1. Juntem-se ao servidor de Discord do FNintendo. Juntem-se aqui.

GC Pikmin (1 e 2)

Discussão em 'Jogos' iniciada por jabun, 25 de Julho de 2011.

  1. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.463
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    [​IMG]

    Pikmin é um jogo de estratégia fora do normal, daqueles que parece talhado para o insucesso, tal a excentricidade e rutura com o que de normal se fazia no mundo dos videojogos. No entanto, o resultado final foi muito bem conseguido, não fosse o jogo sair do imaginário do mítico Shigeru Miyamoto, que tinha em mente fazer Pikmin há muito tempo, mas teve de esperar a chegada de hardware capaz de produzir o jogo tal como ele idealizava.
    Assim, Pikmin é lançado na GameCube a 26 de Outubro de 2001 no Japão, a 3 de Dezembro de 2001 na América do Norte e a 15 de Junho de 2002 na Europa, sendo unanimemente aclamado como um dos melhores jogos do line up inicial do cubo da Nintendo.

    [​IMG]

    A mecânica de jogo é simples, e qualquer um consegue rapidamente familiarizar-se com ela e o ambiente do jogo "aspira-nos" para dentro dele desde a primeira vez que jogamos. O jogador controla Olimar, o capitão da nave Dolphin do planeta Hocotate. Enquanto viajava na sua nave de férias, Olimar sofre um acidente, inconsciente, acorda num estranho planeta, que contém Oxigénio (substância tóxica para a espécie de Olimar) na sua Atmosfera. Os sistemas de sobrevivência de Olimar durarão apenas 30 dias, e nesses 30 dias ele deve restaurar sua nave e escapar do planeta, para isso ele deve encontrar e recuperar pedaços da nave utilizando três variações diferentes de Pikmin, criaturas nativas do planeta que o ajuda durante a aventura.
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    Graficamente, o jogo é soberbo, parecendo os cenários do jogo um autêntico jardim, havendo uma mistura muito bem conseguida de cenários mais realistas com animações recheadas de fantasia. Esta fusão de estilos opostos foi de tal modo tão perfeita que temos a impressão que estas criaturas irreais e coloridas têm realmente vida própria e habitam os cenários onde estão.

    Quanto à jogabilidade, apesar de poder parecer confusa para quem assiste de fora, é na verdade bastante simples. É uma questão de minutos até nos habituarmos aos controlos e mecânica de jogo. Basicamente apenas temos que comandar com mestria os Pikmins de forma a atingirmos um certo objectivo, seja lutar contra outras criaturas, construir pontes ou transportar as vitais peças da nave de Olimar. É de destacar a existência de três tipos distintos de Pikmins: vermelhos, azuis e amarelos.

    Uma menção honrosa à excelente OST do jogo, havendo temas que são verdadeiramente memoráveis.

    [​IMG]

    Pikmin foi de tal forma bem recebido pela critica e pelos jogadores, que era imperativo haver uma sequela. Assim, Pikmin 2 foi lançado no Japão a 29 de Abril de 2004, na América do Norte a 30 de Agosto de 2004 e na Europa a 8 de Outubro de 2004. O jogo aperfeiçoou o original em todas as vertentes, sendo as principais inovações a introdução de dois novos tipos de Pikmins: os roxos e os brancos, assim como a eliminação da imposição de se ter de terminar o jogo em 30 dias, apesar de se manter os ciclos dia e noite.

    [​IMG]
    [​IMG]

    Pikmin 2 foi aclamado por jogadores e crítica especializada, que se renderam à criatividade e beleza da nova obra da Nintendo. Como elemento menos positivo apenas foi salientado a existência de algumas cavernas, cuja exploração podia ser bastante morosa e aborrecida. Pequeno pormenor que não belisca em nada a qualidade deste titulo.
    O jogo, no entanto, acabou por na Europa ser distribuído em quantidades reduzidas, sendo atualmente um jogo complicado de encontrar para a NGC.

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]

    Pikmin atinge na perfeição o seu principal objetivo: ser um jogo diferente dos restantes, oferecendo aos jogadores uma experiência que é uma verdadeira lufada de ar fresco num panorama de jogos cada vez mais saturado dos mesmos géneros, tendo atingido os seus objetivos de uma forma eficaz e surpreendentemente viciante. A meu ver, são dois títulos obrigatórios para quem gosta de experiências diferentes, tendo sido também lançados para a Wii, na sua versão New Player Control. Pikmin é, sem duvida, um dos jogos que mais me surpreendeu positivamente na geração passada. Estamos todos à espera de Pikmin 3 :yes:

    [​IMG]
    [​IMG]
     
    Última edição: 27 de Dezembro de 2016
  2. Saikyou Mega Mushroom
    aa

    Saikyou
    Mensagens:
    14.262
    NN ID:
    Saikyou
    Excelente série da Nintendo. O primeiro cheguei ao fim. O segundo retiraram o limite de dias, mas aumentaram a dificuldade.
    A última vez que joguei o 2 fui para debaixo do chão e estive lá imenso tempo sem ver a saída, mas mesmo muito tempo e acabei por morrer lol fiquei tão chateado que até ainda não voltei a pegar no jogo. :P
     
  3. Sergio Dias Golden Mushroom
    aa

    Sergio Dias
    Mensagens:
    20.591
    NN ID:
    SergioDias
    Eu cheguei a saber como este jogo nasceu. O Siguero Miyamoto estava numa varanda qualquer a olhar para um jardim, e começou a imaginar pequenos seres (os pikmins). Depois disto, decidiu mesmo criar um jogo.

    Engraçado ver como um jogo nasce, de uma simples ida a uma varanda :p
     
  4. Ambrósio Mini Mushroom
    aa

    Ambrósio
    Mensagens:
    434
    Joguei o primeiro, que é excelente. Comprei entretanto o segundo para a Wii. Quando tiver tempo tenho que lhe pegar.
     
  5. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.463
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    [quote author=Sérgio Dias link=topic=17073.msg568301#msg568301 date=1311559431]
    Eu cheguei a saber como este jogo nasceu. O Siguero Miyamoto estava numa varanda qualquer a olhar para um jardim, e começou a imaginar pequenos seres (os pikmins). Depois disto, decidiu mesmo criar um jogo.

    [/quote]

    Também me lembro de ler isto algures, o que só demonstra a criatividade de Miyamoto, pois consegue criar um grande e inovador jogo a partir de uma coisa simples do quotidiano de qualquer um
     
  6. Chico Bee Mushroom
    aa

    Chico
    Mensagens:
    3.425
    Fiquei bue contente na primeira vez que consegui apanhar duas peças num só dia.
    Quero jogar o 2 nunca joguei, e ainda tenho que acabar o 1, deixo sempre os jogos a meio.
     
  7. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.463
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Compra o 2 que vais ver que vale bem a pena! É melhor que o original em todos os aspectos e ainda elimina o tempo durante os dias.

    Gostava de experimentar os Pikmin na Wii, porque parece que o jogo foi feito com o Wiimote em mente, mas não vale a pena comprar jogos repetidos só pelo facto de se poder jogar com o comando da Wii
     
  8. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.463
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Análise a Pikmin 1, MultiConsolas nº18, Maio 2002

    [​IMG]

    [​IMG]
     
    Última edição pelo moderador: 11 de Janeiro de 2015
  9. Valoo Bee Mushroom
    aa

    Valoo
    Mensagens:
    3.782
    nunca joguei o segundo. mas também tem dias limite ou podemos jogar mais à vontade??
     
  10. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.463
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Não. No Pikmin 2 foi retirado o limite de dias e de tempo para completares o jogo, por isso podes andar joga-lo nas calmas, sem pressas, e a apreciar os cenários. Pikmin 2 consegue também ser superior ao original em todos os aspectos, pelo que quem gostou de Pikmin 1, tem de obrigatoriamente jogar a sequela.

    Eu, pessoalmente, até gostei do "stress" imposto no primeiro Pikmin, pois sentia-se a necessidade de termos pouco tempo para ajudarmos o Olimar a encontrar o maior número de peças da sua nave possivel.
     
  11. Valoo Bee Mushroom
    aa

    Valoo
    Mensagens:
    3.782
    isso a inicio é giro, mas la para op final quando faltam poucas peças, são as mais dificeis e demoradas de apanhar =s à pouco tempo joguei o primeiro outra vez (deixei a meio) e ia com duas peças a mais para o numero de dias que tinha (30 peças para 30 dias)
    e tinha um file antigo já com o numero suficiente de peças para acabar o jogo e vi o final so por ver
     
  12. Sergio Dias Golden Mushroom
    aa

    Sergio Dias
    Mensagens:
    20.591
    NN ID:
    SergioDias
    Eu gostei do stress. No 2 podiam ter feito ambas as coisas, uma parte com stress e depois algo mais livre e nas calmas. Gostei do segundo, mas faltava aquela adrenalina :p
     
  13. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.463
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Isso era bem visto Sérgio. A nintendo podia ter posto uma opção e deixar os jogadores escolherem se queriam limite de tempo, ou não. Assim agradava a gregos e a troianos XD. Vamos lá ver que sistema vão adoptar no Pikmin 3
     
  14. Valoo Bee Mushroom
    aa

    Valoo
    Mensagens:
    3.782
    mas não havia aquele sistema de acabar à noite?? isso de certa forma já da "pica" ao jogo
    eu tambem quando joguei pela primeira vez não tive isso dos 30 dias em conta (gastei uns 5 so no primeiro nivel a ganhar pikmins -.-') e na segunda volta com outros jogos para jogar deixei a meio sem tentar a minha sorte das #0 peças nos #0 dias (ia com duas de avanço)

    se arranjar o 2 e o 3 quando sair dedico-me mais
     
  15. Disturbed Bee Mushroom
    aa

    Disturbed
    Mensagens:
    4.140
    NN ID:
    Joao_Mii
    Continua a ter a o sistema dia/noite mas aqui não tens tempo limite para executares a missão, vais recolhendo tesouros sem a mesma pressão que tinhas no original.
    O que estraga um pouco o Pikmin 2 para mim é ser demasiado virado para as cavernas, estas são as áreas de maior tensão mas também para mim são as que menos se identificam com o jogo. Eu quando penso em Pikmin penso em campos ao ar livre, não buracos no chão.
    O jogo é bom de qualquer maneira e o primeiro ending é tão parvo/triste que me fez lacrimejar, isto sem saber o que ia acontecer depois dos créditos! :yes:
     
  16. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.463
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Isso é verdade, o o Pikmin 2 tinha algumas secções subterrâneas, com vários pisos, que se podiam tornar bem chatas. Mas, se bem me lembro, muitas delas eram opcionais! Se estiver enganado corrijam-me que eu já joguei o jogo há uns anos XD

    O Pikmin original tinha menos e mais pequenas áreas, mas todas elas eram magnificas
     
  17. Disturbed Bee Mushroom
    aa

    Disturbed
    Mensagens:
    4.140
    NN ID:
    Joao_Mii
    Tecnicamente eram quase todas opcionais, as únicas obrigatórias são aquelas em que recolhes uma nova espécie de Pikmin (e a última que tem o boss também é se não me engano), mesmo assim para terminar o jogo tens que fazer algumas debaixo do chão mesmo que recolhas todas as peças a superfície em todas as áreas.
    Eu queixo-me do 2 não ter tanta pressão mas tecnicamente as secções debaixo de chão preenchem um bocado essa lacuna, porque uma vez que entras lá não podes voltar atrás até encontrares uma saida ou chegares ao último piso, eles bem tentaram impor alguma variedade ao tentar implementar vários cenários nestas áreas mas mesmo assim é a parte que menos gosto do jogo. Mas repito, o jogo é muito bom.
     
  18. Saikyou Mega Mushroom
    aa

    Saikyou
    Mensagens:
    14.262
    NN ID:
    Saikyou
    O 2 parece-me ser mais completo que o primeiro. Falta-me acabar ainda o segundo. Da última vez que o joguei entrei num desses subterrâneos e estive imenso tempo sem encontrar a saída e depois acabei por morrer e fiquei chateado com o jogo.
     
  19. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.463
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Análise a Pikmin 1, Player nº32, Julho 2002

    [​IMG]

    [​IMG]
     
    Última edição pelo moderador: 11 de Janeiro de 2015
  20. gusema Spring Mushroom
    aa

    gusema
    Mensagens:
    9.695
    Apenas tenho o 1 que comprei à pouco tempo, mas só peguei nele para experimentar e por conseguinte só tenho umas 5 peças. -.-' Mas o jogo está sensacional quer a nível gráfico quer ao nível do som. É um must-have para aquelas que procuram experiências um pouco diferentes às encontradas nos dias de hoje. O jogo até incentiva a exploração para a obtenção de mais Pinkmins, mas no 1 as áreas não são propriamente grandes apesar de compensar a 100% podermos aventurarmos por aquele jardim enorme. A jogabilidade é também muito viciante.
     

Partilhar esta Página

  1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies.
    Remover anúncio