FNintendo O que é um coleccionador de jogos?

Discussão em 'Mundo dos Jogos' iniciada por Sergio Dias, 3 de Fevereiro de 2012.

  1. Ryuseiken Normal Mushroom
    aa

    Ryuseiken
    Mensagens:
    958
    Epa... eu agora tenho falado semi a sério, ou muito a sério quando tentei explicar o ponto de vista dos jogos selados, mas agora vou falar muito a sério contigo:

    Se o teu objectivo é reduzir a minha opinião, então fa-lo sem recorreres à parvoice se faz favor.
     
  2. neveda Redactor Chefe
    aa

    neveda
    Mensagens:
    33.296
    NN ID:
    neveda
    Switch FC:
    5357-7881-4111
    Voltem ao tema do tópico e vez de estarem com considerações pessoais.
     
  3. Blair 1-Up Mushroom
    aa

    Blair
    Mensagens:
    2.794
    Assim assim. Até porque alguns dos jogos que tenho, nunca teria oportunidade de jogar se não fossem esses tipos a comprar de um local de onde eu não poderia. Muitos fazem negócio a importar jogos de outros locais, e a vendê-los um bocado mais caros cá em Portugal, também têm um pouco de lucro. O que dizes é levado ao extremo, e nesse caso condeno.

    Ryu@, até agora as tuas respostas aos meus posts são comentários a dizer que não vais perder tempo a responder, ou que o que eu digo são parvoíces. Mas nunca te deste ao trabalho de realmente responder direito aos meus posts, ou apontar as tais parvoíces. Nesse post acredito realmente em tudo o que disse, e não é assim que vais fazer valer a tua opinião e/ou mudar a minha.
     
  4. Ryuseiken Normal Mushroom
    aa

    Ryuseiken
    Mensagens:
    958
    Já expliquei o suficiente sobre a cena dos jogos selados, se não leste foi porque tu não quiseste. Não vou dissertar sobre a tua opinião em campos que já nada têm a ver com jogos, mas roçam o limiar do ridículo.
     
  5. Blair 1-Up Mushroom
    aa

    Blair
    Mensagens:
    2.794
    Hum... sim, li... o que escrevi foi a minha conclusão sobre o que tinha lido até ao momento. Mas se em vez de argumentares quiseres seguir com essas respostazecas de "tenho tanta razão que se eu explicar ninguém me irá compreender porque sou um ser de inteleto bastante superior ao vosso, mas o que vocês dizem é parvo e ridículo, não digo bem o quê, só digo que é." por mim tudo bem lol, só não sei se percebeste bem qual a finalidade de um fórum de discussão: discutir.
     
  6. Ryuseiken Normal Mushroom
    aa

    Ryuseiken
    Mensagens:
    958
    Discutir sobre um tema em particular, se realmente valer a pena discutir sobre esse tema sem cair em offtopics, e mais ainda se valer a pena discutir com os membros envolvidos no assunto em questão, se forem maiores de idade para abordar certos temas. Para que é que vou perder tempo a discutir off-topics com alguém que aborda assuntos sérios sem ter o mínimo de noções de ética?

    Entretanto já pedi ao Neveda para apagar todos os últimos posts, pois nem com o iKE consegui alguma vez participar numa discussão que está a cair no nível em que esta já vai
     
  7. Sergio Dias Golden Mushroom
    aa

    Sergio Dias
    Mensagens:
    20.591
    NN ID:
    SergioDias
    Eu acho que está tudo no assunto. Estamos a falar de jogos selados, que são uma vertente do coleccionismo de jogos Acho bem discutir-se este assunto.
     
  8. Blair 1-Up Mushroom
    aa

    Blair
    Mensagens:
    2.794
    "Não vou argumentar contigo porque não vale a pena, nem noções de ética tens. Vou antes pedir a um moderador para apagar os últimos posts". É através da discussão que se aprende, até nisso és egoísta, pretendes manter toda a sabedoria para ti. Não te bastam os jogos que não usas?
     
  9. Ryuseiken Normal Mushroom
    aa

    Ryuseiken
    Mensagens:
    958
    Não achas que já deixavas de estupidez?
     
  10. Yggdrasil Redactor
    aa

    Yggdrasil
    Mensagens:
    3.507
    Sim, infelizmente encontram-se jogos usados a €100, coisa que eu considero ridícula, estamos a falar de jogos, não de artefactos únicos ou de elementos que tiveram um papel fulcral na nossa cultura. E os jogos não valem 5 euros, nem valem milhares, esses são os preços que as pessoas estão dispostas a pagar por eles devido à forma como vêem o meio, na prática, a embalagem e o formato parecem valer muitíssimo mais aos olhos de muitas pessoas do que a propriedade intelectual, uma vez que muitos desses jogos podem ser jogados gratuitamente de forma mais ou menos legítima - eu sei perfeitamente que a melhor experiência possível é a do formato original mas preocupa-me que para bastantes pessoas, a embalagem e a folha de plástico/celofane à volta dela acabem por ter um peso muito maior na quantia que pagam por um jogo do que o jogo propriamente dito.

    O meu grande problema com as pessoas que compram, deliberadamente, jogos selados para os coleccionarem é precisamente porque ao fazerem-no, estão a afastar-se completamente do jogo em si e a focar-se apenas no objecto - o jogo propriamente dito é o código que está gravado no cartucho/CD/DVD e quando compramos um jogo novo, o preço que pagamos é o preço pela licença de utilização do conteúdo.

    Quando compras um jogo selado e nunca o abres, independentemente dos teus motivos, estás voltar as costas ao jogo, compraste um objecto (ou uma embalagem, se preferires) onde, por acaso, está um jogo lá dentro, para satisfazer uma necessidade pessoal em ter um objecto que nunca saiu da sua caixa - e o mais engraçado é que se levares isso até ao fim, não vais ter meio de verificar se o jogo que está lá dentro corresponde à capa, as hipóteses de ter havido um engano são ínfimas (e eu pessoalmente não conheço nenhuma) mas para quem se dedica a coleccionar jogos selados e leva isto até ao fim (e por "até ao fim", quero dizer "nunca o abrem"), é irrelevante que o jogo lá dentro seja o jogo que pensam ser, uma vez que só importa a percepção de que o jogo que está lá dentro é o jogo que pensas que compraste.

    Quanto à pergunta que foi feita aqui anteriormente, sobre se abriríamos um jogo raro selado, a minha resposta é simples: se é um jogo que me interessa, é óbvio que o iria abrir para o jogar, é para isso que o jogo foi feito e é para isso que a equipa de produção o fez e não me interessa se é um exemplar único do Chrono Trigger ou se é a cópia número #1 do Street Fighter II a ter saído da linha de produção, se o jogo me interessa é para ser jogado, afinal é o que me move. Se eu apenas pensasse em dinheiro, teria uma postura diferente mas o que mais me cativa é jogar.

    Uma coisa que me perturba nisto tudo é que dentro de 10-20 anos, quando existirem muito menos exemplares funcionais de jogos de 8 e 16-bits, esses jogos selados vão tornar-se autênticas relíquias idolatradas por quem os tem e os seus preços vão multiplicar por 5 ou por 10 face aos dias de hoje - por outras palavras, o facto de estarem selados e de haver pessoas que recorrerm à prática de comprar jogos selados apenas por coleccionismo, vai levar a que menos pessoas os conheçam no futuro, uma vez que ninguém com a intenção de jogar vai querer pagar $2000 por uma cópia selada do Terranigma...seria muito melhor se mais pessoas cuidassem melhor dos seus jogos de forma a evitar desgastes, desgastes esses que são inevitáveis mas se as pessoas que compram jogos selados não fazem questão de os abrir...é um pouco inútil vê-los como uma forma de preservar um legado para o futuro, não dirias?
     
  11. Ryuseiken Normal Mushroom
    aa

    Ryuseiken
    Mensagens:
    958
    A tua teoria falha na medida em que a quantidade de jogos usados que se encontra a circular é sempre suficiente para dar resposta à procura e poucos são os exemplos que comprovam o contrário como até agora se tem vindo a mostrar o mercado dos usados. As cópias que se encontram seladas desses ditos jogos constituem tão poucas unidades que não têm qualquer expressão no mercado dos usados.

    Para além do mais, se houverem poucas cópias de um jogo que esteja em circulação e se a procura for muito superior à oferta, não estás a tirar a oportunidade a ninguém porque quer queiras quer não eles vão sempre ser demasiado caros para alguém que pensa como tu ter a disponibilidade de os comprar.

    Além do mais, actualmente tens virtual consoles e uma panóplia de outras formas de os jogares, até inclusivé reproduções bem mais acessíveis de jogos raríssimos a preços bastante mais em conta, em formatos de cartucho originais. E a tendência é cada vez mais que esses títulos apareçam disponíveis em compilações recentes, reedições ou formatos virtuais dos sistemas actuais. Até tens consolas dedicadas a emulação onde podes jogar todos e mais alguns títulos. Para alguém que só se preocupa com os códigos de programação do dito jogo, qual é a desvantagem que existe tendo em conta todas as alternativas que se apresentam? E como é que os coleciconadores que optam por esta vertende têm influência qual seja ela para prejudicar o mercado da forma como apresentas?

    O mercado dos jogos selados é um nicho, e tudo o que estás a apresentar são teorias que nunca até agora se comprovaram verdades. Não conheço um único exemplo em que a tua teoria se tenha verificado em tantos anos de videojogos no mercado.

    Além disso, quer queiras quer não, esses artefactos como os referes têm valor para muitas pessoas. Essa é apenas a tua opinião, que é tanto válida como as outras mas não é nem nunca vai ser uma verdade universal.
     
  12. Juma 1-Up Mushroom
    aa

    Juma
    Mensagens:
    1.594
    wtf
    Quem costuma querer um jogo para jogar, não vai dar fortunas por um selado, vai logo comprar um usado.
     
  13. Yggdrasil Redactor
    aa

    Yggdrasil
    Mensagens:
    3.507
    As compilações e reedições que referes são sobretudo de jogos lançadas por grandes editoras - muitas vezes deixam de fora, por exemplo, jogos lançados por editoras pequenas ou que já não existem, além de que uma pessoa que ande atrás de jogos selados para os coleccionar terá mais interesse numa cópia do Metal Slug para Neo Geo do que numa do Tetris para Game Boy. Estamos a tratar de uma indústria recente (20-25 anos pode ser muito tempo na escala da evolução tecnológica mas representa pouco tempo se compararmos com outros meios de entretenimento, e ainda estou deliberadamente a deixar de fora as gerações pré-8-bits).

    Sim, muitas pessoas gostam de jogar reedições e compilações de jogos de gerações anteriores - eu faço-o se não tiver forma de jogar o original. Já jogaste jogos de SNES ou de Mega Drive na VC, certo? Se comparares com o formato original, constatas que este fica a ganhar, não só pelo controlo, uma vez que a nossa memória está ajustada para responder ao comando do SNES quando jogamos um jogo de SNES, por exemplo, mas também porque é sempre preferível jogar o jogo no seu formato original. Eu quando procuro um jogo que me interessa para SNES, primeiro vejo se o encontro a um preço decente no mercado de 2ª mão, só depois olho para a VC, compilações e afins - já cheguei a pontos onde nem um, nem outro existem e quando se trata de jogos de culto, existem mais e mais coleccionadores interessados, entre os quais pessoas que querem ter o jogo selado, ou vais-me dizer que se te deparares com o Terranigma e com o Crash Dummies, ambos selados, vais preferir o segundo? Quando se trata de jogos que existem em quantidades relativamente pequenas (para um jogo, claro), é sempre melhor para os jogadores que existam mais cópias a circular a preços decentes e como é óbvio, uma cópia selada de um jogo de culto muito dificilmente é vendida por um preço de €30 ou €40.

    O facto de as cópias seladas serem parcas em número não altera em nada a minha observação de que quem as compra, fá-lo essencialmente para ter uma embalagem selada, e isso a meu ver é algo que não devia acontecer neste meio, mesmo que estejamos a falar de uma quantidade ínfima - eventualmente, se chegarmos a um ponto em que se transaccionem jogos de vídeo como quem transacciona peças de arte, aí já será mais fácil de admitir, mas enquanto estivermos a falar de pessoas que gastam centenas ou milhares em embalagens seladas e que nunca fazem uso do jogo que lá está dentro, continua a ser um voltar de costas ao jogo.

    Não podes partir do princípio que isto vai ser sempre um fenómeno de nichos - a indústria de jogos cresce de dia para dia o que atrai cada vez mais curiosos. À medida que estes jogos mais antigos se tornam cada vez mais raros e que o preço que as pessoas estão dispostas a pagar por eles aumenta, vais ter novos curiosos, interessados em fazer dinheiro, a aproximar-se - e afinal, se há pessoas dispostas a pagar milhares por um jogo selado, porque motivo um especulador ou alguém que apenas queira fazer negócio deve ficar de fora? Não assumas que isto vai ser sempre assim, basta haver uma pressão crescente de pessoas com dinheiro e um meio relativamente inócuo pode tornar-se numa mina de ouro para quem sabe manobrar o mercado e quem vai ficar pior com isso são os jogadores.
     
  14. Ryuseiken Normal Mushroom
    aa

    Ryuseiken
    Mensagens:
    958
    Elevando o patamar a um extremo que não queria ter invocado até agora, os CDs e cartuchos não são eternos, e se existe forma de preservar durante mais tempo esse tipo de formatos é mantendo-os selados. Achas que também é mentira?

    Continuas a insistir na tua ideia, e a minha resposta mantém-se inalterada e continua válida. Simplesmente estás a rebuscar argumentos para tentar comprovar que a tua opinião é mais válida que a minha, mas isso não vai acontecer. E quando invocas a especulação, ela existe para tudo na vida até para os alimentos.
     
  15. BigLord Golden Mushroom
    aa

    BigLord
    Mensagens:
    21.958
    NN ID:
    BiigLord
    Roms e formato digital.

    Just popped in to say that :P
     
  16. Johnny 1-Up Mushroom
    aa

    Johnny
    Mensagens:
    2.846
    A única coisa que não concordo é virem para aqui dizer que se encontrarem um jogo raro antigo selado o abrem só porque sim para jogar.
    Isto é que vai aumentar o valor das poucas cópias seladas já existentes ou estou errado?
    O mercado dos videojogos é muito especulativo.
    Vou dar um exemplo recente, e sim fiz lucro mas não obriguei ninguém a comprar.

    As caixas de Pre order do Final Fantasy XIII-2, vendi várias entre valores compreendidos de 30£ a 60£, nesse espaço de tempo era o único vendedor, neste momento vendem a 10£.

    Só para terem uma ideia.

    Voltando aos jogos selados, não respeito uma pessoa que abra um radiant silvergun que encontrou a 10€ selado pa jogar, ou um Raiden 3, ou um Super Mario Bros 3, ou um Double Dragon, um Musha Aleste, etc.
    Prefiro vê-lo vendido no ebay por balurdios, porque abrir raridades para jogar, com o lucro da selada compram 3 ou 4 cópias do jogo usado como novo.

    É só isso, custa assim tanto perceber?-
    Claro que se for um tales of vesperia, que sei que selado até vale algum dinheiro, abria para jogar porque até é um jogo recente e ainda se arranja com certa facilidade, mas isso é um bocadinho diferente.
     
  17. Ryuseiken Normal Mushroom
    aa

    Ryuseiken
    Mensagens:
    958
    Aw man, mas isso foi o que ele tinha "discordado" antes de eu referir, já passámos essa parte.
     
  18. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.715
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Sem dúvida, incrível a valorização que os jogos NES e SNES; por exemplo, tiveram nos últimos 3/4 anos. Mesmo no ebay, muitos jogos completos para a SNES é sempre acima dos 20/30 euros
     
  19. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.715
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Gaming Obsessions, Retro Gamer nº134

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]
     
    Última edição pelo moderador: 11 de Janeiro de 2015

Partilhar esta Página

  1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies.
    Remover anúncio