Em que geração surgiram os jogos ditos adultos

Discussão em 'Mundo dos Jogos' iniciada por G.E.R.M.A.N., 3 de Janeiro de 2009.

  1. RedNimik Life Mushroom
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    RedNimik
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    A Sony trouxe o mercade que hoje conhecemos. E FMV na N64 nunca vi por causa dos cartuchos terem pouca memória.
     
  2. Rony G Golden Mushroom
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    Rony G
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    os jogos da square fugiram todos da N64 devido aos cartuchos... -.-' foi por isso que a square abandonou a ninty e aliou-se à sony... (relação que se começa a deteriorar nesta geração...)
     
  3. Zetsu Spring Mushroom
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    Zetsu
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    Por acaso dava para por na N64, no Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero por exemplo, mas era uma qualidade tão má que certos jogos retiraram as sequências em FMV e puseram imagens paradas, lembro-me agora do primeiro SpiderMan da PS que na N64 não tinha FMV`s.

    No entanto a Capcom conseguiu meter 1300 MB do RE2 num cartucho de 512 MB da N64 e o mais incrível foi ainda terem adicionado novas coisas ao jogo, os tempos de loading desapareceram graças ao cartucho e os gráficos ficaram muito melhores graças à expansão de memoria da N64.

    Era possivél, necessitava era de algum trabalho.
     
  4. Yggdrasil Redactor
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    Yggdrasil
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    [quote author=Deus ex-Machina link=topic=3638.msg90672#msg90672 date=1231022257]
    Eu vi o desenvolvimento da indústria e posso dizer que essa história da Sony ter trazido jogos "adultos" é uma valente treta. Jogos "adultos" sempre existiram desde o inicio da indústria.
    Mas afinal o que é um jogo "adulto"? É, pelo menos a meu ver, um jogo que, pela complexidade da sua história/enredo não consegue ser apreciado na sua totalidade a 100% pelos mais novos.
    Ora, jogos desse género, sempre houveram - RPGs, claro!
    Verdade seja dita, gráficos 16bit não ajudavam muito a dar aspecto adulto, mas a sua essência era essa. É claro que com o desenvolver da tecnologia, começámos a ver jogos de carros simplesmente fantásticos e com grandes gráficos - por isso confirmo que isso também ajudou a criar o conceito de jogos para adultos.[/quote]

    Realcei o que considero ser o mais importante - eu faço sempre uma distinção pessoal entre "jogos adultos" e "jogos para adultos". Por "jogos adultos", entendo o mesmo que o Deus ex - ou seja, títulos com um grau de complexidade inacessível a crianças; podem não ter nenhum conteúdo impróprio para miúdos, mas dificilmente por eles podem ser apreciados, é o caso não só de bastantes RPGs mas também de imensos jogos de estratégia. Eu aqui gostava de referir que no mercado dos jogos para PC sempre houve uma margem maior para jogos orientados para um nível de maturidade acima da generalidade dos jogos de consolas - como já referi, os jogos de estratégia que muitos deles são virtualmente inacessíveis para crianças abaixo dos 14 anos e os simuladores de voo, por exemplo; jogos que são menos focados nas personagens e mais nos princípios e conceitos, enquanto que nas consolas e imensa maioria dos jogos é perfeitamente acessível à maior parte das crianças.

    Por "jogos para adultos", entendo jogos com conteúdos susceptíveis de serem impróprios para crianças - ou seja, níveis exagerados de violência ou conteúdos sexuais óbvios. O jogo nem precisa de ser complexo, pode ser um título extremamente simples que qualquer criança consiga jogar, mas os seus conteúdos não são indicados para serem absorvidos pelos mais novos. Neste caso, de jogos indicados para pessoas mais velhas, o seu desenvolvimento anda a passo com o desenvolvimento da tecnologia e só no final dos anos 80 é que começámos a ver um crescimento dos níveis de violência explícita nos jogos de vídeo que culminou em 1993 com a chegada de Mortal Kombat à Mega Drive e SNES [e o infeliz episódio protagonizado pela NoA que apenas autorizou uma versão censurada do jogo] e de Night Trap à Mega CD e que levou à criação do sistema de classificação da ESRB.
     
  5. silver_ryder Bee Mushroom
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    silver_ryder
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    Tudo isso era sinónimo de custos, aliado ao cartucho, meia volta apareciam jogos a de 18contos (Turok) e 17contos (goldeneye).
    Já o FMV, nunca via na N64, não confundam isso com animações poligonais!
    Mas a verdade é que o FMV foi outra estocada na N64, pois muita gente basta esses vídeos para dizer que os gráficos do Mrio64, etc, não eram nada comprado com os jogos psx.
     
  6. Yggdrasil Redactor
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    Yggdrasil
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    Uma coisa estrondosa nos jogos de Saturn e PS1 era o contraste brutal entre as intros e sequências FMV e as imagens do jogo propriamente dito...aqueles gráficos que utilizavam seis ou sete polígonos para criar um rosto humano não me deixaram nostalgia nenhuma...

    [​IMG]
     
  7. Saikyou Mega Mushroom
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    Saikyou
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    O Resident Evil 2 para a Nintendo 64 tinha todos os FMV da versão PSX. Por alguma razão foi um dos maiores, senão o maior cartucho para a Nintendo 64. Não víamos em mais jogos porque os custos eram grandes.

    Mas a ideia que quis transmitir é que a Sony, a respeito da tal suposta revolução, não trouxe nenhuma revolução, visto que tudo isso era possivel numa N64 ou Saturn. O que a Sony trouxe foi o mesmo que as outras, uma consola onde isso seria possivel de ver. Foi visto primeiro na PSX certo, mas foi porque a Square o lançou lá, e não a Sony. Esses mesmos FMV do FF7 corriam tanto na Saturn como na N64. E nesse aspecto, a Sega foi a primeira a lançar uma consola onde FMV era possivel.

    Já agora, alguma vez viram a intro do Super Mario RPG para a SNES? Logo na parte inicial onde a Princesa é raptada, aquilo não poderá ser considerado como um pequenino cheirinho de FMV da Square? Ou será um vídeo com o motor gráfico do jogo? :hmm:

    [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=AGQLFSnAeZQ&feature=channel_page[/youtube]​
     
  8. Yggdrasil Redactor
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    Yggdrasil
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    Não o consideraria como FMV mas quem sou eu para opinar em questões técnicas...a intro do Sonic 3D na Mega Drive é FMV?
     
  9. Rony G Golden Mushroom
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    Rony G
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    agora é que eu estou a ver...

    :grr: então e os intervalos do NBA JAM??? tá bem que eram só 3 ou 4 segundos numa janelinha... mas era FMV!!! :hero:
     
  10. neveda Redactor Chefe
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    neveda
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    acho que sim

    [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=2fKeZNr0uzw&feature=related[/youtube]​
     
  11. Saikyou Mega Mushroom
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    Saikyou
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    Visto pelo vídeo do neveda também sou da opinião que o é.

    Muito poderosas a nossa geração 16 bits. :yes:
     
  12. Rony G Golden Mushroom
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    Rony G
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    Vejam o video a partir do minuto 7 e 50 segundos...

    [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=_K5BgYsu3cc[/youtube]

    primeiro FMV na megadrive!!! (que eu tenha conhecimento!!!)
     
  13. neveda Redactor Chefe
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    neveda
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    numa rápida pesquisa pelo youtube:

    [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=4Cre1fAKHmU&feature=related[/youtube]​

    aqui podem vir uma intro em fmv rudimentar
     
  14. Zetsu Spring Mushroom
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    Zetsu
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    O do SuperMario não me parece FMV, visto que os FMV são vídeo integrados à parte completamente separados do jogo, e esse parece bem o motor do jogo.
    Agora o Sonic 3D e o NBA sim são FMV.
     
  15. Saikyou Mega Mushroom
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    Melhor ainda, mostra o poder da minha querida SNES. :yes:
     
  16. Unnamed Golden Coin
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    Unnamed
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    Falou-se aqui do FFVII e os seguintes jogos para a Playstation serem adultos. Serei eu o único a achar que a maior parte dos FF da PS são jogos para adolescentes? E que os da Snes são mais "maduros".
     
  17. jm1.jonas 1-Up Mushroom
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    jm1.jonas
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    Nevedam que nostalgia ouvir esse grito! eu joguei esse jogo TANTA vez! era o jogo do meu primo que eu mais gostava, esse o Toy story (idade... eu adorava ver filmes da Disney e etc) e o Comix Zone!
     
  18. _voke_ Bee Mushroom
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    Última edição: 27 de Março de 2019
  19. Rony G Golden Mushroom
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    Rony G
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    quer dizer que o breath of fire 2, o chrono trigger e o secret of mana não tinham enredo elaborado?? -.-'

    quanto ao enredo dos dois jogos que mencionaste... um foi inspirado em filmes dos anos 80... de original não tem nada... RE e o outro é uma versão feminina do indiana jones... indiana jones que desde o spectrum que tem jogos semelhantes de resolução de problemas!!!
     
  20. _voke_ Bee Mushroom
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    _voke_
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    Última edição: 27 de Março de 2019

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