1. Juntem-se ao servidor de Discord do FNintendo. Juntem-se aqui.

FNintendo Jogos físicos vs Jogos digitais

Discussão em 'Mundo dos Jogos' iniciada por CoolMaster, 11 de Agosto de 2009.

?

Preferes jogos em versão fisica ou digital?

  1. Jogos físicos

  2. Jogos digitais

Results are only viewable after voting.
  1. Hrs10 Spring Mushroom
    aa

    Hrs10
    Mensagens:
    8.957
    Com Alzheimer, jogar um JRPG.

    Deve ser giro.
     
  2. Zetsu Spring Mushroom
    aa

    Zetsu
    Mensagens:
    9.457
    Eu agora que me estou a desfazer de imensos jogos que tinha para aqui dou graças por sempre ter preferido o físico ao digital. No entanto também já vendi uma conta de Steam que tinha uns quantos jogos e outros tantos que nunca lhes toquei. O problema é que o digital vale menos. Uma conta Steam com 40 jogos vale o mesmo que um jogo antigo físico ou menos. E o físico sempre se pode trocar ou vender individualmente enquanto o digital tem de ser a conta por inteiro. Se bem que há jogos fisicos que por mais anos que passem valem a mesma ninharia.

    Do lado das produtoras penso que é vantajoso o digital. Controlam melhor os ganhos e têm menos gastos de distribuição. No entanto o mercado também parece gostar de edições especiais e com esta coisa dos Amiibo e bonecada similar não me parece que as pessoas parem de querer objectos físicos em casa. E até o consumidor assume que se o jogo estiver estragado vai à loja e devolve, em formato digital algumas pessoas devem ficar a pensar "com quem é que eu reclamo? eish tenho de enviar email que trabalheira, depois nunca mais respondem."

    Quanto ao "possuir" um x numero de jogos é apenas a ligação emocional que as pessoas criam ao objecto, acho normal que ao longo da vida se queira manter certos jogos na prateleira (ainda este ano terminei o Spyro The Dragon lel) porque nos marcaram a dada altura, mas se analisarmos bem são poucos, a não ser que não fizessem mais nada a não ser jogar. Depois há quem lhes dê na cabeça criar listas de coisas que têm de jogar ou comprar tipo "ter todos os jogos da Dreamcast" ou "jogar todos os RPG do mundo".

    No coleccionismo é de facto é uma tendência consumista e capitalista até certo ponto o de comprar a versão física e dar prioridade à versão limitada ou de coleccionador porque "vale" mais. Esse valor é o reflexo do investimento, compram porque mais tarde podem vender por um preço mais elevado ou assim esperam que seja. É um hobby que no fundo trata bens de luxo, mas um bocado mais pobre lol

    Alguns JRPG é que provocam Alzheimer.
     
    BraveBold and Hrs10 like this.
  3. Lvet Normal Mushroom
    aa

    Lvet
    Mensagens:
    977
    Ambas!

    Para acalmar a minha veia coleccionista existe a distribuição física que apenas alimento no retrogaming. É bonito ter as minhas prateleiras arranjadinhas com jogos da minha infância e não só.

    Nas novas gerações sou 100% digital. No PC, com steam, HB, Gog e outros é impossível considerar outra opção devido à diferença de preços. E seja na Ps4 ou X1 as suas lojas digitais são muito competentes a nível de promoções (e há outras alternativas).

    A distribuição digital tal como o zetsu diz e bem, reduz o valor que uma empresa tem de injectar para entrar neste mercado e isso permitiu que por exemplo o meu género favorito (mas muitos outros também) dos point n click tivesse renascido de um limbo onde esteve uns bons 15 anos; graças às índie.
     
    BraveBold likes this.
  4. arenavideojogos Mini Mushroom
    aa

    arenavideojogos
    Mensagens:
    234
    Escolhi a versão fisica dos jogos, mas eu sou algo suspeito. Todas as eras que vivi, eram invariavelmente o suporte fisico não havendo grandes alternativas. A partir da geração PS3/Xbox 360/wii tem sido o inicio daquilo que considero uma fase de transição, em que as empresas tem a sua loja online onde são feitas descargas de jogos e outros conteudos embora ainda predomine o suporte fisico.Com o advento do Steam e outros do género, o facto dos próprios PC aparecerem já sem leitor de Bluray ou DVD é um sinal que o suporte digital vai ganhando cada vez mais importância. Mas a verdade é que cresci com o suporte fisico, sempre fui habituado ao suporte fisico e não é facil mudarmos o hábito...ainda mais se formos colecionadores! Não tenho uma coleção estrondosa em numero (comparado com outras coleções!) mas ainda assim tenho uma coleção e tenho o fetiche pelo jogo com o suporte fisico em si mas também os manuais, as caixas com respectivas covers! A verdade é que o suporte digital vai ganhando cada vez mais peso. Nota-se isso não só nos videojogos mas também nos filme e especialmente na musica onde parece-me que já é o formato dominante, e o mesmo inevitavelmente vai acontecer com os jogos. Não estou certo que a próxima geração de consolas venha a ter suporte fisico. O mais provavel vai ser o formato digital. O formato fisico vai ser cada vez mais uma excepção ligada ao fenómeno nostalgia/retro e colecionismo(edições especiais etc.). Por fim existe uma desvantagem em relação ao formato fisico. O Risco de deixar de ler/funcionar. Nunca me aconteceu com nenhum cartucho ou DVD que tenho, mas pode eventualmente acontecer.
     
    Última edição: 25 de Novembro de 2017

Partilhar esta Página

  1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies.
    Remover anúncio