Podcast FNintendo 2016 - nº 2

Discussão em 'Artigos' iniciada por FNintendo, 8 de Fevereiro de 2016.

  1. raidenpt 1-Up Mushroom
    aa

    raidenpt
    Mensagens:
    1.178
    NN ID:
    Raidenpt
    16gb em 2016/2017 seria uma quantidade de espaço ridiculamente pequena para uma consola caseira.
    Mesmo 32 é pequeno, uma das razões da instalação é também o facto de blue Ray ter uma leitura lenta.
    Mas as instalações não me afectam muito, o limite de espaço e limitações que implicariam nos jogos isso sim preocupa me.
    Seria cometer o mesmo erro 3 vezes.

    Não é que a ideia não tenha sentido, não acho é que é seja viável.

    Edit: a que relembrar que a consola caseira a funcionar com jogos de portátil sem ser por streaming significa que a arquitectura teria de ser semelhante ou parte do hardware também teria de lá estar.
    Limitava a potencialidade da consola logo a partida para não ter custo elevado.
     
  2. Blair 1-Up Mushroom
    aa

    Blair
    Mensagens:
    2.796
    Ocorreu-me o mesmo há uns dias, mas fiquei com a ideia de que então o cartucho seria desnecessário. A meu ver, o investimento numa plataforma digital seria mais conveniente. A preocupação com um meio de reprodução do conteúdo desapareceria e a produção do hardware da consola seria mais barata, bem como não teriam de se preocupar com a massiva empresa de criar jogos físicos e distribui-los pelo globo. A criação de uma plataforma digital, através da imitação das já existentes e consequente melhoria onde soubessem melhorar, seria agarrar uma parcela de mercado para a qual as diversas companhias já têm preparado o público nos últimos anos com o declínio de qualidade das cópias físicas, as ofertas e descontos a nível digital e no caso do PC o facto de alguns jogos físicos só trazerem um código da Steam. Outro aspecto é o de que os jogos têm especificidades próprias para uma consola portátil e para uma consola física, de modo a que produzir um para as duas complicaria a manutenção do seu nível de qualidade e alienaria vários públicos com diferentes preferências. Para mim, a Nintendo devia focar-se primeiro na qualidade individual de cada uma das consolas.
     
  3. neveda Redactor Chefe
    aa

    neveda
    Mensagens:
    33.376
    NN ID:
    neveda
    Switch FC:
    5357-7881-4111
    A PSP Go e a apresentação falhada da Xbox One mostram que isso ainda não é viável.
     
  4. TJorge Normal Mushroom
    aa

    TJorge
    Mensagens:
    814
    NN ID:
    TJorge
    A plataforma digital é sem dúvida o futuro, mas, tendo em conta que os dois mercados que a Nintendo mais tenta apelar são o Japão e os mais novos, sendo que ambos são mais resistentes a comprar digital que o consumidor normal, não se eles teriam os cojones para uma mudança tão radical no paradigma das consolas tradicionais. Para além que o desaparecimento dos jogos da Nintendo das prateleiras das lojas também podia levar a uma percepção negativa da marca.

    PS: E porque é que não se discutiu isto tudo ontem no artigo do Bacx? :P
     
  5. niko_pt Bee Mushroom
    aa

    niko_pt
    Mensagens:
    4.890
    NN ID:
    niko-pt-84
    Switch FC:
    0987-0146-8108
    Sou da opinião que a NX não tem nada a ver com a wii u, eu inicialmente pensava o contrário. Mas qual é a consola que vai atingir o obsoleto primeiro ? é a 3ds... Já ouviram os tipos da Nintendo a dizerem que estão a fazer uma nova consola caseira? não, pelo contrário.

    A ideia da NX substituir a wii u veio de nós, dos fãs nintendo, devido ao "abandono" da nintendo à wii u, eu ponho isso em causa, o novo zelda vai sair para a wii u, vem ai um paper mario novo, star fox... etc. A wii u não tem muitos anos pela frente, mas tenho duvidas que seja a NX a substituta!
     
  6. neveda Redactor Chefe
    aa

    neveda
    Mensagens:
    33.376
    NN ID:
    neveda
    Switch FC:
    5357-7881-4111
    ah? Eles já assumiram isso nas entrelinhas. Não percebo porque andam a ignorar algumas declarações deles.
     
  7. niko_pt Bee Mushroom
    aa

    niko_pt
    Mensagens:
    4.890
    NN ID:
    niko-pt-84
    Switch FC:
    0987-0146-8108
  8. neveda Redactor Chefe
    aa

    neveda
    Mensagens:
    33.376
    NN ID:
    neveda
    Switch FC:
    5357-7881-4111
    Quando referem a NX como não sendo igual à Wii e Wii U, sendo um outro paradigma, é assumirem desde logo a sua vertente caseira. Caso contrário referiam a DS ou 3DS.

    Além de outras fortes indicações. Como até estúdios japoneses já terem falado na NX como consola caseira.

    Chegarem três jogos para a Wii U, quando um até é apenas rumor, não indica nada. Se calhar só indica que a Wii U está praticamente defunta, mas nem quero entrar por esse campo.
     
  9. Darthlord90 Redactor
    aa

    Darthlord90
    Mensagens:
    1.213
    NN ID:
    Darthlord90
    O caso da Xbox one é curioso, também fui um dos que atirou pedras pela conversa do 100% digital mas a verdade é que hoje tenho uma Xbox e nao tenho nem um jogo físico. O que custa mais é a ideia, mas nos dias de hoje não vejo grandes problemas numa consola só digital.
     
  10. neveda Redactor Chefe
    aa

    neveda
    Mensagens:
    33.376
    NN ID:
    neveda
    Switch FC:
    5357-7881-4111
    Eu pessoalmente também partilho essa visão, mas o mercado ainda não. Seria um risco enorme atirarem-se para digital only, ainda para mais sendo a Nintendo uma empresa com provas a dar nesse capitulo.
     
  11. niko_pt Bee Mushroom
    aa

    niko_pt
    Mensagens:
    4.890
    NN ID:
    niko-pt-84
    Switch FC:
    0987-0146-8108
    É nisto que eu não estou de acordo, pela consola ter uma vertente caseira, não quer dizer que seja a consola "caseira" da nintendo. Até porque a Nintendo já deve perceber que não vai continuar a vender consolas portateis como de antes... o mercado está diferente.

    Mas é esperar para ver, e eu como os outros também tenho direito a especular.
     
  12. neveda Redactor Chefe
    aa

    neveda
    Mensagens:
    33.376
    NN ID:
    neveda
    Switch FC:
    5357-7881-4111
  13. Bacx Moderador Chefe
    aa

    Bacx
    Mensagens:
    6.581
    NN ID:
    Bacx9000
    Switch FC:
    8317-8866-9581
    A Sony e MS não vão optar por isto por razões óbvias. A Sony faz parte do consórcio Blu-Ray, ganham por cada disco vendido e por isso é que forçaram o formato na PS3 com consequências desastrosas. Já a MS claramente quer um futuro digital mas que foi rejeitado. Como a One é uma consola que foi pensada para ser o centro do entretenimento, ter um leitor de Blu-Ray fazia sentido. Alem disso os custos de produção para um tamanho aceitável em 2013 não compensam como em 2016.

    Quanto ao tamanho, os discos Wii U só levam 25 GB e ninguém se queixa, não vejo onde um standard de 32GB traria queixas e com a possibilidade de no futuro ler 64 ou 128GB.

    Quanto ao Zelda, não estou a ver onde vendeu por serHD, porque o jogo não é nada HD e tem um aspecto até bem feio. Concordo que o aspecto mais realista e adulto é melhor para a venda, mas o SS também tem o Link adulto e falhou. O TP vendeu porque era um jogo ambicioso e claramente expandia a fórmula do OoT, focando-se numa aventura épica, mundo grande e batalhas fantásticas, algo que falta claramente nos últimos Zelda e que este da Wii U parece corrigir. O lançamento da Wii ajudou mas isso não explica tudo.

    Não espero vendas de um Mario Kart, mas espero vendas de um Skyrim que foi capaz de chegar aos 20 milhões. Mais perto está o Zelda do Skyrim que do Uncharted.

    E continuo a não ver onde há limitações com um espaço de 32GB, maior parte do espaço ocupado hoje em dia é por conteúdo não comprimido como vídeo e música ou duplicação de dados para leituras mais rápidas devido aos problemas do Blu-Ray. Não por só teres 32GB de espaço que os vão ficar limitados, já estamos longe dos tempos da N64 e mesmo nessa altura, o OoT foi o jogo mais ambicioso da altura e coube na N64.

    Claro que a arquitectura tem de ser semelhante e não limita assim tanto, o hardware portátil está sempre limitado pelo invólucro térmico e energético. Numa consola podes puxar muito mais estes limites físicos e com o mesmo hardware obter muito melhores resultados. Tendo em conta o poder encontrado nos telemóveis de hoje em dia, parece-me fácil ter uma caseira com poder ao nível da Xbox One, perfeitamente aceitável e viável.
     
  14. [NITRO]FOX Bee Mushroom
    aa

    [NITRO]FOX
    Mensagens:
    3.955
    Switch FC:
    4839-3366-6585
    A plataforma digital é apenas um futuro alternativo, nada mais que isso a menos que um dia seja possível vender jogos digitais usados, pois eu vejo esse como um dos pontos mais negativos do digital, prefiro midia física sempre apesar de que hoje em dia os jogos usados desvalorizam muito rápido.

    O Reggie já disse uma vez de forma bem clara que a NX seria a próxima consola de mesa da Nintendo.

    http://nintendonews.com/news/general/nintendo-nx-home-console/
    http://wiiudaily.com/2015/06/reggie-nx-home-console/
    http://nintendoeverything.com/reggie-indicates-that-nx-is-a-home-console/
     
    Última edição: 8 de Fevereiro de 2016
  15. raidenpt 1-Up Mushroom
    aa

    raidenpt
    Mensagens:
    1.178
    NN ID:
    Raidenpt
    Não compares o tamanho dos discos da wii u, já ps4/xbox one tens vários jogos que já ocupam 40/45 gba.
    Skyrim é vendido como rpg e não como jogo acção aventura.
    O que não falta são rpgs com excelente vendas.

    E se reparaste eu pus HD em aspas por isso mesmo, não era HD mas era o mais perto que teríamos.
    E tal como disse a wii foi uma consola para casuais, eu por exemplo comprei os jogos e nunca tive a consola, foi a minha irmã que comprou mais tarde.
    E normal que o público que realmente gostava de zelda provavelmente tivesse afastado do jogo pelos controlos de movimentos como eu.
     
  16. manelis Webadmin
    aa

    manelis
    Mensagens:
    5.885
    NN ID:
    manelis
    Switch FC:
    2994-2768-8768
    Usar memorias flash até torna mais facil ir aumentando ao longo da vida da consola, aconteceu em praticamente todas as consolas que usam cartuchos.
     
  17. raidenpt 1-Up Mushroom
    aa

    raidenpt
    Mensagens:
    1.178
    NN ID:
    Raidenpt
    Sim mas isso era em outros tempos, no papel é tudo muito bonito mas na prática não funciona assim.

    É esperar pela e3 e depois já podemos conversar melhor, Até agora não passa tudo de especulação.
     
  18. manelis Webadmin
    aa

    manelis
    Mensagens:
    5.885
    NN ID:
    manelis
    Switch FC:
    2994-2768-8768
    Claro que funciona. Os cartuchos de 3ds foram aumentando ao longo da vida da consola também. O problema é é o custo.
     
  19. Adronat 1-Up Mushroom
    aa

    Adronat
    Mensagens:
    2.331
    Gostei de ouvir, mas houve algumas partes em que atropelavam-se uns aos outros e torna-se complicado acompanhar a discussão, coitado do @Darthlord90 lol

    Em relação ao formato, veremos como será o esquema escolhido pela Nintendo. Até mesmo os discos blu-ray atuais não vão durar para sempre, na próxima geração já devem vir com os ultra 4k ou o camandro.

    O que não deixa de ser uma má tendência. Ter jogos gigantes que ocupam muito espaço é um turn-off do camandro, pelo menos para mim, que gosto sempre de ter a escolha entre físico e digital. Então quando ainda vêm com os patches por cima, ai mãezinha...as velocidades de download não acompanham esse crescimento.

    Saudades dos tempos em que sacava um jogo da caixa e tá a andar. :sigh:
     
  20. raidenpt 1-Up Mushroom
    aa

    raidenpt
    Mensagens:
    1.178
    NN ID:
    Raidenpt
    Mas voltamos a questão, não sei até ponto não ficará mais caro que blue Ray e ainda por cima com desvantagens.
    Se até lá fizerem cartuchos de 50gb, aí não existe desculpa.

    Sim foi das coisas que sempre disse bem da wii u, é plug and play.
    O exemplo mais triste que tive deve ser do halo collection, instalas 40 gb e depois tens 30gb de patchs.

    Mas existem outros jogos e bons com situações parecidas mas que tem um free pass por serem de produtoras adoradas
     

Partilhar esta Página

  1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies.
    Remover anúncio