Mega Drive Dynamite Headdy

Discussão em 'Outras plataformas' iniciada por jabun, 17 de Abril de 2012.

  1. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.777
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    [​IMG]
    [​IMG]



    Dynamite Headdy é um original jogo de plataformas desenvolvido pela mítica Treasure, tendo sido lançado para a Mega Drive em 1994, tendo mais tarde saido versões para a Game Gear e Master System. Uma versão para a Sega 32X foi também incialmente planeada, mas acabou por ser cancelada devido à baixa popularidade do sistema.

    Headdy, o protagonista principal do jogo, ao chegar a North Town descobre que o malvado King Dark Demon está a atacar a Puppet Town, seleccionando os que devem viver e os que devem integrar as suas legiões. Já todos percebemos que o papel de Headdy é derrotar o infame vilão e restaurar a paz na pacata cidade.

    [​IMG]
    [​IMG]

    O argumento está longe de merecer um Óscar, mas ninguém joga jogos de plataformas pela história. Este tipo de jogos vale pela jogabilidade e pela concepção dos níveis, e nestes domínios Dynamite Headdy apresenta uma qualidade ímpar. Os jogadores controlam Headdy, um boneco com uma cabeça destacável do resto do corpo (terá sido aqui que Michel Ancel se inspirou para nos trazer Rayman?) , que pode ser disparada em oito direcções, de forma a poder atacar inimigos e obstáculos, bem como alcançar itens, aparentemente fora de alcance.

    [​IMG]

    Ao encontrar a famosa Headcase, Headdy pode ganhar um tipo especial de cabeça, dependendo da imagem mostrada na Headcase no momento em que é atingida. Grande parte da magia da jogabilidade deste titulo está precisamente na variedade incrivel de tipos de cabeça (18!) que o nosso herói pode utilizar, que vão desde as de tipo ofensivo que aumentam a força, uma cabeça tipo aspirador que suga tudo o que está no ecrã, uma caabeça que nos torna invencivel ou uma que pôe Headdy a dormir, com o intuito de o fazer recuperar energia.

    [​IMG]
    [​IMG]

    A maioria destas cabeças têm um limite de tempo antes de a cabeça voltar ao normal, o que faz com que o jogador tenha de as aproveitar ao máximo, cabendo muitas vezes ao jogador a decisão de escolher de entre duas ou três cabeças distintas, qual a que melhor servirá para passar um boss ou uma parte mais complicada do nível.


    [​IMG]

    Graficamente o jogo é um regalo para os olhos, explorando a Mega Drive até ao seu limite e oferecendo aos jogadores alguns dos melhores backgrounds que a 16 Bits da Sega viu. Recomenda-se a quem pegar no titulo que esteja atento ao que se passa no cenário, pois serão surpreendidos pelo húmor tipicamente Treasure (destaque aos anúncios de publicidade ao próprio jogo) e pela enorme vida que os cenários oferecem. O apogeu do design são os tradicionais bosses, que vão beber inspiração a Gunstar Heroes, outro titulo de culto da Treasure, e que nos apresentam bosses colossais e, ao mesmo tempo ridiculos e sem complexos, numa mistura estranha para muitos, mas que funciona diabolicamente bem.

    [​IMG]
    O primeiro boss é um... gato!

    Apesar da sua qualidade global inegável, Dynamite Headdy não teve o merecido reconhecimento no seu tempo, sendo um daqueles casos em que conforme os anos vão avançando a sua qualidade vai sendo cada vez mais reconhecida pelos gamers, transformando-se num titulo de culto da Mega Drive. Pode-se considerar que DH foi uma vítima de seu tempo, ao ser lançado num mercado implacável, em que havia um verdadeiro dilúvio de jogos de plataformas, muitos deles tendo como herói uma personagem conhecida do grande público devido à BD, dos cartoons ou do próprio mundo dos videojogos (como Sonic ou Mario).

    [​IMG]

    DH apresenta uma personagem "virgem", oriunda de uma empresa sem muitos fundos para a promover. E muitos miudos preferiram comprar um jogo do Batman ou do Spider-Man em vez de dar uma oportunidade ao titulo da Treasure. Quem perdeu foram eles. Dinamyte Headdy é daqueles jogos com alma, em que é visivel a paixão por videojogos de quem o criou, sendo naturalmente um jogo obrigatório, que é um espelho perfeito daquilo que foi a época de ouro dos videojogos, numa mistura perfeita de criatividade e genialidade com uma jogabilidade perfeita, que leva a que nos divirtamos genuinamente a jogar o jogo. Obrigatório
    [​IMG]
     
    Última edição pelo moderador: 11 de Janeiro de 2015
  2. iKE Mega Mushroom
    aa

    iKE
    Mensagens:
    14.692
    Que nostalgia dass. O tempo em que joguei isto pela primeira vez numa colecção de jogos da Mega Drive para a Xbox 360. Dos jogos mais divertidos que joguei da Treasure.
     
  3. Disturbed Bee Mushroom
    aa

    Disturbed
    Mensagens:
    4.140
    NN ID:
    Joao_Mii
    Grande jogo da Treasure, mais um dos muitos jogos de qualidade desta empresa.
    Tenho o original na megadrive mas na altura era um jogo demasiado dificil para mim, terminei-o na Wii pelo menos duas vezes e mesmo hoje não o acho um jogo propriamente acessível, o que não quer dizer que seja mau. Mas quase tudo neste jogo é fenomenal, recomendadissimo.

    http://www.youtube.com/watch?v=gUukOJ2bkT0#
     
  4. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.777
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Para poder escolher o nível (retirado do gamefaqs):

    Stage Select

    When the title screen appears, press START once. Leaving the cursor at Start Game, enter the code: C, A, LEFT, RIGHT, B. If you hear a sound, you've got it! Press START and you'll access the Stage Select! Just choose your level and stage. Then press START to play!
     
  5. woodstock Boo Mushroom
    aa

    woodstock
    Mensagens:
    6.106
    ---
     
    Última edição: 11 de Março de 2019
  6. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.777
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Publicidade 1993

    [​IMG]
     
    Última edição pelo moderador: 11 de Janeiro de 2015
  7. KnOxEr Normal Mushroom
    aa

    KnOxEr
    Mensagens:
    993
    NN ID:
    Kn0x3r
    Switch FC:
    3838-3055-9696
    Joguei bue isto na mega drive do meu primo, acho que nunca cheguei a acabar, mas andei lá perto.
    Lembro-me que não era nada fácil, mas adorava a cena de trocar de cabeça para obter novos poderes. Acho mesmo que é um dos melhores exemplos em termos de gráficos do que a mega drive tem para oferecer, mil coisas ao mesmo tempo no ecra, cores berrantes e sempre alta fluidez, mesmo à treasure.
    Tenho de lhe perguntar se ele não mo quer "emprestadar".
     
  8. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.777
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Análise Mega Force nº24, Maio 1995

    [​IMG]

    [​IMG]
     
    Última edição pelo moderador: 11 de Janeiro de 2015
  9. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.777
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Eu só o acabei há poucos anos e foi graças à magica pass para poder selecionar o nível. Quando era pequeno e jogava o jogo todo de enfiada só cheguei sensivelmente a meio. Se há jogo que é difícil, esse jogo é Dynamite Headdy. Mas dá um gozo brutal :yes:
     
  10. G.E.R.M.A.N. Mega Mushroom
    aa

    G.E.R.M.A.N.
    Mensagens:
    11.228
    Switch FC:
    3057-7639-9495
    E este jogo nem é difícil de arranjar. Vê-se frequentemente pessoal a vender este jogo e em bom estado.
     
  11. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.777
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    É verdade, ao contrário e outros títulos da Treasure, este nem é difícil de adquirir. Mais uma razão para os possuidores de uma Mega Drive o deixarem escapar! Para quem gosta do género é completamente obrigatório.
     
  12. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.777
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413

    CGRundertow Review

     
    BraveBold likes this.
  13. arenavideojogos Mini Mushroom
    aa

    arenavideojogos
    Mensagens:
    241
    Eu sempre tive curiosidade em conhecer o jogo e até consegui arranja-lo por um preço bastante acessivel. Do que eu experimentei parece-me um jogo algo caótico. Temos que enfrentar Um tantos bosses seguidos achei algo estranho. Mas a animação realmente é boa, cenários bastante coloridos, mas é um jogo que pode-se tornar algo dificil. Há um boss (talvez o ultimo!) não consegui bater nem jogando o jogo através do emulador com as facilidades que dai advém, o que é elucidativo. No fim sem tirar mérito ao jogo não consegui gostar mais dele do que gosto do Sonic ou do Mário.
     
  14. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.777
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    O jogo é mesmo bastante dificil. Eu só o acabo com um código para selecionar o nível (C, A, LEFT, RIGHT, B), pois tudo de enfiada é impossivel. E tentei inúmeras vezes quando era mais novo.

    Mas eu acho que o jogo é genial. É incrivel como consegue surgir em 1994, no fim de vida das 16 Bits em que o género de plataformas estava completamente saturado, tal a enchente deste genero que viamos no mercado, e mesmo assim conseguiu inovar. O level design então é brilhante, mas não era de esperar menos da Treasure.

    Tenho de lhe voltar a pegar nestes próximos dias, agora fiquei com saudades.
     
    BraveBold likes this.
  15. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.777
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413

    Pixelated Memories Review

     
    BraveBold and Rony G like this.

Partilhar esta Página

  1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies.
    Remover anúncio