nariz ao Akira T. mas depois até gostei do visual do jogo. Mas Dragon Ball mete nojo.
     
  10. Relisys 1-Up Mushroom
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    Relisys
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    Querias que fossem os ajos da key. >:
     
  11. Bernkastel Golden Mushroom
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    Bernkastel
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    Não sejas urso Lerisys-kun, sabes bem que também não gosto da gaja.
     
  12. Tabibito-san Bee Mushroom
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    Tabibito-san
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    O maior fail do jogo deve ser o artista sim. Devia ter sido o Ryukishi07 a desenhar.
     
  13. AyaBuza Bee Mushroom
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    AyaBuza
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    Agradecia que parassem de gozar com o Akira :boo:

    ele foi afinal, só o criador da série da minha mocidade :emo:
     
  14. Deus ex-Machina Mega Mushroom
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    Deus ex-Machina
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    LoL, de volta e meia também costumo ouvir a OST do jogo! Tanto do Triiger como do Cross, que está igualmente boa.

    Eu tinha (e ainda tenho) um cd cheio de roms da snes aqui em casa, arranjado por um amigo. Entretanto fiz uma copia desse cd e emprestei-o a um outro amigo meu que me disse estar viciado num jogo chamado Chrono Trigger. Na altura não liguei, pois andava numa de Donkey Kong e de Killer instinct.
    Passando muito tempo....muito mesmo....anos, estava eu numa bela fase pela qual todos os estudantes universitarios passam, chamada época de exames. E como era a época de janeiro, um frio de crl lá fora, eu ficava dias fechado em casa....a fazer tudo, menos estudar e a arranjar as desculpas mais parvas para não ir estudar.
    Foi nesta altura que descobri o Chrono Trigger. No inicio acheio-o meio seca, mas os RPGs são sempre chatos no inicio. O que me agarrou mesmo no jogo foi a estória. Fiquei mesmo viciado nela, e jogava sempre mais para saber o que ia acontecer...a temática de viagens no tempo, aliada àqueles pequenos pormenores de ver a cidade como era no passado, e como iria ser no futuro, e começar a unir as peças do puzzle e ver os antepassados das personagens e o que fariam no futuro.....tudo isto fez com que eu ficasse vidrado em frente ao ecrã do pc.
    As batalhas tornavam-se cada evz mais interessantes, com o sistema de ataques em conjunto (duplos e triplos); o Mundo ficou enorme e com a nave Epoch à nossa disposição...OMG, foi a loucura.

    Resumindo, quase chumbei a microeconomia aquele semestre por causa do jogo.


    Já agora, joguem também a sequela. Não é exactamente igual e não tem o mesmo charme...mas é igualmente uma obra de arte videojogável.
     
  15. Zetsu Spring Mushroom
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    Zetsu
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    The Best
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    Aliás é tão bom que a Enix nunca o largou :3

    E é óbvio que o Chrono Trigger rula por causa disso. Nunca joguei a sequela mas não tem a arte de quem sabe por isso... :lol:
     
  16. BigLord Golden Mushroom
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    BigLord
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    BiigLord
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    Lol.tapion



    Eu sempre quis jogar o jogo, agora que acabei o Dragon Quest não vai levar muito tempo :fixe:
     
  17. Blue Lightning Bee Mushroom
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    Blue Lightning
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    Único rpg por turnos que consegui passar 2 vezes.

    Melhor RPG da snes.
     
  18. Relisys 1-Up Mushroom
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    Relisys
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    Fixed. ;(
     
  19. EagleEye Mini Mushroom
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    EagleEye
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    Decidi colocar este artigo, que fiz noutro lado, por estas bandas. Visto que já tinha cá colocado anteriormente algumas análises, esta é essencial já que originou na SNES :)

    Vão ter de desculpar a formatação, mas infelizmente as imagens foram a pensar em 800x600 como limite, e não 640x480 (ocorre redimensionamento automático, daí as imagens aparecerem diferentes do que elas são).
    Finalizado.

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    "One of the greatest RPG's of all time"

    [​IMG] Chrono Trigger foi lançado no Japão dia 11 de Março de 1995, um marco histórico para o género RPG! Desenvolvido e publicado pela Square, lançado exclusivamente para a Super Nintendo (SNES) na altura.
    Uma obra em todos os sentidos, Chrono Trigger possui excelentes gráficos, animações soberbas e variadas, estilo artístico espetacular, uma história empolgante e que vicia o jogador, músicas e sons dignas que retratam na perfeição os acontecimentos do jogo, jogabilidade "revolucionária", rápida, bonita e táctica que nunca nos cansa, um elenco fantástico de personagens principais, secundárias e mascotes, que dão vida à aventura, cenários diversos e elegantes que deixam qualquer um de boquiaberta, o sistema de Time Travelling (Viagens no Tempo), em que as alterações provocadas no passado afectam não só o nosso presente bem como o nosso futuro, e a quantidade enorme de exploração e sidequests a efectuar, missões estas que poderão influenciar o destino de muitas caras conhecidas! Isto... é Chrono Trigger!

    [​IMG] O nascimento desta obra de arte surge através de um determinado grupo de pessoas, na altura aclamada "Dream Team" pela Square.
    Chrono Trigger foi influenciado pelo criador da famosa série Final Fantasy, Hironobu Sakaguchi, com a ajuda de um dos grandes talentos no que toca a RPGs e criador da série Dragon Quest, Yuji Horii, e por finalizar um dos artistas mais reconhecidos de sempre, Akira Toriyama, responsável pelo mais do que popular Dragon Ball e o seu estilo artístico presente em todos os Dragon Quest!

    Apesar de, oficialmente se dar crédito à Square pelo desenvolvimento do jogo, a Enix também esteve envolvida através dos, já referidos, Toriyama e Horii.
    [​IMG]

    No entanto, a equipa não se ficou só por aqui! Apesar de não serem uns "gigantes" como os anteriores, depressa se verificou a sua qualidade de topo. São eles...

    [​IMG] Yasunori Mitsuda, praticamente um "novato" no que toca a compor música, rapidamente provou o contrário! Antes de se iniciar com o grandioso Chrono Trigger, esteve envolvido num outro grande RPG para a Super Nintendo, o Secret of Mana! Apesar de não ser o principal responsável nesse jogo, com o Chrono Trigger teve finalmente o lugar principal, acabando por compor praticamente todas as músicas do jogo! Mais tarde viria a estar envolvido noutras grandes obras como Xenogears, Chrono Cross e Shadow Hearts!

    Outro membro da equipa, de nome Masato Kato, deu o seu grande contributo para o guião/diálogos do jogo, juntamente com o Yuji Horii mencionado anteriormente.
    Alguns dos trabalhos que Kato desenvolveu, antes de Chrono Trigger, não estiveram relacionados com a referida componente mas sim com o desenrolar de sequências de acção e cenário, em jogos como Ninja Gaiden (e Ninja Gaiden II e III).
    Após o Chrono Trigger viria a estar envolvido no Final Fantasy VIII, o port PSX de Chrono Trigger, a "sequela" Chrono Cross, Xenogears, e mais alguns enquanto ainda estava na Square.
    Depois de ter largado este barco, dedicou-se em especial à série Mana (Secret of Mana, Dawn of Mana, Children of Mana, etc...), o port Nintendo DS do Chrono Trigger e Sands of Destruction.

    Voltando a falar do jogo em si...

    [​IMG] Chrono Trigger acabaria por chegar a território americano em 22 de Agosto de 1995, localização/tradução essa que esteve basicamente a cargo do senhor Ted Woolsey. Infelizmente, o seu trabalho teve de ser bastante apressado já que o Sakaguchi apenas lhe deu 1 mês para pôr mãos à obra. Mais tarde inclusive, Woolsey queixou-se disso mesmo e que preferia ter tido mais 2-3 meses para aperfeiçoar a tradução!
    A versão Americana, para além de algumas diferenças no diálogo das personagens e a sua caracterização, também não possuí uma certa peça de artwork relacionada com um final do jogo nem uma contagem de itens totais. A causa de tais diferenças deve-se pelo facto da criação da versão americana ter sido iniciada antes de ser concluída a versão japonesa.

    [​IMG]

    [​IMG] No entanto, meses antes de sair a versão japonesa completa e finalizada, mais concretamente por volta de 17 de Novembro de 1994, foi enviada uma versão "beta" ou mais conhecida por "Pre-Release" à maioria das revistas/sites da especialidade.
    Esta versão tinha como objectivo mostrar o potencial do jogo, as inovações que poderiam ser esperadas, gerar interesse juntamente com uma maior visibilidade e vendas.

    Várias características do jogo, apesar de se encontrarem no cartucho (código), não estariam disponíveis para verificação, tais como:
    Muitos dos eventos e viagens não eram possíveis de realizar, uma boa parte das localidades eram completamente diferentes ou irreconheciveis devido à falta de conteúdo das mesmas enquanto que outras sofreram apenas algumas alterações, os sprites de vários NPCs eram diferentes (cores) ou tinham outras poses, possuia alguns grupos de inimigos que não estariam presentes na versão final (ou com cores diferentes), algumas músicas não foram incluídas, entre outras características. Para além destas e outras diferenças, também não é possível de acabar o jogo.

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    Esta obra prima acabou por ser um sucesso no Japão no que toca às versões SNES e PSX. Já no resto do mundo este sucesso não foi tão acentuado, mas mesmo assim já quebrou a barreira dos 3 milhões de unidades vendidas mundialmente, com a versão Nintendo DS a dar uma nova oportunidade.

    [​IMG] No que toca aos ports da Playstation e da Nintendo DS, o primeiro foi lançado no Japão em 1999 a uma semana do lançamento da sequela, Chrono Cross.
    Chegou à América por via do Final Fantasy Chronicles (continha o Chrono Trigger e o Final Fantasy IV também "melhorado"), desenvolvido pela TOSE, teve também direito a alguns extras (referidos quase no fim desta análise) bem como diversas animações (anime) criadas de raíz para esta versão, produzidas pelo Akira Toriyama e o estúdio Toei Animation.

    [​IMG] A versão Nintendo DS foi anunciada bem mais tarde, dia 2 de Julho de 2008 marcou esse acontecimento através da revista Famitsu e a abertura do site oficial.
    Este anúncio provocou um alvoroço de todo o tamanho, quando ainda não se sabia praticamente nada! A música no entanto, e uma espécie de relógio foram a combinação perfeita para deixar qualquer um excitado, mesmo aqueles que não conheciam o jogo! Para além de trazer os conteúdos da versão PSX, trouxe ainda mais algumas novidades e alterações ao próprio jogo! Alterações essas que podem ser vistas mais à frente!
    Acabou por ser finalmente lançado na Europa a 6 de Fevereiro! Chegou assim, ao fim, a espera pela primeira versão europeia de Chrono Trigger!

    [​IMG] Para finalizar esta pequena introdução, apenas referir as várias sequelas que fazem parte da série Chrono!
    A primeira, lançada apenas no Japão e através de um sistema chamado Satellaview, era apenas um RPG baseado em texto (e de vez em quando com possibilidade de escolha) com o nome de Radical Dreamers. A história desenvolvida neste jogo foi mais tarde utilizada no...
    Chrono Cross! A "verdadeira" sequela de Chrono Trigger, foi lançada no Japão a 18 de Novembro de 1999 tendo sido posteriormente localizada para a América a 15 de Agosto de 2000! Mais informações sobre a mesma? Talvez um dia...

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    Versão SNES (JP - USA)
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    Versão Playstation (JP - USA)
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    Versão Nintendo DS (PAL e JAP - USA)
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  20. EagleEye Mini Mushroom
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    EagleEye
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    A personagem principal do jogo, Crono, acorda um dia pronto para ir ao evento "uma vez na vida" ou como se diz no jogo, "só acontece uma vez num milénio" a famosa Millenial Fair. Para este evento, a amiga de infância de Crono, Lucca, decide construir e mostrar uma máquina de teletransportação. Crono, a caminho de ver esta invenção feita pela amiga, dá de "cabeça" contra a rapariga Marle e, por algum motivo desconhecido, ela decide seguir o Crono pela feira.

    No momento em que os dois se encontram com Lucca, Crono decide ajudar a amiga com a nova experiência e ser ele próprio a servir de cobaia! A experiência é um sucesso à primeira tentativa e Crono é teletransportado de uma ponta à outra, para a enorme admiração por parte de quem assiste a esta "loucura". Entretanto, a nova amiga de Crono, e ao contrário do resto das pessoas que acham ser perigoso, decide também experimentar após a excitação inicial e praticamente força a Lucca a dar-lhe uma oportunidade!

    Apesar de tudo estar a correr bem até ao momento, há uma altura em que a máquina começa a ter problemas e nem a Lucca nem o pai conseguem corrigir o que se está a passar! O factor que desencadeou o problema está no colar que a Marle trás ao pescoço, uma lembrança da sua mãe, que por algum motivo reage a esta "invenção".
    Dá-se aqui o inicio de um série de eventos, que irão revelar um destino completamente desconhecido aos nosso heróis e uma aventura épica que nunca esperariam! Com a Marle a ser teletransportada para um sítio desconhecido através do "portal" criado, Crono juntamente com Lucca, seguem sem hesitar a sua amiga que acaba de desaparecer à frente deles! Mal esperavam serem teletransportados para uma era de há 400 anos atrás! O que será dos nossos amigos e que mais viagens no tempo irão realizar até descobrir os segredos por detrás desta série de eventos?

    Só jogando o jogo... :lol:

    -> Chrono Trigger SNES Opening
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    -> Chrono Trigger PSX Opening
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    Se não têm problemas em saber quem é esta "figura", poderão desvendar a sua identidade ao clicarem na imagem!

    Entretanto, mais um SPOILER! (história, segredo) em relação à personagem:
    Como é possível ter o Magus na nossa equipa?

    Depois de vencerem o Dalton+ no Blackbird em 12,000 B.C, voltem para o mapa mundo!
    Vão para a localidade chamada North Cape e lá encontrarão o Magus no topo, e será vos perguntado se querem lutar contra ele ou não!

    Caso decidam que não querem, ele junta-se à tua equipa! Caso contrário, no fim apenas irão obter EXP, Gold e o seu equipamento mas vão mata-lo de vez! Nunca mais terão outra hipótese de obtê-lo!


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    Contém SPOILERS! (apenas os nomes e as imagens não ocultadas) Aqui estão alguns dos muitos NPCs que o jogo apresenta, mas muitos dos que se seguem são dos mais importantes na história!
    Caso não tenham problemas com esta situação, podem verificar a identidade destas personagens ao clicarem em qualquer lugar da imagem!

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    Última edição pelo moderador: 11 de Janeiro de 2015

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