Wii Nintendo Wii

Discussão em 'Nintendo' iniciada por jabun, 19 de Novembro de 2014.

  1. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.772
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    [​IMG]

    Numa altura em que a Wii começa a desaparecer das prateleiras, acho que é altura de se criar um tópico para se recordar os bons tempos passados com esta consola e discutir o seu desempenho no mercado.
    A Wii é a 5ª consola de mesa da Nintendo, sucedendo à Game Cube, tendo sido lançada em em 2006, concorrendo com a Xbox 360 e a Playstation 3 pela liderança da geração passada, conseguindo, contrariando a maioria das espetativas iniciais, ser a consola mais vendida da sua geração, a consola de mesa mais vendida da Nintendo e uma das mais vendidas de sempre em geral. Com a Wii a Nintendo conseguiu finalmente reivindicar o “trono” da Guerra das Consolas, que lhe escapava desde os tempos áureos da Super Nintendo.

    [​IMG]
    Iwata apresentando a, na altura, Revolution

    A Wii foi anunciada oficialmente na E3 de 2005, com o nome de código Nintendo Revolution, pois o objetivo era exatamente esse: revolucionar o mercado e trazer novas ideias ao paradigma estagnado dos videojogos. O nome foi muito bem recebido e acarinhado pelo público, que ficou de boca aberta quando, já perto do lançamento da consola, a Nintendo anunciou uma mudança radical na nomenclatura da consola, que passava a chamar-se singelamente de Wii. A revolta pela adoção deste nome estranho foi muita, com a Nintendo a justificar a mudança pelo facto de Wii soar como "nós", em inglês, que enfatiza que a consola é para todos. Para além disto, Wii é um nome facilmente reconhecível em qualquer parte do mundo e que facilmente penetra no imaginário coletivo, sendo um nome simples, pequeno e marcante, que não necessita de qualquer abreviatura. Apesar de ao início a troca de nome ter provocado celeuma, a verdade é que hoje em dia toda a gente sabe o que é uma Wii, e ninguém imagina possível a consola da Nintendo ter tido outro nome.

    [​IMG]

    A Wii foi um sucesso estrondoso desde o Day One, sucesso esse que foi inesperado para a própria Nintendo que não conseguiu produzir consolas suficientes para satisfazer a procura, o que originou ruturas de stock em inúmeras partes do globo, nas quais a Wii chegava a ser vendida em sites de leilões, como o ebay, a preços muito superiores aos praticados nas lojas. No total, a Wii vendeu mais de 96 milhões de unidades, tornando-se a consola mais vendida da sua geração, conseguindo a Nintendo lucrar desde a primeira unidade vendida, ao contrário das rivais que tiveram de sustentar largos prejuízos nos primeiros tempos das suas consolas. Mas quais as principais razões para estas vendas colossais da pequena caixa branca da Nintendo?

    [​IMG]
    Nos primeiros meses a Wii estava esgotada em todo o lado. Nos EUA houve uma procura sem precedentes

    Com a Wii, a Nintendo arriscou bastante ao trocar tecnologia de ponta por ideias e conceitos originais. Um risco necessário porque o lançamento de uma consola “normal” com as mesmas características da Xbox 360 e da PS3 teria sido destrutivo. A única forma era optar por chegar a um publico-alvo que a concorrência ainda não tinha chegado. Assim, a inovação introduzida no mercado pela Wii baseia-se sobretudo na forma de jogar, ou seja, no comando.

    [​IMG]

    O Wii Remote (também chamado de Wiimote) é o comando primário e a principal atração da Wii: reside nele todo o discurso da Nintendo sobre a revolução no modo de se jogar. É um comando conectado à consola via Bluetooth, onde os movimentos são captados e transmitidos pela Sensor Bar, replicando os movimentos do jogador. Além disso, o Wiimote tem um sistema de rumble e colunas que emitem os sons de uma maneira mais simples e próximos do jogador, como o bater de uma espada ou o som de um tiro. Ao ser apresentado, os jogadores sonharam logo com a possibilidade de usarem esta comando para FPS, jogos de estratégia, ténis ou utilizar um Light Saber num jogo de Star Wars… As possibilidades eram imensas e o céu era a criatividade dos programadores!

    [​IMG]
    O Wiimote massificou ainda mais os jogos, tornando-os acessíveis para todas as idades

    Para além do controlo por movimentos, o Wiimote também se revelava versátil podendo ser utilizado horizontalmente, como o saudoso comando da Nintendo Entertainment System, revelando-se de extrema utilidade para os jogos de plataformas 2D, género moribundo que a Wii fez questão de revitalizar, graças ao enorme sucesso de Super Mario Bros. Wii. No entanto, a Nintendo não quis obrigar os jogadores a utilizar o Wiimote (até porque há certos géneros que se jogam melhor com um comando tradicional), sendo por isso possível jogar na Wii com o comando da Game Cube ou com o Classic Controller.

    [​IMG]
    [​IMG]
    SMG demonstrou bem as capacidades técnicas da consola

    Graficamente é verdade que está muito abaixo da concorrência, mas a Nintendo desde o inicio que disse que ia ser assim. Penso que o problema é que, graficamente, a consola não tem atingido nem os mínimos exigíveis. Que eu saiba, a consola é mais potente que a primeira XBox, e muitos dos jogos que saíram não refletem isso. Agora, será que a Nintendo prometeu mais do que aquilo que a consola pode dar? Ou as software houses são preguiçosas porque sabem que o lucro entra na mesma? Inclino-me, naturalmente, para a segunda. E clássicos como Super Mario Galaxy demonstram bem as capacidades técnicas da consola.

    [​IMG]

    Outros dos pontos fortes da Wii é a total compatibilidade com todos os jogos, memory cards e comandos da Nintendo GameCube (inclusive os DK Bongos), permitindo a muitos jogadores descobrir pela primeira vez alguns dos melhores jogos da geração anterior, que devido ás fracas vendas da GC fizeram com que muitos nunca tenham experimentado Zelda Wind Waker, Metroid Prime, F Zero GX, Ikaruga, Tales of Symphonia, entre outros clássicos. Nas últimas versões da consola esta compatibilidade foi retirada, com a consola a perder as entradas para os periféricos GC, pelo que tenham atenção a este pormenor na hora de adquirir uma consola Wii, caso tenham a intenção de nela jogar GC.

    [​IMG]

    Para além de correr jogos da GC, a Wii era também uma verdadeira biblioteca retro gamer, graças ao serviço Virtual Console, que permitia aos jogadores comprar jogos clássicos de algumas das melhores plataformas de sempre, nomeadamente: NES, Super NES, Nintendo 64, Master System, Mega Drive, TurboGrafx-16, Neo Geo, e alguns títulos Arcade.

    [​IMG]

    No final do seu ciclo, a Wii também foi alvo de uma remodelação de visual, sendo lançada a Wii Mini, modelo menor e que não inclui as saídas YPbPr (vídeo componente/D-terminal) e S-Video, compatibilidade com jogos para Nintendo GameCube, slot para cartão SD, e suporte a Wi-Fi, e possui apenas uma porta USB em comparação aos outros modelos que possuem duas. Esta é uma versão mais económica da consola, destinada a um público mais novo e/ou casual.

    [​IMG]
    Este pack fez a Wii voar das prateleiras

    Para concluir, falta falar daquilo que é o mais importante em qualquer consola: os jogos. E neste departamento, a Wii presenteou os seus detentores com clássicos de elevada qualidade. Sim, há quem tenha ficado desiludido porque queria mais, e esta exigência não é oca, na medida em que seria de esperar que uma consola que vendeu quase 100 milhões de unidades apresentasse um catalogo ainda mais vasto e com exclusivos de ainda maior nomeada, mas a verdade é que a Wii apresenta títulos de enorme qualidade e para quase todos os gostos, apresentando vários títulos originais, afastando-se do síndrome de sequelite aguda tradicional deste mercado, assim como da enchente de jogos de ação e FPSs que invadiram as consolas da concorrência, embora, naturalmente, tenha algumas lacunas que a Nintendo não soube cobrir e que, uma vez mais, a oferta third party não apresentou a qualidade devida.

    [​IMG]

    Assim, podem encontrar na consola:

    A Boy and His Blob
    Another Code: R
    Donkey Kong Country Returns
    Fire Emblem Radiant Dawn
    Kirby's Adventure Wii
    Kirby’s Epic Yarn
    Klonoa
    Little King Story
    Mario Kart Wii
    Metroid: Other M
    Metroid Prime 3 Corruption
    Monster Hunter Tri
    Muramasa: The Demon Blade
    New Super Mario Bros. Wii
    Nights Journey of Dreams
    No More Heroes
    No More Heroes 2: Desperate Struggle
    Punch Out
    Rune Factory: Frontier
    Sin and Punishment Successor of the Skies
    Super Mario Galaxy
    Super Mario Galaxy 2
    Super Paper Mario
    Super Smash Bros Brawl
    The Legend of Zelda: Twilight Princess
    The Legend of Zelda: Skyward Sword
    Xenoblade
    Wario Land: The Shake Dimension
    Zack & Wiki: Quest for Barbaro’s Treasure

    A Wii é uma boa consola e tem excelentes jogos. Podia ser melhor? Podia. E devia.
    A Wii foi um sucesso para os casual gamers, no entanto, parece que a Nintendo por vezes se esqueceu um pouco daqueles que, como eu, já acompanham as suas consolas desde o início. Olho para a minha Wii e sinto que não teve a exploração devida por parte das software houses. Resumindo, a Wii foi a consola que a Nintendo precisava, mas pode não ter sido bem aquela que os jogadores mais fieis da marca queriam
    Mais amada por uns do que por outros, a Wii é uma consola que não deixou ninguém indiferente e que voltou a trazer a Nintendo para a ribalta do mercado das consolas caseiras, graças a uma estratégia marcada pela inovação e originalidade. E só por isto já ganhou o seu lugar na História. E vocês, qual a vossa opinião sobre a Nintendo Wii? Como foi a vossa experiência com esta consola? O espaço de partilha de experiências é aqui.


    [​IMG]
     
    Última edição: 30 de Agosto de 2019
  2. Nosferato Spring Mushroom
    aa

    Nosferato
    Mensagens:
    9.800
    NN ID:
    Nosferato
    Switch FC:
    5746-6701-2799
    Excelente! Este Jabun! :yes:
     
  3. G.E.R.M.A.N. Mega Mushroom
    aa

    G.E.R.M.A.N.
    Mensagens:
    11.212
    Switch FC:
    3057-7639-9495
    Em termos de 1st parties, é à vontade a melhor consola da Nintendo.
     
  4. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.772
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    NES, SNES e N64 são bem superiores nesse departamento a meu ver :bwaha:
     
  5. G.E.R.M.A.N. Mega Mushroom
    aa

    G.E.R.M.A.N.
    Mensagens:
    11.212
    Switch FC:
    3057-7639-9495
    Ora bem, tens 2 Zeldas, 2 (ou 4) Metroids, 2 Marios 3D, 1 Mario 2D, 1 Donkey Kong, 1 Fire Emblem, 1 SSBB, 1 MK, 1 Punch-Out, 1 Wario Land, 2 Kirbys, Super Paper Mario, Animal Crossing e outros tantos de desporto, party games e não sei que mais.
     
  6. JotaB 1-Up Mushroom
    aa

    JotaB
    Mensagens:
    1.809
    Eu tinha uns 11 anos quando a muito custo conseguir ter a minha. Foi o motivo de me ter registado no FNintendo. Posso dizer que nunca tive tanto hype por uma consola (talvez exceptuando a 3DS), e aqueles dias antes da véspera de Natal com a consola debaixo do pinheiro e sem poder jogar nela foram muito angustiantes. Recordo isto com um sorriso no rosto.

    Penso que não a aproveitei como devia, apesar de ter jogado muito alguns jogos como o Mario Kart, o Zack and Wiki, o Galaxy 2 e o Sports Resort. Ultimamente só tenho ligado a consola para fazer umas sessões de multiplayer com a minha irmã ou amigos.
     
  7. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.772
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Eu comprei a minha no Day One :yes: Veio com o Wii Sports e troxe també um Twilight Princess que me estava lá a fazer olhinhos. Passei o resto do dia agarrado à consola :hero:

    Apesar de tudo, faço um excelente balanço da consola. Sim, o suporte third party devia ter sido mais forte (principalmente se tivermos em conta o volume de vendas) mas a consola tem alguns dos maiores clássicos de sempre!

    Ah, e só por ter ressuscitado Nights, Punch Out e os jogos de plataforma em scroll horizontal já merece a minha admiração.

    A Boy and His Blob, Wario Land: The Shake Dimension, Klonoa, Donkey Kong Country Returns ... :bwaha:
     
  8. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.772
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Nintendo Revolution, Maxi Consolas nº 55, Junho 2005

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]
     
    Última edição pelo moderador: 11 de Janeiro de 2015
  9. moguino Bee Mushroom
    aa

    moguino
    Mensagens:
    4.555
    Já comprei tarde a Wii, natal de 2010, e por isso não aproveitei o online de quase nenhum jogo mas posso dizer que a consola tem alguns dos melhores jogos de sempre e desses a maioria são do meu género favorito(plataformas), adorei o A Boy and His Blob e o jogo merecia um tratamento HD e ser lançado na eshop. Apesar de ter bastantes jogos para a Wii, alguns infelizmente por falta de tempo nunca saíram da caixa, ainda espero comprar mais uns 4 ou 5 se alguma vez os encontrar baratos.
     
  10. RedNimik Life Mushroom
    aa

    RedNimik
    Mensagens:
    15.878
    Lembro-me desta edição como se fosse ontem, tantas voltas dei a essa revista...
     
  11. b1snaga Bee Mushroom
    aa

    b1snaga
    Mensagens:
    3.084
    ^Same. Acho que ainda a tenho aqui por casa.
     
  12. Bernkastel Golden Mushroom
    aa

    Bernkastel
    Mensagens:
    21.343
    [quote author=G.E.R.M.A.N. link=topic=25028.msg852914#msg852914 date=1416427244]
    Ora bem, tens 2 Zeldas, 2 (ou 4) Metroids, 2 Marios 3D, 1 Mario 2D, 1 Donkey Kong, 1 Fire Emblem, 1 SSBB, 1 MK, 1 Punch-Out, 1 Wario Land, 2 Kirbys, Super Paper Mario, Animal Crossing e outros tantos de desporto, party games e não sei que mais.[/quote]

    Quantidade não é qualidade. ;(

    Tanto a NES como a SNES dão tau-tau na Wii à vontade, imo.
     
  13. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.772
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Neste caso os titulos até tem qualidade. Simplesmente a quantidade de clássicos first party da Wii não é comparavel ao que vemos na NES e SNES (e N64 também já agora)
     
  14. G.E.R.M.A.N. Mega Mushroom
    aa

    G.E.R.M.A.N.
    Mensagens:
    11.212
    Switch FC:
    3057-7639-9495
    Quantidade não é qualidade. ;(

    Tanto a NES como a SNES dão tau-tau na Wii à vontade, imo.
    [/quote]

    Pois eu discordo completamente neste caso, visto que vários títulos que mencionei aí são dos melhores de sempre, e podem não ser clássicos agora, jabun, mas no futuro vão ser e aparecer em várias listas de melhores jogos de sempre.
     
  15. Bernkastel Golden Mushroom
    aa

    Bernkastel
    Mensagens:
    21.343
    Que exagero... só mesmo os dois Galaxy é que têm estofo para isso. Depois há ali jogos muito bons mas não me parece que sejam coisas para aparecer em listas de melhores de sempre. Tirando talvez o Donkey Kong, nenhum é sequer o ponto alto das respectivas séries.
     
  16. neveda Redactor Chefe
    aa

    neveda
    Mensagens:
    33.376
    NN ID:
    neveda
    Switch FC:
    5357-7881-4111
    São bons jogos Nitori. Deixa de ser tão negativo nas coisas.
     
  17. G.E.R.M.A.N. Mega Mushroom
    aa

    G.E.R.M.A.N.
    Mensagens:
    11.212
    Switch FC:
    3057-7639-9495
    É aí que discordamos, Aguaskastel. Nesse caso, eu diria que a NES nem entra na luta, visto que tirando os Marios e talvez o Kirby, os outros não são os melhores na série. Todos são grandes jogos, uns mais que outros, mas a verdade é que a Nintendo teve se esfalfar e construiu um grande catálogo first-party para compensar a falta de third-parties.
     
  18. Bernkastel Golden Mushroom
    aa

    Bernkastel
    Mensagens:
    21.343
    Eu disse que são muito bons, até... :\

    Mas um jogo muito bom e um jogo para melhor de sempre são coisas bem diferentes.
     
  19. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.772
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Eu aqui até concordo com o ex-Nitori. A Wii tem o duo Galaxy e o DK, mas os outros embora sejam grandes jogos (jogos para 8/10 e 9/10) não sei se vão atingir o estatuto de jogos de culto daqui a uns anos. Na minha opinião, a NES, SNES e N64 tem mais titulos 10/10, daqueles que deixaram toda a gente boquiaberta quando foram lançados.

    [quote author=G.E.R.M.A.N. link=topic=25028.msg853123#msg853123 date=1416519420]
    a Nintendo teve se esfalfar e construiu um grande catálogo first-party para compensar a falta de third-parties.
    [/quote]

    Concordo que houve um esforço da Nintendo em nos dar vários títulos third party (estavam melhores do que estão agora com a WiiU por exemplo...), ressuscitando mesmo algumas séries antigas como o Punch Out, mas mesmo assim faltou um Star Fox, um Wave Race, um F Zero...
     
  20. G.E.R.M.A.N. Mega Mushroom
    aa

    G.E.R.M.A.N.
    Mensagens:
    11.212
    Switch FC:
    3057-7639-9495
    Também posso dizer uma data de títulos que faltaram às outras jabun, acho que não podemos ir por aí :/

    E Nitori, então que jogos Nintendo da NES consideras melhores de sempre?
     

Partilhar esta Página

  1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies.
    Remover anúncio