1. Juntem-se ao servidor de Discord do FNintendo. Juntem-se aqui.

Snes Final Fantasy VI

Discussão em 'Jogos' iniciada por jabun, 2 de Julho de 2011.

  1. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.636
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    [​IMG]

    [​IMG]

    Muito resumindamente, Final Fantasy VI (FFVI) é, sem dúvida, um dos melhores RPGs de todos os tempos e dos melhores jogos para a Super Nintendo: a historia é fenomenal, os personagens tem todos um enorme carisma (adoro o Kefka...) e o grafismo leva a 16 bits da Nintendo até ao limite. Um titulo imperdível e que ainda hoje é reconhecido com sendo uma das obras de arte desta indústria.

    Final Fantasy VI foi lançado em 1994 pela Squaresoft, tendo sido o último jogo da série lançado numa consola Nintendo até 2003, ano em foi lançado Final Fantasy Crystal Chronicles na Game Cube.
    Nos EUA, FFVI foi o terceiro FF a chegar ao continente, sendo assim retitulado e divulgado como Final Fantasy III. Apenas quando FFVII foi lançado é que a numeração no continente americano adotou a numeração original japonesa. Infelizmente, diversas alterações foram feitas pela Nintendo of America, especialmente para remover referências religiosas e nudez, assim como tornar alguns diálogos mais leves.
    [​IMG]
    Nos EUA o jogo foi lançado como FF III. Vale bem a pena comprar a versão original do jogo

    Pela primeira vez na serie, o jogo passa a mostrar um lado mais tecnológico do que medieval (sendo o ambiente medieval apenas retomado no também excelente nono capitulo da saga). O jogo apresenta 14 personagens jogáveis (recorde na série) e traz assuntos sérios e polémicos como a morte e o suicídio. Este cariz mais adulto levou a muita gente olhasse para o jogo de forma diferente, afinal de contas, em 1994 os videojogos eram olhados como sendo um meio de entretenimento para crianças e adolescentes, não sendo costume haver enredos que abordassem temas mais delicados. Final Fantasy VI arriscou e ficou na história por isso.


    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]

    O enredo é focado no conflito entre um Império maligno e criaturas mágicas, as Espers. Mil anos antes do início do jogo, houve uma guerra, na qual três deusas tornaram os humanos seres mágicos chamados Espers. No fim da guerra, vendo as grandes diferenças, os Espers fecham-se num mundo próprio, isolando-se completamente do mundo dos homens. Com isso, a magia é abolida do mundo e a humanidade tem necessidade de se desenvolver tecnologicamente para conseguir dar respostas às necessidades existentes.

    [​IMG]

    Surge, no entanto, um Império liderado pelo Imperador Gestahl e seus generais - Kefka Pallazzo, Celes Chere e Leo Cristophe - que tem como objetivo ressuscitar a magia, extraindo o poder dos Espers. Numa tentativa de invadir o mundo selado dos Espers, Gestahl encontra Terra, uma rapariga filha de uma humana e de um Esper, com a capacidade de usar a magia. Ele cria-a no seio do Império, escravizando-a para lutar na sua legião.

    [​IMG]

    Numa missão, Terra consegue, com a ajuda de Locke, escapar do domínio do Império, e une-se a uma fação rebelde, Returners, que querem destronar o poder estabelecido. Ao longo das suas lutas, este grupo testemunha inúmeras atrocidades cometidas por Kefka, general do Império, e conseguem aliados entre as vítimas dos seus crimes (entre eles a ex-general Celes, uma das melhores personagens do jogo).

    Após atacarem Espers na cidade de Thamasa, o mundo dos Espers passa a flutuar - e no Continente Flutuante, Kefka trai Gestahl, e usa o poder das três estátuas das deusas da magia para reconstruir o mundo à sua imagem, conseguindo poderes divinos. Cabe aos heróis do jogo conseguir reconstruir um mundo em ruínas e destronar Kefka, com o jogador a vaguear por um mundo totalmente destruído e sem vida, passando por localizações outrora belas e verdejantes, com o próprio jogador a ganhar raiva a Kefka pelas suas ações, "transformado-se" em mais um Returner, querendo voltar a dar vida ao excelente mundo que a Squaresoft construiu para FFVI.

    [​IMG]

    As batalhas recorrem ao famosos sistema característico da série, o Active Time Battle, no qual todos os envolvidos esperam um tempo para atacar (o jogador tem barrinhas demonstrando o tempo).
    Ao contrário de outros jogos do género, pode-se escolher a personagem que queremos para aparecer no ecrã, pois o jogo não tem propriamente um personagem principal, mas sim vários, pelo que se torna natural a Square deixar ao critério do jogador a possibilidade de controlar a personagem que desejar.
    Os grupos têm 4 personagens, que podem ser substituídos em vários pontos. Os personagens, ao atacar com baixa saúde, podem utilizar Limit Break, técnicas únicas e poderosas, muito mais úteis do que um ataque normal.
    Embora ao inicio apenas duas personagens posam utilizar magia, a maior parte deles pode aprender através dos Magicite, restos mortais de Espers.

    [​IMG]

    Graficamente FFVI é simplesmente genial, aproveitando ao máximo a tecnologia que a SNES oferecia, tendo sido mesmo o primeiro jogo a utilizar 256 cores em simultâneo na consola, inovando na forma como as animações eram feitas, ao conseguir que os aglomerados de pixeis a que se chamava personagens manifestassem emoções, expressões e sentimentos, piscando os olhos, apontando o dedo em sinal de aprovação ou baixando a cabeça. FFVI foi pioneiro na forma de transmitir emoções ao jogador.

    O jogo faz bastante uso dos gráficos Mode 7 da Super NES, que dão aos jogadores uma perspetiva de jogo a três dimensões, em vez das duas dimensões reais.

    [​IMG]
    [​IMG]

    A OST, como era apanágio da Square, é absolutamente fantástica, sendo de destacar o sublime epílogo de 20 minutos que Uematsu criou. Ainda hoje, FFVI é dos jogos que tem uma melhor OST, sendo um exemplo a seguir, onde se destaca a magnifica cena da Opera, que ainda hoje é recordada por jogadores de todo o mundo. E tudo isto foi conseguido numa Super Nintendo, de apenas 16 Bits, sem recorrer à tecnologia CD. Nobuo Uematsu já tinha demonstrado antes toda a sua qualidade, mas o seu trabalho em FFVI é digno de um génio.

    Quem jogou FFVI certamente se lembra disto

    [​IMG]

    Este é um dos meus temas favoritos de sempre dos videojogos:

    [​IMG]

    Final Fantasy VI foi um sucesso junto da crítica, que não poupou elogios à obra da Square, classificando-a como um dos melhores RPGs de sempre e como sendo um passo em frente no que a este género diz respeito, ao optar por uma abordagem mais adulta da condição humana. Final Fantasy VI foi também um autêntico sucesso comercial, ao vender 3,42 milhões de cópias, das quais 2,55 milhões no Japão, e cerca de 610 mil nos EUA. Claro que estes números poderiam ter sido ainda maiores, se a Squaresoft tivesse lançado uma versão PAL do jogo.

    Essa versão PAL chegou anos mais tarde, sob a forma de uma versão PS1 e GBA, pelo que não há desculpa para os europeus não deitarem a mão a um dos jogos mais brilhantes de sempre.

    [​IMG]

    FFVI é intemporal. É um dos jogos mais marcantes da sua geração, e um dos RPGs mais adorados pelo mundo fora. Levou a Super Nintendo ao limite e tem cenas que perduram no imaginário colectivo até aos dias de hoje, conseguindo ombrear com o cinema, no que a transmitir emoções e sentimentos diz respeito e tocar em assuntos delicados, demonstrando que, em 1994, os videojogos não eram apenas para crianças, como se fazia questão de propagandear. E tudo isto com apenas 16 Bits. Parabens Squaresoft.

    Adorava que a Square desse a este jogo o mesmo tratamento que deu a FFIII e FFIV, fazendo um remake "como deve ser" para a 3DS! :yes:

    Também disponível para: PlayStation, Game Boy Advance

    [​IMG]
     
    Última edição: 29 de Setembro de 2018
  2. Ricky 1-Up Mushroom
    aa

    Ricky
    Mensagens:
    1.071
    Épico. Épico. Épico. Estou a atrasar este jogo por isso mesmo, à espera de algum remake, ou assim - e porque ainda tenho outros FF para acabar (estou agora a jogar o XII e o CC).
     
  3. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.636
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Eu não adiava mais Ricky, para mim FFVI e FFVII são os dois melhores FFs, por isso não vale a pena andares a "perder" tempo com o XII ou o CC que, pelo menos para mim, não são nada de especial
     
  4. woodstock Boo Mushroom
    aa

    woodstock
    Mensagens:
    6.099
    ---
     
    Última edição: 6 de Março de 2019
  5. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.636
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    E também há para PSX e para o GBA. Desculpas para não jogar este clássico há poucas :hero:
     
  6. Ricky 1-Up Mushroom
    aa

    Ricky
    Mensagens:
    1.071
    Queria jogá-lo no meu GB Micro. Para isso, tenho que estar mais livre em termos de jogos e ver se o encontro barato no ebay (verdadeiro, de preferência), ou assim.
     
  7. Deus ex-Machina Mega Mushroom
    aa

    Deus ex-Machina
    Mensagens:
    12.742
    A ver se um dia dou uma oportunidade nisto. Nunca joguei...
     
  8. One-Winged_Angel Spring Mushroom
    aa

    One-Winged_Angel
    Mensagens:
    9.564
    Fazes mal. Quem diz que o FFVII é o melhor FF de sempre, é porque nunca jogou este. E o sr Kefka ensina ao Sephirot uma liçãozinha ou duas sobre destruir o mundo :lol:
     
  9. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.636
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    O Kefka é dos vilões mais bem construindo que já vi num jogo. Brutal :yes:

    Mas os restantes personagens não ficam atrás, Terra, Locke, Celes... :please:
     
  10. iKE Mega Mushroom
    aa

    iKE
    Mensagens:
    14.692
    O melhor do Kefka eram os seus monólogos. Davam carisma e um toque cómico à personagem. Não obstante dos actos vis que se seguiam, era difícil não se gostar daquele fdp. :p

    O Ultros fazia a mesma coisa, mas era uma espécie de vilão falhado. Tinha maus planos que acabavam sempre mal para ele. Embora tenha limpado umas quantas vezes o chão comigo. Julgo que o truque para o vencer era utilizar feitiços de fogo não é? Eu era um Pokémon-tard na altura, para mim fogo não vencia água.
     
  11. Dragon_Ball_Z Boo Mushroom
    aa

    Dragon_Ball_Z
    Mensagens:
    5.403
    Já tive este FF na PS1 e joguei muito nele, infelizmente emprestei o e fiquei sem ele -.-'
    Nunca mais vi o gajo.

    Para mim é o 3º melhor FF.
     
  12. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.636
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Nem mais! É daqueles inimigos que é mau só porque sim, nada de problemas na infância ou carências afectivas. Lembro-me agora quando
    ele resolveu matar uma aldeia inteira, pondo veneno na água
    .


    Este riso é qualquer coisa :hmm:
     
    Última edição: 19 de Janeiro de 2015
  13. One-Winged_Angel Spring Mushroom
    aa

    One-Winged_Angel
    Mensagens:
    9.564
    As quotes dele são awesomes, desde o " There's a reason why oppose rhymes with dispose" até ao " I hate hate hate hate hate hate hate hate hate you" passando pelo "You son of a submariner"(que não aparece na versão advance :C)
     
  14. Nosferato Spring Mushroom
    aa

    Nosferato
    Mensagens:
    9.799
    NN ID:
    Nosferato
    Switch FC:
    5746-6701-2799
    Comecei hoje a jogar ;)
     
  15. Saikyou Mega Mushroom
    aa

    Saikyou
    Mensagens:
    14.258
    NN ID:
    Saikyou
    Nunca é tarde para se jogar o melhor Final Fantasy.
     
  16. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.636
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Estás a jogar em que plataforma Nosferato? Estás a jogar um dos meus jogos favoritos de todos os tempos :yes:, vais ver que vais adorar!
     
  17. Nosferato Spring Mushroom
    aa

    Nosferato
    Mensagens:
    9.799
    NN ID:
    Nosferato
    Switch FC:
    5746-6701-2799
    Para super Nintendo ;)
    Vou andar a jogar nas calmas, ando tambem a jogar o baten kaitos que estou a gostar bastante tambem
     
  18. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.636
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Também o joguei na minha SNES e é uma experiência incrivel :please:, nada de andares a jogar isso à pressa, porque é um crime, FFVI é para apreciar, não para jogar desalmadamente.

    Vais em que parte?
     
  19. Nosferato Spring Mushroom
    aa

    Nosferato
    Mensagens:
    9.799
    NN ID:
    Nosferato
    Switch FC:
    5746-6701-2799
    Cheguei ao castelo.

    Eu vou jogar lentamente sim, ainda por cima agora vou começar a trabalhar novamente(ferias acabaram) tenho de conciliar o baten kaitos com o ff6.

    O mais certo é deixar o ff6 mais para tras.
     
  20. Nosferato Spring Mushroom
    aa

    Nosferato
    Mensagens:
    9.799
    NN ID:
    Nosferato
    Switch FC:
    5746-6701-2799
    Acabei de passar a cena do comboio das almas.

    Até agora está muito porreiro, tou a gostar ;)
     

Partilhar esta Página

  1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies.
    Remover anúncio