O que é um jogo de topo?

Discussão em 'Mundo dos Jogos' iniciada por Saikyou, 5 de Julho de 2009.

  1. Zetsu Spring Mushroom
    aa

    Zetsu
    Mensagens:
    9.459
    Falar com o Hroovitnir sobre Shenmue é a mesma coisa que falar com uma porta sobre o funcionamento dos reactores de fusão nuclear.

    Jogo de topo é um jogo perfeito = Shenmue.
     
  2. Hroovitnir Mini Mushroom
    aa

    Hroovitnir
    Mensagens:
    333
    Shenmue é um grande talk'em'up, agora jogo de topo... Pronto vá, vou dizer que sim que é só porque é verdade. Na altura foi sem dúvida um dos melhores jogos.

    Um jogo de topo para mim é um jogo que consegue construir uma harmonia entre o gameplay, gráficos e banda sonora. Uma harmonia que que consiga tapar bem todas as eventuais falhas que o jogo possa ter.
     
  3. JonnyThatBassa 1-Up Mushroom
    aa

    JonnyThatBassa
    Mensagens:
    2.959
    Hoje em dia um jogo que eu tenha paciência de chegar ao fim é porque é mesmo no topo dos topos.
     
  4. Evey Golden Coin
    aa

    Evey
    Mensagens:
    92
    Um que divirta e daqui a uns anos me faça falar sobre ele quando estiver a recordar os bons velhos tempo. Como o Jones in the Fast Lane por exemplo.
    Diversão, é tudo o que conta.
     
  5. iKE Mega Mushroom
    aa

    iKE
    Mensagens:
    14.692
    [quote author=G.E.R.M.A.N. link=topic=5871.msg200200#msg200200 date=1246828773]
    Não concordo com esta última afirmação. Pelo menos eu não considero um jogo que consegue viver de hype um jogo de topo, como a saga Halo.
    [/quote]

    Só disse que um jogo de topo consegue viver de hype. É verdade e isso encaixa na definição de "jogo de topo" que dei. Existindo hype significa que o jogo atingiu massas de jogadores ao invés de ter morrido mesmo sendo um primor de jogo (como Okami e outros que embora muito bons não venderam bem).
     
  6. G.E.R.M.A.N. Mega Mushroom
    aa

    G.E.R.M.A.N.
    Mensagens:
    11.215
    Switch FC:
    3057-7639-9495
    Existem inúmeros jogos de topo que não atingiram o hype merecido. Grim Fandango, Fahrenheit, and so on. E por outro lado, existem jogos de bosta que têm hype a mais. Por isso não considero esse aspecto um ponto importante na classificação de um jogo de topo.
     
  7. Saikyou Mega Mushroom
    aa

    Saikyou
    Mensagens:
    14.272
    NN ID:
    Saikyou
    Estou a achar bastante interessantes as vossas definições para um jogo de topo. A maior parte do pessoal concorda que um jogo para ser considerado de topo tem de ser divertido de forma a sermos "obrigados" a jogar e jogar e voltar a jogar o jogo. Basicamente que seja um jogo agradável de ser jogado e que nós faça ficar presos a sua diversão e qualidade, e que posteriormente seja recordado por nós.

    Também posso concordar quando dizem que um jogo de topo é aquele que se consegue distinguir dentro do seu género, e realmente é o que costuma acontecer, mas nem sempre tem de ser assim, digo eu.

    Quanto a um jogo de topo ser aquele com pontuações superiores a X não concordo. Só se essas pontuações forem dadas por vocês mesmos, porque um jogo A pode ser para mim um jogo de 9.8 enquanto que para outra pessoa o jogo pode ser apenas de 8.2. Nisto das pontuações entram os gostos de cada um e a forma como a pessoa se enquadra no jogo. Um exemplo, no EA Tennis para a Wii, para mim o jogo é bastante bom, mas para uma outra pessoa que não consegue atinar com os controlos no inicio, sendo esse primeiro contacto negativo, certamente o jogo não será para essa pessoa bom.

    Em relação ao hype. Não sei até que ponto pode ser uma característica obrigatória de um jogo de topo, até porque existem imensos exemplos de jogos com muito hype e que foram apenas meros jogos banais, enquanto que existem muitos outros que sem hype nenhum são considerados jogos de topo. Normalmente o hype bem rotulado as séries mais conhecidas e que por norma são consideradas de topo, mas nem sempre isso é visto na pratica.
     
  8. iKE Mega Mushroom
    aa

    iKE
    Mensagens:
    14.692
    Pá, mas esses jogos venderam bem? Se não venderam bem morreram na praia. Por isso não são de topo. Por acaso eu mal ouço falar desses.
    Imagina isto por patamares.

    Tens os jogos cheios de dinheiro, que vêm de companhias que ganharam nome graças a eles. Jogos intermediários, aqueles aceites (ou não) pelas criticas e conseguiram vender razoável ou bem. E os jogos do fundo, que podem ser extraordinários mas que falharam na missão de dar lucro a quem os fez ou falharam em conseguir respeito dos jogadores. Bem, eu disse que Shenmue é um jogo de topo, de certa forma é pois até conseguiu vender 1 milhão e qualquer coisa e é uma, se não "a", sequela mais aguardada na comunidade. E também teve uma sequela. O mesmo não digo de Panzer Dragoon...

    Não é que esteja a meter os jogos de bosta no topo na minha definição, mas esse jogo de bosta que vendeu como maluco e teve hype tem mais possibilidades de sofrer uma evolução que o jogo muito bom mas que nem por isso deram razão aos programadores para criar uma continuação. A não ser que estes tenham amor à camisola e queiram tornar o jogo num "jogo de topo" à força.

    Mas isto é a definição que lhe dou. Cada um segue conforme quer o raciocínio.
     
  9. Evey Golden Coin
    aa

    Evey
    Mensagens:
    92
    Cada um definir o que é um jogo de topo é como perguntar os jogos favoritos, vamos sempre escolher aqueles que gostamos mais.
    Eu não gostei do Tales of Symphonia e ouço todos dizerem que é fabuloso. Para mim este jogo não é de topo, porque não gosto do género, não gostei dos combates, ou por outra data de razões. A última decisão é sempre emocional e vamos sempre definir como jogo de topo as caracteristicas dos nossso jogos de top. As 2 definições confundem-se.
    Não posso concordar que um jogo com hype seja de topo, porque se fosse bom não era definido como jogo hypado, tornar-se-ia após o seu lançamento num grande jogo e não ficaria eternamente rotulado como hyped. Dou um exemplo: VAPORWARE. Jogos que nunca o chegaram a ser, não podem ser considerados jogos de topo... porque nunca foram jogos.
    Da mesma forma não concordo que um jogo que me leve a acabá-lo seja um jogo de topo. Acabei muitos jogos que não valem chavo a nível de história com personagens fracas e diálogos forçados como o GTA Chinatown wars. Era bom apenas no gameplay.
    Como alguém referiu um jogo de topo deverá ser bom em todas as componentes como a musica, gameplay história, personagens, etc. Mesmo dentro do seu género que alguns possam não gostar (como a mim com o ToS) e que apesar disso admitam que seja um bom jogo muito embora como já referi, a última decisão é sempre emotiva e o jogo não esteja no meu top, embora possam ser de topo e eu não o defina como tal.
     
  10. Milady Normal Mushroom
    aa

    Milady
    Mensagens:
    525
    Os jogos de topo são aqueles que, passado uma carrada de tempo, voltamos a jogar, com o mesmo gosto e alegria da primeira vez. Excelente exemplo disso, Ocarina Of Time. :love3:
     
  11. Chain Life Mushroom
    aa

    Chain
    Mensagens:
    16.882
    Hmmm... Personagens fracas é coisa que não existe num jogo como o GTA, seja ele qual for. (exceptuando os 2 primeiros)
     
  12. iKE Mega Mushroom
    aa

    iKE
    Mensagens:
    14.692
    Acho que era a opinião dele Chain.

    Atenção, eu nunca disse que um jogo com hype é um jogo de topo. Aquilo que tinha dito é que um jogo de topo é capaz de criar hype.
     
  13. Chain Life Mushroom
    aa

    Chain
    Mensagens:
    16.882
    Nem eu estou a deitar abaixo a opinião dele. Simplesmente dei a minha também, e nunca vi uma personagem num GTA a partir do 3º que eu achasse má.
     
  14. iKE Mega Mushroom
    aa

    iKE
    Mensagens:
    14.692
    Ya, sorry.
     
  15. Evey Golden Coin
    aa

    Evey
    Mensagens:
    92
    Então não deves ter jogado o Chinatown wars. Mas isto era discussão para outro tópico e não para este.
     
  16. G.E.R.M.A.N. Mega Mushroom
    aa

    G.E.R.M.A.N.
    Mensagens:
    11.215
    Switch FC:
    3057-7639-9495
    Não consigo concordar com isso. Há imensos jogos que não conseguem criar hype, mesmo sendo excelentes, e a maior parte dos jogadores não conhece. Talvez pela má divulgação ou assim, mas não deixam de ser de topo.
     
  17. Dragon_Ball_Z Boo Mushroom
    aa

    Dragon_Ball_Z
    Mensagens:
    5.403
    Muitas das vezes o tante hype até vem estragar a experiencia. Fui pelo hype do FFX e do Halo e foi a desilusão total.

    E concordo com o G.E.R.M.A.N, há jogos que não tem hype nenhum e são exelentes.

    E outra coisa, há jogos que não tem notas estrondosas, ficam se pelo 6.5, 7 e são jogos divertidos, o que para muitos são jogos de topo.
    Acho que as vezes as notas dos sites e revistas induzem o jogador em erro.
     
  18. iKE Mega Mushroom
    aa

    iKE
    Mensagens:
    14.692
    [quote author=G.E.R.M.A.N. link=topic=5871.msg201016#msg201016 date=1246955505]
    Atenção, eu nunca disse que um jogo com hype é um jogo de topo. Aquilo que tinha dito é que um jogo de topo é capaz de criar hype.
    [/quote]

    Sim pronto, se formos por opiniões então existem vários jogos de "topo". Uns são de topo para mim e outros que são de topo para ti. Consoante o mediatismo deste ou não. Pois não podemos dizer que só os jogos que venderam como malucos são bons, e nem podemos comparar médias, pois já é de assunto público as compras de notas e as notas atribuídas por fãs. Nesse caso passa a ser tudo mais irrelevante a a designação passa a ser meramente baseada na opinião de quem a faz.

    Por exemplo

    Dragon_Ball_Z,

    Eu joguei Halo na Xbox e adorei aquilo. Joguei Final Fantasy X e também gostei muito. Para mim são jogos de topo. O Hype exagera (talvez ser essa a razão pela qual se usa a palavra), mas reflecte a qualidade do jogo e o quão as pessoas gostaram deles.

    Mas opiniões são opiniões.
     
  19. Dragon_Ball_Z Boo Mushroom
    aa

    Dragon_Ball_Z
    Mensagens:
    5.403
    Mas repara eu fui pelo hype neses jogos e esperava muito mais do que o que joguei, acho que ia super hypado lol
     
  20. Bernkastel Golden Mushroom
    aa

    Bernkastel
    Mensagens:
    21.343
    Um jogo de topo é um jogo fucken awesome, daqueles que só há 4 ou 5 por consola. Tirando na PS2.
     

Partilhar esta Página

  1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies.
    Remover anúncio