Podcast FNintendo 2016 - nº 2

Discussão em 'Artigos' iniciada por FNintendo, 8 de Fevereiro de 2016.

  1. neveda Redactor Chefe
    aa

    neveda
    Mensagens:
    33.376
    NN ID:
    neveda
    Switch FC:
    5357-7881-4111
    Não eram só patchs. Inclui também o Halo ODST.
     
  2. raidenpt 1-Up Mushroom
    aa

    raidenpt
    Mensagens:
    1.178
    NN ID:
    Raidenpt
    Isso foi depois, day 1 patchs foi 20 gb, uma a 2 semanas depois tiveste mais 5gb por causa do multiplayer e não sei ao certo quanto tempo depois tiveste mais 6gb.
    Se o halo odst está para se descarregar nem sabia, Fui para jogar halo 2 e 3.
     
  3. Bacx Moderador Chefe
    aa

    Bacx
    Mensagens:
    6.581
    NN ID:
    Bacx9000
    Switch FC:
    8317-8866-9581
    E quanto desses espaço não é ocupado por coisas perfeitamente comprimíveis? O que ocupa mais espaço nos jogos são os vídeos e música, coisas que podem perfeitamente ser comprimidas sem afectar a qualidade do jogo.

    Ao contrário do que muitos pensam o Zelda era um action RPG quando foi lançado e devia voltar às suas raízes, algo que o Skyward Sword começou a fazer bem com o sistema de melhoramentos. E os nomes dos géneros pouco importam, o conteúdo e o que proporciona é que deve caminhar para a experiência Skyrim e original Zelda. Não porque o Skyrim é vendido como um RPG que vendem mais.

    Não percebo esse teu argumento da Wii ser uma consola de casuais quando o TP vendeu muito bem e o SS não. Ambos tinham controlos de movimento.
     
  4. kanoeyes Bee Mushroom
    aa

    kanoeyes
    Mensagens:
    4.304
    Digo e continuo a dizer, voces deviam fazer um por semana ou de duas em duas. Meu podcast favorito sem duvida.
     
    Rony G likes this.
  5. neveda Redactor Chefe
    aa

    neveda
    Mensagens:
    33.376
    NN ID:
    neveda
    Switch FC:
    5357-7881-4111
    Obrigado @kanoeyes. A nossa intenção é fazer sempre de duas em duas semanas, o problema é que juntar no mínimo três pessoas da staff é um cabo dos trabalhos.
     
  6. raidenpt 1-Up Mushroom
    aa

    raidenpt
    Mensagens:
    1.178
    NN ID:
    Raidenpt
    Sim mas como disse TP foi um jogo de lancamento, é normal entre os jogos de lançamento que esse seja o escolhido.
    E basta perguntares a quem o jogou qual a versão que prefere, se GC ou wii e terás a tua resposta.
    Controlo de movimentos é uma gimmick engraçada mas não deve ser forçada, deveria ser opcional e TP era forçada na wii.

    Alias podes ver que o jogo vendeu bem na wii :
    8.58
    Wii: 7.26
    GC: 1.32
    Mas se o pessoal que comprou TP não comprou SS é porque algo se passou....hint hint motion controls.

    Podes considerar o zelda como RPG sim senhora mas não é vendido assim e como o jogo é vendido na verdade conta muito.
    Witcher 3 foi vendido como uma aventura RPG épica, se fosse um jogo de acção aventura épico digo-te que teria metade das vendas.
    Ou vês as vendas do Call of duty, sempre a mesma coisa e com vendas explosivas todos os anos, se fosse um jogo de aventura queria ver lol

    Os jogos de aventura já não tem o mercado que tinham, e o mesmo praticamente vai para os jogos de plataformas, antes tinhas muitos com qualidade que vendiam milhões(Rayman, jak and daxter, ratchet and clank, klonoa, prince of persia, etc) e agora nas consolas da concorrência é algo de uma minoria porque o mercado simplesmente é pequeno para eles.

    Os putos querem é coisas a michael bay com tiros, explosões, bombas e murros nas trombas.
    A IP do zelda continua a ser forte mas para vingar precisa de ter um boost pode ser visual ou algo inovador.
    Lançar apenas porque é zelda não chega, e se a Nintendo continuar na senda das consolas fracas muito provavelmente não vai voltar ao estatuto que teve em LTTP ou OOT.

    Btw Apesar de Skyrim ter tido aquelas vendas todas, e diga-se merecidas, nao esquecer que o jogo teve varios descontos no Steam e foi um jogo que ficou nos charts da steam durante anos.
    Os jogos nintendo é raro descer de preço e isso de uma maneira ou outra afecta as vendas.
     
  7. Bacx Moderador Chefe
    aa

    Bacx
    Mensagens:
    6.581
    NN ID:
    Bacx9000
    Switch FC:
    8317-8866-9581
    O teu argumento é falacioso, por um lado dizes que os controlos de movimento afastam as vendas e que as pessoas preferem controlos normais e por outro apresentas as espectaculares vendas de um jogo que tem esse problema na Wii. A questão do lançamento só afecta no lançamento e se fores ver a trajectória da vendas do TP pode ver que vendeu durante um grande período de tempo.

    O TP vendeu porque a premissa (e o jogo) é excelente, uma aventura épica. Já o SS e os mais recentes Zeldas não são apresentados assim porque também não são isso. Eu analisei o SS aqui no FNintendo e antes da mudança do sistema de notas ele tinha 9.6, como jogo e na execução da visão que pretende é fantástico e inovador. Mas esta é uma visão que as pessoas não querem para Zelda, eu mesmo não quero essa visão e se fosse hoje dava a mesma nota ao SS. Para mim esse é o problema da série, anda com má direcção.

    O facto de ter RPG ou acção aventura é pouco relevante para o grande mercado, o que conta é apresentado num contexto genérico. Mas numa coisa estamos de acordo, a forma como é apresentado é muito importante.

    Eu só olho para vendas do Skyrim nas consolas e aí vendeu muito mais que qualquer Zelda.
     
  8. raidenpt 1-Up Mushroom
    aa

    raidenpt
    Mensagens:
    1.178
    NN ID:
    Raidenpt
    Simples era algo novo, inexplorado, jogar zelda por controlo de movimentos yay vamos todos testar.
    A verdade é que os mesmos que compraram o TP não compraram SS, e não vejo onde SS nao tinha a premissa de ser tao epico... isso sao pontos de vista, eu nao os joguei simplesmente porque para mim zelda não

    é jogo para ser jogado com controlos de movimento.
    Na altura quando comentei isto noutros forums nao faltaram pessoas a dizer o mesmo a apesar de haver pessoas a dizer que os controlos de SS estavam muito melhores que TP.
    Nao vou comentar na qualidade do jogo porque não joguei quase nada, foi abrir, experimentar e guardar, mas pareceu um zelda bom na mesma.
    Se eles gostaram de TP porque raio não iriam comprar SS?!? para pelo menos dar uma chance, o jogo não teve a diferença artística do OOT para o MM, apesar de TP ser mais "negro".
    Para mim o publico "zelda" ja nao estava na wii e provavelmente ja teria mudado para uma ps3/xbox ou algo do género, a minha visão de wii é uma consola para casuais, e esses nao querem zelda.

    Depende, vendeu mais na xbox mas vendeu menos na ps3, e continuo a dizer que estas a comparar jogos de géneros diferentes quando estes tem vendas diferentes porque abrange um numero diferente de interessados.

    Era mais justo comparares com os vários jogos de acção aventura, alias basta veres os resultados de vendas do novo tomb raider no tempo de exclusividade que teve na One.
    Foi bom (1M vendidas) mas longe de ter vendas fantásticas.
     
  9. Bacx Moderador Chefe
    aa

    Bacx
    Mensagens:
    6.581
    NN ID:
    Bacx9000
    Switch FC:
    8317-8866-9581
    Esse factor novidade só teria influência no lançamento. Depois já se sabia como seria um jogo daquele género com controlos de movimento e tal como disse, o jogo vendeu muito bem durante o resto da vida da Wii.

    Não compraram o SS porque o SS não tem o que as pessoas querem de uma experiência Zelda, uma aventura épica e um mundo grande perigoso e interessante para explorar. Eu lembro me bem da apresentação do SS e foi recebido com algum desdenho. Já o TP tem a melhor reacção de sempre na E3. Quando vês algo sobre o SS ou lês opiniões sobre ele, nunca falam de uma aventura épica, falam das personagens teenager e da história mais térrea ou do mundo que não está conectado e muito menos interessante.

    Quanto ao Skyrim, como disse antes, os géneros contam pouco, especialmente quando estes são catalogados pela jogabilidade e não pelo conteúdo. Para o público mais abrangente o Skyrim e o Zelda devem estar no mesmo género, aventura épica e fantasia medieval ao estilo Tolkien. Dizer que o Tomb Raider está mais perto tematicamente do Zelda do que o Skyrim não faz sentido, a única coisa que partilham é o rótulo acção aventura. Usar estes rótulos para mostrar abrangência de audiência não tem lógica, senão o Metroid podia vender ao nível de um Zelda visto ser também acção aventura, mas todos sabemos que a temática e conteúdo Sci Fi/Horror não tem um público tão vasto.
     
  10. gusema Spring Mushroom
    aa

    gusema
    Mensagens:
    9.763
    Porque não colocam a hipótese de convidar um membro da comunidade quando não tiverem gente suficiente? Era uma forma de reduzir os riscos de o podcast perder regularidade. A não ser que hajam determinados membros estritamente necessários para o podcast (para além do Rony para apresentar que isto sem ele não é a mesma coisa).

    Por exemplo, podiam chamar o @raidenpt para o próximo (assumindo que ele tem disponibilidade).
     
  11. [NITRO]FOX Bee Mushroom
    aa

    [NITRO]FOX
    Mensagens:
    3.955
    Switch FC:
    4839-3366-6585
    Um podcast por mês chega, até porque não existem novidades suficientes para andarem a debater em um curto espaço de tempo já para não falar da disponibilidade da staff.
     
  12. neveda Redactor Chefe
    aa

    neveda
    Mensagens:
    33.376
    NN ID:
    neveda
    Switch FC:
    5357-7881-4111
    Como diz, e bem, o @[NITRO]FOX, também estamos dependentes dos temas. Só discutimos novidades Nintendo.
     
  13. Nosferato Spring Mushroom
    aa

    Nosferato
    Mensagens:
    9.800
    NN ID:
    Nosferato
    Switch FC:
    5746-6701-2799
    Houve um período que nós fizemos isso. Porém, nunca houve grande resposta e disponibilidade dos membros escolhidos. Pode ser sido simplesmente um azar.
     
  14. Rony G Golden Mushroom
    aa

    Rony G
    Mensagens:
    24.128
    Switch FC:
    8447-5049-1309
    Quando tiver tempo vou é criar um tópico com as apostas que fazemos nos podcasts, para depois no fim do ano ver quem acertou mais vezes. Quero fazer uma aposta por podcast e vou estar aberto a sugestões... Vou fazer como neste e disparar algo sem que os outros saibam qual vai ser a aposta. Vai ser o meu tributo ao GT time. :'(
     
  15. raidenpt 1-Up Mushroom
    aa

    raidenpt
    Mensagens:
    1.178
    NN ID:
    Raidenpt
    Continuo a dizer que estas errado nesse sentido, fui a procura de um chart de vendas por género e ponho te aqui para tu comparares.

    Olha lá qual é o género que vende menos ? :p se bem que não tem os jogos que queriam comparar directamente mas serve.
    Acção aventura nunca fui um género super popular, e tal como te disse o japao não adora zelda, desde logo perde uma fatia de mercado importante.
    O IP é forte mas precisa de um empurrão para vingar e voltar ao que era no passado, e não é com consolas fracas que vamos lá.

    Quanto ao SS, concordo com isso da historia e tudo mais, mas lembro-me de quase toda a gente que jogou ter ficado contente com o jogo, teve excelentes reviews por isso teoricamente tinha tudo para vingar, mas tal como disse para mim os fãs zelda a muito que já tinham encostado a wii e estavam a jogar nas suas ps3/xbox360 pela altura que isto saiu.
    Nao me parece que foi por ser "menos epico", porque isso depende de cada um.
     
    niko_pt likes this.
  16. Bacx Moderador Chefe
    aa

    Bacx
    Mensagens:
    6.581
    NN ID:
    Bacx9000
    Switch FC:
    8317-8866-9581
    @raidenpt

    Há géneros que se adaptam melhor a temáticas mais populares, os jogos de desporto por exemplo são um género que é definido pela temática e não pela jogabilidade. Segundo a tua lógica, em teoria qualquer jogo porque é um RPG tem capacidade de vender 31 milhões e portanto o Skyrim não foi assim grande resultado porque vendeu 10 milhões menos que o Pokémon. Há muito mais coisas que definem o potencial de vendas de um jogo e eu não digo que o Zelda tenha capacidade para chegar aos 20 milhões, mas devia ter o mesmo poder de venda de um Skyrim e portanto ter um mercado de 10 milhões numa consola Nintendo de sucesso. As vendas do TP e OoT foram bons resultados mas as do WW e SS não.

    E estás errado quanto ao Japão não gostar de Zelda, a série decresceu bastante a popularidade (especialmente com o SS) mas grande parte dos seus resultados são à vota do 1 milhão de unidades.

    Nós concordamos que a série esta a vender abaixo das suas expectativas, mas discordamos da razão. O SS tem imensos haters (alguns pelos controlos de movimento, mas não só) e neste caso o infame ciclo Zelda não vai funcionar. Essa justificação de que os fãs Zeldas já não jogavam Wii não faz sentido, se é fã e tem a consola compra o jogo obviamente. Aqui a questão é que muitos fãs e pessoas que teriam interesse num típico jogo Zelda rejeitaram o jogo porque não é Zelda.

    PS: O Assassin's Creed III (acção aventura) tem mais de 10 milhões vendidos e se quiseres ir mais longe o Minecraft é o maior fenómeno de vendas da geração e também pode ser considerado acção aventura.
     
  17. raidenpt 1-Up Mushroom
    aa

    raidenpt
    Mensagens:
    1.178
    NN ID:
    Raidenpt
    Minecraft é sandbox, nao tem nada de acção aventura, senão GTA entrava nessa ramo....
    Mas o assasins creed tens razao.

    Nada a ver, so 4 zeldas superaram a fasquia do 1M no japao, OOT,LTTP,WW e zelda 2.. nenhum deles obeteve 2M, as vendas na america sao o dobro ou triplo das do japao.
    Mesmo a versão do ocarina na 3DS que é uma consola popluar lá so vendeu 600 mil unidades enquanto por exemplo na europa vendeu mais de 1Milhao.
    E se comparares essas vendas com outras ips e números no japao vais ver que para um jogo produzido lá e para a franchise que é deixa a desejar.

    Nao estou a dizer que só por ser RPG vai vender, da mesma maneira que só por ser zelda nao vai vender.
    Mas tens exemplos simples, olha as vendas dos jogos FF.. mesmo o 12 , que tem uma historia aos retalhos por mudar de produtor a meio vendeu bem, mesmo o FF13 por nao ser o que os fãs esperavam vendeu bem.
    O que não falta são jogos RPG de sucesso, mas o mesmo não se pode dizer de jogos acção aventura ao estilo zelda, alias um dos jogos que tinha mecanicas tipo zelda era Alundra na ps1 com puzzles malucos e teve vendas medriocres já naquela altura apesar de ser bom jogo.
    Ser bom jogo por vezes não chega e o mercado para estes é mais pequeno que outros géneros de jogo.

    E as vendas do WW foram más porque nao era o zelda que as pessoas queriam e esperavam, tal como te disse, toda a gente queria um link adulto e real, nao uma criança em cell shading.
    Tp teve as vendas que teve porque era o tal zelda definitivo que todos queriam, tão simples quanto isto.
    Eu pelo menos sempre me recordo disto assim e de quem viveu comigo a era N64/GC.
     
  18. neveda Redactor Chefe
    aa

    neveda
    Mensagens:
    33.376
    NN ID:
    neveda
    Switch FC:
    5357-7881-4111
    Comparar as vendas do TP com o SS parece-me algo forçado. Os timings de lançamento foram muito diferentes. O SS surgiu numa fase de forte contração das vendas da Wii.
     
  19. raidenpt 1-Up Mushroom
    aa

    raidenpt
    Mensagens:
    1.178
    NN ID:
    Raidenpt
    Mas nao sou eu que as estou a comparar, é ele.
    Mas para reforçar a ideia do impacto no publico de um link adulto vejam as reaccoes do pessoal ao anuncio do WW e depois TP e tem a vossa resposta.




    numa tens uma huuuhuu simpatico, no outra tens gritos, berros e pessoas a desmaiar lol
     
  20. Rony G Golden Mushroom
    aa

    Rony G
    Mensagens:
    24.128
    Switch FC:
    8447-5049-1309
    twilight princess - ainda não havia pirataria na wii

    Skyward sword - a pirataria na consola estava massificada

    achei por bem deixar aqui isto..
     

Partilhar esta Página

  1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies.
    Remover anúncio