Mega Drive Donald in Maui Mallard

Discussão em 'Outras plataformas' iniciada por jabun, 7 de Abril de 2012.

  1. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.686
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    [​IMG]

    Donald in Maui Mallard, conhecido como Maui Mallard in Cold Shadow na América do Norte, é um jogo de plataformas lançado em 1995 para a Mega Drive, em 1996 para a Super NES e PC, e em 1998 para o Game Boy. O jogo foi desenvolvido e lançado pela Disney Interactive para a Mega Drive, e pela Eurocom para a SNES e Game Boy. Apesar de ser o original, a versão da Mega Drive foi lançado apenas na Europa e no Brasil, pois a Nintendo obteve um contrato de exclusividade do jogo para os territórios NTSC, o que faz com que a versão Mega Drive PAL seja dos títulos mais procurados pelos coleccionadores americanos.


    [​IMG]
    A raríssima versão brasileira

    A estrela do jogo é o famoso Pato Donald, uma das personagens mais queridas e acarinhadas da Disney, que teve direito a ser personagem principal em vários jogos na Master System, mas que na era 16 Bits tinha ficado um pouco esquecido, aparecendo apenas no clássico Quackshot e no excelente World of Illusion, em que dividia o protagonismo com Mickey. E Donald encaixa que nem uma luva neste fantástico jogo de plataformas.

    [​IMG]
    [​IMG]

    Donald encarna o papel de Maui Mallard, um detetive que está de visita a uma ilha tropical, quando o misterioso ídolo Shabuhm Shabuhm desaparece. Esta figura é considerada o espírito guardião da ilha, e a menos que seja recuperada, toda a ilha vai explodir. Este delicado caso é atribuído ao nosso Maui, e as suas investigações vão levá-lo através de 8 extremamente bem desenhados níveis, em que todos os nossos reflexos e perícia em jogos de plataformas são postos à prova, havendo também puzzles inteligentes a resolver ao longo do caminho.

    [​IMG]
    [​IMG]

    Uma das características do jogo é a possibilidade de mudar a forma do personagem. O jogador começa o jogo como Maui, cujo único meio de auto-defesa é uma pistola que lança insetos, podendo o jogador criar vários tipos de combinações, de acordo com os bichos que apanha, num sistema muito parecido ao encontrado no mítico título da Treasure, Gunstar Heroes. No entanto, uma vez que o jogador chega ao segundo nível, Maui transforma-se no Cold Shadow, o seu alter ego ninja. Após o segundo nível, o jogador pode alternar entre Maui e Cold Shadow à vontade, desde que tenha tokens suficientes para a transformação.

    [​IMG]
    O mítico Cold Shadow

    Donald in Maui Mallard é mais um excelente jogo de plataformas com a chancela Disney, a surgir na era dourada dos videojogos: os 16 Bits. A versão Mega Drive é, atualmente, um jogo já algo difícil de encontrar, mas é daqueles que vale cada cêntimo que se dá por ele, tal a excelência da jogabilidade e a criatividade presente em cada nível. Para quem gosta de jogos de plataformas, esta aventura de Donald é obrigatória.

    [​IMG]
    [​IMG]

    Deixo aqui agora as passwords para cada nível, para quem, como eu, quiser voltar a pegar neste clássico não tenha de se preocupar em passar o jogo todo de enfiada, podendo recomeçar mais tarde do último nível em que ficou:

    2º Nível - ININJA
    3º Nível - ILVMUD
    4º Nível - ITSHOT
    5º Nível - GETHIM
    6º Nível - YOHOHO
    7º Nível - UNDEAD
    8º Nível - GDLUCK


    [​IMG]
     
    Última edição: 29 de Novembro de 2017
  2. woodstock Boo Mushroom
    aa

    woodstock
    Mensagens:
    6.104
    ---
     
    Última edição: 11 de Março de 2019
  3. Saikyou Mega Mushroom
    aa

    Saikyou
    Mensagens:
    14.261
    NN ID:
    Saikyou
    Não é exclusiva. Tenho neste preciso momento a versão SNES a minha frente. Foi dos últimos jogos que comprei para a consola (5€ salvo erro novo, comprado em loja), mas ainda não peguei nele como deve ser.
     
  4. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.686
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    A versão MD é exclusiva da Europa e do Brasil. A versão SNES saiu em todo o mundo ;)
     
  5. Saikyou Mega Mushroom
    aa

    Saikyou
    Mensagens:
    14.261
    NN ID:
    Saikyou
    Ah, percebi que o jogo apenas saiu na Europa e Brasil na sua versão Mega drive. Bem que estava achar estranho.

    Eu soube deste jogo através de uma publicidade (ver se depois coloco no fórum) que vinha num dos meus jogos para a SNES, e nele estavam belas jóias para a consola, entre os quais este jogo. Tive a sorte de encontrar o jogo por um preço muito baixo e numa altura em que já estávamos na geração das 128 bits.
     
  6. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.686
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    No primeiro post tens lá a explicar o porquê da escassez da versão Mega Drive ;) Também gostava de ter a versão SNES, pois é de uma produtora diferente do original MD, a Eurocom.

    Para mim, um dos pontos mais fortes do jogo é a possibilidade de juntar e escolher diversos tipos de armas que disparam insectos, com um cheirinho ao excelente esquema de Gunstar Heroes

    Força!
     
  7. Saikyou Mega Mushroom
    aa

    Saikyou
    Mensagens:
    14.261
    NN ID:
    Saikyou
    Já agora, estava a olhar para a caixa e ainda tem lá a etiqueta do preço em escudos. Nada mais do que 17.900 escudos.
     
  8. osvelhostempos Normal Mushroom
    aa

    osvelhostempos
    Mensagens:
    951
    Era o preço normal de um jogo de SNES.

    :bwaha:
     
  9. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.686
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
  10. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.686
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Terminei este jogo ontem :) Do melhor da consola e ainda hoje é do melhor que os fãs de jogos de plataformas podem jogar :)
     
  11. Hrs10 Spring Mushroom
    aa

    Hrs10
    Mensagens:
    8.957
    Ainda o tenho direitinho desde o tempo em que era puto.

    Um dos meus favoritos na MD.
     
  12. keeperxiii Golden Coin
    aa

    keeperxiii
    Mensagens:
    137
    Donald Duck in Maui Mallard (MD,SNES,PC,GB)

    Boas pessoal, que tal falarmos de um dos meus jogos preferidos e origem do meu (diga-se de passagem fantástico) avatar? :lol:

    (Este texto que segue é um excerto do meu blog. Se tiverem mais dúvidas sobre o jogo encontram lá mais informações. A ideia deste tópico é discutir este jogo.)

    Enfim :hero: Vamos a isto...

    “Aranhas de metal gigantes? Mordomos fantasma arrepiantes? Esta coisa pode ser mais profunda do que alguém imaginava. É capaz de ser altura para uma mudança de fato…”

    …e assim começa a odisseia de Maui Mallard, o alter ego de Donald que é parte igual ninja e… Magnum P.I…

    [​IMG]

    Não é segredo nenhum que a minha infância foi passada a jogar Mega Drive, NES e Super Nintendo... Em computadores. Se por um lado isto não é a mesma coisa que ter jogado numa consola a sério (o que fiz mais tarde), por outro, deu-me a oportunidade de descobrir por conta própria os clássicos das respectivas consolas e atestar a sua qualidade em primeira mão.

    E isto, claro, também me levou ao encontro de muitos outros jogos igualmente bons que, por uma ou outra razão acabaram por ser ignorados pelo público em geral. Graças a isto pude dar a volta à questão e jogar pérolas como este Donald Duck in Maui Mallard que mais tarde vim a redescobrir.
    [​IMG]

    Foi em 1994 que o mundo dos videojogos foi tomado de assalto pelo sucesso de Earthworm Jim, uma criação da Shiny Interactive que conseguiu de alguma forma concentrar o mundo de um cartoon irreverente no espaço limitado dos 16 bits das consolas da época. Claro que este sucesso não passou ao lado da casa de Mickey e companhia e a Disney, que até então tinha cedido a sua licença a outras companhias para a criação de videojogos, decidiu meter as mãos à obra e criou assim a Disney Interactive Studios.
    [​IMG]

    Maui Mallard, lançado originalmente em 1995 apenas para a europeia Mega Drive e Brasil, foi um dos primeiros títulos destes recém-formados estúdios e foi uma tentativa da Disney de criar a sua própria grande série de jogos de plataformas e acção cartoon que pudesse alcançar o mesmo sucesso da franchise da Shiny. Claro que, para este fim, seria necessário agregar o talento de outras áreas de entretenimento mais comuns à criação de cartoons e foram assim chamados para ajudar no projecto os animadores da Creative Capers (Nightmare Ned entre outros projectos da Disney e Warner Bros.) e os compositores Michael Giacchino (Medal of Honor, Up, Ratatouille, Star Trek 2009), Patrick J. Collins e Steve Duckworth (o nome é verdadeiro, acreditem em mim).
    [​IMG]
    E assim nasceu uma lenda...

    Esta versão da Mega Drive foi um ano mais tarde seguida por uma conversão para a Super Nintendo (conhecida apenas como Maui Mallard in Cold Shadow) com gráficos e composições melhoradas e com um layout de níveis diferente (se bem que a versão original para a consola da SEGA continua a ter as melhores animações). Esta versão, no entanto, foi apenas lançada nos continentes americanos.

    A esta seguiram-se uma versão para Windows baseada na original para a Mega Drive que vem com gráficos melhorados (ainda prefiro as scanlines da versão de MD) e uma banda sonora orquestral que pode ser ouvida em qualquer leitor de CDs (sim, ainda existem alguns) e, mais tarde, uma versão para Game Boy justamente esquecida.
    [​IMG]

    A Disney tinha grandes planos para a série, que incluíam uma sequela (o manual do jogo dava pistas de futuras aventuras) e talvez até uma série de animação (coisa que até o nosso amigo Earthworm Jim conquistou) mas, infelizmente, como já sabem, a história não acaba bem. Vou-me poupar a contar a história toda que já é grande e complexa que baste e vou antes vos deixar abaixo os links para a um artigo de várias partes escrito por BigMex (Remaking an Icon) no seu blog no 1UP.com.

    [Aproveito já agora para vos avisar que este blog do BigMex tem alguns dos melhores artigos que já li. O melhor mesmo é aproveitarem para lerem/guardarem o que puderem pois o 1Up.com chegou recentemente ao fim da linha e um dia destes vai para a grande cloud offline no céu. Tanto os escritores de lá como bloggers como este têm material fantástico para ser lido e aconselho-vos a fazerem como eu e a seguirem o seu trabalho seja a partir de twitters, outros sites, etc.]
    [​IMG]
    Podemos sempre voltar como zombies.

    Cold Shadow

    Os meus irmãos deixaram-me uma boa colecção de livros de banda desenhada da Disney que não me cansava de ler, reler, trocar com os amigos e ler outra vez e os meus preferidos do monte eram sempre aqueles que contavam as histórias dos patos. Ainda hoje em dia o Pato Donald continua a ser, provavelmente, a minha personagem favorita de todos os tempos. O que há para não gostar? É o pato do povo, a personagem mais humana da Disney e muito mais bem amado na Europa do que é na America do Norte. O Pato Donald tem tanto azar quanto vocês e tantas contas a pagar como o típico português. Claro que também gosto da restante família de patos criada por Carl Barks mas este continua a ser o meu favorito.
    [​IMG]

    Sabendo isto, não é nenhuma surpresa que eu adore (quase) qualquer jogo protagonizado pelo pato, mas Maui Mallard é qualquer coisa de especial. Maui Mallard foi, na altura, uma experiência arriscada e é não só muito mais extravagante do ponto de vista de design que a maior parte dos videojogos daquele tempo (as cores brilhantes com grandes contrastes, as inspirações de Art Deco e a banda sonora e gráficos dignos de um filme de animação) como é também um contraste ao tipo de ambiente normalmente protagonizado por personagens da Disney nos jogos da época (Donald é agora o detective Maui Mallard, equipado com uma arma de insectos 1935 Westchester, numa espécie de aventura Noir, completa com cenários sinistros e ninjas, à procura de um ídolo perdido).
    [​IMG]

    É uma pena que um jogo como este tenha sido e continue a ser ignorado no meio de jogos como Castle of Illusion ou Quackshot quando se fala de bons jogos da Disney na era dos 16 bits (a falta de um lançamento internacional e do nome de Donald no título original também não ajudou muito).

    É verdade que o jogo não é perfeito. Ambas as versões (as principais, MD e SNES) são vitimas de saltos flutuantes, scrolling agressivo quando viramos a personagem da esquerda para a direita e vice-versa (vejam o video Super Mario World Camera Logic que postei no fim do texto para perceberem a importância disto), uma horrível detecção de colisão em certas áreas (tentem fazer swing com o bastão na Mega Drive ou atacar um inimigo, outra vez com o bastão, na versão SNES) e uma pequena falta de afinação nos controlos em geral (a versão de Super Nintendo é um pouco melhor neste aspecto, removendo também algumas secções de plataformas mais frustantes).
    [​IMG]
    Sim, o detective transforma-se num ninja no segundo nível.

    Mas não deixa de ser um bom jogo (certamente bom o suficiente para merecer um lugar ao pé dos restantes jogos da Disney de 16 bits) que consegue ser mais que a soma das suas partes (lá vou eu outra vez) graças a uma direcção de arte fantástica e a uma banda sonora que vai ficar na vossa cabeça durante semanas e semanas. Este jogo pode não ser um marco na história dos videojogos, mas para mim, marcou-me.
    Resta-me deixar-vos com os links e a banda sonora do jogo para verem porque é que eu o adoro:

    Código:
    Maui Mallard in Cold Shadow SNES - Level Intro:
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=sVU8UqnsI0w
    
    Maui Mallard in Cold Shadow SNES - Main Theme:
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=-RqXgoUv6Pg
    
    Maui Mallard in Cold Shadow SNES – Mojo Mansion:
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=pBneZFjQ7so
    
    Maui Mallard in Cold Shadow SNES - Ninja Training Grounds:
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Gdsz6Vl8YKE
    
    Maui Mallard in Cold Shadow SNES – The Test of Duckhood:
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Per6seUeFHM
    
    Maui Mallard in Cold Shadow SNES - The Flying Duckman:
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Ojeb8d0NQbc
    Prós:

    • Ambiente fantástico;
      Música e arte digna de um filme animado;
      Pato Donald a fazer cosplay de ninja e Magnum P.I.;
      Também não é nada mau como jogo de plataformas de acção.

    Contras:

    • Saltos flutuantes frustrantes…
      …detecção de colisão chata…
      …e scrolling agressivo irritante.

    Links

    1Up, BigMex:
    http://www.1up.com/do/my1Up?publicUserId=5533646

    Remaking an Icon:
    http://www.1up.com/do/blogEntry?publicUserId=5533646&bId=9071187
    http://www.1up.com/do/blogEntry?publicUserId=5533646&bId=9071818
    http://www.1up.com/do/blogEntry?publicUserId=5533646&bId=9072566
    http://www.1up.com/do/blogEntry?publicUserId=5533646&bId=9073226
    http://www.1up.com/do/blogEntry?publicUserId=5533646&bId=9073844
    http://www.1up.com/do/blogEntry?publicUserId=5533646&bId=9074533

    Super Mario World camera logic:
    Código:
    http://www.youtube.com/watch?v=TCIMPYM0AQg
    TV Tropes:
    http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/VideoGame/DonaldInMauiMallard

    Sega 16:
    http://www.sega-16.com/2006/11/donald-in-maui-mallard/

    HG 101:
    http://hg101.proboards.com/index.cgi?board=recent&action=display&thread=8056&page=4
     
  13. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.686
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
  14. keeperxiii Golden Coin
    aa

    keeperxiii
    Mensagens:
    137
    Boas jabun, desculpa, devia ter procuro por tópicos que já existiam. Pelo menos agora já sei :suado:

    ...mas é bom saber que o jogo não foi esquecido por estes lados :)

    Aconselho a todos que leiam o Remaking an Icon que, entre outras coisas, é um excelente making-of do jogo.

    É incrível como ainda existem alguns jogos baseados em licenças que são excelentes mas passam despercebidos ao público em geral. Um dia destes ainda falo dos jogos do Scooby Doo para a MD e SNES :P
     
  15. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.686
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Quem o jogou não o esquece :hero: Das maiores pérolas dos 16 Bits! Embora concorde com as falhas que apontas ao jogo no teu texto ;)

    Fico à espera do texto sobre o Scooby Doo!
     
  16. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.686
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413

    Análise Templo dos Jogos (16:00)
     
  17. stika 1-Up Mushroom
    aa

    stika
    Mensagens:
    1.485
    ainda ontem tive a fazer stream deste jogo. É um jogo excelente!
     

Partilhar esta Página

  1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies.
    Remover anúncio