1. Juntem-se ao servidor de Discord do FNintendo. Juntem-se aqui.

Playstation 2 Final Fantasy XII

Discussão em 'Outras plataformas' iniciada por Mr.Croft, 15 de Janeiro de 2013.

  1. Mr.Croft Normal Mushroom
    aa

    Mr.Croft
    Mensagens:
    544
    [​IMG]


    Final Fantasy XII foi lançado em 2006 para o Playstation 2. Apesar de ter sido aclamado pela crítica e um sucesso financeiro, o jogo atraiu a ira dos fãs mais hardcore da série. Então, por que Final Fantasy XII não tem o mesmo apoio dos fãs como outros jogos da série como Final Fantasy VII e Final Fantasy X? Vamos ver alguns dos factores que contribuíram para isto.

    Atrasos
    O desenvolvimento de Final Fantasy XII foi como uma estrada esburacada. Começou em 2001 e levou cinco anos para ser concluído. Sem mencionar que o produtor do jogo e diretor, Yasumi Matsuno (que fez o FF Tactics e o mundo de Ivalice), demitiu-se durante o desenvolvimento por problemas de saúde. Para piorar a situação, o Final Fantasy X, foi lançado em 2001. Os Fãs hardcore, portanto, tiveram de esperar impacientemente por cinco longos anos.

    Para uma série popular como Final Fantasy, os numerosos atrasos eram inaceitáveis. Quando Final Fantasy XII foi finalmente lançado, o hype não estava lá como teria sido se o jogo saisse mais cedo.

    Sistema de Combate
    Assim como Final Fantasy X, Final Fantasy XII mudou radicalmente o sistema de combate. O principal foco do sistema, foram os Gambits, que são comandos para as personagens reagirem perante certas situações, nunca havendo um controlo total como nos jogos anteriores.

    Como resultado, o jogador vai gastar mais tempo assistindo a acção do que realmente jogar Final Fantasy XII. E claro, não agradou os fãs de longa data que estavam familiarizados com batalhas épicas em que havia um controlo total do que as personagens faziam.

    Cenários de jogo aborrecidos
    As personagens de FF normalmente viajam pelo mundo inteiro, ganhando novos aliados e atravessando diferentes obstáculos para finalmente enfrentar o mal absoluto. Esta norma foi muito mal aplicada em Final Fantasy XII. Em vez disso, o jogo frequentemente coloca o jogador buscar algo que envolve explorar um calabouço após o outro. FFXII não tinha a sensação de progressão durante a aventura, o que só dava a sensação de matar monstros em vez de salvar o mundo.

    Desenvolvimento da História
    A série também é conhecida por suas histórias épicas. Este é mais um departamento onde Final Fantasy XII falhou. Depois de uma longa abertura épica, a história realmente diminui e começa a arrastar-se. Os jogos anteriores tinham longas cutscenes que desenvolvia a história a dava profundidade ás personagens. Em FFXII as cutscenes não costumam demorar mais de 10 minutos e existe um grande intervalo entre as cutscenes. Assim, torna-se difícil para os jogadores seguirem a história e ser motivados a continuar o jogo. O final é grandioso como o inicio, mas no meio deixou muito a desejar...

    Personagens desinteressantes

    A maioria dos problemas de Final Fantasy XII ao nível de argumento é também atribuído às personagens desinteressantes. O elenco neste jogo simplesmente não tem os encantos de títulos anteriores, especialmente o Vaan - a personagem principal. Até as personagens secundárias são mais interessantes que os protagonistas.

    Final Fantasy XII é um grande jogo. No entanto, os fãs da série não o consideram digno da série principal. Uns culpam o sistema de combate, outros a história, outros as personagens... Mas no fundo, a equipa de FFXII simplesmente não conseguiu juntar as peças-chave que os anteriores títulos possuíam.

    O que acham? Concordam... não concordam?

    PS. Eu meti isto no retrogaming porque a PS2 já deixou de ser fabricada pela Sony.
     
    Última edição pelo moderador: 11 de Janeiro de 2015
  2. One-Winged_Angel Spring Mushroom
    aa

    One-Winged_Angel
    Mensagens:
    9.564
    Re: O controverso Final Fantasy XII

    O FFVII não mudou o combate.
     
  3. daniel_gsp Question Coin
    aa

    daniel_gsp
    Mensagens:
    23
    Re: O controverso Final Fantasy XII

    Ele fala do XII :)
     
  4. One-Winged_Angel Spring Mushroom
    aa

    One-Winged_Angel
    Mensagens:
    9.564
    Re: O controverso Final Fantasy XII

    Ele já fez foi edit ao que estava mal. bom texto, croft
     
  5. daniel_gsp Question Coin
    aa

    daniel_gsp
    Mensagens:
    23
    Re: O controverso Final Fantasy XII

    Oops, desculpa ter duvidado da tua atenção...
     
  6. Mr.Croft Normal Mushroom
    aa

    Mr.Croft
    Mensagens:
    544
    Re: O controverso Final Fantasy XII

    [quote author=One-Winged_Angel link=topic=21837.msg742206#msg742206 date=1358285817]
    Ele já fez foi edit ao que estava mal. bom texto, croft
    [/quote]

    Por acaso a única coisa que editei foi os negritos e adicionei uma frase no final. xD
    E obrigado. mas gostaria de saber qual é a vossa opinião sobre este jogo.
     
  7. kaishonachi 1-Up Mushroom
    aa

    kaishonachi
    Mensagens:
    1.679
    NN ID:
    Coloredbeard
    Switch FC:
    6142-3481-1054
    Re: O controverso Final Fantasy XII

    Não tenho grande base para falar porque nunca acabei o jogo e realmente houve uma parte em que me aborreci um bocado... Mas não percebo algum do hate à volta do jogo! Certo, não tem dos melhores sistemas de combates, mas pelo menos tentou inovar. E não me pareceu assim tão mau quanto isso.

    Quanto à história... Não acompanhei a história inteira, uma vez que não o terminei, mas do que vi gostei bastante. A apostar bastante na intriga política, com a equipa que acompanhamos a parecer demasiado pequena para a envergadura dos acontecimentos o que para mim não foi de modo nenhum negativo. Gostei, mas como não vi o desenvolvimento completo, não sei como acaba por se desenrolar.

    Sobre as personagens não tenho muito a comentar, não deu para assistir a um desenvolvimento pleno das mesmas. Mas não me pareceram mal de todo.

    Fora estes pontos mais polémicos e por norma mais contestados, o jogo tem vários pontos positivos. O grafismo é belo e do melhor que há para a PS2. O mundo do jogo pareceu-me enorme e igualmente belo, transmitindo um sentimento de grandiosidade. Com a cena das quests o jogo parece ter muito para fazer e explorar. E não havendo muitos jogos da saga principal até hoje com dobragem, a do XII é sem dúvida a melhor, encaixando perfeitamente no ambiente do jogo, enriquecendo-o.

    Como disse, nunca acabei o jogo, mas sinceramente acho que algum do hate não se justifica. Não o poria nos primeiros lugares, mas dentro da saga há títulos bem mais desinteressantes que este.
     
  8. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.578
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Como grande fã de FF, o XIIº jogo da série era dos meus jogos mais aguardados, comprando-o logo no dia de lançamento.

    Curiosamente, aquilo que eu tinha mais receio, nomeadamente as inovações no sistema de combate (Gambits), acabaram por se revelar uma agradável surpresa, acabando o jogo por falhar exatamente naquilo em que os FFs anteriores eram mais fortes: personagens carismáticos e de personalidade forte, com os quais nos preocupamos e queremos ver o que lhes vai acontecer.

    Em FFXII, os personagens não me disseram muito (à excepção de Basch), com o Vaan a ser seguramente dos piores personagens principais que já vi num RPG. Parece que se junta à demanda só porque sim, nunca havendo espaço para o personagem se desenvolver.

    Apesar destes pontos menos positivos, FFXII é um excelente jogo, com uma realização técnica admirável para a PS2, sendo aconselhável a todos os apreciadores do género, desde que se mentalizem previamente que é um FF diferente dos anteriores, de forma a evitar uma desilusão excessiva e injusta para com o jogo. É um bom jogo, mas não é daqueles que, anos depois de o ter terminado, me dê vontade de repetir a experiência.
    Podia-se passar para a secção retro os restantes tópicos de jogos PS2 não?
     
  9. Nerdy 1-Up Mushroom
    aa

    Nerdy
    Mensagens:
    1.034
    Re: O controverso Final Fantasy XII

    Controverso ? Pelo que sei é bastante bom o jogo e foi bem recebido pelos fans, XIII sim e que foi uma sh1tstorm.
     
  10. Mr.Croft Normal Mushroom
    aa

    Mr.Croft
    Mensagens:
    544
    Re: O controverso Final Fantasy XII

    É controverso porque mudou radicalmente o sistema de combate e houve uma enorme diferença de opiniões entre os fãs da série. Este é daqueles jogos que os fãs amam ou odeiam...
     
  11. Hrs10 Spring Mushroom
    aa

    Hrs10
    Mensagens:
    8.957
    Re: O controverso Final Fantasy XII

    Eu como fã de FF sou uma relativa miséria.

    Sei o VII de trás para a frente e dos outros não me lembro grande coisa (apesar de os ter jogado todos.)

    Este sei que comprei no lançamento (GameStage do Parque Nascente) e joguei bastante. Não me lembro é nada da história ou etc.

    Lembro-me que não o terminei mas que mesmo assim estava a gostar.
     
  12. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.578
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Re: O controverso Final Fantasy XII

    Análise MaxiConsolas nº75, Fevereiro 2007

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]
     
    Última edição pelo moderador: 11 de Janeiro de 2015
  13. G.E.R.M.A.N. Mega Mushroom
    aa

    G.E.R.M.A.N.
    Mensagens:
    10.887
    Switch FC:
    3057-7639-9495
    Re: O controverso Final Fantasy XII

    Lembro-me de na altura ler essa análise e ficar cheio de pica para o jogo, tanto para esse como para o Okami (que também acho que veio nessa edição).
     
  14. joliveira 1-Up Mushroom
    aa

    joliveira
    Mensagens:
    1.459
    Re: O controverso Final Fantasy XII

    Também me lembro de ler essa análise e ficar cheio de hype a contar os dias ate ter o jogo. Mas depois veio uma tremenda desilusão. -.-'
     
  15. Ryuseiken Normal Mushroom
    aa

    Ryuseiken
    Mensagens:
    955
    Re: O controverso Final Fantasy XII

    Não sei porque é que o jogo é controverso. O sistema de combate foi inspirado no Vagrant Story, que é uma obra prima da PS1. Mais controverso foi o XI e até mesmo o XIII, que conseguiu transformar o Final Fantasy numa estrada de um sentido, e que tem combates longuíssimos. A série Final fantasy, na sua essencia, morreu com o 9, desde que tiraram o world map e se puseram em caminhos contínuos.
     
  16. moguino Bee Mushroom
    aa

    moguino
    Mensagens:
    4.555
    Re: O controverso Final Fantasy XII

    Desde que retiraram a sensação de partir rumo ao desconhecido e aventura num mapa mundo enorme com segredos e personagens escondidas e o poder voltar a vários locais mais tarde para explorar zonas que não eram possíveis inicialmente mataram os espírito do jogo.
     
  17. OdinSphere Mini Mushroom
    aa

    OdinSphere
    Mensagens:
    170
    Re: O controverso Final Fantasy XII

    O jogo é muito bom mesmo. Para mim o problema é demorar a entrar no próprio estilo de jogo, acho que as coisas só começam a andar a partir das 15 horas de jogo (demora a se habituar ao jogo em si). Acho que uma das únicas falhas são os bosses, que se tornam muito redundantes. Agora andar a reclamar pelo sistema de combate só porque estão habituados aos FF anteriores em si não é desculpa. E porque não ter combates aleatórios é algo de muito, mas muito bom, veja-se pelos Grandia's.

    Agora dizer que é baseado no Vagrant Story é algo que nunca vou entender, porque os seus sistemas de combate são totalmente diferentes, além de que o V.S. nem chega aos calcanhares do FFXII (o jogo é curto, repetitivo e o sistema de combate nem se fala. É bom, mas nada de excelente).
     
  18. manelis Webadmin
    aa

    manelis
    Mensagens:
    5.885
    NN ID:
    manelis
    Switch FC:
    2994-2768-8768
    Re: O controverso Final Fantasy XII

    Eu não sou a favor de combates aleatórios, sou é dos combates por turnos. Poder ver os monstros no mapa e ser por turnos na mesma para mim é o ideal.
     
  19. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.578
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Re: O controverso Final Fantasy XII

    Especial PSM2 nº20, Fevereiro 2004

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]
     
    Última edição pelo moderador: 11 de Janeiro de 2015
  20. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.578
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Re: O controverso Final Fantasy XII

    Especial PSM2 nº46, Abril 2006

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]
     
    Última edição pelo moderador: 11 de Janeiro de 2015

Partilhar esta Página

  1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies.
    Remover anúncio