1. Juntem-se ao servidor de Discord do FNintendo. Juntem-se aqui.

Playstation 2 Final Fantasy X

Discussão em 'Outras plataformas' iniciada por jabun, 18 de Agosto de 2012.

  1. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.671
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    [​IMG]

    Final Fantasy X (FFX) é o décimo título de uma das mais famosas e importantes séries do mundo dos videojogos, tendo sido o primeiro a ser desenvolvido para a Playstation 2, marcando a transição completa dos cenários pré-renderizados para áreas completamente tridimensionais, e também é o primeiro a possuir voice acting e animações faciais.

    O desenvolvimento de Final Fantasy X começou em 1999, com uma equipa com mais de 100 pessoas, sendo produzido simultaneamente com Final Fantasy IX. Uma das maiores preocupações da equipa era a qualidade do enredo, assim, coube ao escritor Kazushige Nojima a responsabilidade de estabelecer uma ligação no relacionamento entre o jogador e o personagem principal. Assim, a história foi escrita de forma a que os jogadores tomassem conhecimento do mundo a da história ao mesmo tempo de Tidus, criando-se assim um elo de ligação. Inicialmente, a história teria uma temática negra e sombria, contando a história de um jovem às portas da morte, cujo único objetivo era regressar a casa, para que pudesse fazer as pazes com o pai e morrer em paz ao pé da sua família. No entanto, a Squaresoft achou que a temática era demasiado séria, deprimente e adulta para um jogo Final Fantasy, dando ordens para que o enredo tivesse alterações profundas.

    [​IMG]
    [​IMG]

    O enredo desenvolve-se no mundo ficticio de Spira e centra-se num grupo de aventureiros, que tem como missão derrotar Sin, um monstro errante com um força sobrenatural.

    Spira é grande superfície dividida em três subcontinentes, rodeada de pequenas ilhas tropicais. Possui diversos climas, desde as ilhas tropicais Besaid e Kilika, a região temperada Mi'ihen e a frígida Macalania e o MT. Gagazet. Embora seja predominantemente habitado por seres humanos, Spira tem uma grande variedade de raças, como os Al Bhed, os Guado, os leões Ronso ou o anfibio Hypello. Para a criação de Spira, os produtores inspiraram-se no sudeste da Ásia, sobretudo no que diz respeito à vegetação, topografia e arquitetura, afastando-se assim dos cenários medievais ou futuristas que marcaram as entregas anteriores da série.

    [​IMG]

    O jogo conta a história de Tidus, estrela da equipa de Blitzball, Zanarkand Abes. Durante um jogo, Tidus é sugado por uma entidade misteriosa e acorda no mar, descobrindo que viajou 1000 anos no futuro, e que quem o atacou foi uma criatura que atormenta Spira: Sin. A partir daqui, Tidus parte numa viagem para voltar para casa, encontrando a Summoner Yuna, filha do High Summoner Braska. Tidus descobre que seu pai, Jecht, um dia foi guardião de Braska e, como esta era a única pista que tinha sobre onde estava, decide seguir Yuna e seus guardiões, sendo-lhe apresentado a religião de maior número de seguidores em Spira: o Templo de Yevon.

    A peregrinação de Yuna é cheia de perigos, principalmente pelo facto de Seymour Guado tentar aproveitar-se dela para atingir os seus próprios objetivos. Mas o grupo consegue superar as dificuldades e chegar a Zanarkand, a cidade que fora o lar de Tidus há mil anos.


    [​IMG]

    Uma das alterações do jogo em relação aos anteriores foi o sistema de combate, que finalmente levou à remoção do famoso sistema Active Time Battle (ATB), utilizado desde Final Fantasy IV, que foi substituido pelo Condicional Vire-Based Battle (CTB), mais rápido e dinâmico, e que interrompe a batalha durante cada turno do jogador, permitindo seleccionar uma ação sem pressão. Inicialmente, o objetivo seria ter os inimigos visiveis no ecrã, acabando assim com os rondom encouters, mas devido às limitações de hardware e do sistema, essas idéias tiveram de ficar na gaveta até Final Fantasy XII. O jogador pode controlar até três personagens na batalha, apesar de haver um sistema que permite o jogador trocar de personagens a qualquer momento. Os famosos "Limit Breaks" reaparecem no Final Fantasy X, rebatizados como "Overdrives".

    [​IMG]


    FFX introduz também uma revisão no sistema de Invocações de Summons (que neste jogo se chamam Aeons), pois nos Final Fantasy's anteriores, o jogador convocava uma criatura que realizava apenas uma única ação e. de seguida ia embora, mas em FFX quando "Aeons" são convocados, substituem totalmente os personagens do grupo durante as batalhas, sendo controlados pelo jogador, lutando no seu lugar até que o inimigo tenha sido morto ou o Aeon tenha sido derrotado. Os Aeons têm as suas próprias estatísticas, comandos especiais, ataques, feitiços, e Overdrives. O jogador adquire um mínimo de cinco Aeons ao longo do jogo, mas outros três Aeons adicionais podem ser obtidos através da conclusão de várias side-quests. Nunca deu tanto gozo e prazer utilizar Summons como em FFX!

    [​IMG]
    [​IMG]

    O sistema de evolução das personagens também foi alvo de uma lavagem por parte da Square, como a criação de um novo sistema chamado "Sphere Grid". Em vez de ganhar pontos de experiência, que fazem as personagens subir de nível, cada personagem ganha uma "Sphere level", após recolher uma capacidade suficiente de pontos de habilidades(AP). As Sphere level permitem que os jogadores possam se deslocar na Sphere Grid, uma especie de tabuleiro, em que cada casa desbloqueia determinadas estatisticas e habilidades. Embora possa parecer estranho e até confuso ao início, a verdade é que este sistema revelou-se uma aposta ganha, até porque pode permitir aos jogadores personalizar totalmente as suas personagens. Por exemplo, Yuna, uma White Mage pode com as Sphere certas transformar-se numa personagem com grandes força física, enquanto Auron pode também aprender várias magias brancas.

    [​IMG]

    Final Fantasy X foi o primeiro jogo da série em que o compositor Nobuo Uematsu teve a assistência de Masashi Hamauzu e Junya Nakano na composição da OST, sendo esta, uma vez mais, de grande qualidade. O jogo apresenta três canções com elementos vocais, sendo de destacar a excelente balada "Suteki Da Ne".

    Depois de os três capitulos anteriores se terem estabelecido como dos titulos mais importantes na PlayStation 1, era com naturalidade que a estreia da série na nova consola da Sony fosse ansiada com grandes espetativas. E o jogo não desiludiu. Final Fantasy X foi bem recebido pela imprensa especializada e pelos jogadores, vendendo cerca de 8 milhões de cópias, o que lhe valeu o titulo de terceiro jogos da série Final Fantasy mais vendido perdendo para o segundo lugar Final Fantasy VIII com mais de oito milhões de cópias e o primeiro lugar Final Fantasy VII com mais de nove milhões de cópias mundialmente.

    [​IMG]

    Devido ao seu sucesso comercial e de crítica, a Square Enix lançou, em 2003, uma sequela direta de Final Fantasy X, intitulado de Final Fantasy X-2, que se passava dois anos após a conclusão de Final Fantasy X, procurando resolver algumas pontas soltas deixadas pelo jogo original, assim como oferecer um final feliz para a história de Tidus e Yuna a quem completasse os 100% do jogo.

    Embora, para muitos, FFX não tenha alcançado o mesmo patamar qualitativo que alguns jogos anteriores da série, o jogo não deixa de ser um excelente titulo por mérito próprio e um dos melhores RPGs da sua geração, oferecendo aos jogadores uma boa história, bons personagens e muitas horas de jogo. Um clássico.​

    [​IMG]
    [​IMG]
     
    Última edição: 8 de Dezembro de 2017
  2. G.E.R.M.A.N. Mega Mushroom
    aa

    G.E.R.M.A.N.
    Mensagens:
    11.073
    Switch FC:
    3057-7639-9495
    Sei que há muito hate por este jogo, mas eu adoro, um excelente RPG e dos meus jogos preferidos para a PS2.

    Acho que te faltou falar dos gráficos jabun, para a altura em que o jogo saiu, eram qualquer coisa de extraordinário.
     
  3. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.671
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Sem dúvida, o grafismo na época era extraordinário, bem lembrado G.E.R.M.A.N.!

    Eu sou mais um dos que adorou o jogo. Foi o primeiro que comprei para a minha PS2, no Verão de 2003 e estive quase 200 horas de volta dele. Sou mais um dos que gostou mais da "trilogia" da PS1, mas FFX não deixa de ser um RPG com R grande.

    Qualquer dia tenho de voltar a pegar no jogo, já lá vão quase 10 anos e não me lembro de muita coisa
     
  4. Saikyou Mega Mushroom
    aa

    Saikyou
    Mensagens:
    14.258
    NN ID:
    Saikyou
    Uma coisa que notei no que joguei do jogo (não foram muitas horas, mas algumas) é que comparado aos anteriores é algo linear. Para mim não é nenhum ponto negativo, até porque odeio ficar perdido nos jogos.
     
  5. One-Winged_Angel Spring Mushroom
    aa

    One-Winged_Angel
    Mensagens:
    9.564
    Foi o meu primeiro FF, e joguei-o qnd saiu, e, apesar dos pontos menos bons, é excelente. Tou mortinho pelo remake HD
     
  6. G.E.R.M.A.N. Mega Mushroom
    aa

    G.E.R.M.A.N.
    Mensagens:
    11.073
    Switch FC:
    3057-7639-9495
    Sim, é bastante linear, mas eu gostei assim. Com tanta coisa pa fazer, se não fosse linear, nunca mais acabava aquilo x)
     
  7. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.671
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Eu neste FF adorei a forma como os Aeons são utilizados em combate, trnasformando-se numa personagem jogável. E também gostei bastante da Sphere Grid, ao inicio não achei muita piada, mas passado umas horas de jogo já achava a ideia genial.

    Não consegui foi gostar de jogar Blitzball.

    [quote author=One-Winged_Angel link=topic=20725.msg712108#msg712108 date=1345316123]
    Tou mortinho pelo remake HD
    [/quote]

    Também sou menino para o comprar, assim volto a joga-lo em HD. Isto sai quando?
     
  8. G.E.R.M.A.N. Mega Mushroom
    aa

    G.E.R.M.A.N.
    Mensagens:
    11.073
    Switch FC:
    3057-7639-9495
    Igualzinho a mim xD
     
  9. One-Winged_Angel Spring Mushroom
    aa

    One-Winged_Angel
    Mensagens:
    9.564
    Também sou menino para o comprar, assim volto a joga-lo em HD. Isto sai quando?
    [/quote]

    Nâo se sabe =<
     
  10. Nosferato Spring Mushroom
    aa

    Nosferato
    Mensagens:
    9.799
    NN ID:
    Nosferato
    Switch FC:
    5746-6701-2799
    Eu gostei bastante do Final X. Nunca entendi muito bem o hate a volta do jogo. Talvez porque o jogo é um pouco linear, mas a linearidade do jogo é agradável eu pelo menos gosto da maneira como o jogo foi feito. Já agora, tem uma excelente ost, boa historia, boa jogabilidade e claro, longevidade para umas boas dezenas de horas.
     
  11. G.E.R.M.A.N. Mega Mushroom
    aa

    G.E.R.M.A.N.
    Mensagens:
    11.073
    Switch FC:
    3057-7639-9495
    Eu acho que criticam mesmo pela história, mas whatever, eu gostei. E o final é :'c
     
  12. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.671
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    As principais críticas são à qualidade do enredo (demasiado telenovela para alguns) ou para a falta de carisma de Tidus, pelo menos comparativamente com Cloud, Squall ou Zidane.

    Mas digam o que disserem, a par do Persona 4 é o meu RPG favorito da consola. E é o último grande FF da Square :cry:
     
  13. G.E.R.M.A.N. Mega Mushroom
    aa

    G.E.R.M.A.N.
    Mensagens:
    11.073
    Switch FC:
    3057-7639-9495
    Sim, tirando os Personas também é capaz de ser o meu preferido da PS2 e logo a seguir o DQVIII.
     
  14. One-Winged_Angel Spring Mushroom
    aa

    One-Winged_Angel
    Mensagens:
    9.564
    Há mais SMTs além dos Persona, q, comparados com o Nocturne ou os DDS estâo em pé de igualdade
     
  15. G.E.R.M.A.N. Mega Mushroom
    aa

    G.E.R.M.A.N.
    Mensagens:
    11.073
    Switch FC:
    3057-7639-9495
    Pois há, eu é que nunca os joguei :p
     
  16. Dragon_Ball_Z Boo Mushroom
    aa

    Dragon_Ball_Z
    Mensagens:
    5.403
    :lol: ffx

    Pensava que já ninguem se lembrava desta bosta :lol:
     
  17. One-Winged_Angel Spring Mushroom
    aa

    One-Winged_Angel
    Mensagens:
    9.564
    Hás-de-me dizer onde é o teu caixote do lixo
     
  18. Nosferato Spring Mushroom
    aa

    Nosferato
    Mensagens:
    9.799
    NN ID:
    Nosferato
    Switch FC:
    5746-6701-2799
    [quote author=Dragon_Ball_Z link=topic=20725.msg712355#msg712355 date=1345405953]
    :lol: ffx

    Pensava que já ninguem se lembrava desta bosta :lol:
    [/quote]

    Foi dos últimos com qualidade suficiente para suportar o nome de Final Fantasy infelizmente... Agora sim podemos dar o nome que utilizaste na tua resposta aos que andam a sair.
     
  19. G.E.R.M.A.N. Mega Mushroom
    aa

    G.E.R.M.A.N.
    Mensagens:
    11.073
    Switch FC:
    3057-7639-9495
    O DBZ não percebe nada disto, ele é fanboy do XII :p
     
  20. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.671
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Análise Player nº24, Novembro 2001

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]
     
    Última edição pelo moderador: 11 de Janeiro de 2015

Partilhar esta Página

  1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies.
    Remover anúncio