FNintendo Qual a tua série RPG favorita?

Discussão em 'Mundo dos Jogos' iniciada por neveda, 20 de Março de 2008.

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Qual a tua série RPG favorita?

  1. Breath of Fire

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  2. Dragon Quest

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  3. The Elder Scroll

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  4. Final Fantasy

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  5. K.O.T.O.R

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    2,7%
  6. Fire Emblem

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    4,1%
  7. Shining Force

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  8. Star Ocean

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  9. Suikoden

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  10. Tales of

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  11. Ultima

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  12. The Legend of Heroes

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  13. Shadow Hearts

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  14. Diablo

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  15. Mario RPG (Paper e Mario Luigi incluído)

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  16. Neverwinter Nights

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  17. Fallout

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  18. Baldur's Gate

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  19. Grandia

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  20. Lunar

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  21. Fable

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  22. Secret of Mana

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  23. Xeno (Gears, Saga, Blade)

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  24. Kingdom Hearts

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  25. Chrono (Trigger, Cross)

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  26. SaGa

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  27. Golden Sun

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  28. Blue Dragon

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  29. Etrian Oddessy

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  30. Pokémon

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    17,6%
  31. Mother

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  32. Atelier

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  33. Shin Megami Tensei

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  34. Phantasy Star

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  35. Wild Arms

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  36. Baten Kaitos

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  37. Dungeon Siege

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  38. Outro

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  1. klaud_litah Bee Mushroom
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    klaud_litah
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  2. nuitari 1-Up Mushroom
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    nuitari
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    Se formos a pensar apenas da forma que dizes então todos os jogos são RPG's. Num jogo de corridas assumes um papel de um condutor. Num jogo de futebol assumes o papel dos jogadores e por aí fora. A razão pq se assume o RPG como um género diferente dos outros em vez de lhes chamarmos como jogos de aventuras é pq o objectivo principal é o assumir o papel e progredir na historia, sendo esta a razão importante, enquanto que num jogo de aventuras, ou de futebol, por exemplo, o disfrutarmos da mecânica é o principal objetivo...
     
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  3. Shiny Redactor
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    Shiny
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    Não necessariamente. Role-Playing Game significa que estás a assumir um papel numa narrativa claro, mas não significa que o jogo tenha de girar a volta da história. Não há nada de errado com isso, e eu percebo a tua opinião, mas a verdade é que a última coisa que procuro num RPG ou outro jogo qualquer é a história e sempre me diverti com eles. É o meu género preferido até.

    Continuo a achar essa comparação parva. Tu não lês folhetos de publicidade só porque faz bem, mas sim para te informares sobre certo produto/serviço. A comparação teria de ser feita a outra história/género mas com menos substancia ou menos desenvolvida.
     
  4. nuitari 1-Up Mushroom
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    nuitari
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    Já estás a misturar coisas diferentes e que já resvalam completamente para o campo da opinião pessoal de cada um. Eu em romances, tal como em RPG's, leio pela historia e pelos personagens, e esse é o meu principal objectivo,e nos filmes pode se não verificar o mesmo.
     
  5. ze_samot 1-Up Mushroom
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    ze_samot
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    ze_samot
    Num jrpg preciso duma boa história ou, pelo menos, duma exposição cativante da narrativa, caso contrário perco o interesse facilmente. Em contrapartida, num action-rpg já valorizo muito mais a jogabilidade do que a história.
     
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  6. gusema Spring Mushroom
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    gusema
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    Num jogo de futebol trocas de equipa a cada jogo. Eu acho que Pokemon consegue ser muito mais imersivo e dá-te uma sensação de integrares a aventura que muitos "RPG's" que têm diálogos gigantes. Além de que com essa definição Uncharted é um RPG, visto que assumes o papel de uma personagem numa história e universo bastante bem desenvolvidos.
     
  7. Bacx Moderador Chefe
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    Bacx
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    Sinceramente definir um RPG é muito simples. É um jogo onde a componente de progressão/melhoria/evolução das habilidades e atributos dos personagens é essencial e intrínseca ao jogo, não interessa como esteja implementada. Depois cada um pode ter focos muito particulares: Combate, exploração, história etc.. E cada um é livre de gostar mais ou menos de cada uma destas componentes. Agora os focos serem diferentes não fazem deles melhores ou piores RPGs. Os primeiros RPGs vindos do Japão como Final Fatansy, Dragon Quest, Zelda ou Ys têm histórias nulas e não deixam de ser excelentes referências do género. A própria progressão do jogo contava a história e o jogador é que encaixa tudo.
     
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  8. nuitari 1-Up Mushroom
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    nuitari
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    Agora já estás a entrar num campo interessante que é a classificação dos géneros. A verdade é que , tal como dizes, a definição de RPG é demasiado abrangente e do ponto de vista de definição RPG apenas, o classificares o Uncharted como um RPG estaria correto, por isso algum "génio" há muitos anos atrás deve ter dito que para existir um género RPG, e se pudesse diferenciar de um género como os jogos de acção e aventura, os RPG's seriam tb caracterizados por mecânicas como a progressão das personagens (level up) entre outras coisas.
     
  9. Deus ex-Machina Mega Mushroom
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    Deus ex-Machina
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    Claro que o enredo e' um elemento fulcral de qualquer RPG classico, principalmente se estivermos a falar de JRPGs ou tactical RPGs.

    O proprio facto de ter personagens fracas e narrativa esquecivel e' motivo para ser alvo de criticas nas analises.

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  10. silva_carlos 1-Up Mushroom
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    silva_carlos
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    Eu consigo compreender que a história e o enredo não sejam fulcrais para um bom RPG (vede por exemplo o monster hunter que tem historia virtualmente nula mas tem legiões de fãs), mas eu não consigo jogar um RPG que não tenha uma história interessante ou um enredo cativante. Simplesmente é o meu gosto e perco logo o interesse nesse jogo em particular. Passar dezenas de horas para ter aquela armadura ou apanhar aquele pokemon especial, só para fazer pirraça aos meus amigos, não é para mim.
     
  11. BraveBold Spring Mushroom
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    BraveBold
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    O facto de o @nuitari ter o Dragon Force, Chrono Trigger e Suikoden 2 na sua lista é um atestado ao seu verdadeiro bom gosto :p

    (só é pena não "gostares" do Vagrant Story ou não mencionares PDS)
     
  12. BraveBold Spring Mushroom
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    BraveBold
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    Ja agora, e continuando o assunto

    Para ser um bom RPG a meu ver tem de ter uma historia decente

    No entanto, ja joguei alguns Rpgs com historias meeh e até gostei bastante
    (alguns Tales of, XenoX, Legend of Mana(do que me lembro pelo menos a historia era meeh))
     
  13. gusema Spring Mushroom
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    gusema
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    Por isso é que acho que essa definição hoje em dia não serve porque restringe muito pouco e acho que a definição que o @Bacx deu é que é mais útil. Se colocares a exigência de ter uma boa história jogos como Pokemon ou Monster Hunter deixa estes jogos em território de jogo de aventura o que acho completamente desadequado. O que deve definir o género de um jogo é aquilo que é característico do meio, leia-se, que o destaca dos filmes ou da música: a jogabilidade. Todos os géneros são definidos pela sua jogabilidade e acho que o mais útil é que os RPG sigam o mesmo critério.
     
  14. Zetsu Spring Mushroom
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    Zetsu
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    Lembram-se quando Zelda e Shenmue eram RPG? :P

    Sinceramente é o género mais sobrevalorizado na cultura gaming em geral.
     
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  15. Blair 1-Up Mushroom
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    Blair
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    Eu penso que o fator predominante para classificar um jogo como RPG é a progressão feita por nós enquanto o personagem principal da nossa aventura. Apesar disso, temos elementos de progressão próprios de um RPG em vários jogos que não pertencem ao género e isso faz-me pensar que existe uma fronteira gradual, não linear, no que define um jogo como RPG ou não-RPG.

    Pessoalmente, o elemento que mais gosto na história num RPG é a exploração do mundo de jogo, pois à medida que progrido pelos cenários e pelas conversas acabo por forjar uma relação distinta com várias outras personagens, ou então crio a minha própria história ao ultrapassar certas dificuldades e viver momentos singulares. A este nível, eu penso que o expoente máximo do que joguei foi o Fallout 3; ao fazer a minha própria rota, acabei por ter uma história diferente da que o jogo delineia, tive experiências diferentes e relações pessoais diferentes - alguns dos momentos que me foram marcantes nesse jogo são diferentes dos momentos marcantes de outro jogador e houve certas situações que só experienciei ao passá-lo uma segunda vez.
     
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  16. Bernkastel Golden Mushroom
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    Bernkastel
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    Um jogo com a melhor história de sempre e a pior jogabilidade de sempre é lixo. Um jogo com a pior história de sempre e a melhor jogabilidade de sempre é óptimo.
     
  17. Hell Soul Boo Mushroom
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    Hell Soul
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    @Bernkastel Detesto quando se reduz esse argumento a um extremo tão parvo. Isso simplesmente depende do género, depende do jogo. Não faltam claramente exemplos de jogos com excelentes histórias e com jogabilidade inexistente ou má que são considerados muito bons. A história é um elemento de qualquer jogo, tal como o som, a arte, a jogabilidade. Pode melhorá-lo ou piorá-lo, ser mais ou menos útil para a qualidade do todo, mas não é para ser visto como o bicho papão que não tem lugar neste meio.

    Verdade seja dita a escrita na indústria é muito básica, mas não é preciso que desapareça, é preciso que evolua. Comentários do tipo "Quem quer uma boa história lê um livro" dão-me vontade de gregar de tão contraproducentes que são. Imensos jogos realmente não precisam nem de duas linhas de escrita, mas jogos são arte, e a arte deve ser livre.
     
    Última edição: 15 de Maio de 2017
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  18. nuitari 1-Up Mushroom
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    nuitari
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    O facto da definição, não ser a mais adequada neste momento, não é o cerne da questão,mas sim o que ela inicialmente tentava caracterizar. É me claro que quando o género RPG apareceu ele se concentrava em os jogadores assumirem os ditos papéis e progredirem na historia do jogo, fruto da jogabilidade, e essa sim era caracterizada pelo elemento de progressão sistemática dos atributos dos personagens, tornando este género diferente dos restantes da altura. A definição que o @Bacx colocou é, a meu ver, uma evolução devida ao progresso feita pela industria nos outros géneros,em particular na visão da importância que a historia e os personagens tem nos jogos (veja se por exemplo o The Last Of Us) e como os outros evoluiram teve de se classificar o género RPG segundo uma outra caracteristica para que continuasse a permitir diferenciar lo. Apesar de eu compreender essa evolução, não concordo com ela pois acho que retira o ênfase nas personagens e na historia que era a origem do proprio género e para mim um RPG para ser considerado como "bom" tem de possuir uma boa qualidade nesses parâmetros. A jogabilidade é um optimo extra,tal como a ost e gráficos...
     
  19. Bernkastel Golden Mushroom
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    Bernkastel
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    Exemplos?

    Atenção que não estou a falar de coisas como Phoenix Wright e afins que têm jogabilidade inexistente (passe o exagero) mas que serve perfeitamente o seu propósito e não se pode dizer que seja má. Não se dá por ela, está lá e funciona. Estou a falar de jogos em que a jogabilidade é mesmo má, atrapalha o jogador. Um exemplo é o Deadly Premonition. Tem uma história única e gosto bastante do jogo mas não o posso recomendar nem diria que é um bom jogo. Porque o gameplay é simplesmente mau.
     
  20. Hell Soul Boo Mushroom
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    Hell Soul
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    GomesHSoul
    Estava a contar com VNs e casos de jogos tipo Pokémon Mystery Dungeon que não passam de um Rogue-like banal que vale sempre pela história. Pegando no Deadly Premonition, se adoras a história e pelos vistos no todo gostaste, porque é que tens de colocar a jogabilidade num pedestal que tem de estar acima de determinado nível enquanto o inverso já não é verdade? Não consigo perceber.

    Edit: O exemplo perfeito e que não sei como não me lembrei. O To The Moon. É tipo o prime example do que estou a dizer. A jogabilidade é uma bosta, a história é excelente. O jogo para mim e para muita gente é um 10.
     
    Última edição: 15 de Maio de 2017

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