Em que geração surgiram os jogos ditos adultos

Discussão em 'Mundo dos Jogos' iniciada por G.E.R.M.A.N., 3 de Janeiro de 2009.

  1. jabun Colaborador
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    jabun
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    Sorry o brutal desenterranço, mas estava a pensar em abrir um tópico para discutir este tema, e como encontrei este ...

    O que é um jogo adulto? Para mim são aqueles cuja complexidade (nomeadamente do enredo) faz com que o jogo não possa ser devidamente apreciado por crianças. Muitos confundem jogos adultos com jogos para adultos, sendo estes últimos aqueles cujo conteúdo (violência, cariz sexual, etc) faz com que o jogo seja classificado para maiores de 18. Para muitos um jogo tem de ter violência e toneladas de sangue e tiros para ser para adultos. Um disparate completo. Aliás, o que não faltam são crianças e adolescentes viciados em COD "porque se sentem buéda grandes e viris".

    Mas respondendo à questão do tópico, os jogos ditos adultos já existem desde os primórdios da indústria, não apareceram com a PS1. O que a Sony conseguiu com a sua PS1, e com todo o mérito, foi desmistificar a ideia de que os videojogos eram para crianças ou para jovens e adultos cheios de acne, óculos fundo de garrafa e sem amigos e namorada. A Sony, através de marketing agressivo e inteligente conseguiu contrariar essa ideia e mudar um pouco algumas mentalidades retrogadas, ajudando, por isso, no processo de maturidade desta forma de entretenimento
     
  2. G.E.R.M.A.N. Mega Mushroom
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    G.E.R.M.A.N.
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    O que tu foste desenterrar xD E concordo a 100% com o teu post.
     
  3. osvelhostempos Normal Mushroom
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    osvelhostempos
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    Bem, isto foi mesmo desenterrado!

    :lol:

    O Jabun disse tudo. Acrescento só duas coisas importantes para compreender de onde vem o foco da Sony no público mais adulto. A primeira é que este era o mercado que o departamento de marketing da empresa conhecia melhor, ou seja, sabia falar com eles. Êxitos como Walkman, Discman, Televisores, Aparelhagens, Handycam... A Sony sabia estruturar-se junto dessa audiência.

    A segunda coisa importante é que o mercado dito "adulto" era o único que não estava muito explorado. Quando a Nintendo reconquistou o mercado norte americano, focou-se nas crianças por uma simples razão. Era o público que não tinha uma opinião negativa dos jogos. Devido ao Crash USA, ninguém queria saber dos jogos. Por isso focaram-se aí. Depois vem a Sega, que se foca nos adolescentes, precisamente porque sabiam que a Nintendo tinha capturado o imaginário infantil e ali era mais dificil haver conquista de mercado. Finalmente chega a Sony, que nota que tanto o infantil como o adolescente estava tomado, por isso focou-se na última faixa etária restante - o adulto. Mas, claro que depois do cavalo de troia ter conquistado espaço, também tiveram os seus jogos infantis e adolescentes.
     
  4. jabun Colaborador
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    jabun
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    Uma boa perspetiva essa. Lembro-me de ver num documentário sobre a PlayStation um dos bosses lá do sitio (penso ter sido o Phil Harrison?) a dizer que o seu objetivo era fazer jogos para a faixa etária dos 19 anos. Porque? Porque era o número mágico: toda a gente queria ter essa idade. Os miudos querem parecer crescidos e comprar jogos que os façam parecer como tal, enquanto os adultos querem voltar a ter os seus 19 anos.
     
  5. osvelhostempos Normal Mushroom
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    osvelhostempos
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    Também vi esse documentário. Acho que era um daqueles da G4. Há uma série de livros que explicam a estratégia de marketing da Sony. É fascinante ver como eles se mexeram no mercado.
     
  6. jabun Colaborador
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    jabun
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    Sem dúvida! E para quem, como eu, estudou marketing, é apaixonante ver a estratégia da Sony com a sua PlayStation
     
  7. bretes Mini Mushroom
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    bretes
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    Sim, foi uma boa estratégia, mas gradual.
    Na altura, os jogos adultos, e não me estou a referir só a Doom, Quake e mais um sem fim de FPS, mas de aventuras como Alone in the Dark, estratégia como World of Warcraft, só para dar um exemplo.

    Nos anos noventa foi o boom dos jogos adultos, mas o mercado era do PC (pelo menos para os maiores de 19 anos). Era um abuso, tinha um amigo meu que recebia dos states dezenas de jogos novos por mês.
    Então quando foi lançada a Vodoo pela 3dfx (ainda cheguei a comprar uma Voodo 2), foi a loucura.

    Não estou a menosprezar a Playstation de maneira alguma, claro que se saiu bem (até comprei uma Playstation PAL no lançamento para mim, já antes tinha acesso às playstations japonesas), mas muita malta ainda andava naquela fase do Amiga, etc.
    De qualquer forma, apesar da adesão gradual à Playstation, nos anos 90, o mercado dos jogos adultos era PC.
    Falo por mim, e pela experiência que tive cá em Portugal. É a minha opinião, foi a leitura que tive na altura como distribuidor e como consumidor, não me estou a basear em nenhum estudo de mercado em particular.

    A grande jogada da Sony foi apanhar o melhor dos dois lados. Por um lado, do mercado do PC, por outro, o mercado da Nintendo e Sega, ficando a Playstation com um catálogo bastante diversificado e equilibrado devido à excelente leitura que fez do mercado dos videojogos.

    E outra jogada de mestre foi depois a inclusão do leitor de DVD na PS 2 aquando do boom do mercado dos DVDs de filmes. Tentaram a mesma jogada com a PS 3, mas aí já não correu tão bem.
    Mas isso já é outra história.
     
  8. _voke_ Bee Mushroom
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    _voke_
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  9. bretes Mini Mushroom
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    bretes
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    Sim, ler muitas revistas da especialidade, por acaso foi numa revista da especialidade que encontrámos o representante da Atari Lynx na Europa.

    Net? nah, só mesmo através de telefone e fax.
     
  10. osvelhostempos Normal Mushroom
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    osvelhostempos
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    Uff. Grande esforço, mas, desconfio que valia a pena :)
     
  11. silver_ryder Bee Mushroom
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    silver_ryder
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    Muita revista importada eu comprei. hehehe

    Inicialmente a mítica "Hobby Consolas", quando dominava o Inglês era a Edge (no tempo em que ainda tinha qualidade) e outra que já não me recordo.

    À conclusão que nessa revistas apreciam contactos e catálogos de importação, no meu caso usava uma loja espanhola bastante conhecida, não me recordo qual, muito anime, Neo Geo e alguns jogos Mega Drive importados. :-)

    Não te querendo chamar velho, mas tu já estavas noutro patamar. lol
     
  12. _voke_ Bee Mushroom
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  13. bretes Mini Mushroom
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    bretes
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    [quote author=silver_ryder link=topic=3638.msg792209#msg792209 date=1383078932]
    Inicialmente a mítica "Hobby Consolas", quando dominava o Inglês era a Edge (no tempo em que ainda tinha qualidade) e outra que já não me recordo.

    À conclusão que nessa revistas apreciam contactos e catálogos de importação, no meu caso usava uma loja espanhola bastante conhecida, não me recordo qual, muito anime, Neo Geo e alguns jogos Mega Drive importados. :-)
    [/quote]

    Sim, a Hobby Consolas, também lembro-me da Super Juegos.
    Realmente eram mais "acessíveis", as revistas UK eram bastante mais caras.

    [quote author=_voke_ link=topic=3638.msg792243#msg792243 date=1383090188]
    Só perguntei porque lembro-me de ter comprado uma action figure da kaiyodo.O sachiel do evangelion isto em 2002 e demorou tipo 1 mês a chegar cá,foi a primeira coisa que comprei online que foi importada.Por isso antes,nos anos 90 devia ser 30x pior daí a curiosidade.Era igual a este,depois até me fartei e vendi-o.
    [/quote]

    Não, na altura lidávamos com as distribuidoras practicamente da mesma mesma maneira do que se faz hoje em dia, por fax (normalmente e-mail, hoje em dia) ou telefone.
    E com outra experiência relativamente recente, posso afirmar que para pequenas ou médias empresas sem grandes recursos, agora até é mais complicado e demorado.
     
  14. silver_ryder Bee Mushroom
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    silver_ryder
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    _voke_@ Exactamente vinha na Hobby...
     

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