1. Juntem-se ao servidor de Discord do FNintendo. Juntem-se aqui.

Game Gear Game Gear

Discussão em 'Outras plataformas' iniciada por jabun, 18 de Março de 2012.

  1. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.635
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    [​IMG]
    [​IMG]

    Depois do lançamento do Game Boy ter-se revelado um sucesso enorme para a Nintendo, ficou claro que o mercado dos videojogos portátil era uma mina de ouro, que poderia ser muito bem explorado não sendo por isso de estranhar o repentino aparecimento de uma nova geração de consolas portateis, como a Atary Lynx ou a NEC TurboExpress. Com o Game Boy a ser um sucesso e a vender milhões de unidades, a Sega resolveu tentar a sua sorte neste segmento do mercado, apresentando o seu "Projeto Mercúrio", uma consola com um ecrã a cores e tecnicamente superior ao Game Boy, que se transformou na Game Gear (GG).


    [​IMG]

    A Game Gear foi lançado inicialmente no Japão, a 6 de Outubro de 1990, chegando àos E.U.A e Canadá no final de 1991 e à Europa apenas em 1992. A GG é considerado por muitos como uma Master System portátil, pela semelhança técnica entre as duas consolas, mas a portátil leva vantagem ao ter uma paleta de 4096 cores (512 podem ser usadas ao mesmo tempo) e som stéreo. Em 1997 a Sega abandonou oficialmente a produção da sua primeira e única portátil, tendo vendido mundialmente cerca de 11 milhões de unidades.

    [​IMG]

    A Game Gear nunca conseguiu ser muito popular no Japão, tendo sempre vendas extremamente baixas, por isso, aquando do lançamento nos Estados Unidos, a Sega criou uma agressiva campanha publicitária de TV, onde promovia o sistema como sendo superior ao Game Boy, apostando muito no facto da GG ter um ecrã a cores. Apesar dos esforços, a consola também não vendeu bem no continente americano. Na Europa, embora a situação não tenha sido diferente, ainda conseguiu ser o território onde a consola alcançou melhores resultados, fruto da boa prestação quer da Mega Drive, quer da Master System.

    [​IMG]
    No Japão a consola teve algumas edições especiais, como esta alusiva à Coca-Cola

    Apesar da ambição da Sega e das especificações técnicas superiores em comparação ao Game Boy, a Game Gear não conseguiu sequer beliscar a merecida liderança da portátil da Nintendo, devido a diversos fatores:

    1) Mesmo sendo uma portátil, a Game Gear ainda era muito grande em comparação ao seu concorrente, o que dificultava seu transporte, sendo, por isso, pouco portátil.

    [​IMG]
    Para terem uma melhor perspectiva do tamanho da consola

    2) A necessidade de 6 pilhas AA para fazê-lo funcionar, que, ainda por cima, rapidamente se esgotavam (duravam cerca de 4 horas), o que, mais uma vez, reduzia a portabilidade da consola. A GG rapidamente ganhou a alcunha de "papa-pilhas" para muitos gamers, sendo a única forma econimicamente viável de a sustentar a compra de uma bateria ou a ligação da consola à tomada. Esta última solução, uma vez mais, retirava o factor portabilidade à consola da Sega.

    3) Tal como aconteceu com a NES, o Game Boy foi lançado um ano antes, conquistando grande parte do mercado, não dando grande margem de manobra à Sega, que não conseguiu convencer os jogadores a trocarem os seus Game Boys com o Tetris e o Super Mario Land, por uma Game Gear.

    4) Para último, ficou o ponto mais importante para o sucesso de uma consola: os jogos. Comparativamente com o Game Boy, a portátil da Sega tinha um número de jogos bastante inferior, mas, o que ditou verdadeiramente a vitória da Nintendo nesta batalha foi o facto de o GB ter jogos exclusivos e de grande qualidade, feitos a pensar exclusivamente na portátil. Basta vermos que Mario, Zelda e Metroid tiveram jogos exclusivos para o GB, pelo que os fãs para os jogarem tinham de comprar a consola. Já a Game Gear levou essencialmente com ports dos grandes Master System e Mega Drive, e embora seja verdade que a consola teve ports de alguns dos melhores jogos de sempre, também é verade que quem, por exemplo, tinha em casa uma Mega Drive não via grande necessidade de ter também uma Game Gear. Já o Game Boy e a Super Nintendo complementavam-se muito bem.


    [​IMG]

    Acessórios

    A Sega inovou ao criar alguns dos mais interessantes e inovadores acessórios para a sua portátil:

    Conversor Master Gear: permite executar jogos da Master System na Game Gear.
    TV Tuner: permite exibir canais de televisão e a conexão de outros equipamentos de vídeo na Game Gear
    Rádio Tuner Fm: permite que a consola se transforme numa estação de rádio Fm
    Bateria Solar: um sistema de baterias que se carrega pela luz solar.

    [​IMG]

    TV Tuner

    Apesar de ter ficado aquém das expectativas da Sega, a Game Gear foi uma excelente consola, com excelentes jogos como os variados Sonic, Tails Adventure, Shinobi, Ristar, The Lion King, Streets of Rage, Mortal Kombat, etc. Pode-lhe ter faltado um killer app que fizesse as vendas da consola dispararem, mas a verdade é que quem, na época, teve a sorte de ter uma Game Gear, dificilmente a trocava por outra.

    [​IMG]

    Especificações da Game Gear

    Processador central: Zilog Z80 de 8-bit rodando a 3.6 MHz.
    Memória: 8 KB RAM
    Cores disponíveis: 4.096.
    Resolução: 256 x 192 pixels.
    Ecrã: aproximadamente 8 centímetros de comprimento, com iluminação interna.
    Máximo de cores ao mesmo tempo: 512.
    Tamanho dos sprites: 8 x 8.
    Áudio: 4 Canais Mono
    Limite máximo de sprites na tela: 64

    [​IMG]
    [​IMG]
     
    Última edição: 17 de Janeiro de 2015
  2. BRUNO1981 Golden Coin
    aa

    BRUNO1981
    Mensagens:
    95
    Amigo Jabun,não sei se se poderá dizer que a GG foi a única portátil da Sega,tendo em conta a Nomad.Ok,não é muito conheçida,mas não deixa de ser uma portátil.Poder-se-á dizer que era uma Mega Drive portátil,mas também se pode dizer que a GG,e como disseste e bem,era uma Master Sysrtem. :hi:
     
  3. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.635
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Tens razão Bruno, o que quis dizer é que a Game Gear foi a única consola da Sega concebida unicamente para operar no segmento portátil da indústria, tendo como objectivo destronar o Game Boy. A Nomad é mais uma consola para nichos e não é mais do que uma Mega Drive portátil
     
  4. BRUNO1981 Golden Coin
    aa

    BRUNO1981
    Mensagens:
    95
    Nesse ponto de vista,tens razão,sim.A nomad usava únicamente cartuchos da Mega Drive.Desculpa,esse pequeno pormenor escapou quando escrevi o post anterior.
     
  5. osvelhostempos Normal Mushroom
    aa

    osvelhostempos
    Mensagens:
    951
    Também acho curioso o facto de alguns jogos da GG serem conversões directas da Master System, e por isso, o texto contido é quase ilegível.
    :???:

    Hoje em dia o TV Tuner deixou de funcionar...Já não há sinal de televisão analógico a ser transmitido.
    :O
     
  6. Nosferato Spring Mushroom
    aa

    Nosferato
    Mensagens:
    9.799
    NN ID:
    Nosferato
    Switch FC:
    5746-6701-2799
    Mais um excelente tópico jabun, realmente a GG teve um pouco de azar, na altura era uma excelente maquina tirando o factor de papar pilhas as colheres...
     
  7. bravojohny Question Coin
    aa

    bravojohny
    Mensagens:
    40
    Grande artigo, Jabun! :)

    Sempre preferi o GameBoy mas esta consola ainda vendeu bastante e o que eu achava piada era aquela enorme caixa que dava para transportar tudo. Parecia uma caixa de ferramentas tipo Black&Decker. lol
    Naquela altura a Sega lançava todo o tipo de acessórios.
     
  8. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.635
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Thanks :)

    bravo, a consola vendeu cerca de 11 milhões de unidades, sendo mesmo a que melhor conseguiu fazer frente ao Game Boy. Mas mesmo assim, para aquilo que a consola prometia ao inicio, acho pouco.


    Alguém chegou a jogar o Virtua Fighter Animation? Este é um dos jogos da consola que sempre tive curiosidade em experimentar, mas nunca tive essa oportunidade.

    [​IMG]
     
  9. BRUNO1981 Golden Coin
    aa

    BRUNO1981
    Mensagens:
    95
    Tenho esse jogo,e,se queres que eu te diga,não perdes nada.De iniçio apenas podes escolher um lutador,os outros vão ficando disponíveis conforme os vais vencendo,os cenários são muito pobres,e o mais desesperante,a lentidão dos personagens.Pareçe que se movem em câmara lenta.
     
  10. bravojohny Question Coin
    aa

    bravojohny
    Mensagens:
    40
    Mas é como dizes, faltou-lhe algum software distintivo para aguentar a caminhada do gameBoy e depois este era mais prático e não consumia tantas pilhas.
     
  11. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.635
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Realmente com a GG a Sega infringiu três regras que considero de ouro para uma portátil triunfar: bons exclusivos, portabilidade e autonomia. Uma pena.

    Se analisarmos bem, de todo o hardware que a Sega lançou, a Mega Drive foi o único sistema sustentável e com um bom volume de vendas, não sendo por isso de estranhar a retirada da mítica empresa do mundo do hardware :nao:
     
  12. arenavideojogos Mini Mushroom
    aa

    arenavideojogos
    Mensagens:
    234
    Por um lado a Gamegear foi um sistema inovador por era a cores, e dava para ver TV, mas por outro lado como portatil era demasiado grande, e consumia pilhas da mesma maneira que a gente bebe água. Mas teve uma ótima biblioteca de jogos, onde se destacam os sonics que eram similares aos da master system.
     
  13. _voke_ Bee Mushroom
    aa

    _voke_
    Mensagens:
    3.608
    --
     
    Última edição: 2 de Abril de 2019
  14. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.635
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Tenho esse Sonic Labyrinth e sinceramente acho o jogo fraquinho, já o Tails Adventure e o Sonic Triple Trouble são excelentes!
     
  15. stika 1-Up Mushroom
    aa

    stika
    Mensagens:
    1.485
    O sonic tripple Trouble é daqueles jogos que tenho pena de não ter recebido versão master system
     
  16. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.635
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Penso que recebeu!

    [​IMG]
     
    Última edição pelo moderador: 11 de Janeiro de 2015
  17. BRUNO1981 Golden Coin
    aa

    BRUNO1981
    Mensagens:
    95
    Recebeu sim senhor!Comprei o mêu no Miau em 2008.
     
  18. stika 1-Up Mushroom
    aa

    stika
    Mensagens:
    1.485
    isso são conversões não oficiais, foram feitas por fãs.


    oficialmente o Sonic Triple Trouble nunca recebeu versão master system
     
  19. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.635
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Publicidade tv portuguesa

     
    Última edição: 17 de Janeiro de 2015
  20. woodstock Boo Mushroom
    aa

    woodstock
    Mensagens:
    6.099
    ---
     
    Última edição: 11 de Março de 2019

Partilhar esta Página

  1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies.
    Remover anúncio