1. Juntem-se ao servidor de Discord do FNintendo. Juntem-se aqui.

Dreamcast Dreamcast

Discussão em 'Outras plataformas' iniciada por RedNimik, 12 de Maio de 2008.

  1. neveda Redactor Chefe
    aa

    neveda
    Mensagens:
    33.080
    NN ID:
    neveda
    Switch FC:
    5357-7881-4111
    A PS1 e a PS2 não mataram a Nintendo. A Sega se tivesse uma planeamento mais cuidado também não seria morta por esses consolas

    A Sega á a única culpada pelo falhanço sucessivo das suas consolas. A Dreamcast falhou para além da pirataria (que tenho muitas dúvidas desse ponto como sendo o principal). Mega CD, 32X, Saturn (com um fim abrupto no Ocidente) minaram as credibilidade junto dos fãs e da industria, para além de muito dinheiro perdido. Antes mesmo de ser lançada já não tinham apoio de players importantes como a EA.

    Por outro lado, a Sega talvez jé nem condições para lançar a consola, porque já foi produzida numa manobra demasiado tardia (o que é paradoxal com a própria consola que estava à frente do seu tempo). Já tinham uma sangria de dinheiro que não conseguiriam mantê-la competitiva no mercado.

    A Saturn falhou exclusivamente por culpa própria da Sega. Desde a má percepção de que o 2D ainda seria a norma e quando se aperceberam que era um erro resolveram meter para lá mais processadores. Ficou uma máquina dificílima de produzir, ainda agravada por kits de desenvolvimento muito pobres. Lançamento atabalhoado com uma antecipação que deixou muitos retailers chateados.

    Também a estupidez de a Sega Japão achar que o Ocidente não era grande amante de RPG, com inumeros jogos japoneses a não sairam cá.

    Foram tantos os erros com a Saturn que é difícil enumera-los todos. Os erros da Dreamcast foram quase nulos, mas já era demasiado tarde para reverter a situação da Sega.
     
  2. Grishnack Question Coin
    aa

    Grishnack
    Mensagens:
    30
    A Nintendo estava numa condição financeira muito superior à Sega.

    Concordo na generalidade com toda a tua analise, principalmente em relação à Saturn, onde uma % gigante dos melhores jogos nunca viram a luz do dia no ocidente, mais todas as trapalhadas que eles fizeram desde a Mega-Cd.

    Mas voltando à DC acho que falhou por (pela seguinte ordem):

    - Estado lastimável tanto da reputação da Sega assim como das suas finanças.

    - O DVD Player (PS2) ter a Sony por trás que vinha lançada de uma PS1 com bastante sucesso.

    - O Hype que o DVD Player gerou desde o próprio lançamento da DC que levou muitas pessoas a aguardar.

    - Consola mais fácil de piratear desde o Zx Spectrum.

    - A falta de apoio de algumas third parties, apesar de achar que a Sega conseguiu contornar bem esta situação, lançando uma linha de Sports Games em que pontualmente superava as ofertas da EA, NFL2k comes to mind..

    Mas sim, havia pouco a fazer, o que não quer dizer que a DC estivesse condenada... Acho que a Sony geriu muito bem o seu mindshare e impediu que a DC se expandisse de facto para lá do boom inicial.
     
  3. neveda Redactor Chefe
    aa

    neveda
    Mensagens:
    33.080
    NN ID:
    neveda
    Switch FC:
    5357-7881-4111
    Um ponto prévio. Tenho uma Dreamcast comprada no dia de lançamento em Portugal. O Shenmue é o meu jogo favorito de sempre e adora a consola. Perdi horas e horas no PSO e Quake III: Arena. :P

    Para se expandir tinha de ser agressiva no preço. Contudo não tinha condições financeiras para tal. O fim prematuro da Dreamcast deveu-se a esse problema.

    A pirataria deveria dar boost de vendas de consolas. Nunca o deu. É o aspecto mais overrated quando se analisa o falhanço da consola. Houve outros muito mais relevantes.

    Há um ponto que por outro lado não é muito focado aqui. A consola era demasiada old school em muitos aspectos. Demasiado virada para os jogos arcade, algo que estava a dar as últimas na industria, sobretudo no Ocidente. Tinha pouquissimos jogos com capacidade para atrair outro tipos de público. Não houve, por exemplo, um único jogo de futebol de jeito.
     
  4. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.626
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    A Dreamcast enquanto consola não cometeu muitos erros. Bom preço, online (sendo pioneira neste domínio) e muitos jogos originais, inovadores e de enorme qualidade. Quem teve uma DC no seu tempo sabe bem o tesouro que ali estava. Pecou apenas, como o nevada disse, pela falta de titulos para as massas, como Fifa.

    O problema da Sega veio muito detrás... A Mega CD e a 32xforam caras e deram prejuízos brutais. A propria Game Gear também não gerou lucro. Para fechar com chave de ouro, a Saturn foi uma montanha enorme de erros, sendo difícil enumerar as coisas que a Sega fez bem com a sua 32 Bits. Com tantas e tão caras consolas lançadas em simultâneo o consumidor comum ficou confuso e, mais tarde, desiludido, quando descobria que a sua aquisição teve uma morte precoce e falta de grandes títulos. Quase todos ficaram desiludidos com os add ons da Mega Drive e também foram muitos os que venderam a sua Saturn para comprar uma PlayStation.

    A Dreamcast surge quando já ninguém acreditava na Sega. Só tenho pena que não tenham tido meios para aguentar a consola mais uns 2/3 anos, pois aguentava-se perfeitamente contra a PS2/GC/XBox
     
  5. Grishnack Question Coin
    aa

    Grishnack
    Mensagens:
    30
    Ponto prévio, comprámos a consola no mesmo dia :yes:

    Quando falei da linha de Sports Game da Sega, já sabia que ias mencionar esse pequeno pormenor -.-'... Tinhas um jogo de Futebol arcade bem divertido mas sim, a milhas da concorrencia...

    Em relação ao teu ultimo ponto, concordo parcialmente, se inicialmente era verdade, a Library estava cada vez mais diversificada e a fugir desse estigma muitos dos melhores jogos da DC nem sequer são jogos de arcade...

    Em relação ao preço, quando a Playstation saiu, já a DC era 30 contos mais barata... Parece-me agressive enough. Se dia 9/9/99 (no lançamento mundial) a DC tivesse lançado com um leitor de DVD, se calhar tinha-se acabado com a experiencia da marca de TV's no mundo das consolas, wishful thinking...

    PS: Em relação à Saturn apesar de tudo podemos encontrar mesmo no catalogo PAL muita qualidade... Anos mais tarde pude descobrir muitas das perolas que por cá nunca sairam e sim a Sega na Saturn fez um trabalho absolutamente terrivel em gerir a consola e as suas mais valias. Apesar de continuar a gostar muito da consola e ainda hoje estar ligada à minha TV, aliás tenho duas, uma Pal e outra NTSC/J.
     
  6. Rony G Golden Mushroom
    aa

    Rony G
    Mensagens:
    24.128
    Switch FC:
    8447-5049-1309
    Uns pontos meus agora aqui para o meio:

    - A pirataria da consola é MESMO over rated... até porque a mesma só teve o boom depois da consola e dos jogos terem deixado de serem produzidos. Sim, ela existia e era simplíssima para quem percebia minimamente de computadores... MAS durante o tempo em que a consola esteve viva as velocidades de internet não permitiam a quase ninguém fazer upload/download dos jogos, era demasiado LENTA.

    - Eu prefiro mil vezes os jogos de futebol arcade dos anos 90 que os ultra realistas que saem hoje em dia e dos quais fujo a sete pés!

    My job here is done! :hero:
     
  7. neveda Redactor Chefe
    aa

    neveda
    Mensagens:
    33.080
    NN ID:
    neveda
    Switch FC:
    5357-7881-4111
    Não estamos a falar de preferir ou não. A ausência de FIFA e PES (na altura ISS Pro) na Dreamcast foi um golpe duro na Europa. São jogos que vendem muito.
     
  8. Grishnack Question Coin
    aa

    Grishnack
    Mensagens:
    30
    Concordo a 100% contigo Neveda, um jogo de Futebol com créditos firmados teria ajudado bastante a DC. Tendo dito isto, concordo com o Rony, mais depressa, hoje, jogava Virtua Striker 2 do que fifa 2000.
     
  9. Hrs10 Spring Mushroom
    aa

    Hrs10
    Mensagens:
    8.957
    Eu adorava o Virtua Striker.

    Ainda hoje sou capaz de gastar uns trocos numa arcade.

    Mas têm razão. Faltou algo.
     
  10. JotaB 1-Up Mushroom
    aa

    JotaB
    Mensagens:
    1.808
    A queda da Dreamcast é das coisas mais injustas que já aconteceram no mundo dos videojogos.
    A queda da Sega... não, não foi injusta.
     
  11. osvelhostempos Normal Mushroom
    aa

    osvelhostempos
    Mensagens:
    951
    Como alguns já sabem, estou a escrever a história da Sega of Europe, e tenho uma boa ideia do que se passou mal com a Dreamcast. Os responsáveis da Sega, dos quais recolhi várias entrevistas e analisaram o que correr mau no Ocidente (no Oriente foi outra história), podem sobretudo dar-nos algumas luzes.

    A pirataria nunca foi um problema, até porque quanto muito funcionaria a favor da consola. Em 2000 um relatório da ELPSA, mencionava que a pirataria na Europa era mais prejudicial para a ... Playstation. Por cada título comprado na loja, havia uma média de 9 jogo sPS copiados. Se isto não prejudicou a PS, muito dificilmente ia faze-lo à DC que seria descontinuada 9 meses depois deste relatório.

    A SoE teve o seu melhor ano em 1993, e mesmo o Mega CD não deu prejuízo, até estabeleceu um recorde de vendas para consolas baseadas em CD. Fez o break-even, mas não deu grande lucro. O pior foi mesmo a 32X, que isso sim, foi um desastre. Não porque era um mau sistema, mas porque o Japão estava a pressionar para lançarem a Saturn. Como o então director da SoE disse, "ainda nem tinhamos suporte para a Saturn, e largamos em cima dos developers os SDK da 32X. Eles pensaram que nós eramos doidos, e vendo bem, eramos mesmo!".

    A partir de 93, as operações na Europa começaram a perder dinheiro. Em 1995, A SoE ao contrário dos outros territorios estava a suportar 7 sistemas ao mesmo tempo! A Master System, Game Gear, Sega Pico, Mega Drive, 32X, Mega CD (mais ou menos, por causa dos jogos MCD32X) e a Saturn. Como podem imaginar isto era complicado de gerir. No ano seguinte tiveram de fechar operações em 4 países senão faliam!

    A Saturn vendia pouco, o seu melhor pico foi no inicio de 1996 e depois, aguentou-se devido aos fanboys, que acreditavam no potencial do sistema. O público mainstream virou-se para a Playstation. Escusado será dizer que em 1998 a posição e reputação da Sega estava um bocado debilitada. Mesmo o lançamento da DC em 1999 foi muito trapalhão, tiveram um ano a dizer que era para ser no dia 23 de Setembro, e um dia antes, foi adiado para dia 14 de Outubro. Isto foi marcante, porque "lá está a Sega a prometer e não a cumprir".

    No inicio muitas das campanhas da DC focavam-se fortemente no online, mas isso não se viu na Europa. Só 5 jogos PAL tiraram partido disso, os outros, se dava para online, era para ir ver scoreboards ou visitar o site oficial do jogo. Se passaram quase 1 ano a dizer "up to 6 billion players", e depois no fim, nem players, nem jogos, foi uma grande estocada na reputação já débil da Sega. Como o público referiu na época "lá está a Sega a prometer e não a cumprir". Além disso, nem todos os países tinham acesso ao DreamArena, e nalguns os preços feitos por terceiros eram abusados.

    Embora a DC tivesse muito suporte, havia algumas empresas a "esperar para ver". Tal como foi o caso da Codemasters ou Electronic Arts. Por isso, faltava alguma fé na consola, mesmo da parte da comunidade de developers. Alguns diziam que a DC era espectacular e o pesadelo da Saturn tinha acabado, outros... estavam expectantes.

    A própria Sega of Europe, acabou por apostar mais em jogos desportivos ou mainstream porque queriam ganhar a confiança de volta ao público que tinha já sido deles (do tempo MD,MS, GG), e que tinha "fugido" da Saturn para a Playstation. O resultado foi que se esqueceu dos verdadeiros fãs da marca, e jogos como Jet Set Radio ou Skies of Arcadia foram encomendados em poucas quantidades, levando a mais um ponto de fúria da comunidade.

    A Sega of Europe, por alguma razão pensou que fazer tie-ins junto de equipas de futebol seria uma boa ideia, porque criaria awarness para a marca. Primeiro, fizeram uma parceria com o Arsenal para quatro épocas! O que nem seria todo de mau, já que o Arsenal chegou a final da taça UEFA e acabou em segundo na Premiership. Mas, depois apostaram no Saint-Etiene, e Sampdoria (estes acabados de serem promovidos à primeira divisão italiana). Logo tinham pouco visibilidade. Na próxima época assinaram com o Deportivo la Corunha (ok, estes tinham sido campeões espanhóis). Lembrem-se que o orçamento da DC era 60m de libras para todo o continente, e só estes tie-ins foram logo 1/3 desse budget.

    E claro, a forma como a Sony consegui que as pessoas esperassem pela consola. No dia de lançamento da PS2, os pontos mais fortes eram o leitor de DVD (na altura o mais barato do mercado) e a retrocompatibilidade com a PS1. O catalogo de lançamento da consola, comparado com a da DC era mais fraco e pouco impressionante. Mas, no Natal de 2000, o sistema estava esgotado. A DC ia vendendo bem, mas a Sega of Japan, acabou por fechar a torneira em Janeiro de 2001, nas operações europeias, porque no Japão tinha corrido mal e pensavam que nos outros territórios seria igual.

    Números finais de venda? 2,32 milhões de vendas em Dezembro de 2000, -44% abaixo do que seria necessário.

    Desculpem o longo testamento

    -.-'
     
  12. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.626
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Lembro-me perfeitamente da Sega patrocinar o Arsenal e o Depor! Bons tempos XD

    E realmente, em 1995 estar a financiar 7 sistemas distintos mostra toda a incompetência da Sega... Ninguém tem dinheiro para comprar isso tudo, nem a Sega consegue alimentar com jogos todos estes sistemas. O público ficou confuso, dividiu-se e, como consequência, a Saturn não teve a atenção devida quando foi lançada.
     
  13. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.626
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
  14. Ploki Bee Mushroom
    aa

    Ploki
    Mensagens:
    3.806
    NN ID:
    Ploki987
    OH mighty DC colector!
    :amen:

    Wut? Ate uma houve uma DC edição da Milka?
     
  15. JotaB 1-Up Mushroom
    aa

    JotaB
    Mensagens:
    1.808
    Eu venero esse senhor dono dessa grande colecção! :amen:

    Enfim, enquanto vi aquelas imagens todos estive constantemente a lembrar-me de como teria sido se a DC tivesse tido sucesso... Seria tudo diferente.
     
  16. JotaB 1-Up Mushroom
    aa

    JotaB
    Mensagens:
    1.808
  17. Disturbed Bee Mushroom
    aa

    Disturbed
    Mensagens:
    4.140
    NN ID:
    Joao_Mii
    Sonic R veio-me imediatamente a cabeça ao ouvir essas músicas.
     
  18. JotaB 1-Up Mushroom
    aa

    JotaB
    Mensagens:
    1.808
    Estou a adorar tanto passar o MSR. Grande jogo, com tanto potencial, apesar de ter vendido pouco. Era para ser um Launch Title, mas atrasou-se muito. E no Japão, nunca chegou a sair.

    Este jogo é especial para mim, ainda me lembro do meu tio vestido de pai natal, e eu cheio de medo a perguntar se tinha trazido o volante (o jogo veio com o volante)...

    Grandes musicas, grandes carros, grande jogabilidade, grandes graficos e grande desafio. Isto é um jogo a sério.

    [​IMG]
     
    Última edição pelo moderador: 11 de Janeiro de 2015
  19. Nosferato Spring Mushroom
    aa

    Nosferato
    Mensagens:
    9.799
    NN ID:
    Nosferato
    Switch FC:
    5746-6701-2799
  20. Nosferato Spring Mushroom
    aa

    Nosferato
    Mensagens:
    9.799
    NN ID:
    Nosferato
    Switch FC:
    5746-6701-2799
    Faz praticamente 13 anos que recebi a minha.
     

Partilhar esta Página

  1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies.
    Remover anúncio