Switch JRPGs NÃO clássicos. Quais os melhores?

Discussão em 'Nintendo' iniciada por Lvet, 19 de Setembro de 2019.

  1. Lvet Normal Mushroom
    aa

    Lvet
    Mensagens:
    970
    A ver.

    Pessoal de um modo geral JRPGs sempre foi o tipo de jogo que eu gostei menos. Ao contrário, eu sei, daquilo que é usual na comunidade de jogadores do mundo de modo que nos últimos anos tenho andado um pouco "outside the loop" no que a estes títulos diz respeito.

    Quero explicar que o que sempre me afastou foi que, pessoalmente, a ideia de andar com uma equipa de X elementos que podes escolher de uma pool de Y elementos, a angariar itens e armas para entrar num número às vezes demasiado repetido de batalhas enquanto os teus personagens ganham experiência e crescem de nível nunca foi apelativa para mim.

    Neste momento com tantos nomes bons a aparecer na Switch sinto-me um bocado overwhelmed para escolher um bom título e faço-vos duas questões.

    1 - Os jogos da série Zelda, que adoro, são definitivamente JRPGs, mas não encaixam no modelo clássico que descrevi. Que outros bons JRPGs não tradicionais recomendam?

    2 - Tenho que confessar que há uma excepção. Sempre gostei da série pokemon. Assumindo que só podem escolher um jogo (ou franchise, vá para não ser tão difícil), que JRPG clássico recomendariam para converter um céptico como eu?
     
  2. G.E.R.M.A.N. Mega Mushroom
    aa

    G.E.R.M.A.N.
    Mensagens:
    11.200
    Switch FC:
    3057-7639-9495
    1 - Eu não considero jogos Zelda RPG, mas sim jogos de ação e aventura com alguns elementos RPG. O Link não aumenta de nível (tens os corações vá) nem de stats, tens power-ups mas isso não aumenta os stats, apenas tens mais habilidades à disposição. Mas se gostas de jogos de ação com elementos RPG, eu diria que os Castlevania recentes são uma boa opção. Não Switch sinceramente não sei. Talvez o Darksiders? Nunca joguei, mas não parece mau e tem muitas inspirações em Zelda.

    2 - A série Persona costuma agradar ao pessoal que não gosta de jRPGs, se tiveres oportunidade aconselho-te a experimentar. Na Switch não sei, ainda não joguei nenhum jRPG.
     
    Última edição: 19 de Setembro de 2019
    BAlvez likes this.
  3. neveda Redactor Chefe
    aa

    neveda
    Mensagens:
    33.350
    NN ID:
    neveda
    Switch FC:
    5357-7881-4111
    Xenoblade Chronicles 2 para grandes produções é do top que podes encontrar na Switch.

    Golf Story seria uma opção gira fora da caixa. Embora não seja japonês é inspirado em Mario Golf.

    Algo muito denso e Ocidental a recomendação máxima é Divinity 2. É um jogo brutal, mas há no PC melhor versão.
     
  4. BAlvez 1-Up Mushroom
    aa

    BAlvez
    Mensagens:
    1.531
    Não são. Zelda é, talvez, a série onde o género "Aventura" esteja no seu estado mais puro. O termo "JRPG" é, por norma, sinónimo de combate por turnos.

    A tua experiência com JRPG's é muito parecida com a minha inicial, @Lvet. Eu dizia nunca gramar muito o género, mas Pokémon sempre me acompanhou e era, para mim, uma coisa diferente de todas as outras. Por ser na minha cabeça essa coisa tão única, eu não conseguia olhar muito para os outros jogos do género.
    As coisas começaram a mudar quando comecei a ter interesse em Kingdom Hearts, uma série Action RPG onde o atractivo para mim foram mesmo os mundos da Disney. Mas como a série também tem personagens de Final Fantasy eu comecei a ser exposto a essas personagens e a familiarizar-me com elas. Conhecia todas essas personagens, mas não nunca no seu território original. E isso deixou-me sempre um bichinho de curiosidade em mim, que só foi despertado anos depois. Mas com o passar do tempo, conheci o @lobito180, que me dizia ter curiosidade sobre Kingdom Hearts mas nunca tinha jogado, e eu sendo fã da série, incentivei-o a começar a jogar esta série. Por sua vez, ele falava-me e muito do Final Fantasy X e como entretanto saiu o remaster para a PS3 nessa altura, ele "cobrou-me" em eu iniciar-me em Final Fantasy.
    Hoje posso dizer-me que sou fã da série graças ao lobito, mas também de JRPG's em geral pois lá comecei a jogar Persona, Dragon Quest, Chrono Trigger, Fire Emblem (se bem que estes são mais de estratégia), e tantos outros JRPG's que ainda tenho no meu backlog. E tendo hoje essa experiência, eu já olho para Pokémon como um JRPG tão tradicional como os outros, onde a principal diferença está nos party members pois és tu quem os escolhe.

    Exposta a minha experiência, passo a responder às tuas questões.

    1 - Levando o termo "JRPG's não tradicionais" para o lado dos Action RPG's, se tiveres PS4, recomendo-te e muito a série Kingdom Hearts por ser dos primeiros jogos do estilo lá dos japoneses, mas se preferires uma série de jogos ainda mais antiga, tens a Collection of Mana na Nintendo Switch. Nunca joguei mas só ouço boas coisas dessa série, dessa e da série "Tales of".
    Também podia recomendar o primeiro Xenoblade Chronicles pela sua qualidade, mas não sei o quão amigável este vai ficar para os novatos com a sua Definitive Edition, mas é um jogo massivo e tem uma abordagem bem diferente dos outros jogos que eu falei.

    2 - Esta já é uma questão bem mais complicada, pois existem jogos antigos que são excelentes, e temos jogos recentes que são igualmente bons e procuram mesmo ser o mais acessível possível. O importante é que o JRPG em questão tenha uma boa história e personagens, só isso é que torna a aventura não ser "chata".
    Dito isto, estas são as minhas recomendações:
    • Chrono Trigger - Só o joguei este ano e percebo o porquê deste ser um clássico intemporal;
    • Final Fantasy VII - Provavelmente, o JRPG mais aclamado. Daí o Remake deste ter o hype que tem;
    • Final Fantasy X - Como disse antes, o meu primeiro Final Fantasy e é dos Final Fantasy mais lineares. Por isso, uma excelente opção para novatos;
    • Persona 5 - Para perceber o que este jogo fez nos JRPG's em geral, é preciso ter experiência com o género, mas mesmo assim, dos melhores jogos dos últimos tempos. Só não foi GOTY em 2017 porque tínhamos lá o Breath of the Wild;
    • Dragon Quest XI - Só o joguei este ano, e estou mortinho pela próxima semana para voltar a jogá-lo mas na Nintendo Switch. Dos jogos que eu referi, é o mais tradicional pelo o seu set-up, mas é o mais acessível da série Dragon Quest. E o melhor disto é que tens uma demo de 10+ horas na Switch.
    Destes, todos jogos que eu já joguei, daí recomendar vivamente cada um deles a ti, Lvet, e a qualquer pessoa que ainda nãoos tenha jogado. Espero que tenha sido de alguma ajuda!
     
  5. Celebi Redactor
    aa

    Celebi
    Mensagens:
    4.125
    Estamos a falar de apenas propostas na Switch ou no geral?

    Só para a Switch, tens por exemplo:

    O primeiro e quarto Valkyria Chronicles que misturam elementos de JRPGs com ação e estratégia;

    O World Ends With You Remix que é um JRPG com uma apresentação diferente do habitual e mais focado na componente de ação;

    O Golf Story que remonta aos tempos em que os jogos de desporto do Mario nas portáteis eram essencialmente RPGs

    O Pillars of Eternity e o Divinity 2 que são tipicamente RPGs de PC, praticamente inexistentes em consolas, mas que são muito bons também no que toca à escrita, mundo e combate.
     
  6. Lvet Normal Mushroom
    aa

    Lvet
    Mensagens:
    970
    Antes de mais, têm razão. Zelda não é JRPG. Estava a esforçar-me por criar um distinção que fosse facilmente entendida e acabei a pôr os pés pelas mãos. As boas noticias é que me parece que todos entederam onde eu queria chegar.

    Neste momento estou apenas focado na Switch, de todo o modo agradeço todas as sugestões que já foram dadas.

    O Persona é um jogo que fui ouvindo ao longo dos anos como sendo de topo. Mas penso que não há nenhuma iteração na switch por isso para já nada feito. (Aquele remake do jogo da Wii U, Tokyo mirage Sessions, pertence à série?)

    Collection of Mana e A série Tales são JRPG classicos, ou não?

    Golf story já tenho debaixo de olho, queria ver se apanhava em promo. Queria físico mas é muito mais caro...

    Xenoblade Chronicles 2 não é por turnos? Posso jogar sem conhecimento dos outros da série?

    Kingdom Hearts parece me tão bom quanto confuso, mas também não está disponivel na switch.

    SRPG como Valkyria Chronicles e FE, não só conheço como gosto muito.

    FF7 não vai ter remaster na switch? Talvez me aventure com esse. Chrono Trigger e TWEWY também me chamam a atenção, se bem que penso que o primeiro está inacessivel na switch (talvez apareca no snes online).

    Quanto ao Pilars of Eternty e Divinity, conheço e joguei, mas para os efeitos desta thread esses são WRPG, certo?
     
  7. Celebi Redactor
    aa

    Celebi
    Mensagens:
    4.125
    Sim tens razão, pensei que apenas quisesses RPGs e não especificamente JRPGs.
     
  8. neveda Redactor Chefe
    aa

    neveda
    Mensagens:
    33.350
    NN ID:
    neveda
    Switch FC:
    5357-7881-4111
    @Lvet a Switch tem o remaster (não remake) de FF7, FF 8 e FF 9. Tem também o X/X-2 e o 12.
     
  9. Lvet Normal Mushroom
    aa

    Lvet
    Mensagens:
    970
    Desses FF qual recomendarias?

    Edit: O remake do FF7 vai ser exclusivo, infelizmente.
     
    Última edição: 19 de Setembro de 2019
  10. ze_samot 1-Up Mushroom
    aa

    ze_samot
    Mensagens:
    2.331
    NN ID:
    ze_samot
    Em relação ao que expuseste sugeria:

    1- Darksiders, YS VIII ou Tales of Vesperia

    2- Espera pelo DQ XI ou aventura-te no Caligula Effect que tem o seu quê de Persona.
     
    BraveBold likes this.
  11. Lvet Normal Mushroom
    aa

    Lvet
    Mensagens:
    970
    A serie YS e a serie Tales não são de combate por turnos? Nao necessitam de conhecimento prévio?

    Caligula effect por acaso nunca ouvi falar.
     
  12. G.E.R.M.A.N. Mega Mushroom
    aa

    G.E.R.M.A.N.
    Mensagens:
    11.200
    Switch FC:
    3057-7639-9495
    São RPGs de ação. Não precisam de conhecimento prévio, podes jogar à vontade.
     
  13. Lvet Normal Mushroom
    aa

    Lvet
    Mensagens:
    970
    O Xenoblade Chronicles 2 também?
     
  14. BAlvez 1-Up Mushroom
    aa

    BAlvez
    Mensagens:
    1.531
    Apesar de ser da Atlus, não. Não estão ligados.

    Não são.

    Não são por turnos, Xenoblade é um jogo com um estilo de combate à lá MMORPG's. Tens a personagem a atacar automaticamente e depois tens certos ataques (mais fortes) que só podes utilizar depois do cooldown chegar ao fim.
    Podes jogar o 2 sem jogar o primeiro, mas o Xenoblade Chronicles 2 tem um combate bem mais complexo que o Xenoblade original, e por isso mesmo não te recomendo começar por aqui. Recomendo sim os 5 jogos que no meu post anterior.
     
  15. Zetsu Spring Mushroom
    aa

    Zetsu
    Mensagens:
    9.458
    Escreves isto e ainda assim ponderas o FF7?

    Parece que procuras um JRPG o menos JRPG possível. O que parece complicado.

    DarkSouls? Undertale?
     
  16. BraveBold Spring Mushroom
    aa

    BraveBold
    Mensagens:
    9.003
    NN ID:
    XenoManso
    Switch FC:
    0916-2960-3113
    Xenoblade 2 é dos meus preferidos na Switch e foge um pouco ao tipico JRPG no que a combate diz respeito
     
  17. Lvet Normal Mushroom
    aa

    Lvet
    Mensagens:
    970
    Zetsu eu fiz duas questões.

    A segunda incluía recomendarem me um JRPG clássico que realmente achassem tão bom que até eu potencialmente poderia gostar. Daí considerar o FF.

    Quanto ao JRPG menos JRPG possível, passo a redundância, já andei a ver uns bons videos tendo em conta as recomendações da malta e já estou a considerar os Tales, os Ys e o Xeboblade. Obrigado a todos pelas respostas.
     
  18. lobito180 Normal Mushroom
    aa

    lobito180
    Mensagens:
    637
    Sendo que consegui meter o @BAlvez neste mundo com o Final Fantasy X (sinto-me um dealer a meter alguém na droga), talvez seja o que recomendo para começar.
    Tem tudo o que é típico num JRPG por turnos, mas não é muito complexo, e a história é muito boa, conseguindo não ser muito confusa.
     
    BAlvez likes this.
  19. BraveBold Spring Mushroom
    aa

    BraveBold
    Mensagens:
    9.003
    NN ID:
    XenoManso
    Switch FC:
    0916-2960-3113
    @lobito180 s é para começar bem que comece pelo FF IX :p (pronto, iniciou-se a luta)
     
  20. lobito180 Normal Mushroom
    aa

    lobito180
    Mensagens:
    637
    Estou a jogar neste momento! Só comento depois. XD
     
    BAlvez and BraveBold like this.

Partilhar esta Página

  1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies.
    Remover anúncio