GC Paper Mario: The Thousand-Year Door

Discussão em 'Jogos' iniciada por jabun, 1 de Março de 2012.

  1. jabun Colaborador
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    Paper Mario: The Thousand-Year Door é a sequela de Paper Mario, um dos jogos de culto da Nintendo 64. Este RPG foi desenvolvido para GameCube pela produtora Intelligent Systems, tendo sido lançado em Outubro de 2004, sendo considerado com um dos grandes lançamentos da GC desse ano. A Nintendo revelou pela primeira vez The Thousand Year Door na Game Developers Conference de 2003. Antes do lançamento, o jogo era conhecido provisoriamente como Mario Story 2 no Japão e Paper Mario Paper na América do Norte e na Europa.

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    A Nintendo e a Inteligent Systems desenvolveram um mundo de papel no estilo 3D, com áreas de pseudo-2D, onde Mario e todos os personagens e texturas são finas folhas de papel, com algumas partes dos cenários sendo construídas por vibrantes e coloridos polígonos apenas. A arte, o design e o estilo gráfico de Paper Mario são assim um dos pontos fortes de título, com o resultado final a ser excelente, sendo o jogo para muitos um dos mais bonitos da sua geração, demonstrando assim a importância de uma boa direção artística.

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    Em diferentes pontos no jogo, Mário é "amaldiçoado" com capacidades que lhe permitem ter acesso a movimentos especiais, todos os quais são baseados no tema de papel, com Mario a aprender a dobrar-se em um barco ou num avião de papel, ou tornar-se num papel extra fino, que consegue passar por qualquer buraco. De destacar é também os muitos e bem conseguidos momentos de humor, capazes de colocar um sorriso no rosto do mais sisudo dos jogadores.

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    A história começa com um passeio da Princesa Peach com Toadsworth pela cidade de Rogueport, conhecida pelas lendas de tesouros escondidos. Acidentalmente Peach descobre um raro artefacto: um mapa mágico que mostrava a localização das Crystal Stars. Despertando a atenção dos X-Nauts (os vilões deste titulo), a princesa é raptada, mas tem tempo de enviar o mapa por correio para Mario, incumbindo o canalizador barrigudo de encontrar as Sete estrelas de cristal.

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    O sistema de combate, tal como nos jogos anteriores, é por turnos, sendo a mecânica extremamente divertida e diversificada, não havendo, por isso, o risco de saturação. Uma inovação muito interessante é o facto de as batalhas terem público a assistir e a avaliar se o jogador tem um bom desempenho na batalha. Em caso de avaliação positiva, o público ajuda Mario, repondo o poder da estrela, lançando itens úteis no palco, ou infligir danos no adversário. Caso a avaliação seja negativa, o público pode lançar items nefastos para o canalizador ou abandonar o seu lugar.

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    Neste título são muito importantes as badges, uma espécie de equipamento, que dão a Mario habilidades especiais. Podem ser compradas em uma loja especial, ou achadas. Há diferentes tipo de badges, e nem todas servem apenas para atacar, servindo algumas para recuperar HP ou FP, encontrar itens escondidos, etc.

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    Paper Mario: The Thousand-Year Door é, sem dúvida, um dos melhores e mais divertidos jogos de sempre, sendo completamente indispensável para todos os possuidores de uma Game Cube. A Intelligent Systems pegou no Paper Mario original, da Nintendo 64, e mostrou como se deve fazer uma sequela, criando um jogo superior em todos os aspetos e que é, para muitos, o melhor RPG de Mario. Impossível não gostar.
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    Última edição: 18 de Setembro de 2016
  2. Saikyou Mega Mushroom
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    Saikyou
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    Saikyou
    Lembro-me que na altura estava com muitas duvidas se o comprava ou não porque o dinheiro não abundava e não sabia ao certo se iria gostar ou não. O certo é que foi uma das melhores decisões que fiz pois tornou-se num dos meus jogos preferidos de sempre.

    Supera em tudo o jogo da N64, o que já é dizer muito.
     
  3. okumi Mini Mushroom
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    okumi
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    Uma das pérolas da GameCube! Tenho saudades de jogar este maravilhoso jogo. É um dos melhores Mario de sempre e ombreia apenas com o Super Mario RPG, na minha opinião.
     
  4. jabun Colaborador
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    Sem dúvida, dos meus jogos favoritos da Game Cube. Na minha opinião é o melhor RPG de Mario
     
  5. Chico Bee Mushroom
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    Chico
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    Eu fiquei à porta da Thousand Year Door, nunca ganhei coragem de lá entrar.
    Depois tive que devolver o jogo.
    Gosto tanto mas tanto do jogo, as personagens são todas 5 estrelas, e as referências espectaculares, um jogo oriental com tanta influência ocidental, épico.
     
  6. jabun Colaborador
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    Análise MultiConsolas nº49, Janeiro 2005

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    Última edição pelo moderador: 11 de Janeiro de 2015
  7. jabun Colaborador
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    Artigo BGamer, "Os 100 Melhores Videojogos", 2007

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  8. Chico Bee Mushroom
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    Chico
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    Estou-me agora a lembrar da parte do comboio e do wrestling, cenas muito giras.
     
  9. jabun Colaborador
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    Lembram-se de que cor era o vosso Yoshi? O meu era vermelho :hero: Não sei quais os critérios do jogo para definir a cor do animal
     
  10. Sergio Dias Golden Mushroom
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    Sergio Dias
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    Eu cheguei a ver na net, mas já não me lembro. Acho que tive um verde, um com tons de azul e outro com tons de amarelo. Só sei que nunca tive duas cores iguais.
     
  11. Pegasus Normal Mushroom
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    Pegasus
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    A cor do Yoshi depende do tempo que vocês passam com o ovo antes de ecoludir.

    Critérios:

    0-6 Minutos Verde
    6-9 Min. Vermelho
    9-11 Min. Azul
    11-15 Min. Laranja
    15-18 Min. Rosa
    18-19 Min. Preto
    19-20 Min. Branco
     
  12. Valoo Bee Mushroom
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    Valoo
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    eu so tive verdes, andava sempre comigo xD
     
  13. Saikyou Mega Mushroom
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    Soberbo tanto a parte do comboio como a do wrestling. O jogo tem momento fantásticos. Se o da N64 já é muito bom, o da GC roça o selo de obra prima.
     
  14. jabun Colaborador
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    A cena do wrestling lembrou-me mais ou menos, já a do comboio não faço mesmo a minima ideia... Tenho de voltar a pegar no jogo, afinal de contas joguei-o quando foi lançado (Natal 2004, salvo erro) e depois nunca mais pequei no jogo. Parecendo que não já lá vão quase 8 anos :O
     
  15. Chico Bee Mushroom
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    Chico
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    Se não me engano é onde aparece o Yoshi.
    Como é que lembras da cor do Yoshi e não dessa parte?
    É algo irónico.
     
  16. jabun Colaborador
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    Sim, agora que falaste deu-me umas luzes. A memória é selectiva, não retém tudo :lol:
     
  17. Sergio Dias Golden Mushroom
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    Sergio Dias
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    não. o yoshi aparece no capitulo do wrestling, a cena do comboio é noutro capitulo.
     
  18. jabun Colaborador
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    Paper Mario The Thousand Year Door Secrets and References - The Easter Egg Hunter
     
    Última edição: 4 de Janeiro de 2016
  19. Saikyou Mega Mushroom
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    Para quem quiser relembrar a parte do comboio:

    [parsehtml]<object style="height: 390px; width: 640px"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/WV_PU2G419s?version=3&feature=player_detailpage"><param name="allowFullScreen" value="true"><param name="allowScriptAccess" value="always"><embed src="http://www.youtube.com/v/WV_PU2G419s?version=3&feature=player_detailpage" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowScriptAccess="always" width="640" height="360"></object>[/parsehtml]
     
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  20. jabun Colaborador
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    Já não me lembrava que o jogo voltava a utilizar as personagens da ilha Delphino do Sunshine :yes:

    Alguns dos melhores momentos:

     
    Última edição: 14 de Março de 2015

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