1. Juntem-se ao servidor de Discord do FNintendo. Juntem-se aqui.

Multi Em média, quantas horas diárias ou semanais passam a jogar?

Discussão em 'Mundo dos Jogos' iniciada por Kasuga Kyosuke, 30 de Julho de 2019.

  1. Kasuga Kyosuke Mini Mushroom
    aa

    Kasuga Kyosuke
    Mensagens:
    306
    Em primeiro lugar, depende imenso do quão ocupado estou e/ou se tenho vontade de jogar ou alguma coisa nova para jogar ou não. Posso tanto passar 2 meses seguidos sem jogar nada como posso passar 2 meses seguidos a jogar todos os dias.

    Eu diria que actualmente jogo em média entre 1 hora a 1 hora e meia por dia em dias úteis. Aos fins-de-semana e feriados tipo Natal umas 2-3 horas por dia ou até mesmo umas 4-5 se tiver entretido num jogo que coma muitas horas tipo Civilization ou Dragon Quest.

    Portanto, eu diria que jogo umas 10-11 horas por semana em média. Como sou solteiro e não tenho filhos nem hobbies que ocupem muito tempo, consigo sempre arranjar um tempinho para jogar e conseguir passar um fim-de-semana ou um feriado a jogar a tarde toda. E sinto-me felizardo por isso, por isso tento aproveitar ao máximo porque quem sabe se daqui a uns anos ainda terei tempo ou possibilidade para fazer isso.

    Quando eu tinha menos de 21 anos era uma festa. nas férias escolares com que então... tantos dias que era acordar, comer o pequeno-almoço, jogar, almoçar, jogar, lanchar, jogar, jantar, jogar e dormir. E mesmo durante o ano lectivo, se não tivesse muito para estudar ou TPCs fazer durante o fim-de-semana passava-os na boa a jogar.

    E vocês?
     
  2. The Player N1 1-Up Mushroom
    aa

    The Player N1
    Mensagens:
    1.109
    Neste momento esta complicado de tempo para jogar. Entre trabalho, ginásio e as lides de casa, tenho 2/3 horas por semana para jogar :/.
     
    G.E.R.M.A.N. likes this.
  3. Zetsu Spring Mushroom
    aa

    Zetsu
    Mensagens:
    9.454
    Já não consigo jogar muito tempo seguido. Ás vezes parece que já passaram 2 horas e ainda só joguei 30 minutos. Por isso é que adoro save states lol

    Ainda assim, últimos 2 dias não joguei nada, hoje ver se jogo uma horita. Depende.

    Por isso é que nem comprei Switch, nem vou comprar mais consolas, o tempo é menor e o interesse também (acho que nunca dropei tanto jogo como nos últimos tempos). Consequentemente compro bem menos jogos (nem ligo a promos), mas dou agora mais atenção a troféus o que me leva a explorar menos jogos um pouco mais. Este ano só estou à espera do Shenmue 3 e do Catherine.
     
  4. Kasuga Kyosuke Mini Mushroom
    aa

    Kasuga Kyosuke
    Mensagens:
    306
    Oh isso das promos e dos jogos digitais é tanto uma benção como uma maldição. Parece uma maravilha porque nós crescemos a ter no máximo uns 2-3 jogos novos por ano para jogar. Mas verdade seja dita que quando éramos miúdos aproveitávamos bem todos os jogos que tínhamos e espremíamos o conteúdo deles ao máximo. Nos tempos da N64 e dos primeiros anos da GameCube eu tentava completar jogos a 100%. No Ocarina of Time cheguei a matar todas as Golden Skulltulas acho eu. E jogos como o Banjo e o DK64 em que tínhamos que coleccionar muita coisa também era um fartote.

    Hoje em dia dou por mim com um backlog algo grande. E além disso tive uns anos em que pouco ou nada joguei e muitos bons jogos passaram-me ao lado e nunca os irei jogar. Eu compro jogos para os jogar e não quero ser o tipo de pessoa que tem praí 60 jogos para cada consola e depois só joga 5 de cada. Faz-me lembrar um amigo meu que tenho no Steam que tem centenas de jogos e só jogou praí 15% deles. Muitas vezes ele compra packs em desconto e depois descobre que já tem um ou outro deles e depois oferece a amigos... aliás, é assim que eu tenho jogos tipo R.U.S.E., EU3 e EU4 no Steam lol. O gajo é um hoarder autêntico.

    Quanto a isso do tempo seguido, por acaso acho que te entendo. A não ser que esteja no PC a jogar CIV ou assim, eu canso-me se passar mais de uma hora seguida a jogar. Devo estar a ficar velho, mas acho que já não tenho tanta energia como dantes. Em miúdo eu podia passar um Sábado ou dia de férias escolares na boa a jogar de manhã até à noite(com pausas para comer, WC e descansar um pouco, claro) sem me cansar muito. Hoje em dia já não. Mesmo que tenha tempo para isso.

    A solução que arranjei para ter mais tempo para jogar foi deixar de ouvir tanta música e deixar de ver anime e ler manga. Pouco ou nada toco nisso desde 2015 praí. Acho que sinceramente eu estou a passar por aquilo a que se chama de "outgrowing" em inglês em relação ao anime/manga. Era grande fã entre os 14 e os 22, mas hoje em dia já nem por isso.
    E também não sou pessoa que veja séries ou que veja muitos filmes. Os filmes populares da Marvel e da Disney não me interessam minimamente. Por isso, assim o único entretenimento que me resta são os jogos.

    E sim, eu também ás vezes tenho fases em que não jogo nadinha durante uns dias ou semanas.
     
  5. Zetsu Spring Mushroom
    aa

    Zetsu
    Mensagens:
    9.454
    Eu já não tenho Steam há 1 ano ou mais, e não sinto falta nenhuma, e com os humble bundles da vida é fácil chegares a centenas de jogos por pouco dinheiro. Tinha imensos e poucos joguei.

    Isso não consigo. Preciso de variar o meu entretenimento. É um facto que ler/ouvir/ver/escrever/tocar/passear todas essas coisas tiram tempo para jogo, mas não sacrificaria isso.
     
  6. G.E.R.M.A.N. Mega Mushroom
    aa

    G.E.R.M.A.N.
    Mensagens:
    11.031
    Switch FC:
    3057-7639-9495
    Isto é um tema interessante porque a gestão do tempo é um aspecto da minha vida que mudei recentemente. Desde o ano passado que aos fins-de-semana planeio a minha semana de forma a tentar maximizá-la ao máximo. Devido ao imenso trabalho, ficava stressado porque achava que nunca tinha tempo para nada. Acabava por ir para casa cansado e ficava a ver coisas aleatórias na net, comia mal e sentia que não tinha tempo para nada quando na realidade não planeava era bem o meu tempo. Eu diria que durante a semana, se não estiver de urgência, após o trabalho, ginásio, estar com a namorada/amigos, tarefas domésticas, guardo uma a duas horas por dia (21/21h30-22h30/23h) para qualquer tipo de entretenimento, seja ler, cinema, séries ou videojogos. Se tiver a fazer um curso e tiver que estudar mais ou se me quiser dedicar a um trabalho de investigação, por exemplo, guardo esse tempo para isso. Eu diria portanto que durante a semana, o tempo dedicado a jogar pode ir de 0h a 10h e durante um período de férias pode ir no máximo até às 30h por semana.
     
  7. gusema Spring Mushroom
    aa

    gusema
    Mensagens:
    9.763
    Acho que vou experimentar esse método, acontece-me imenso perder tempo com coisas aleatórias na net por não saber o que vou fazer.
     
    G.E.R.M.A.N. likes this.
  8. Zetsu Spring Mushroom
    aa

    Zetsu
    Mensagens:
    9.454
    O planeamento semanal tem método (vários até) senão ainda te causa mais stress caso coloques coisas a mais e depois sentes que falhaste ao não conseguir fazer tudo.
     
  9. G.E.R.M.A.N. Mega Mushroom
    aa

    G.E.R.M.A.N.
    Mensagens:
    11.031
    Switch FC:
    3057-7639-9495
    Acho que fazes bem gusema, ajuda bastante, mas como o Zetsu diz, o ideal é começares com coisas pequenas e ires avançando à medida que ficares confortável com a mudança que fizeste. Eu posso falar do meu caso pessoal, comecei por introduzir uma coisa nova no meu dia que era ir ao ginásio 3 vezes por semana. Pesquisei na internet técnicas para ajudarem a cumprir esta rotina de modo regular e percebi que o ideal para mim é fazer o saco com tudo no dia anterior e deixá-lo à frente da porta de entrada para me obrigar a levá-lo sempre para o trabalho e, sendo o ginásio ao pé do trabalho, não tenho desculpa para não ir já que levei o saco até lá. Depois aos poucos fui introduzindo outros hábitos como lavar a loiça a todas as refeições e não apenas de dias a dias, preparar sempre um bom pequeno-almoço em casa, etc... acho que o que custa mais é mesmo o início, ou melhor, alguns dias após o início, quando a motivação inicial desvanece (e daí a importância de começar com pouco de cada vez), depois quando se torna um hábito, é como escovar os dentes, parece que já não podes viver sem isso e, uma coisa que reparei também, é que bons hábitos atraem bons hábitos, ou seja, fazer exercício faz com que comas melhor, tenhas uma melhor rotina de sono etc...

    Já sei que nos estamos a desviar muito do tópico, mas aconselho também o uso de uma app para hábitos para no final do dia, antes de dormir, confirmar o que tinha para fazer durante o dia. Parecendo que não, dá mais motivação olhares para algo que mostre o que tu fizeste.
     
  10. Adronat 1-Up Mushroom
    aa

    Adronat
    Mensagens:
    2.285
    É muito aleatório, depende da semana. Se o jogo me agarrar desde o início tento acabá-lo em alguns dias ou durante a semana, dependendo da sua longevidade.

    Mas cada vez mais gosto de jogos curtos (8/10 horas). A paciência para grandes touradas foi-se perdendo com o avançar da idade.
     
  11. Kasuga Kyosuke Mini Mushroom
    aa

    Kasuga Kyosuke
    Mensagens:
    306
    Percebo. Eu também costumo funcionar por fases. Há uns anos tive uma fase em que lia imenso e tinha isso como prioridade. Geralmente é assim que eu faço. Concentro-me num tipo de entretenimento em específico.

    Também vejo ainda algum futebol mas cada vez menos. Não sigo ligas estrangeiras há uns anos e até mesmo jogos do Benfica não os vejo a todos. E a partir do momento em que Portugal foi eliminado do último Mundial não vi mais nenhum jogo.

    Sim, a internet é como se fosse uma droga.

    Temos o mundo do conhecimento e do entretenimento na ponta dos nossos dedos e mesmo assim preferimos perder tempo a ver memes de gatos, a perder tempo nas redes sociais, ver vídeos parvos no youtube, etc. Muitos dias da minha vida desperdicei assim.

    Não sou fã de fazer planos desses. Não gosto de planear diversão em casa. Sinto como se me estivesse a obrigar a fazer algo que é suposto ser divertido e não uma obrigação. Eu funciono melhor assim: acordo e depois logo se vê. Posso não ter vontade de jogar ou ir passear de manhã, mas umas 3 horas depois de repente já pode dar-me vontade.

    ´
    Sim, eu estive a a dar uma vista de olhos à minha actividade da 3DS e reparei que quando adquiri o DQVIII no ano passado e ainda jogava ACNL, eu tive uma semana ou outra em que passei mais de 40 horas a jogar na minha 3DS. Cheguei a jogar o DQVIII umas 4-5 horas seguidas em alguns dias.

    Bem isso das horas também é relativo. Jogos como os Mega Mans do NES e do SNES, O SMB3, o SMW, o New Super Mario Bros, etc. não são propriamente jogos de 40 horas para cima. Mas são bem divertidos e não sentes que houve pouco para fazer neles. E é sempre divertido revisitá-los.

    Depois há os RPGs. Esses sim são os verdadeiros jogos grandes. O DQVIII comeu-me quase 100 horas. E dizem que o DQVII é ainda maior e que numa primeira playthrough podes demorar umas 120 horas na boa. E o que vicia mesmo neles nem é o tempo de história mas sim o resto. Side-quests, minigames, grinding, ir de dungeon para dungeon, morrer, etc. Há pessoal que no FFX deve ter passado umas 40 horas só no Blitzball.

    Depois há jogos que são grandes mais pela variedade de coisas que se pode fazer neles do que pela história propriamente dita. Jogos sem princípio, meio e fim propriamente dito tipo CIV, EU, Total War, Animal Crossing, Football Manager, etc. Isto são jogos que uma pessoa não precisa de jogar diariamente para não perder o fio à meada como num RPG em que a história é importante. Eu cheguei a quase 300 horas no Animal Crossing New Leaf sem o jogar todos os dias mas sim um bocadinho aqui e acolá. Em média jogava-o praí 20-25 minutos por sessão praí.

    Depois para não falar de jogos como o Mario Kart, o Street Fighter, etc. que são jogos relativamente pequenos a nível de single player mas se uma pessoa gostar mesmo de os jogar online enterra várias horas neles.
     

Partilhar esta Página

  1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies.
    Remover anúncio