1. Juntem-se ao servidor de Discord do FNintendo. Juntem-se aqui.

Playstation PlayStation

Discussão em 'Outras plataformas' iniciada por jabun, 22 de Julho de 2011.

  1. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.612
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    [​IMG]
    [​IMG]

    A origem da PlayStation remonta ao ano de 1990, quando a Nintendo planeava uma expansão de CD-ROM para a SNES, dando o trabalho à Sony, que já tinha desenvolvido o chip de som da SNES. Após vários desentendimentos entre as duas empresas, a Nintendo decidiu cancelar o projecto e fazer outra parceria com a Philips.
    Mas, a "Play Station X" já se encontrava numa fase avançada de desenvolvimento e o seu engenheiro Ken Kutaragi convenceu a Sony a lançá-lo no mercado como uma consola de videojogos independente, sendo oficialmente anunciada em Outubro de 1993. No final de 1994 chegava ao mercado japonês a PlayStation e um ano depois era lançada nos Estados Unidos e Europa.

    [​IMG]
    [​IMG]

    Desde o inicio a Sony foi muito hábil no trato com as third party, oferecendo condições muito vantajosas para quem queria produzir software para a consola, conseguindo o apoio de muitas software houses, o que levou a que a PS1 ao longo da sua vida tivesse uma excelente biblioteca de jogos, conseguindo seduzir gigantes como a Squaresoft e a Enix (fundamental para conquistar o mercado nipónico), a EA Sports (muito importante no mercado europeu e americano), a Konami, a Capcom, a Namco ou a Psygnosis. Para além disto, a PlayStation tem também o mérito de ter conseguido alargar o publico-alvo dos videojogos, e através de uma campanha de marketing extremamente bem executada conseguiram passar a mensagem de que os videojogos não são apenas para crianças ou para adolescentes anti-sociais e com a cara repleta e borbulhas, mas sim uma forma de lazer como qualquer outra, conseguindo, assim, levar os jogos ao publico juvenil e adulto.
    [​IMG]
    O comando da PlayStation tem o design inspirado no da SNES, com o gamepad a acrescentar mais dois botões aos superiores L e R, ficando assim L1/L2 R1/R2. No entanto, após a Sony ver o comando totalmente analógico da N64, resolve também lançar um comando com esta tecnologia: o DualShock, que introduzia duas mini-alavancas analógicas e um sistema de rumble.

    [​IMG]
    Comando Digital

    [​IMG]
    Dual Shock

    A Sony também introduziu um acessório para a PlayStation que se tornou muito popular e rentável: o memory card. O memory card (ou simplesmente cartão de memória) permitia salvar dados dos jogos e continuar o jogo no mesmo ponto em que parou. Esta tecnologia já existia em alguns jogos de consolas mais antigas (nomeadamente em muitos jogos das SNES), mas dependia de um chip de memória dentro do cartucho. Os memory cards tornaram o processo de salvar padrão e praticamente todos os jogos tinham suporte para esta tecnologia. Do ponto de vista comercial os memory card foram também um trunfo importante, pois ao serem imprescindiveis para salvar o progresso dos jogos, as suas vendas foram colossais.
    [​IMG]

    Desde o inicio que a 32 Bits da Sony vendeu bastante bem em qualquer dos territórios. Nos EUA conseguiu mesmo a proeza de vender, em apenas um dia, mais do que a Saturn tinha conseguido em alguns meses. A habilidade e inteligência da Sony na abordagem às software houses resultou a que a PS1 tivesse uma biblioteca rica e variada, com jogos para todos os gostos, havendo uma excelente panóplia de RPGs, Plataformas, Acção, Beat em Up, Desporto, Corridas, entre outros. À qualidade e quantidade de títulos juntam-se as politicas de jogos a baixo preço, com o aparecimento da linha platinum, que possibilitava aos consumidores adquirirem alguns dos melhores jogos da consola a metade do seu preço original.


    [​IMG]

    Mesmo com a chegada de concorrentes tecnicamente mais poderosas como Nintendo 64 e a Dreamcast, a PlayStation era a mais vendida com uma linha de jogos já estabelecida e de grande sucesso.

    No final de 2000, a Sony lança a PlayStation 2, aproveitando a ocasião para relançar a PlayStation original, apresentando um novo modelo da consola, significativamente mais pequeno, nascendo então a PSOne, como forma de dar novo alento às ainda excelentes vendas da consola, trazendo o conceito da portabilidade, que nunca foi devidamente explorada na PSOne, com o ecrã a revelar-se caro para as bolsas comuns.
    [​IMG]

    No novo milénio, a PlayStation foi gradualmente sendo abandonada e teve sua produção encerrada em 2006, tendo a consola vendido cerca de 100 milhões de unidade foram em todo mundo, ao longo dos 12 (!) anos em que esteve no mercado. Números absolutamente notáveis.

    [​IMG]
    A PlayStation é uma excelente consola, com alguns dos melhores jogos de sempre, é que é responsável por ajudar a alterar positivamente algumas mentalidades retrogradas no que a videojogos dizia respeito. É incrível como uma consola pela qual não dava muito no inicio, acabou por se tornar numa das minhas favoritas de sempre. Simplesmente notável o trabalho da Sony com a sua PS1, conseguindo suplantar com distinção duas concorrentes com muito mais nome e peso no mundo dos videojogos: a Nintendo e a Sega.

    Partilhem as vossas experiências com a primeira Playstation, jogos favoritos, momentos que vos marcaram, etc.
    [​IMG]
    A família toda junta
     
    Última edição: 17 de Julho de 2017
  2. iKE Mega Mushroom
    aa

    iKE
    Mensagens:
    14.692
    Não foi a minha consola favorita da sua geração, porque a N64 tinha o melhor jogo de sempre, o Zelda Majora's Mask.
    Mas foi uma consola porreira.

    O meu primeiro jogo nisto foi para aí o Tekken ou o Crash Bandicoot. Mas para mim, o melhor é mesmo o Castlevania Symphony of the Night.
    A nível de RPGs, não vou dizer Final Fantasy VII por pouco fiz nesse jogo. Mas sou capaz de dizer Grandia por ser o único em que realmente fiz alguma coisa de jeito. Em vários aspectos, até era melhor que FFVII. Por exemplo, os gráficos não eram tão feios, e havia VA e sequências anime. E as personagens eram adoráveis. Gostei bastante delas.
     
  3. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.612
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Aconselho-te o Grandia II então! Grande jogo :yes:

    O Symphony of the Night é dos jogos PSX de que ainda ando atrás. Eu adoro Castlevania e ainda não experimentei aquele que é para muitos o melhor da serie.
     
  4. woodstock Boo Mushroom
    aa

    woodstock
    Mensagens:
    6.097
    ---
     
    Última edição: 6 de Março de 2019
  5. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.612
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Eu recebi a minha no Natal de 97, vindo juntamente com o grande Crash Bandicoot 2. Na altura tinha pedido uma N64, mas como era muito cara e havia uma promoção qualquer da PSX, foi essa que os meus familiares me compraram. No inicio fiquei desiludido, mas bastou começar a jogar Crash para ficar viciado na consola e quando o FFVII chegou cá a casa não larguei mais o comando.

    A consola não era só minha. A minha avó comprou-a para mim e para os meus primos, ficando quase sempre em casa dela, mas como moramos muito perto e eu, quando podia, também a levava para casa, pude jogar na altura o que de melhor havia na PSX (na minha casa estava a minha N64 :hero:). Alguns anos mais tarde, e a preço de saldo, acabei por comprar a minha própria PSX.

    Tenho grandes memorias dos tempos em que jogava Crash e Spyro com o meu irmão e primos na garagem dos meus avós :please:. MGS e os RPGs depois jogava-os sozinho em casa :lol:
     
  6. Zetsu Spring Mushroom
    aa

    Zetsu
    Mensagens:
    9.452
    Tanto, mas tanto fighter que joguei nisto.
    Horas e horas de multiplayer.

    É provável que até hoje tenha sido a consola em que tenha gasto mais tempo a jogar. Também era na altura em que tinha mais tempo para o fazer :P
     
  7. ElMatador Golden Coin
    aa

    ElMatador
    Mensagens:
    55
    Só um aparte, pessoal a PSX é outra coisa http://en.wikipedia.org/wiki/PSX_%28DVR%29

    Voltando ao assunto foi, para mim, das melhores consolas de sempre, teve desde jogos de animes como Digimon a figthers como Tekken, teve também outros jogos de fazer inveja como Ghost in the Shell e Gran Turismo que só por si valeram o investimento na consola.

    Esta é a minha simples opinião XD
     
  8. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.612
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Sim, isso é uma PS2 mais virada para a multimédia que a Sony apenas lançou no Japão, e que recebeu a designação de PSX.

    Mas em 1994, a primeira consola da Sony era conhecida como "PlayStation X", sendo a sua abreviatura "PSX", abreviatura essa que se manteve no vocabulário de muita gente, mesmo após o lançamento da consola que ditou que a mesma apenas se denomina-se "PlayStation". Praticamente todas as revistas da altura referiam-se à consola da Sony como PSX . E ficou até hoje :suado:

    Falando em revistas, mais alguém daqui comprava a Revista Oficial PlayStation (ROP) portuguesa? Eu comprava aquilo praticamente todos os meses só por causa das demos :bwaha:, embora também gostasse muito de as ler, a possibilidade de experimentar demonstrações de jogos, para me ajudar na altura da decisão, era na altura muito aliciante e algo novo no mundo das consolas :yes:
     
  9. woodstock Boo Mushroom
    aa

    woodstock
    Mensagens:
    6.097
    ---
     
    Última edição: 6 de Março de 2019
  10. ElMatador Golden Coin
    aa

    ElMatador
    Mensagens:
    55
    Comprei-as quase todas, ainda cá tenho os demos XD

    Aquilo ainda era caro, bem caro :suado:
     
  11. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.612
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    1200 paus cada uma (6 euros). Até doía XD
     
  12. ElMatador Golden Coin
    aa

    ElMatador
    Mensagens:
    55
    Tendo em conta que cada jogo custava de 3 a 10/12 contos, ainda era um bocado XD
     
  13. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.612
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Eu deixei escapar algumas exactamente por isso: precisava do dinheiro para comprar jogos. Mas a revista até era bastante boa.

    Estou agora a jogar Dragon Quest VII na PSX, RPG mesmo à antiga como eu gosto :yes:
     
    Última edição: 25 de Setembro de 2015
  14. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.612
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413

    Bons tempos
     
    Última edição: 16 de Janeiro de 2015
  15. O_Mafioso Question Coin
    aa

    O_Mafioso
    Mensagens:
    26
    Bem já entrei tarde neste mundo da Playstation só a comprei depois da Dreamcast por isso vê-se que já foi tarde e mesmo assim foi uma das melhores consolas que já tive em termos de jogos (até agora a melhor foi mesmo a Dreamcast :lol:)

    Ainda joguei grandes bombas: Metal Gear Solid; Final Fantasy 7,8,9 e inclusive o 6 quando fizeram o port para a PS e sem dúvida tornou-se no Final Fantasy preferido na consola, grande história e excelentes personagens.
    Ainda joguei Parasite Evil, muito bom, Vagrant Story excelente rpg, Gran turismo 2, Digimon World 3 (foi grande vicio também) e posso ter jogado outros mas estes são os que me lembro.

    Como podem ver cheguei tarde mas ainda joguei grandes malhas e como podem ver pelas minhas escolhas, JRPG - FTW, embora nesta geração os WRPG dominem, até que era um tópico interessante isto dos RPG, a sua historia e tal os seus maiores protagonistas (jogos) e de certa maneira até está ligado á crescente desvalorização do mercado Japonês.
     
  16. _voke_ Bee Mushroom
    aa

    _voke_
    Mensagens:
    3.608
    ,
     
    Última edição: 17 de Março de 2019
  17. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.612
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    [quote author=_voke_ link=topic=17049.msg590116#msg590116 date=1316003426]
    apesar de nunca ter acabado nenhum final fantasy :suado:)
    [/quote]

    Sacrilégio!! Estás à espera de que para colmatares essa grave lacuna na tua carreira de jogador? XD São três dos melhores RPGs de sempre!

    [quote author=_voke_ link=topic=17049.msg590116#msg590116 date=1316003426]
    Castlevania symphony of the night;acabei-o apenas uma vez mas foi o melhor jogo que joguei para ps1 sem margem para duvidas e aquele que mais me viciou,acho que é o melhor castlevania que existe.
    [/quote]

    Ando atrás dele há muito tempo, sendo dos poucos Castlevanias que não pus as patas em cima... Já vi que para ti estou eu a agora a cometer um sacrilégio XD
     
  18. _voke_ Bee Mushroom
    aa

    _voke_
    Mensagens:
    3.608
    ,
     
    Última edição: 17 de Março de 2019
  19. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.612
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    O meu top 10 da consola:

    1- Xenogears
    2- Final Fantasy VII
    3- Metal Gear Solid
    4- Final Fantasy IX
    5- Chrono Cross
    6- Final Fantasy VIII
    7- Star Ocean The Second Story
    8- Resident Evil 2
    9- Crash Bandicoot 2
    10- Silent Hill

    Realmente olhando para o meu top, não posso deixar de mencionar a excelente biblioteca RPG da consola. Para mim a PSX é a par da SNES a consola que oferece melhores jogos deste género, e nem sequer mencionei Dragon Quest VII, Final Fantasy Tactics, Valkyrie Profile, Wild Arms, Suikoden I e II ou Grandia
     
  20. sjogos Question Coin
    aa

    sjogos
    Mensagens:
    13
    O meu TOP 10 para mim foi mais:

    1. Resident Evil 2 (Só o cenário principal)*
    2. Resident Evil (Tive mesmo no ultimo boss....mas perdi o save, e nunca o cheguei a matar).
    3. Resident Evil 3
    4. Tomb Raider
    5. Dino Crisis (nunca o cheguei a acabar....a uns dias comecei-o na dremacast)
    6. Medievil
    7. Gran Turismo 2
    8. Silent Hill (nunca cheguei a acabar)
    9. Crash Bandicoot 3
    10. Metal Gear Solid (Joguei no PC....mas é a mesma coisa)

    Epá, depois tenho outros grandes jogos. Já agora vou por aqui abaixo outros jogos que são exclentes.

    -Tekken 2 (Joguem tanto isto com o meu primo)
    -Parasite Eve 2 (Infelizmente nunca o cheguei a passar...era um GRANDE jogo)
    -Final Fantasy VII (Nunca tive oportunidade de jogar)
    -Legend of the Dragon (O meu primo diz que é um granda jogão)

    *-Só passei o cenário principal, porque o jogo tinha 2 CDs. O jogo era de um amigo do meu primo que nos emprestou só o CD da Claire, porque (dizia ele) o jogo era igual só mudava a personagem. Demoramos muito tempo a passar o jogo quando eramos miudos (só uns anos mais tarde é que o acabamos). Entretanto o meu primo perdeu o contacto com esse amigo (era um amigo da 4ª classe dele), e acabamos por ficar apenas com o CD da claire. Mais tarde passei com o Leon (cenário principal) e ainda cheguei a começar o sub-senário mas nunca o acabei. Mas tou com vontade de o fazer, so de falar nisso :).
     

Partilhar esta Página

  1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies.
    Remover anúncio