Para quem não conhece, a BIGMOON STUDIOS está a preparar o lançamento de um novo jogo português para o mercado. A empresa nacional é formada por dois estúdios, Bigmoon Animation Studios produtora de séries de animação e filmes, e a Bigmoon Interactive Studios, S.A especializada na criação de videojogos. Em março de 2010, arrancou D-Team, o seu mais recente trabalho baseado numa série infantil produzida em 2009 e 2010. O lançamento do jogo está muito perto, esperando-se que no próximo mês de março o jogo esteja pronto. Nesta narrativa interativa várias personagens deste universo serão encontradas como Jack, Bob, Suzy, Professor Zig, General Doom, o feiticeiro Xarabin e o multimilionário Senhor D, chefe da equipa. Nesta aventura, Xarabin, descobre a nova invenção de Professor Zig, e ordenou a sua captura para desenvolver uma arma demoníaca para dominar o mundo. Seguindo as ordens do seu mestre, General Doom avança com o seu exército de Gars controlando por terra, ar e mar. Para salvar o mundo, o Senhor D convocou os DTeam, uma equipa de heróis para derrotar Xarabing e libertar o Professor Zig. D-Team: The Kidnappin of Professor Zig é um divertido jogo de ação aventura que vai ser lançado para Nintendo Wii, PC, Mac, iPhone, iPad e Android. As versões para PS3 e Xbox 360 também estão em produção, mas chegarão mais no final do ano. Prometidas estão cerca de 14 horas de longevidade, 7 mundos diferentes e trinta níveis de jogo ao estilo de Crash Bandicoot ou Jak and Daxter. O jogo será lançado em seis línguas e o português está incluindo. Animações cartoon ao longo de 22 cutscenes também marcam presença. Eu fiquei entusiasmado pela noticia, até porque a produção de videojogos em Portugal é algo raro e temos que louvar o esforço que estão a fazer. Qual é a vossa opinião? Imagens:
A Bgamer lançou uma breve preview do jogo que me pareceu positivo. =D Produzido pelo estúdio português Bigmoon Studios, D-Team é um jogo de ação e plataformas com um aspeto cartoon e foi inspirado na série televisiva Tic Tac Tales. Destaca-se sobretudo pela jogabilidade variada, dos combates à condução e puzzles. NO BOM CAMINHO Variedade de níveis Lembrando títulos como Ratchet & Clank e Crash Bandicoot, existem níveis bastante variados. Da simples exploração com lutas, resolução de puzzles, níveis de condução ou controlo de veículos aéreos, até confrontos com bosses e secções de plataformas. Componente Audiovisual Apesar da simplicidade do grafismo, este apresenta-se bastante colorido, pautado por um tom cartoon, cheio de humor. Grande parte das artes e personagens foi inspirada na série televisiva animada Tic Tac Tales (também produzida pelo estúdio), salientando-se ainda as melodias bem-dispostas e boas vocalizações nos diálogos, para já em inglês… A MELHORAR Gestão de câmara O jogo apresenta alguns problemas na gestão de câmara, tornando-se confuso principalmente em locais fechados, tais como corredores. Por outro lado, existem níveis onde a câmara atua autonomamente, ajudando o jogador a situar-se, como por exemplo, nos confrontos aéreos. Detecção de colisão Nota-se principalmente nos combates, mas a deteção de colisão precisa ser melhorada. O impacto dos golpes não oferece o feedback correto, levando-nos muitas vezes a aplicar murros no “ar”. Além disso, é difícil ter uma noção da distância dos perigos, tornando constante a queda em simples buracos. ÚLTIMAS IMPRESSÕES É sempre de louvar iniciativas numa indústria nacional, que ainda está a dar os primeiros passos na produção de videojogos. E ambição não falta à Bigmoon Studios, que planeia editar D-Team: The Kidnapping of Professor Zig em praticamente todas as plataformas de jogos do mercado. Para já as impressões são curiosas, notando-se uma boa atenção às animações e ao humor, assim como a variedade de elementos de jogabilidade. Mais info na edição da Bgamer de Abril E vocês? O que esperam deste jogo?
No site oficial elas nem aparecem, portanto devem ter sido canceladas. Ao menos sai para a Wii, é algo a comprar nem que seja para suportar o investimento de empresas portuguesas.
Quando vi as primeiras imagens fiquei interessado. Nem foi pelo facto de estar a ser desenvolvido por um estudio português, mas porque aprecio o género. Esses melhoramentos sugeridos na preview da Bgamer eram previsiveis. Problemas com o sistema de câmara num jogo de plataformas é tão banal e frequente, que sinceramente duvido que venham a ser resolvidos na perfeição, ou perto dela no produto final, abordando uma perspectiva realista, apesar de tudo, as imagens possuem um certo charme(incluindo as restantes, não incluidas neste artigo) e alguns detalhes engraçados. Nunca vi a série, deduzo que tivesse passado no zig zag[rtp2] ou por aí, mas independentemente disso, será com certeza uma compra certa. Espero um video de gameplay brevemente. (: