1. Juntem-se ao servidor de Discord do FNintendo. Juntem-se aqui.

Multi Final Fantasy XV

Discussão em 'Outras plataformas' iniciada por RedNimik, 4 de Outubro de 2008.

  1. Shiny Redactor
    aa

    Shiny
    Mensagens:
    1.114
    NN ID:
    OPAHgaming
    Switch FC:
    2511-1795-1323
  2. Nakah Bee Mushroom
    aa

    Nakah
    Mensagens:
    4.485
    Depois de tantos anos em dev hell conseguiu não ser um desastre por isso até merece as vendas.

    Eu gostei bastante.
     
  3. Bacx Moderador Chefe
    aa

    Bacx
    Mensagens:
    6.564
    NN ID:
    Bacx9000
    Switch FC:
    8317-8866-9581
    O facto de ter vendido 6.5 milhões não significa que não tenha sido um falhanço. Há muitos aspectos que devem ser analisados para se aferir se foi ou não um falhanço. Eu diria que foi um projecto apesar de não ter dado prejuízo directo à Square, gerou pouco lucro e teve impactos negativos em muitos outras questões.
     
  4. Shiny Redactor
    aa

    Shiny
    Mensagens:
    1.114
    NN ID:
    OPAHgaming
    Switch FC:
    2511-1795-1323
    Teve impactos negativos no sentido que o projecto não foi lidado da melhor maneira, isso concordo plenamente. A história veio literalmente inacabada, e tudo o que fizeram do XV como os Cup Noodles e o coiso de Ass Creed faz do jogo uma cash cow vergonhosa, e isso estabelece um mau precedente sem dúvida mas daí qualificar tudo como um "falhanço" como bué pessoal andava a dizer (e ainda diz) não é verdade. Vendeu muito, gerou lucro e foi muito bem recebido pela crítica e pelo público geral. E a Square mostrou o quanto disposta está para melhorar as suas práticas ao ouvir os fãs.

    Pena é ter ficado muito aquém da visão original do Nomura, e de não ter agradado muito aos fás acérrimos da série.
     
    Última edição: 18 de Setembro de 2017
  5. Bacx Moderador Chefe
    aa

    Bacx
    Mensagens:
    6.564
    NN ID:
    Bacx9000
    Switch FC:
    8317-8866-9581
    Isto é falso. É o FF principal com menor meta de sempre, existem imensos fãs que não gostaram do jogo mesmo achando melhor que o XIII e a Word of Mouth foi péssima, daí o jogo ter muito rapidamente baixado de preço e vendido pouco depois do lançamento (No Japão então nem sequer a primeira remessa conseguiu ainda vender).

    Quanto à abertura da Square a melhorar o produto, já não é a primeira vez que o fazem, o FF XIV também foi a mesma coisa. Ainda que o XV esteja longe do desastre do XIV, a Square não podia arriscar a deixar o XV como estava sob pena de ainda mais estragar a marca FF. Além disso, para eles é uma boa forma de aferir se é possível e viável usar o modelo Game as a Service num FF.

    Por outro lado, este suporte todo continua a ocupar imensos recursos humanos na Square que seriam bem vindos noutros projecto se calhar mais valiosos. Até que ponto o dinheiro extra ganho por DLC compensa isto é complicado de analisar.
     
  6. niko_pt Bee Mushroom
    aa

    niko_pt
    Mensagens:
    4.891
    NN ID:
    niko-pt-84
    Switch FC:
    0987-0146-8108
    O jogo é um sólido 8, poderia ter sido melhor recebido se não tivesse um capitulo retardado perto do final, aliás os últimos capítulos são um pouco retardados.
     
  7. Shiny Redactor
    aa

    Shiny
    Mensagens:
    1.114
    NN ID:
    OPAHgaming
    Switch FC:
    2511-1795-1323
    E? 81 no meta continua a ser uma score muito boa. E isso é falso, o XIII-2 teve 79 e o LR ainda menos (como não são spinoffs acho que contam, mas não tenho 100% de certeza).
    Tipo eu disse isso, que muitos não gostaram e muitos deles são fãs acérrimos. Claro que também há outros que não gostaram, mas geralmente foi muito bem recebido. Tem userscore boa no Meta, e maioria dos sítios onde vou vejo imenso pessoal a falar bem do jogo final apesar das falhas. Essa do Word of Mouth é bulls***, já vi vários casos online de pessoal a dizer que este foi o seu primeiro FF e compraram por recomendações e pela recepção e gostaram (alguns até adoraram). O meu melhor amigo odeia FF, e adorou o XV. Conheço outro pessoal que também adorou o jogo mesmo não seguindo a série.

    Eu acho que a razão por terem baixado de preço rapidamente foi pela mesma razão que o TLG baixou de preço também, acharam que o jogo ia vender mais do que vendeu e mandaram imensas cópias. Acontece, agora failure? Onde?
    Mas eu disse que foi a primeira vez que fizeram? o_O
    Sim verdade, e o jogo foi melhor graças a isso. Odeio o facto de tentarem esse modelo com FF, mas percebo a razão por quererem tentar i guess.
    Eu concordo que a prática não é a melhor, pela razão que deste, mas não indica "failure". Tu próprio admites que é complicado analisar o verdadeiro sucesso do XV sem sabermos alguns dados como as vendas dos DLC (que devem ser bué baixas, honestamente) portanto acho que devemos seguir com os dados que temos para avaliá-lo agora - 6.5M+ de vendas, ainda vem para PC e mobile (...ugh) e mais um DLC, e o próprio realizador do jogo disse que foi um sucesso. Acho que a matemática aqui é simples.
     
  8. Bacx Moderador Chefe
    aa

    Bacx
    Mensagens:
    6.564
    NN ID:
    Bacx9000
    Switch FC:
    8317-8866-9581
    Eu não disse que não era um bom score, apenas que é o mais baixos dos FFs principais e não, o XIII-2 e LR não contam porque não fazem parte da série principal. O mesmo se aplica ao X-2, IV-After, VII-Crisis Core etc. Além disso, apesar de 81 ser um bom score, comparado com o legado da série é um mau resultado.

    Tu estás a usar dados da tua experiência que não representam a realidade. Eu estou a usar facto do mercardo em geral. Se o jogo tivesse excelente reputação, teria continuado a vender bem ao preço normal. A realidade é que a Square e as lojas não estavam a conseguir vender as cópias que tinham e portanto foram obrigados a baixar o preço e mesmo assim não estão a ter bons resultados. A tua explicação para a razão de terem baixado o preço é a definição de dicionário de falhanço, o produto não chegou às expectativas da Square, isto é inegável.

    Não mas deste a entender que isso foi um dos benefícios do XV quando já havia precedente.

    O problema é que o produto inicial estava cheio de problemas e abaixo do expectável. É elogiável tentarem arranjá-lo, mas esta ideia de que é admíssivel lançar um produto inacabado/promblemático para depois ararnjá-lo é errada. Para a Square terem de o fazer é admissão de que o produto inicial foi um falhanço em diversos aspectos.

    Tal como disse no meu post inicial, isto é um dos impactos indirectos do falhanço do XV. Concordo que o melhor é analisar com os dados concreto que temos e 6.5 milhões nem sequer o mete no Top 3 dos mais vendidos da série, no Japão então é que pior vendeu desde o FF II para a NES! Este total de vendas em conjunto com o maior orçamento da série para a Square, uso brutal de recursos da empresa, pior meta da série principal, reputação muito abaixo dos seus antecessor excepto o XIII (sim até o X que odeias tem melhor reputação) e rápidas quebras de preço mostram claramente que o XV não pode ser considerado um sucesso. O que o director diz é pouco relevante até porque tem de defender o seu trabalho e o sucesso para ele é ter conseguido um pequeno milagre ao conseguir criar um produto que recuperou os custos a partir de um projecto planeado há 10 anos. Só que para a Square e para a série FF o XV nunca pode ser um sucesso.
     
  9. Shiny Redactor
    aa

    Shiny
    Mensagens:
    1.114
    NN ID:
    OPAHgaming
    Switch FC:
    2511-1795-1323
    É uma pontuação muito boa, independentemente de quando comparado com os outros da série. FF tem alguns dos melhores jogos de sempre, mesmo que não esteja ao nível do III, IV, VI, VII, IX, XII, etc. não deixa de ser um jogo muito bem recebido em geral visto que está acima de 80. É injusto. És capaz de ter razão acerca disso, mas não percebo porquê. Se o Pokémon Black/White 2 contam como entradas principais, porque não o X-2 e XIII-2?
    Os meus dados não representam a realidade? Então o que eu vi acontecer não foi real? xD

    Se tiveres a dizer "não representa o que aconteceu em geral", eu disse-te que tinha visto também imensos casos semelhantes na internet de pessoal a entrar na série com este. Mas o jogo não tem excelente reputação, claro que não foi tão bem recebido como Breath of the Wild ou Persona 5, ou até outros FF's, mas tem sim uma muito boa reputação tal como o TLG. Tu estás a indicar o facto que não conseguiam vender as copias todas como se fosse um falhanço em geral, quando foi apenas a Square a sobrevalorizar o appeal do XV. Eles enviaram logo 5 milhões para as lojas! Nunca na vida iria vender aquilo tudo num instante, mas a verdade é que vendeu bastante e suficiente para a Square gerar lucro. Toma isto como um sucesso não tão grande como esperado, em vez de falhanço. A vida não apenas em preto e branco.
    ...onde raio é que dei a entender isso? Apenas disse que a Square estava disposta a aceitar feedback para melhorar o jogo, o que fez maravilhas ao jogo final especialmente nos visuais. Não disse em lado nenhum que foi a primeira vez que o fizeram ou que foi acção propositada depois de receber feedback.
    Concordo plenamente contigo no facto que lançar jogos inacabados, e depois ir o "arranjando" com o tempo é uma prática detestável (coisa que critico imenso da Square, algumas das práticas deles são m****). Embora eu não concordar que o jogo final estava "cheio" de problemas, é verdade que tinha alguns mas "cheio" é um pouco exagerado, acho que a atitude da Square em querer o melhorar é louvável mas também um bocadinho telling. Diria mais "não tão bom como podia ter sido" do que "falhanço".
    Mas o que importa não ter vendido tanto como os outros da série? Qual é o objectivo de comparar? Sim não vendeu tanto como os outros e não gerou tanto lucro, mas eu estou simplesmente a olhar para o XV sozinho - e o facto é que foi um sucesso. Não foi um grande sucesso, mas vendeu imenso em geral e gerou lucro de acordo com a Square. Podes dizer que o Tabata estava apenas a defender o projecto, mas os dados concretos só eles têm e de acordo com eles foi um sucesso.

    Eu nem quero trazer a pior abominação à face da terra para a conversa, embora ter sido um sucesso muito maior (admito) é um jogo objectivamente pior em tudo.
     

Partilhar esta Página

  1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies.
    Remover anúncio