Nintendo 64 Diddy Kong Racing

Discussão em 'Jogos' iniciada por jabun, 31 de Outubro de 2012.

  1. jabun Colaborador
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    A Rareware foi, indubitavelmente, o braço direito da Nintendo durante a era da N64, oferecendo à consola alguns dos maiores clássicos da história dos videojogos. Neste periodo, a Rare demonstrou toda a sua ousadia e confiança no seu trabalho ao lançar jogos que competiriam diretamente com os pesos pesados da casa-mãe. O caso mais famoso é, sem dúvida, Banjo Kazooie (BK), um jogo de plataformas 3D absolutamente espantoso que, para muito boa gente, ultrapassa qualitativamente o revolucionário Super Mario 64. Mas antes de BK, a Rare resolveu desafiar outro peso pesado da indústria: Mario Kart 64.

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    Nasceu então Diddy Kong Racing (DKR), lançado no final de 1997 para a Nintendo 64, vendendo 800.000 cópias nas duas semanas antes do Natal de 1997, tornando-se o jogo mais rapidamente vendido na época, acabando por se transformar no sexto jogo mais vendido de sempre da consola.

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    O elenco completo de personagens

    Não podendo recorrer às personagens tradicionais da Nintendo, a Rare utilizou Diddy Kong como personagem principal (e há quem afirme que Diddy estava planeada para ser personagem em Mario Kart 64, tendo sido retirada para poder brilhar no projeto da Rare), criando simpáticas novas personagens, com algumas delas a conseguirem mesmo, mais tarde, ter direito a jogos próprios, como um certo Conker ou um certo Banjo... A Rare aproveitava assim o jogo para promover algumas personagens de jogos que tinha na forja.

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    Para não ser considerado apenas uma cópia barata de Mario Kart 64, a Rare sabia que tinha de inovar. E ninguém ficou desiludido. Diddy Kong Racing apresenta um excelente modo singleplayer, dando aos jogadores um hub grande e colorido, no qual os jogadores teriam de encontrar as portas que levam às corridas, numa clara alusão ao castelo de Super Mario 64. Às tantas damos por nós a passear pelos cenários do jogo só porque sim (e o facto de haver balões secretos, escondidos pelo cenario, só aumenta este desejo de exploração). Cada área tem várias corridas para serem feitas, sendo obrigatório alcançar o primeiro lugar para conseguir ganhar o balão. Após serem recolhidos todos os balões da área, há um boss para derrotar. Quantos mais balões recolhemos, mais portas vão sendo desbloqueadas.

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    Outra inovação fortemente saudada pelos jogadores foi a introdução de novos veiculos, ou seja, para além do tradicional kart, é possivel andar de avião e de hovercraft, sendo que cada um dos três veiculos tem formas de condução distintas (de destacar o excelente sistema de ondas, quando controlamos o hovercraft), sendo possivel escolher o que melhor se adapta à pista que queremos vencer. A existência de três veiculos totalmente distintos só aumenta a variedade e longevidade do jogo, pois os mesmos não são fáceis de dominar a vão exigir alguma dedicação. Mas depois de dominadas temos horas de pura diversão à nossa frente.

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    Outros dos pontos fortes do jogo é a excelente OST, tendo das melodias mais apelativas e dificeis de sair da cabeça que a N64 ofereceu. A música foi composta por David Wise, um dos compositores da Rare, que introduziu uma técnica que permitia que a música fosse sofredo alterações ao longo da pista, utilizando instrumentos diferentes, utilizando todos os recursos do limitado cartucho da Nintendo 64. Este foi o primeiro jogo Rare a usar esta técnica, sendo também utilizada mais tarde em Banjo-Kazooie, Donkey Kong 64 e Conker's Bad Fur Day.

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    Apesar de ser um grande jogo por mérito próprio, o facto de ter sido lançado na mesma época que MK64, torna inevitavel a existência de comparações. Mas a verdade é que mesmo comparado com o guru dos jogos de karts, DKR consegue aguentar-se. Senão vejamos, o modo singleplayer é globalmente superior, ao apresentar mais corridas, bosses para derrotar, um hub para explorar, três tipos de veiculos e uma dificuldade superior, que se traduz num jogo mais desafiante (MK64 é criticado por ser um jogo excessivamente simples).

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    MK 64 brilha mais no design superior das pistas e no multiplayer ao apresentar um modo melhor estrurado, muitos e melhores items de corrida (DKR tem poucos e são globalmente piores que os de MK64) e o excelente modo Battle. A preferência sobre um ou outro titulo é uma questão meramente pessoal, mas quem gosta de jogos de karts tem de ter os dois. Tão simples quanto isto.

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    Dado o enorme sucesso do jogo, a Rare tinha duas sequelas preparadas: Diddy Kong Pilot e Donkey Kong Racing. O primeiro acabou por se transformar em Banjo-Pilot, e foi lançado no Game Boy Advance, mas o segundo acabou mesmo por ser cancelado, aquando a compra da Rare pela Microsoft, o que é uma pena, pois mostrava ser um jogo bem prometedor. Diddy Kong Racing acabou por ser refeito para a Nintendo DS, não conseguindo, no entanto, obter grande visibilidade.
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    Última edição: 19 de Dezembro de 2017
  2. Saikyou Mega Mushroom
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    Saikyou
    Bom tópico jabun!

    Devo dizer que este foi outro grande jogo por parte da Rare para a N64. O jogo é um mimo recheado de cobertura da mais pura diversão.

    Foi o grande rival do Mario Kart 64 e ao mesmo tempo uma evolução dentro do género, indo mais além do que o jogo da Nintendo.
     
  3. jabun Colaborador
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    Eu ando outra vez a joga-lo e a jogabilidade é uma maravilha :yes: E andar de avião e hovercraft depois de os dominarmos é excelente!

    E há alguns desafios das Silver Coins bem tramados ...
     
  4. DanielDenis Mini Mushroom
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    DanielDenis
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    Concordo plenamente,este jogo foi mais uma das pérolas da Rare,na minha opinião superior em todos os aspectos ao Mario Kart e dos jogos que mais diversão me proporcionou na 64 bits da Nintendo.
     
  5. jabun Colaborador
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    Análise Mega Score nº28, Janeiro 1998

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    Última edição pelo moderador: 11 de Janeiro de 2015
  6. MiguelKun Mini Mushroom
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    Um dos primeiros jogos que eu joguei na minha vida de gamer, ainda me lembro de muitas vezes ao inicio bater com os carros/aviões/hovercrafts na parede!
     
  7. jabun Colaborador
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    Eu tenho-o andado a jogar aos poucos, excelente jogo!

    E como é que ainda ninguém falou da qualidade da OST? Tão boa que deixa a maior parte das OSTs em CD da época a léguas! Ouçam e digam qualquer coisa. Enorme David Wise
    :yes:


    Title Theme


    Celebration


    Frosty Village


    Pirate Lagoon


    Greenwood Village
     
    Última edição: 22 de Janeiro de 2015
  8. MiguelKun Mini Mushroom
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    MiguelKun
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    Já há muito tempo que essas soundtracks não entravam-me pelos ouvidos!

    Gostava no mínimo de ter o remake para a DS.
     
  9. jabun Colaborador
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    O original N64 nem é um jogo caro! Eu aconselho sempre essa versão

    Para quem estiver interessado:
    http://www.coisas.com/NINTENDO-64---Diddy-Kong-Racing,name,212441567,auction_id,auction_details
     
  10. marchao Bee Mushroom
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  11. BraveBold Spring Mushroom
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    Passavas tempos e tempos a assobiar algumas dessas musicas
     
  12. Deus ex-Machina Mega Mushroom
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    Deus ex-Machina
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    Eu também.... e era estupidamente dificil!
     
  13. jabun Colaborador
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    Ontem passei uma parte da tarde a jogar isto com amigos, dos melhores racers de sempre sem dúvida :yes: Ainda é o jogo de karts mais completo que há. Aquele hub é excelente

    Já agora, uma comparação com Mario Kart:

     
    Última edição: 22 de Janeiro de 2015
  14. jabun Colaborador
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    Ancient Lake


    Crescent Island


    Haunted Woods
    De vez em quando tenho de revisitar este clássico. A OST é fantastica! Custa a crer que é oriunda de um cartucho
     
  15. jabun Colaborador
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    The Making Of: Diddy Kong Racing, Retro Gamer nº 144, agosto 2015

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  16. jabun Colaborador
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    Classic Game Room - DIDDY KONG RACING review
     
  17. jabun Colaborador
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    Super One and Done Bros | Let’s Play: Diddy Kong Racing | Super Beard Bros.

     
  18. Sérgio Mota Redactor
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    Sérgio Mota
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    Dos meus kart racers prediletos

    Gostava muito que fizesse um regresso em grande
     
  19. Kasuga Kyosuke Mini Mushroom
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    Kasuga Kyosuke
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    Foi um grande jogo para a época. Era um Mario kart com um Story Mode que dava a sensação de aventura. E tinha bosses também. Só ficava a perder para o MK nos itens. Os itens do DDK não eram tão diversos. Mas ao menos não levava com o raio da blue shell cada vez que ia destacado em primeiro numa corrida como acontece frequentemente por exemplo no Mario Kart 7.

    Eu pergunto-me é quando a Nintendo vai ressuscitar o F-Zero. Visto que a série nunca vendeu lá muito bem enquanto que o MK vende que nem água no deserto, provavelmente nunca...
     
  20. jabun Colaborador
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    Também é dos meus jogos de karts favoritos. O modo história é excelente e o facto de haverem aviões e hovercrafts dava uma diversidade incrivel. E o jogo era dificil para xuxu.

    @Kasuga Kyosuke Infelizmente parece que F Zero está morto e enterrado... ao menos o GX da GC ainda se joga muito bem

    Não percebo é esta aversão do Mario Kart a ter um modo singleplayer sólido... Este jogo tem. Crash tem. Sonic idem... Mario Kart tem a melhor jogabilidade e pistas e depois perde porque para jogares sozinho só tens as cups
     
    Última edição: 5 de Junho de 2019

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