1. Juntem-se ao servidor de Discord do FNintendo. Juntem-se aqui.

Multi Críticos de videojogos

Discussão em 'Mundo dos Jogos' iniciada por gusema, 9 de Julho de 2017.

  1. gusema Spring Mushroom
    aa

    gusema
    Mensagens:
    9.763
    Hoje o dunkey lançou um vídeo que achei que seria super interessante discutir. Basicamente ele aborda vários aspectos que ele considera que falham nos grandes sites de análises (ele critica sobretudo o IGN) e outros pontos mais gerais:



    O que pensam disto? Eu deixo a minha opinião mais logo.
     
    niko_pt likes this.
  2. Bernkastel Golden Mushroom
    aa

    Bernkastel
    Mensagens:
    21.343
    Todos lixo. Só confio no Yahtzee.
     
  3. neveda Redactor Chefe
    aa

    neveda
    Mensagens:
    33.092
    NN ID:
    neveda
    Switch FC:
    5357-7881-4111
    Não está má essa visão, mas tem falhas sobretudo na visão site vs youtubers, como se fossem os maus contra os bons. O ponto crucial dele é a coerência e critica mais os grandes sites por condicionarem a sua opinião por estarem dependentes do tráfego, no entanto acho esse ponto ainda mais grave junto dos youtubers que dependem muito mais directamente do seu público alvo para obterem rendimento.

    Mas não gosto de ser muito redutor nisso da coerência. Os gostos evoluem, a própria percepção sobre jogos vai alterando-se. Eu que escreve análises há quase 10 anos também tenho algumas análises que agora seriam feitas de outras forma, ou mais benevolentes ou mais críticas. Isso faz parte do crescimento como pessoa. As análises têm uma forte vertente subjectiva e por isso as experiências que vivemos influenciam a nossa opinião.

    Outro detalhe. O timing de análise é sempre menor do que um jogador médio tem para jogo um determinado jogo. Também um jogador médio tem muito mais acesso a opiniões de terceiros o que ajuda a modelar a sua própria visão de um jogo. Muitos jogos que analiso é sem saber nada de opiniões de outras pessoas e isso tem vantagens pois torna a análise menos influenciada, contudo pode sempre sair algo fora da opinião comum e depois surgem as acusações de critérios estranhos.
     
    Blair likes this.
  4. Zetsu Spring Mushroom
    aa

    Zetsu
    Mensagens:
    9.454
    A opinião é apenas "o conjunto" contra "o eu". Escrever sob uma série de critérios estabelecidos é diferente de dar uma opinião totalmente livre até porque a maioria dos críticos a solo, ou youtubers no caso, maior parte das vezes nem dão nota sequer porque estão a pensar na construção de um guião sobre aquele produto.
    Ninguém vê o AVGN ou o JonTron para saber se o jogo leva 8/10 em gráficos ou 5/10 em som, mas sim pela narrativa associada à critica.
    Agora como aquilo funciona nos EUA nem sei, mas a verdade é que raramente leio análises porque sempre achei demasiado inconclusivas no geral.
     
    niko_pt likes this.
  5. Blair 1-Up Mushroom
    aa

    Blair
    Mensagens:
    2.728
    Eu gostei da crítica da Gamespot ao Crash Bandicoot, foi até uma das que li de imediato porque tenho confiança nas suas análises e a nota que deram destoava um bocado do resto. Ao ler a análise fui informado de vários aspectos negativos do jogo que julgo pertinentes na decisão de comprar ou não um jogo, e eu penso que estes aspectos são importantes na atribuição da nota. Se eu simplesmente visse as notas a verde no Metacritic e lesse aqueles textos que referem que o jogo tem as suas falhas mas é uma óptima opção para fãs de plataformas, a minha interpretação seria a de que este jogo em qualidade seria comparável a outros jogos de plataformas com mais reconhecimento pela qualidade da sua jogabilidade.

    Face à resposta negativa do pessoal online ao facto de que o Peter Brown não concluiu os jogos que analisou, eu penso que cabe ao redator e à equipa decidir quanto de um jogo se deve jogar até se ter a noção necessária do jogo para se escrever a análise. Também, salvo erro, julgo ler que ele já os passara antes, apenas não na versão de remake, e ter um redactor familiarizado com a série a escrever sobre esta colectânea foi a posição assumida por outras publicações, como por exemplo a Polygon.

    Continuando com o Crash Bandicoot, nos dias consequentes à saída do jogo surgiram discussões de aspectos negativos que são importantes e que acabam por ser reflexo de um jogo que não é assim tão bom como o pintaram no início: um exemplo é o do sistema de contacto do avatar com o solo ser diferente do original, o que afecta a jogabilidade quando as plataformas e os obstáculos estão posicionadas para corresponder ao sistema de contacto antigo. Também reparei num título do Reddit a avisar para não fazer X no jogo para evitar uma consequência, e eu reparo que esta não foi a primeira vez que um jogo teve críticas muito boas a início para depois surgirem variados tópicos em fóruns de discussão a alertar para problemas específicos que reduzem o valor de um jogo, por assim dizer.

    Tendo isto em conta, gosto que os críticos sejam frios na análise aos jogos e não se deixem levar pelas opiniões dominantes ou por visões de como um jogo deve ser versus aquilo que este efectivamente é. A análise a um jogo é subjectiva e provém do ponto de vista de quem escreve a crítica, logo nunca será o valor efectivo de um jogo; contudo, a opinião informada e coerente de um crítico profissional tem um valor fulcral para ajudar as pessoas a compreender como um jogo é, tanto seja para decidir se o compra ou para se educar um pouco sobre este mesmo que o tenha jogado.
     
    G.E.R.M.A.N. and fabio00 like this.
  6. niko_pt Bee Mushroom
    aa

    niko_pt
    Mensagens:
    4.890
    NN ID:
    niko-pt-84
    Switch FC:
    0987-0146-8108
    ^Um redactor deve jogar o jogo todo.

    Hoje em dia há muitas análises e videos de jogos, as pessoas que pensem pela própria cabeça.
     
  7. ze_samot 1-Up Mushroom
    aa

    ze_samot
    Mensagens:
    2.196
    NN ID:
    ze_samot
    Com a quantidade de jogos hoje em dia que muitas vezes apresentam maior (e às vezes melhor) conteúdo post-game/sidequests que a própria campanha, "terminar um jogo" passou a ser um conceito relativo
     
    G.E.R.M.A.N. and BraveBold like this.
  8. gusema Spring Mushroom
    aa

    gusema
    Mensagens:
    9.763
    Eu acho que ele toca num ponto essencial actualmente: o tempo. Hoje em dia as análises têm de estar prontas na data do fim do embargo para serem as primeiras a aparecerem no site (ou no youtube). No tempo das revistas acho que esta pressão não estava tão presente visto que a análise só tinha de estar pronta para edição da revista, não havia uma corrida tão grande para terminar as análises. Acho que isto acontecia afeta os videojogos acima dos restantes meios artísticos. Um filme tem uma duração certa, não vou passar cenas à frente para analisar o filme (se for visto em cinema até é impossível). Em literatura também não há muito por onde pegar, posso ler um pouco mais rápido mas não posso saltar páginas. No entanto, num videojogo quando é que estamos prontos a analisar? Quando a acabamos a história principal? Quando acabamos todos os níveis extra? Quando fazemos o jogo o 100%? Quantas horas de online temos de jogar? Quantos finais alternativos temos de fazer? Acho que tudo isto são sítios onde é possível cortar tempo para a analise sair a tempo e que pode facilmente gerar uma nota enviesada. Basta decidir jogar numa dificuldade mais baixa para acabar mais rápido para achar o jogo pouco desafiante e dar uma nota mais baixa.

    Edit: Não tinha visto o comentário do @ze_samot
     
    niko_pt, ze_samot and BraveBold like this.
  9. Rony G Golden Mushroom
    aa

    Rony G
    Mensagens:
    24.128
    Switch FC:
    8447-5049-1309
    Vi o vídeo... Meh, see já leram as minhas análises (falo por mim porque sou eu, mas podia falar por todos no fn) sabem que ao contrário do que ele diz não sou simpático para ninguém só porque sim nas análises. Digo o que merece ser dito e dou a nota que EU acho que devo de dar. Sim, quem está na equipa sabe que por vezes estou indeciso entre duas notas (eu era a minoria que gostava das notas decimais) e peço opinião, mas é opinião estruturada após lerem a minha análise e não quer dizer que a siga (embora o faça 90% das vezes porque a verdade é que os argumentos que me apresentam são bons).

    Quanto ao completar um jogo, sim essa era a situação ideal, mas há casos e casos... Eu tento sempre jogar ao máximo um jogo antes de o analisar, mas por exemplo, a mim basta-me jogar 30 minutos de picross para saber o que mudou. No entanto nunca analisei um picross que não estivesse pelo menos a 80% feito e a maioria deles acabei antes da análise... Só para ver se aparecia um bónus ou não. (Os que não acabei antes acabei depois e não o fiz antes porque esta não é a minha profissão e o tempo não abunda).

    Já em antevisões confesso que sou mais simpático (por escolha própria) porque a verdade é que existe a possibilidade de que os problemas que eu encontro sejam corrigidos antes do lançamento...

    Dito isto, picross merecia sempre a nota 11/10 mas o @neveda não me deixa dar notas acima de 10! :-P
     
    BraveBold likes this.
  10. niko_pt Bee Mushroom
    aa

    niko_pt
    Mensagens:
    4.890
    NN ID:
    niko-pt-84
    Switch FC:
    0987-0146-8108
  11. Nakah Bee Mushroom
    aa

    Nakah
    Mensagens:
    4.485
    Para quem faz disto vida e não um projecto à parte, não tem desculpa com a "falta de tempo".

    Boo hoo sou pago para jogar, woe is me.

    Quantas e quantas reviews são postas online e que se notam que o crítico mal tocou no jogo. Quando tens lets plays de sites profissionais que são absolutamente amadores (quem não viu aquele video de Doom cortesia do Polygon que veja), algo está mal. Por isso já mal ligo a reviews hoje em dia.
     
  12. gusema Spring Mushroom
    aa

    gusema
    Mensagens:
    9.763
    A crítica dele é direccionada sobretudo aos grandes sites (IGN, Gamespot, etc) e não a médios/pequenos sites.
     
  13. Rony G Golden Mushroom
    aa

    Rony G
    Mensagens:
    24.128
    Switch FC:
    8447-5049-1309
    mas a critica que faz acerca de haver muitos reviewers e afins não faz muito sentido... eu percebo a parte de que se te identificas com alguém é normal que se a review dele for boa tu aches logo que gostas do jogo...

    Mas a verdade é que salvo raras excepções os youtubers são muito mais facilmente influenciáveis a pressões financeiras que os sites. claro que estes também o são, mas é tão mais fácil comprar só uma pessoa que toda uma corporação!
     
  14. neveda Redactor Chefe
    aa

    neveda
    Mensagens:
    33.092
    NN ID:
    neveda
    Switch FC:
    5357-7881-4111
    Como também disse antes, um youtuber profissional está muito mais dependente do seu público.
     
  15. niko_pt Bee Mushroom
    aa

    niko_pt
    Mensagens:
    4.890
    NN ID:
    niko-pt-84
    Switch FC:
    0987-0146-8108
    Tanto um youtuber profissional como outro qualquer podem seguir uma caminho menos bom, está na natureza humana olhar para o próprio umbigo. Qualquer critico que receba cópias para análise das editoras, está dependente do seu público, recebe as cópias em função desse público.

    @gusema , Nos sites conhecidos, como o ign apresentam notas mais incongruências porque têm um grande volume de trabalho, uma redacção grande e a enorme pressão dos prazos por causa da concorrência.
     
  16. gusema Spring Mushroom
    aa

    gusema
    Mensagens:
    9.763
    Eu esse parte concordo em parte com ele. Tal como ele disse, se vires uma análise dele a um RPG e ele der um 3/5 sabes que provavelmente é um excelente jogo. No site de análises não sabes como funciona a escala de quem analisa.

    Isto significa que os sites têm construir uma imagem credível de que as suas análises seguem os mesmos critérios independentemente do redactor. Eu se ler uma análise do FN não ligo a quem a analisa porque sei que todos seguem critérios semelhantes e a nota não divergirá muito na maioria dos casos (claro que há excepções).

    Acho que os sites têm é que aproveitar a sua grande vantagem que é terem redactores especializados em determinados géneros algo que um youtuber não consegue fazer. No caso do Dunkey ele não percebe nada de RPG's e isso significado que quem o segue quando quer ver uma análise a um RPG tem de ir a outro lado. O facto de que cada análise de um site sai das mãos de um especialista nesse género acrescenta outra qualidade à opinião.
     
  17. G.E.R.M.A.N. Mega Mushroom
    aa

    G.E.R.M.A.N.
    Mensagens:
    11.033
    Switch FC:
    3057-7639-9495
    Bom tópico de discussão. Já foi muita coisa escrita que eu concordo, particularmente o último parágrafo do comentário do Blair, que expressa um pouco o que eu penso.

    É raro o site de videojogos em que eu confie em todos os redatores. Numa em que tinha mais tempo, lia a Edge com regularidade e era o meu ponto de referência para comprar jogos, mas também notei várias irregularidades em análises deles, pelo que, de momento, apenas sigo críticos específicos ou então comentários em Fóruns de pessoas que considero que conseguem ser objetivas dentro do subjetivo. E claro que outro aspeto que tenho em conta são os gostos preferidos (ou menosprezados) dessa pessoa.

    O ProJared, youtuber que apareceu no vídeo, é um exemplo de uma pessoa que sigo com regularidade, porque faz análises profundas e bastante críticas dos jogos que aborda (não estou a incluir o segmento One Minute Review), conseguindo destacar os aspetos positivos ou inovadores em jogos maus e vice-versa, nunca deixando de lado uma avaliação objetiva.

    Outro caso é o Colin Moriarty, redator que saiu do IGN há uns anos atrás. Este em particular aprecio por duas qualidades, é consistente com os seus gostos e não tem medo de dizer o que pensa, ou seja, tenha o número de fãs que tiver, ele vai expressar a sua opinião, doa a quem doer. E com isto não quero dizer que concordo sempre com ele, porque isso não acontece, mas gosto que ele não ceda a pressões externas quando exprime a sua opinião.

    E já que estamos no FNintendo, dou o exemplo também do Yggdrasil, que considero um exemplo de integridade. Lembro-me que numa das análises ao primeiro The Legend of Zelda para a NES, o Ygg avaliou o jogo, tendo em conta o seu impacto e a sua originalidade e convenceu-me que era de facto um dos jogos mais importantes de todos os tempos, atribuindo-lhe um 9 ou um 10. Noutra análise, ao lançamento do jogo na VC, já lhe deu um 6, pois conseguiu ser objetivo e demonstrar o porquê de o jogo não ser atual e ter falhas que poderiam afastar o jogador mais casual, isto apesar do carinho que tinha pelo jogo.

    E apesar de muitos criticarem o Nitorto na manifestação das suas opiniões, é mais um que eu considero que consegue ser objetivo dentro do subjetivo. Já me aconteceu mais do que uma vez (bem mais que uma) eu estar a jogar um determinado jogo, ir ao tópico do FN desse título, vê-lo lá a mandar umas postas a criticar determinado aspeto do jogo e pensar "E não é que aquele nabo tem razão?". Quem diz o Nitorto diz mais uns quantos, claro.
     
    Última edição: 10 de Julho de 2017
    neveda and niko_pt like this.
  18. Hrs10 Spring Mushroom
    aa

    Hrs10
    Mensagens:
    8.957
    @G.E.R.M.A.N. ,o Bernkastelo parece que não, mas percebe da coisa.

    And he also plays loli games. (internet bro fist).

    @Bernkastel já viste o demo do jogo dos frigoríficos? :lol:
     
  19. Bernkastel Golden Mushroom
    aa

    Bernkastel
    Mensagens:
    21.343
    Jogo dos quê? Sei lá o que é isso.
     
  20. Kasuga Kyosuke Mini Mushroom
    aa

    Kasuga Kyosuke
    Mensagens:
    309
    Eu já há muitos anos que não leio análises de críticos profissionais, pois já não estamos na era em que uma pessoa compra revistas de jogos-de-vídeo para saber as novidades e se um jogo é bom.

    Hoje em dia simplesmente pergunto a meia-dúzia de pessoas que conheço que tenham jogado o jogo se o recomendam ou não. Ou pesquiso num fórum ou num site tipo reddit para ver se um certo jogo vale a pena. Geralmente fico-me por jogos que está na cara que são bons ou muito bons, por isso não apanho surpresas desagradáveis. Apenas quero saber os pontos fracos e fortes e depois é uma questão de eu experimentar para ver se o jogo é a minha coisa ou não.
     

Partilhar esta Página

  1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies.
    Remover anúncio