1. Juntem-se ao servidor de Discord do FNintendo. Juntem-se aqui.

Playstation Grandia

Discussão em 'Outras plataformas' iniciada por jabun, 27 de Janeiro de 2012.

  1. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.611
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    [​IMG]
    [​IMG][​IMG]

    Grandia é um RPG criado pela Game Arts, tendo sido lançado para Sega Saturn em 1997 (apenas no Japão) e posteriormente para Playstation em 1999. O jogo foi produzido por grande parte da mesma equipa que trabalhou na série Lunar, incluindo o produtor Yoichi Miyagi e compositor Noriyuki Iwadare, tendo o projecto Grandia começado mal a equipa acabou de trabalhar em Lunar Eternal Blue, para a Mega CD.

    [​IMG]
    [​IMG]

    Inicialmente o jogo também teria como destino a Mega CD, mas o abandono precoce da plataforma por parte da Sega e o seu parco sucesso comercial, fizeram a Game Arts transferir o projecto para a Sega Saturn. No entanto, para grande infelicidade dos detentores de uma Saturn nos EUA ou na Europa, a Sega America decretou que Grandia era um tipo de jogo que não agradava ao mercado ocidental, pelo que o jogo ficou-se apenas pelo Japão. Felizmente para todos, a Sony teve uma visão mais ampla do mercado, convencendo a produtora a lançar também o jogo na sua Playstation, com o intuito de fazer chegar Grandia ao resto do mundo.

    [​IMG]

    Grandia tem lugar num mundo de fantasia onde as sociedades prosperem numa era de crescente desenvolvimento tecnológico após o colapso da civilização antiga Angelou. O enredo gira em torno de Justin, um apaixonado por aventuras que decide sair de sua cidade natal Parm numa jornada para desvendar o mistério do conhecimento herdado de uma civilização antiga. Com o desenrolar da história várias personagens se juntam a Justin numa batalha contra o General Baal e sua ambição de acabar com o mundo utilizando o poder dos Ancients. Tudo numa aventura longa e envolvente do início ao fim.


    [​IMG]

    Os gráficos em Grandia seguem o modelo com cenários 3D e personagens em sprites 2D. Os cenários são vastos e muito detalhados, com texturas excelentes. O título ainda dispõe de cenas de anime no decorrer da história que, embora não sejam muitas, as poucas que há são espantosas.


    [​IMG]

    A jogabilidade é outro ponto forte em Grandia. O personagem interage com vários objetos nas cidades e dungeons, além do fato de as batalhas não serem aleatórias proporcionando ao jogador a opção de escolher se quer ou não lutar, uma vez que os inimigos são visíveis no mapa (embora nem sempre seja fácil nos escaparmos deles, pois os bichos perseguem-nos). O jogo possui 8 personagens jogáveis com habilidades diversificadas e há também uma grande variedade de equipamentos e magias. O sistema de combate é dos mais bem conseguidos num RPG, sendo rápido, dinâmico e divertido.

    [​IMG]

    Um dos pontos mais marcantes em Grandia são suas músicas épicas. Os efeitos sonoros são de grande nível tanto na cidades e mapas como nas batalhas, além de os personagens possuírem algumas falas dubradas durante a aventura, mostrando um trabalho cuidadoso da produtora também neste domínio, visto que na época não era comum os personagens dos RPGs terem voz.
    [​IMG]

    [​IMG]

    O título ficou em produção por mais de 3 anos, e ao ser lançado foi reconhecido pela crítica com um excelente RPG, apresentando uma boa história, personagens carismáticos, um excelente sistema de combate e um grafismo colorido a vibrante, com destaque para as expressões faciais das personagens.

    [​IMG]
    [​IMG]

    Para quem é fã de RPGs à antiga, Grandia é uma excelente proposta, sendo um RPG divertido e fácil de pegar, cuja história veicula valores como a amizade, companheirismo e solidariedade, dando-nos a sensação de estarmos a viver uma verdadeira aventura com Justin e seus amigos, à medidade que vamos descobrindo novos mundos e novas civilizações, há muito perdidas no tempo, com o fim da escalada da gigante parede do End of the World a ser dos momentos mais marcantes do jogo.
    [​IMG]
    [​IMG]
     
    Última edição: 1 de Julho de 2018
  2. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.611
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Terminei o jogo agora mesmo e devo dizer que está ao nível do II. Excelente história, personagens MUITO bons e um sistema de combate simplesmente divinal. Sem dúvida um dos melhores RPGs da PS1

    Se fizesse uma análise, dar-lhe-ia um 9.5/10. Adorei do inicio ao fim :yes:
     
  3. stika 1-Up Mushroom
    aa

    stika
    Mensagens:
    1.485
    ouvi dizer que a versão saturn é melhor, mas acho que só saiu no japão
     
  4. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.611
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Sim, a versão Saturn é a original, da qual a versão PS1 é um port directo. Dizem que o jogo na 32 Bits da Sega é superior, nomeadamente no grafismo, mas os jogadores PAL tem de se contentar com o que lhes deram (ou seja, a versão da PS1).
     
  5. Gurren Lagann Question Coin
    aa

    Gurren Lagann
    Mensagens:
    47
    Que vergonha não haver mais gente a comentar este jogo! :amarelo: :amarelo: :amarelo: :amarelo: :amarelo:

    Não sabem o que é bom. Um dos melhores RPG's da ps1 e que tivemos a sorte de ter uma versão Pal. Este jogo mete muitos jogos de hoje num canto. Se há um jogo que exemplifica que não se deve olhar para as aparências e sim para o conteúdo, é este.

    Acho que o primeiro é muito superior ao 2º. O problema é que tenho a versão da Ps2 e infelizmente nunca jogei a da Dreamcast, por isso também influencia a minha opinião (além disso prefiro a música do 1o lol)
     
  6. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.611
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    É normal pouca gente comentar Gurren, este é mais um exemplo de um jogo cuja versão PAL foi muito mal distribuida, por isso foram poucos os que tiveram a oportunidade de lhe pegar. Para mim, este é daqueles titulos indispensáveis para quem gosta de RPGs.

    E sim, a OST é, sem dúvida, muito boa :yes:


    Theme of Grandia

    E é uma pena a série Grandia parecer morta, o III não teve versão PAL e um hipotético IV nunca se ouviu falar dele
     
    Última edição: 27 de Fevereiro de 2015
  7. Gurren Lagann Question Coin
    aa

    Gurren Lagann
    Mensagens:
    47
    Para mim é o 2º melhor Rpg da Ps1. O sistema de combate é o melhor que já vi em Rpg's daquela altura, combatias quando querias e não fartava. E sem falar no Justin que é um pateta adorável. Uma personagem muito memorável. E sem esquecer o Gadwin lol. COME POWER OF THE UNIVERSE RAAAAAAAA DRAGON KING SLICE! :lol:

    O jogo faz-me lembrar o Castle in the Sky do Miyazaki. Em Espanha há uns anos tinham muitos à venda (tanto este como o 2, e o Alundra 2) a preços muito convidativos, porque estavam todos em inglês. E pena que quase ninguém o conheça. É um diamante e tanto...
     
  8. kaishonachi 1-Up Mushroom
    aa

    kaishonachi
    Mensagens:
    1.681
    NN ID:
    Coloredbeard
    Switch FC:
    6142-3481-1054
    Eish, eu até hoje pensava que isto não tinha sido lançado na Europa! :???:

    Either way, bom artigo. Já que terminei o 2, a ver se um dia me dedico a este.
     
  9. Tabibito-san Bee Mushroom
    aa

    Tabibito-san
    Mensagens:
    4.402
    Eu ando há anos a tentar arranjar isto a um preço acessível e continuo sem sucesso. Deve ser o jogo de PSX que mais quero jogar.
     
  10. Gurren Lagann Question Coin
    aa

    Gurren Lagann
    Mensagens:
    47
    É melhor aproveitares estes dias no ebay. Ainda encontras uns quantos por menos de 15 libras.
     
  11. iKE Mega Mushroom
    aa

    iKE
    Mensagens:
    14.692
    Eu tenho um original completo.

    Que não te vendo nem por nada.[​IMG]
     
  12. Tabibito-san Bee Mushroom
    aa

    Tabibito-san
    Mensagens:
    4.402
    O meu prob é que não posso comprar cenas no ebay :(
     
  13. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.611
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Agora que falas nisso... Sem duvida que o jogo tem parecenças com esta grande obra do mestre Miyazaki. A criatividade e fantasia do mundo de Grandia é qualquer coisa de extraordinário :yes:
     
  14. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.611
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413

    The Best Video Games EVER! - Grandia Review (PS1 RPG)
     
    Última edição: 27 de Fevereiro de 2015
  15. Saikyou Mega Mushroom
    aa

    Saikyou
    Mensagens:
    14.258
    NN ID:
    Saikyou
    Podiam fazer um remake, relançar na 3DS ou nos serviços digitais para eu poder jogar este jogo. Parece muito porreiro.
     
  16. Steelixx Golden Coin
    aa

    Steelixx
    Mensagens:
    120
    Switch FC:
    4038-2533-0234
    Vergonha minha.

    Lembro-me que só joguei uns 30 minutos.
    Acho que na altura não gostei.
     
  17. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.611
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    30 minutos num RPG não dá para ver nada sobre o jogo ;) São raros os casos dos RPGs que nos prendem logo desde o 1º minuto.

    Dá uma oportunidade a esta clássico e vais ver que não te arrependes :hero: O sentimento de aventura e descoberta de um mundo novo que sentimos ao longo de todo o jogo só tem comparação com Skies of Arcadia
     
  18. manelis Webadmin
    aa

    manelis
    Mensagens:
    5.883
    NN ID:
    manelis
    Switch FC:
    2994-2768-8768
    Quando eu era bastante novo o meu pai teve uma vez ou outra de ir ao Japão por causa do trabalho dele, uma das vezes trouxe-nos um jogo, que foi o grandia para a saturn.

    Como devem imaginar nunca funcionou :lol: (e já não sei onde é que ele anda...). Mas foi basicamente o único contacto que tive com isto.
     
  19. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.611
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Ter a versão Saturn de Grandia, não lhe ligar nenhuma e ainda por cima perder o jogo é um atentado :lol:
     
  20. Saikyou Mega Mushroom
    aa

    Saikyou
    Mensagens:
    14.258
    NN ID:
    Saikyou
    Devo confessar que o pessoal deste tópico (e do Grandia 2) conseguiram vender-me o jogo. Devo ter ambos durante a primeira semana de Julho. Mas só pego neles após acabar o FF9. :hero:
     

Partilhar esta Página

  1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies.
    Remover anúncio