1. Juntem-se ao servidor de Discord do FNintendo. Juntem-se aqui.

Playstation 2 Metal Gear Solid 3: Snake Eater

Discussão em 'Outras plataformas' iniciada por jabun, 2 de Março de 2014.

  1. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.671
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    [​IMG]

    Após o sucesso estrondoso de Metal Gear Solid 2, a chegada de uma sequela era inevitável. Metal Gear Solid 3: Snake Eater (MGS3) é um jogo de espionagem e ação dirigido por Hideo Kojima, tendo sido desenvolvido pela Konami Computer Entertainment Japan e publicado pela Konami para a PlayStation 2, sendo lançado a 17 de novembro de 2004 na América do Norte,16 de dezembro no Japão e a 4 de março de 2005 na Europa, sendo um dos últimos grandes títulos para a 128 bits da Sony.

    [​IMG]

    Ambientado na Rússia da época da Guerra Fria, a história centra-se no agente da unidade FOX Naked Snake, cujas missões são resgatar um fabricador de armas e sabotar a construção de uma poderosa arma. Assim, enquanto que os jogos anteriores se passavam em ambientes modernos e tecnologicos, Snake Eater tem como pano de fundo a floresta soviética dos anos 60, com as armadilhas semi-futurísticas de alta tecnologia dos antigos jogos Metal Gear Solid a serem substituídas pela natureza e pelas técncias de camuflagem.

    [​IMG]

    Metal Gear Solid 3 é uma prequela dos dois primeiros MGSs, tendo como protagonista o iconico Big Boss. Durante o desenvolvimento do jogo, milhares de teorias povoaram a internet sobre a identidade do personagem principal, e quando Kojima confirmou que não seria Solid Snake o personagem principal, mas sim o seu “pai”, o hype triplicou para milhares de jogadores em todo o mundo, que salivavam com a ideia de controlarem o lendário heroi de guerra, tantas vezes mencionado nas anteriores entregas da série.

    [​IMG]

    O jogo passa-se durante a Guerra Fria em 1964, onde um agente da CIA, com o nome de código "Naked Snake", é enviado para as florestas da União Soviética. Auxiliado por rádio pelo Major Zero, a sua missão é resgatar um cientista soviético chamado Sokolov, que, secretamente, está a desenvolver uma arma nuclear denominada como "Shagohod".A missão prossegue normalmente até que The Boss trai os Estados Unidos e entrega duas miniaturas de mísseis nucleares Davy Crockett a seu novo benfeitor, Coronel Volgin.

    [​IMG]

    Está então dado o mote para uma das melhores aventuras da história desta indústria, com um enredo rico e repleto de reviravoltas, como Kojima já nos habitou, oferecendo aos jogadores uma história complexa, que consegue conter elementos reais e históricos, com elementos de fantasia e ficção e mesmo assim ser estupidamente realista, com personagens extremamente bem construídas e o sentimento de que aquela estória podia mesmo ter acontecido. A tudo isto junta-se a componente politica, filosófica, o humor refinado a que a série já nos habitou e os pequenos pormenores deliciosos típicos de Kojima (a batalha contra o The End é um desses casos) e temos mais um clássico. Não é por acaso que MGS3 é unanimamente considerado como um dos melhores jogos de todos os tempos.

    [​IMG]

    A jogabilidade de Snake Eater é semelhante à dos jogos anteriores da série MGS, ou seja, o stealth continua a ser rei e senhor, com Snake a ter de sobreviver num ambiente hostil e cheio de inimigos sem ser notado. Apesar de Snake adquirir várias armas (abrangendo de pistolas a lançadores de granadas), a ênfase está em usar o stealth para evitar combates. Um número de objetos e ferramentas podem ser encontradas pelo caminho para ajudá-lo em tal tarefa, incluindo detetores de movimento, para detetar soldados, e a caixa de papelão tradicional da série Metal Gear, no qual Snake pode se esconder para que não seja visto.

    [​IMG]

    Apesar das semelhanças fundamentais, Snake Eater introduz vários novos aspetos na jogabilidade que não estavam presentes em títulos anteriores, incluindo um excelente sistema de camuflagem (que através de uma percentagem indica ao jogador o quão bem escondido está, devendo o jogador trocar de roupa ou utilizar pinturas faciais para aumentar esta percentagem), um novo sistema de combate corpo-a-corpo chamado "close-quarters combat" ou "CQC", uma barra de energia (além da de vida) e um excelente sistema de tratamento, em que o jogador tem de ir curando Snake à medida que o heroi sobre lesões, é mordido por animais, tem fome, etc.

    [​IMG]

    Originalmente, o jogo deveria ser desenvolvido para a PlayStation 3, pois Kojima defendia que o hardware da PS2 não era suficiente para as ideias que ele tinha para o jogo, mas o atraso da nova consola da Sony levou a que o criativo optasse por lançar a sua prequela na velhinha PS2. Desde o inicio Hideo Kojima desejava mudar drasticamente o cenário dos jogos anteriores, querendo fugir dos cenários de interiores e tecnológicos que marcaram MGS1 e 2.

    [​IMG]

    No entanto, Kojima sabia que o ambiente externo era muito difícil de criar e que a PS2 era limitada para recriar a floresta que ele idealizara. Em contraste com os ambientes urbanos, a floresta não possui uma superfície plana. O protagonista em Snake Eater deve cruzar terreno desigual, incluindo rochas, terra e tocos de árvore. Como resultado, o motor de jogo de colisão usado nos lançamentos prévios não poderia ser utilizado, e um novo teve de ser construído do zero, sendo necessário ajustar a tecnologia de captura de movimentos para que a experiência fosse a mais real possível.

    [​IMG]

    A banda sonora de Snake Eater foi composta por Norihiko Hibino e Harry Gregson-Williams. Hibino compôs o fenomental tema de abertura do jogo, "Snake Eater",uma faixa vocal que parece saida de um filme do 007, com a excelente performance de Cynthia Harrell. Para muitos, MGS3 apresenta, apenas, a melhor OST da PS2.

    [​IMG]

    Snake Eater foi um sucesso comercial e vendeu globalmente 3,96 milhões de cópias, ficando, no entanto, abaixo do sucesso de Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty, que vendeu 7 milhões de cópias. Idolatrado por uns (para muitos, MGS3 é o melhor titulo da série), algo criticado por outros, MGS3 é indiscutivalmente uma das obras-primas da PlayStation 2, sendo um jogo fundamental para os apreciadores do género ou simplesmente de uma boa história. Sempre que anuncia um Metal Gear, Kojima ameaça que este é mesmo o último, mas a pressão dos fãs e da Konami faz com que acabe sempre por ser anunciado o jogo seguinte da série. Mas enquanto os titulos tiverem a qualidade de MGS3 ainda bem que assim é.

    [​IMG]
    [​IMG]
     
    Última edição: 25 de Agosto de 2015
  2. G.E.R.M.A.N. Mega Mushroom
    aa

    G.E.R.M.A.N.
    Mensagens:
    11.073
    Switch FC:
    3057-7639-9495
    O meu está ali selado, à espera de ser jogado. Antes tenho de completar os dois primeiros.
     
  3. Razumikhin Mini Mushroom
    aa

    Razumikhin
    Mensagens:
    254
    Recomendo a versão da 3DS vivamente. É uma experiência bem diferente, para quem já passou o jogo dúzias de vezes na PS2.
     
  4. Nakah Bee Mushroom
    aa

    Nakah
    Mensagens:
    4.485
    Pena a framerate.
     
  5. Razumikhin Mini Mushroom
    aa

    Razumikhin
    Mensagens:
    254
    Não tive problemas com isso. Há jogos que sofrem bem mais com isso.
    A minha crítica a este port tem mais a ver com a falta de extras, que não tem desculpa. Excepto o facto de isto ter sido um port feito "só porque sim", tomem lá Kojima.
    Mas porra, está mesmo bom.
     
  6. Bernkastel Golden Mushroom
    aa

    Bernkastel
    Mensagens:
    21.343
    Como é que um dos melhores jogos de sempre não tinha tópico. :(

    I like. Versão Subsistence, that is. Não joguei vanilla, diz que a cam desse irritava um bocado.
     
  7. Razumikhin Mini Mushroom
    aa

    Razumikhin
    Mensagens:
    254
  8. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.671
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    "25 Years of Stealth: The Making of Metal Gear", Retro Vol. 05, 2012

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Artigo completo aqui
     
    Última edição: 25 de Agosto de 2015
  9. SUB-ZERO Golden Coin
    aa

    SUB-ZERO
    Mensagens:
    98
    Nenhum se compara ao original da velhinha PS.Tanta nostálgia sempre que penso nesse jogo.Momentos únicos. :please:
     
  10. BraveBold Spring Mushroom
    aa

    BraveBold
    Mensagens:
    8.870
    NN ID:
    XenoManso
    Switch FC:
    0916-2960-3113
    [quote author=SUB-ZERO link=topic=23907.msg814119#msg814119 date=1393875014]
    Nenhum se compara ao original da velhinha PS.Tanta nostálgia sempre que penso nesse jogo.Momentos únicos. :please:
    [/quote]
    O original nao é da PS :suado:
     
  11. SUB-ZERO Golden Coin
    aa

    SUB-ZERO
    Mensagens:
    98
    Metal Gear Solid original não é da ps??? XD

    É pois! :bwaha:
     
  12. BraveBold Spring Mushroom
    aa

    BraveBold
    Mensagens:
    8.870
    NN ID:
    XenoManso
    Switch FC:
    0916-2960-3113
  13. Bernkastel Golden Mushroom
    aa

    Bernkastel
    Mensagens:
    21.343
  14. BraveBold Spring Mushroom
    aa

    BraveBold
    Mensagens:
    8.870
    NN ID:
    XenoManso
    Switch FC:
    0916-2960-3113
    Ahhh Bolas Esse é aquele daquela consola nao sei quantas O da Nes nao é um port desse?
     
  15. Razumikhin Mini Mushroom
    aa

    Razumikhin
    Mensagens:
    254
    Aquela consola "não sei quantas" é a MSX e tem 2 Metal Gears.
    O "port/aborto" da NES não é reconhecido pelo Kojima sequer.
     
  16. BraveBold Spring Mushroom
    aa

    BraveBold
    Mensagens:
    8.870
    NN ID:
    XenoManso
    Switch FC:
    0916-2960-3113
    MSX é isso XD
     
  17. Bernkastel Golden Mushroom
    aa

    Bernkastel
    Mensagens:
    21.343
    Sim, os jogos da NES são ports dos da MSX mas são muito mais fracos. Especialmente o primeiro, que tem para lá umas coisas adicionadas no início que até o Kojima viu aquilo e ficou "wtf". Acho que o AVGN fez uma review ao Metal Gear da NES e tudo, espumou pa crl com isso. :(
     
  18. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.671
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Dos meus jogos favoritos de todos os tempos. Há pouco tempo completei a versão HD o que só confirmou que o jogo é tão bom hoje como era quando foi lançado em 2005 (quase há 10 anos! Como o tempo passa...)

    E a OST... meu Deus que coisa tão boa

     
    Última edição: 5 de Março de 2015
  19. Bernkastel Golden Mushroom
    aa

    Bernkastel
    Mensagens:
    21.343
    A opening com o vídeo mesmo é dos melhores que já vi. Grande tributo aos filmes do 007.
     
  20. Nakah Bee Mushroom
    aa

    Nakah
    Mensagens:
    4.485
    Aquele final quase que me deixou em lágrimas. ;_;7
     

Partilhar esta Página

  1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies.
    Remover anúncio