1. Juntem-se ao servidor de Discord do FNintendo. Juntem-se aqui.

Playstation 2 Okami

Discussão em 'Outras plataformas' iniciada por jabun, 5 de Dezembro de 2013.

  1. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.612
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    [​IMG]

    Okami é um jogo de ação e aventura publicado pela Capcom e desenvolvido pela já mítica Clover Studios, sendo lançado em 2006 no Japão e EUA e no inicio de 2007 na Europa, fazendo parte, juntamente com God of War 2 ou Final Fantasy XII, da última fase de grandes clássicos a serem lançados para a PlayStation 2 . Apesar de do ponto de vista comercial o jogo ter sido um fracasso, devido às baixíssimas vendas, a verdade é que a critica especializada e os gamers que tiveram o bom gosto de experimentar Okami renderam-se à qualidade impar do jogo, ganhando rapidamente o estatuto de jogo de culto. Em 2008, a Ready at Dawn, em parceria com a Capcom, desenvolveu uma versão para a Nintendo Wii (que também não teve direito ao merecido sucesso comercial) e em 2010 foi a vez da Nintendo DS receber a sequela do jogo: Okamiden.

    [​IMG]

    Okami faz com que o jogador controle a personagem principal, Amaterasu, num ambiente único em cel-shading, ao estilo de uma pintura em aquarela, que se assemelha a uma ilustração animada japonesa feita a tinta . O grafismo é mesmo um dos pontos fortes do jogo, com a beleza dos seus cenários e a qualidade da direção artistica a não deixar ninguém indiferente. O estilo da jogabilidade é uma mistura de ação, plataforma e de puzzles, fazendo lembrar a série The Legend of Zelda. Aliás, o próprio diretor do jogo, Hideki Kamiya, assume-se publicamente como um enorme fã de Zelda, admitindo que as aventuras de Link influenciaram a de Amaterasu.

    [​IMG]
    [​IMG]

    O jogo passa-se no Antigo Japão e começa com um flashback do que aconteceu há 100 anos. Este flashback conta a história de como Shiranui, um lobo branco, e Nagi, um guerreiro, lutaram juntos para derrotar a serpente de oito cabeças Orochi para salvar a VIla de Kamiki e a dama Nami, a amada de Nagi. No entanto, Shiranui e Nagi não são capazes de derrotar o dragão, conseguindo apenas aprisioná-lo numa caverna. 100 anos depois, um descendente de Nagi, Susano, acidentalmente quebra o selo de Orochi. A perigosa serpente escapa e lança uma maldição sobre a Terra, destruindo toda a vida existente. Sakuya, um espírito das árvores e guardiã da Vila de Kamiki, invoca a deusa do Sol e reencarnação de Shiranui Amaterasu, e pede para que ela remova a maldição que cai sobre a Terra. Acompanhada por Issun, Amaterasu tem o dever de restaurar a beleza da Terra e derrotar Orochi.

    [​IMG]

    Para realizar esta tarefa, Amaterasu deve recorrer ao Celestial Brush ("Pincel Celestial"), um pincel que vai dar vida e cor ao mundo devastado por Orochi e que é um dos principais pontos de interesse do jogo, tal a originalidade e boa execução do conceito. Assim, os jogadores podem pausar o jogo, desenhando num quadro determinado objecto que pode ser útil quer para combates, quer para a resolução de puzzles. Por exemplo, o jogador pode criar um vento forte ao desenhar um looping, cortar inimigos ao desenhar uma linha reta por cima deles ou desenhar pontes para atravessar um rio, além de outras técnicas que usam os elementos da natureza. Tais técnicas são adquiridas ao longo do jogo ao serem libertados os deuses do Celestial Brush (inspirados pelo zodíaco chinês) de seus esconderijos, havendo 13 técnicas distintas para dominar.

    [​IMG]

    À medida que Amaterasu vai reconstruindo o mundo, fazendo com que árvoresregressem à vida ou alimentar animais selvagens, Amaterasu ganha "Praise" ("Louvor"), que pode ser gasto para aumentar várias estatísticas do personagem, como a quantidade de vida e o número de garrafas de tinta disponíveis para as técnicas do Celestial Brush, sendo por isso importante estar atento ao mundo que nos rodeia.

    [​IMG]

    O ponto menos forte deste clássico são mesmo os combates, que têm como cenário uma arena virtual e Amaterasu pode lutar contra inimigos usando uma combinação de armas, técnicas de luta e métodos de pintura para acabar com os mesmos. No entanto, apesar das várias técnicas de Celestial Brush que se podem utilizar, a verdade é que o combate pode acabar por cansar o jogador.

    [​IMG]


    Em jeito de conclusão, Okami é um dos melhores jogos de sempre. Ponto final paragrafo. A sua qualidade é tal que muitos são aqueles que preferem a aventura de Amaterasu a uma de Link, e isto basta para revelar a qualidade deste titulo da Clover.
    Debaixo de um trabalho artístico exemplar (a qualidade das imagens não faz jus ao jogo a correr no ecrã) esconde-se um verdadeiro monstro videojogável, que apresenta personagens fantásticas, um mundo lindo e um sistema de jogo impar. Obrigatório a todos os que gostam de videojogos.

    [​IMG]
     
    Última edição: 27 de Fevereiro de 2015
  2. moguino Bee Mushroom
    aa

    moguino
    Mensagens:
    4.555
    Joguei o Original na PS2 quando saiu e mais tarde na Wii infelizmente nunca acabei o jogo em nenhuma das consolas mas gostei do jogo e ainda o quero acabar na Wii uma vez que o da PS2 era emprestado.
     
  3. Bernkastel Golden Mushroom
    aa

    Bernkastel
    Mensagens:
    21.343
    Como é que isto não tinha tópico? :(

    Dos melhores jogos de sempre. Recordei-o há pouco tempo com a versão PS3. Que para meu desagrado, também levou com um corte otário e não tem a Reset no staff roll, tem a Ryoshima Coast sabe dues porquê. Versão PS2 definitiva, sad but true. :(

    http://www.youtube.com/watch?v=zpuGNH75pUc#

    Melhor Zelda de sempre IMO.
     
  4. G.E.R.M.A.N. Mega Mushroom
    aa

    G.E.R.M.A.N.
    Mensagens:
    11.011
    Switch FC:
    3057-7639-9495
    Uma Mini-análise que fiz há coisa de meia dúzia de anos, adoro este jogo.

     
  5. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.612
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Para mim é o melhor jogo da consola. Sim, gostei mais de Okami do que de Ico e são poucos os Zelas que acho superiores à obra da Clover. Sem dúvida um marco na história dos videojogos e é um crime ter vendido tão pouco
     
  6. arenavideojogos Mini Mushroom
    aa

    arenavideojogos
    Mensagens:
    232
    Eu amo a saga Legend Of Zelda. Joguei Legend of Zelda Link to the past, The Minish Cap, Ocarina Of Time, Windwaker, Twillight Princess. Todos eles grandes jogos. Okami não só não perde para nenhum deles, como tem uma componente RPG mais aprofundada, uma vez que podes desenvolver as Habilidades de Amaterasu, da maneira que o jogador preferir( no caso de Zelda limita-se a incrementar o HP coletando pedaços de corações.).

    Na minha perspectiva o jogo só peca por não existir um limite máximo de pontos de experiência(? desculpem a imprecisão mas já joguei o jogo faz muito tempo.) a ser aplicados na personagem o que faz com que todos os Skils de Amaterasu acabem acabem por atingir o seu máximo algures lá mais para o final do jogo. De resto uma grande história, uma animação invulgar. E como termos pintura tipicamente japonesa em movimento, as musicas bem ao estilo oriental. Este jogo é um cocktail de cultura japonesa. Quem ama essa cultura deve jogá-lo.

    Uma grata recordação da PS2. Infelizmente, á semelhança de obras primas como ICO ou Shadow of Colossus, foi mais um jogo onde o mercado foi de uma injustiça cruel.
     
  7. Rony G Golden Mushroom
    aa

    Rony G
    Mensagens:
    24.128
    Switch FC:
    8447-5049-1309
    Porque estás no FNintendo e nós utilizámos sempre o tópico do jogo na zona Wii para falar dele...
     
  8. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.612
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Análise MaxiConsolas nº 75, Fevereiro 2007

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]
     
    Última edição pelo moderador: 11 de Janeiro de 2015
  9. Bernkastel Golden Mushroom
    aa

    Bernkastel
    Mensagens:
    21.343
    Como é que alguém tem coragem de não dar 10 aos gráficos do jogo. Aliás, como é que alguém tem coragem de não dar 10 ao jogo. :(
     
  10. neveda Redactor Chefe
    aa

    neveda
    Mensagens:
    33.027
    NN ID:
    neveda
    Switch FC:
    5357-7881-4111
    O Okami merece 10 sem qualquer tipo de dúvidas. É um crime não se dar uma nota dessas ao jogo.
     
  11. Bernkastel Golden Mushroom
    aa

    Bernkastel
    Mensagens:
    21.343
    Epá eu ver gente a não dar 10 ainda é naquela, gostos e tal. Agora aos gráficos? Tecnicamente pode nem ser grande coisa mas o resultado final fala por si e mesmo daqui a dez gerações (lol como se a indústria fosse aguentar metade) continuará a ser dos jogos mais bonitos que existem.
     
  12. G.E.R.M.A.N. Mega Mushroom
    aa

    G.E.R.M.A.N.
    Mensagens:
    11.011
    Switch FC:
    3057-7639-9495
    Grafismo é 10 sem dúvida, jogabilidade só tem o problema do combate não ser nada de transcendente, tudo o resto é incrível. É dos melhores jogos da PS2, poucos o superam, talvez o Resident Evil 4 ou os Persona, na minha opinião.
     
  13. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.612
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Se há jogo que merece um 10 esse jogo é esta obra-prima da Clover. E sim, o grafismo é dos mais bonitos que já vi, outro 10 redondo.

    A direção artística é qualquer coisa de extraordinário
     
  14. OdinSphere Mini Mushroom
    aa

    OdinSphere
    Mensagens:
    170
    Eeeeee Obrigado por me lembrarem deste jogo pois nunca mais me lembrei que o tinha lol -.-'

    Acho que me vou reduzir à minha insignificância de momento e ligar a Ps2...
     
  15. Bernkastel Golden Mushroom
    aa

    Bernkastel
    Mensagens:
    21.343
    Dizia para aproveitares e jogares Odin Sphere mas se calhar não vale a pena.
     
  16. OdinSphere Mini Mushroom
    aa

    OdinSphere
    Mensagens:
    170
    Pois, agora tenho intenção mesmo de jogar lol. Tenho andado bastante ocupado, além de que tenho ainda outros jogos que comecei e nunca mais peguei (Persona 3, Tombi, Legaia, Jade Cocoon, Klonoa, Wild Arms 1, Disgaea 2, Soul Nomad, Rogue Galaxy, etc...).
     
  17. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.612
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Artigo BGamer, "Os 100 Melhores Videojogos", 2007

    [​IMG]

    [​IMG]
     
    Última edição pelo moderador: 11 de Janeiro de 2015
  18. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.612
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Análise PSM3 nº 56, Fevereiro 2007

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]
     
    Última edição pelo moderador: 11 de Janeiro de 2015
  19. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.612
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Future Classic, Retrogamer nº 130, Junho 2014

    [​IMG]

    [​IMG]
     
    Última edição pelo moderador: 11 de Janeiro de 2015
  20. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.612
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413

    Okami (PS2) - Gamespot Review
     

Partilhar esta Página

  1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies.
    Remover anúncio