1. Juntem-se ao servidor de Discord do FNintendo. Juntem-se aqui.

Master System Master System

Discussão em 'Outras plataformas' iniciada por jabun, 25 de Novembro de 2011.

  1. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.599
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Aqui está o tópico da mítica primeira consola da Sega!

    [​IMG]

    Após a Nintendo ter dado nova vida a uma indústria de videojogos que estava moribunda, uma conceituada companhia de jogos arcade, a Sega, resolve entrar no ramo do hardware com um projecto chamado Master System.

    Lançada inicialmente no Japão em Outubro de 1985, a Master System enfrentou grandes dificuldades devido a forte concorrência do Famicom da Nintendo, que detinha contrato de exclusividade com cerca de 80% das produtoras de software, não deixando grande margem de manobra para a 8 Bits da Sega, que passou a contar praticamente apenas com os excelentes jogos Sega, muitos deles convertidos directamente das arcades. A Sega Master System no Japão também é conhecida como "Mark-III" contendo a adição do chip "FM YM2413", sendo "Outrun" o primeiro jogo a usa-lo para gerar sons (em vez de utilizar o SN76489) quando este é devidamente detectado. No entanto, em 1987 a Sega também lançou no Japão a versão 'internacional' da consola, com o mesmo design e o mesmo nome com o qual ficou famoso no resto do mundo: Sega Master System. Em 1989 (!) é lançado no Japão o último jogo Master System.

    [​IMG]

    O baixo sucesso no Japão não evitou que a SEGA lançasse a Master System no resto do mundo. Nos Estados Unidos a consola é lançada em 1986, mas o domínio da Nintendo também era muito grande, e logo a SEGA vendeu os direitos de comercialização da consola nos EUA para a Tonka. Mesmo assim, a popularidade do aparelho foi diminuindo, não conseguindo uma fatia decente do mercado, totalmente dominado pela Nintendo e pela sua NES. Nos EUA o último jogo a chegar à consola data de 1991.

    [​IMG]
    Master System 1

    Em 1990, após o lançamento da Sega Genesis, a SEGA recuperou os direitos de comercialização da Master System nos EUA e lançou uma versão com um novo design, denominada Master System II. Esse novo modelo era mais barato, mas por outro lado foram removidos o botão de Reset e a entrada para óculos 3D, impossibilitando a utilização desse acessório em alguns jogos. Além de não possuir conectores de áudio e vídeo, ele só podia ser conectado na TV por cabo RF, que apresentava uma pior qualidade de imagem e som.

    O fracasso da consola nos EUA e Japão levou a Sega a planear meticulosamente as estratégias para fazer a sua nova consola, a Mega Drive, bem-sucedida nesses mercados. Em 1988 (apenas três anos após o lançamento das Master) já se falava na Mega Drive, o que fez com que a consola estivesse muito pouco tempo no mercado.

    [​IMG]
    Master System 2

    Na Europa a história foi diferente, com a Master System a ser muito bem aceite e conseguir ombrear com a NES, chegando a países onde a Nintendo ainda não vendia a sua consola. Diversos produtores europeus produziram jogos para a Master System, e o aparelho teve suporte da SEGA Europeia até 1996 (em contraste a SEGA Americana, que desistiu da console logo em 1992). Nos anos 90, mesmo com a Mega Drive e a Super Nintendo no mercado, a Sega nunca desistiu da sua 8 Bits, colocando-a no mercado a preços baixissimos (cheguei a vê-la a 10 contos! Que equivale a 50 euros), já com jogos embutidos na consola (Sonic ou Alex Kidd), o que tornava a consola acessivel a todas as carteiras, que numa época em que os jogos eram para crianças, tornava a Master System na prenda ideal para os pais darem aos filhos. Em 1996 a Europa vê ser lançado o derradeiro título da consola.

    [​IMG]
    Master System 3

    O Master System original aceita jogos em cartuchos e cartões. O tamanho máximo de um jogo em cartão é de 32KBits, enquanto o maior jogo lançado em cartucho possui 8MBits. O suporte a cartões foi abandonado nas versões posteriores do aparelho.

    Embora não tenha tido o sucesso que a Sega esperava, a Master System é uma consola importante na história da indústria dos videojogos, nem que seja por ter sido a primeira consola da mítica gigante nipónica. Apesar de no resto do mundo ter sido abandonada cedo demais, como se de um cão com peste bubónica se tratasse, na Europa a consola gozou de excelente vitalidade, com a Sega a ter a inteligencia de a transformar na sua consola "low cost", acessivel para todos e que constituiu a entrada de muitos jogadores no mundo Sega, pois a seguir a uma experiência positiva com a consola, era normal quererem comprar uma Mega Drive ou uma Saturn.

    Daqui quem jogou nesta preciosidade? Partilhem as vossas experiências :hmm:

    [​IMG]

     
    Última edição pelo moderador: 11 de Janeiro de 2015
  2. sjogos Question Coin
    aa

    sjogos
    Mensagens:
    13
    Tantas Horas joguei nesta consola.....
    Tinha uma master system 3, comprada no continente por 7999$00 na altura.
    Vinha com o Sonic.
    Ainda me lembro de deixar a consola ligada de uns dias para os outros para acabar os jogos (não haviam saves...).
    -Sonic 1: Ainda me lembro de registar os records no manual do jogo. Cheguei a passar o jogo com 27 vidas, e a passar os niveis todos com 99 aneis para ganhar o máximo de bonus possivel xD.
    -Sonic 2...Horas e horas a jogar sonic 2. GRANDA João. Andar á procura das gems pelos mapas era sempre fixe. Consegui passar o jogo todinho :D. Eu e o meu primo, jogamos montes de veses juntos.
    -Rei Leão-Passei o jogo todo em "Lion King" (Hard Mode) quando era miudo.
    -Jurassic Park - Para mim, a melhor versão de jurassic park em jogo que alguma vez fizeram. Muito completo, com video de introdução e tudo. Gosto muto da banda sonora.

    Ainda me lembro de ir a casa do primo do meu primo e ele tinha lá o World Soccer...levava sempre 10 a 1 ou 10 a 2....ele era granda viciado.

    Também me lembro do My Hero. O jogo era dificil cmo caraças xD. Só chegamos uma vez ou duas ao segundo nivel e acho que nunca chegamos ao 3º....Raramente jogava-mos este jogo.

    Bons velhos tempos. Quando não havia sistema de trofeus, youtubes nem nada disso. O sistema de trofeus era as conversas com a malta que jogava o mesmo jogo a ver quem já tinha passado mais :). Os jogos na altura eram mais sociais. 2 ou 3 amigos em casa a jogar...velhos tempos.
     
  3. mmp029 Mini Mushroom
    aa

    mmp029
    Mensagens:
    209
    Acho que nunca joguei a uma, nem me lembro de as ver à venda.

    À uns tempos atrás tive a oportunidade de comprar 1, completa(mas sem caixa e manuais) com cabos e 2 comandos, por 12€.

    Só resta dizer que até hoje tou bem arrenpendido de a não ter trazido -.-'

    As vezes fazemos com cada asneira!!!
     
  4. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.599
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    12 euros é um excelente preço! Mas passa pelo ebay ou leiloes que costumam aparecer lá MSs a excelentes preços.

    O sjogos deu 8 contos pela sua (40 euros!), uma autêntica bagatela. Lembras-te em que ano a compraste? Eu próprio só não a comprei em 95/96 porque estava a juntar dinheiro para a PSX e N64 e todos os trocos contavam XD
     
  5. sjogos Question Coin
    aa

    sjogos
    Mensagens:
    13

    Aproveito para corrigir.
    A master system não foi a primeira consola da Sega. A primeira consola da Sega foi a SG-1000 (Uma consola de 2ª Geração) que nem chegou a sair em portugal.
    No entanto, a master system tem R/C com a SG-1000 e os jogos funcionam nela (mas nem todos).
    Um link para quem não conhecer a consola: http://www.wired.com/gamelife/2009/10/sega-sg-1000/
     
  6. sjogos Question Coin
    aa

    sjogos
    Mensagens:
    13
    Não sei ao certo. Sei que já existia a Sega Saturn na altura. Se calhar foi em 1996 ou 1997.
     
  7. Ryuseiken Normal Mushroom
    aa

    Ryuseiken
    Mensagens:
    955
    Foi em 97-98 se a memória não me engana, esse era o preço fixo do modelo III quando foi lançada no mercado português. No brasil teve um impacto muito maior e recebeu alguns exclusivos muito importantes, como Street Fighter II', Sonic Blast e Virtua Fighter Animation.

    Na mesma altura surgiu também as mega drives exclusivas da Toys R Us a um preço semelhante, um modelo fabricado nas filipinas em que a consola em si diz made in china, ao contrário das mega drives da sua época que eram feitas no japão. Surgiu também o modelo asiático da consola, feito na china e semelhante ao que se vendia originalmente no japão, que apesar de não ser oficial era licenciado pela sega. Vendeu-se cá também.
     
  8. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.599
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Aqui na Europa (e no Brasil também já agora), o apoio dado à consola foi imenso. Basta ver que 1989 saiu o último jogo no Japão e na Europa foi em 1996! Tivemos mais 7 anos de MS, é mesmo muita fruta.
     
  9. sjogos Question Coin
    aa

    sjogos
    Mensagens:
    13
    Outros tempos sem duvida. Master system á venda em 1997/1998 é obra, tendo em conta que a dreamcats já andava a caminho.
    Engraçado que a Master System e a Mega Drive de modo geral tiveram grande suporte na europa, ao contrario da Saturn e do addon MegaCD/32x.
    Mais engraçado foi então nos anos de 94-98 onde se podia ver a venda Master System, Mega Drive (incluindo os addons), e Saturn.

    Em 1998 não foi de certeza o ano em que comprei a minha master system, pois ofereceram-me a PSX no natal desse ano. Aponto mais para 1996 ou 1997 talvês.

    Mas lembro-me perfeitamente de no ano de 1998 a 2000 ainda haver malta com mega drive, pois ainda haviam alguns jogos á venda a preços de saldo nas lojas....a master system deve ter desaparecido completamente das lojas (jogos, acessorios e tudo) algures em 1998, pois eu lembro-me de querer comprar jogos para a master system e ser complicado de se encontar.
     
  10. Rony G Golden Mushroom
    aa

    Rony G
    Mensagens:
    24.129
    Switch FC:
    8447-5049-1309
    Houve uma altura que a Master System estava tão barata que eu cheguei a pensar em comprar uma... (era mesmo quase dada) mas depois olhava para as lojas e não via NENHUM jogo para ela à venda, e acabei por não a comprar!
     
  11. stika 1-Up Mushroom
    aa

    stika
    Mensagens:
    1.485
    existe um jogo para a master system que eu adoro mas quase ninguém conhece, psychic world
     
  12. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.599
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Posso estar a fazer confusão, mas penso que me lembro de jogar isso na consola do irmão mais velho de um amigo meu!

    Mas na Master System curtia mesmo era o Land of llusion

    [​IMG]
     
    Última edição: 2 de Novembro de 2015
  13. Ryuseiken Normal Mushroom
    aa

    Ryuseiken
    Mensagens:
    955
    O land of illusion foi dos melhores jogos que joguei na master system e dos meus preferidos da era dos 8 bits.
     
  14. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.599
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413

    Dos primeiros jogos que me lembro de jogar :please:. Que clássico! A versão MS consegue, a meu ver, ser superior à versão Mega Drive
     
    Última edição: 2 de Novembro de 2015
  15. woodstock Boo Mushroom
    aa

    woodstock
    Mensagens:
    6.096
    ---
     
    Última edição: 7 de Março de 2019
  16. BigLord Golden Mushroom
    aa

    BigLord
    Mensagens:
    21.958
    NN ID:
    BiigLord
    A minha Master System II era das que tinha o Sonic original embutido nela. Adorava aquilo. Ai as horas passadas a jogar Phantasy Star... Que jogaço que aquilo era, na altura!
     
  17. osvelhostempos Normal Mushroom
    aa

    osvelhostempos
    Mensagens:
    951
    Curiosamente, joguei exactamente os mesmos jogos em "tempo útil de vida da consola.

    @Jabun, não podes fazer a comparação de 10.000$00 dos anos 90 serem hoje 50€, o custo de vida era diferente. Basta ver que o ordenado mínimo era cerca de 35.000$00, e hoje é quase 500€. Logo, a Master System ainda era quase um terço do ordenado de uma pessoa da época.
     
  18. Yggdrasil Redactor
    aa

    Yggdrasil
    Mensagens:
    3.484
    Exacto, e depende também do ano ao qual a comparação se refira - o poder de compra em Portugal era muito mais elevado em 1998-99 do que em 1990-91, por exemplo, basta ter em conta que, não só os salários eram muito mais elevados no final da década, como a inflação era bastante mais baixa e o acesso ao crédito muito mais fácil - em 1992, ainda tínhamos cerca de 8-9% de inflação e taxas de juro nos 10-11%. Hoje podemos não ter grande noção, mas no início da década de 1990, era preciso ter um nível de vida acima da média para poder ter consolas e jogos - não significa que fosse preciso ser rico, mas era preciso viver acima da média.
     
  19. osvelhostempos Normal Mushroom
    aa

    osvelhostempos
    Mensagens:
    951
    Concordo plenamente. Não quis ir tão longe, mas, basicamente são factores decisivos.

    Edit: E estamos só a falar da MS neste caso, mas, por exemplo sistemas como 32x, Mega CD, Neo Geo e outros, eram quase "consolas de luxo".
    :suado:
     
  20. Rony G Golden Mushroom
    aa

    Rony G
    Mensagens:
    24.129
    Switch FC:
    8447-5049-1309
    Eu lembro-me do meu Spectrum ter custado 40 contos aos meus pais em 1988... e nem de perto nem de longe nós vivíamos acima da média... :/

    Os velhotes fizeram foi um grande sacrifício... mas isso porque na altura, eles julgavam que aquilo ia dar para fazer trabalhos e não só para jogar. Claro que quem teve um spectrum sabe que encontrar impressoras para aquilo era mentira, e uma máquina de escrever conseguia ser mais prática do que aquilo para escrever...

    Mas sim... o custo da guita naquela altura não tinha NADA a ver com o de hoje em dia!
     

Partilhar esta Página

  1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies.
    Remover anúncio