[Retro] Saga 'Shinobi' (Platform-Action, SEGA)

Discussão em 'Outras plataformas' iniciada por EagleEye, 6 de Abril de 2009.

  1. EagleEye Mini Mushroom
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    EagleEye
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    Desta vez decidi escolher mais uma série clássica, tendo no meu caso iniciado com o jogo Revenge of Shinobi para a Megadrive/Genesis, e irá ser baseada na seguinte lista de jogos!
    Não incluo o Alex Kidd in Shinobi World visto que não me identifico com o mesmo, prefiro manter-me mais na onda dos "verdadeiros" Shinobi :p

    As seguintes informações foram feitas via várias fontes e como é óbvio várias imagens também. Espero que com isto fiquem a saber mais umas coisas, como foi o meu caso com este pequeno estudo :) Apreciem e falem das vossas experiências!

    Qual o vosso favorito? Quais é que já jogaram até hoje e tiveram possibilidade de apreciar? Os bosses mais marcantes? O Ninjutsu que mais usam? Aquela etapa que sempre vos marcou por ser mais dificil ou mais deslumbrante que as outras? Enfim, nostalgia mode... ON!!


    NOTA: Por motivos de limite, não vou colocar algumas imagens que poderia eventualmente ser colocadas. Espero que as que estão cheguem para os gastos :P Peço desculpa pelo exagero de tamanho de algumas imagens mas, não sou grande craque quando se trata de GIFs :016: e limitações técnicas contribuíram para esse efeito. A não ser que não se importem de ter de abrir tópicos onde só se gasta tráfego :p

    NOTA 2: Feedback quanto ao design... isto está um bocado pesadito não? É para um gajo saber se da próxima volta a fazer texto normal :D

    Lista de jogos 'Shinobi':

    • Shinobi (Arcade, SMS, NES, Spectrum, Commodore 64/PC, Atari, Amiga, DOS, PC-Engine)
    • The Revenge of Shinobi (Megadrive/Genesis)
    • Shadow Dancer (Arcade, Sega Master System, Megarive/Genesis, Amiga, Atari, Commodore 64, Spectrum, Amstrad CPC)
    • The Cyber Shinobi (Sega Master System)
    • Game Gear Shinobi (Game Gear)
    • Game Gear Shinobi 2 - The Silent Fury (Game Gear)
    • Shinobi III: Return of the Ninja Master (Megadrive/Genesis)
    • Shinobi Legions (Saturn)
    • The Revenge of Shinobi (Game Boy Advance)
    • Shinobi (Playstation 2)
    • Nightshade (Playstation 2)
     
    Última edição pelo moderador: 11 de Janeiro de 2015
  2. EagleEye Mini Mushroom
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    EagleEye
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    O jogo que introduziu esta saga a todos nós, Shinobi para as Arcade foi desenvolvido e lançado pela SEGA para as máquinas Arcade em 1987. Este jogo contou com um vasto leque de ports, sendo o primeiro lançado para as nossas casas a versão Master System! Foi um jogo de grande sucesso nas máquinas Arcade, um dos principais objectivos que levou a SEGA a dar continuação deste jogo, e fez um excelente trabalho nos jogos em que esteve envolvida directamente.

    É aqui que começa a lenda do Joe Musashi com a responsabilidade de resgatar crianças que pertencem ao clã Oboro, Musashi terá de derrotar o exército 'Zeed' se pensa alguma vez na vida ser bem sucedido. Terá de percorre 5 etapas com várias secções e um Boss poderoso no final de cada uma para passar à fase seguinte do jogo. Um golpe, e Musashi pode dizer adeus a este mundo... precisa portanto de ter muita cautela em cada esquina!


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    Master System e NES:
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    Commodore 64 e PC-Engine:
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    MS-DOS e Amstrad CPC:
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    • Mission 1: Pursue the Terrorists (Boss: Ken Oh)
    • Mission 2: Enter the Enemy's Hide Out (Boss: Black Turtle)
    • Mission 3: Attack the Logistic Base (Boss: Mandara)
    • Mission 4: Destroy the Enemy Ninja Group (Boss: Lobster)
    • Mission 5: Defeat the Behind-the-Scenes Ninja (Boss: Masked Ninja)

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    Lançamento: 1995
    Plataformas: Arcade (System 16), SEGA Mark III & Master System, NES (Nintendo Entertainment System), Amiga, Commodore 64, NEC PC-Engine, Sinclair ZX, MS-DOS, ...
    Developer: SEGA in-house
    Vídeos: Full Run (Master System) - Part 1 e Part 2 | Last Mission | Playing on Arcade Board
    Selecção de músicas: Colecção de músicas da versão Arcade | Boss Themes (WOW!!)
    Reviews: GameFAQs 9.5 | GameFAQs Master System(8.0)
    Preço de "mercado" actualmente: <5€ (Master System)
     
    Última edição pelo moderador: 11 de Janeiro de 2015
  3. EagleEye Mini Mushroom
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    EagleEye
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    The Revenge of Shinobi ou Super Shinobi como é conhecido pelo Japão, um verdadeiro clássico e um dos primeiros jogos lançados na Megadrive/Genesis e publicado pela SEGA.
    Considerado por muitos um verdadeiro exemplo de um excelente jogo de plataformas e acção! Com a sua data de saída em 1989 (Japão e América), mais tarde em 1990 na Europa e uma versão Classic em 1995 lançada apenas no mercado Americano. A soundtrack deste jogo foi feita pelo nosso conhecido, Yuzo Koshiro que conseguiu captar perfeitamente o estilo ninja!
    No entanto o jogo não ficou por aqui e teve direito a entrar no, mais que conhecido, Mega Games II e Mega Games 6, uma versão aquando do lançamento da SEGA CD no SEGA Classics Arcade Collection e mais tarde no pacote SEGA Smash Pack para o PC e Dreamcast!

    Desta vez, o nosso Joe Musashi está de volta após ter tido muito trabalho no primeiro jogo, Shinobi Arcade. Apesar de seguir o mesmo modelo do jogo anterior, The Revenge of Shinobi melhorou muitos aspectos do seu antecessor e largou por completo a missão de salvar reféns. Finalmente temos acesso a uma barra de energia para termos a noção de quando vamos bater a bota, acesso através do menu pausa a 4 tipos de Ninjutsu, a capacidade de executar um duplo salto ou mais conhecido por Somersault e lançar 8 Shurikens a meio do ar, sendo por isto um golpe bastante útil de se usar em situações mais difíceis! Isto pode não ser nada nos dias de hoje mas na altura foi uma grande evolução, é esta a base dos jogos de hoje!

    Contundo, e mais uma vez, The Revenge of Shinobi é mais um jogo que teve direito a várias polémicas, nomeadamente o uso de personagens da Marvel como o Spiderman e o Batman. De seguida as versões que houve do jogo... Qual será a vossa? ;D

    Versões: (Correcção precisa-se, as fontes indicavam informações diferentes)

    Versão 1 - Contem bosses como o Terminator, Spiderman, Batman e Godzilla! O jogo contem 2 finais possíveis(bom e mau) ao contrário da última versão.
    Versão 2 - É adicionado um ecrã de copyright em relação ao Spiderman, e o Batman é substituído por outro voador (algo semelhante também).
    Versão 3 - Godzilla é substituído por um simples dinossauro em esqueleto e o ataque ligeiramente modificado. Apenas há um final possível (bom).


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    • Ikazuchi: Trovões!! Envolve o Musashi com um escudo de electricidade, tornando-o invencível até determinada % de dano!
    • Kariu: Invoca 5 dragões de fogo causando dano em todos os inimigos. Não se perde uma vida!
    • Fushin: Permite ao Musashi saltar praticamente o dobro do que conseguia anteriormente, sendo útil em certas partes do jogo.
    • Mijin: A técnica mais poderosa do jogo, acertando em todos os inimigos presentes no ecrã e causando o maior dano (visível nos Bosses). À custa de uma vida no entanto!

    Como é óbvio, são versões mais fracas do que as encontradas no Shinobi III / Super Shinobi II. Não deixam de ser espetaculares!

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    • Stage 1: Bamboo Forest e House of Confusion (Boss: Blue Lobster)
    • Stage 2: Waterfall e Street Alley (Boss: Shadow Ninja)
    • Stage 3: Military Base e Cargo Plane (Boss: Mother Brain)
    • Stage 4: Junkyard e Engine Factory (Boss: The Terminator)
    • Stage 5: Scyscraper e Highway (Boss: Battle Truck)
    • Stage 6: Chinatown e Train Ride (Boss: Spiderman and Batman)
    • Stage 7: Seaport e Missile Base (Boss: Godzilla)
    • Stage 8: Searchlight e Labyrinth (Boss: Zeed)

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    Lançamento: 1989, 1990 (Europa), 1995 (Versão Classic - USA)
    Plataformas: Megadive/Genesis - SEGA CD - Virtual Console (Japão)
    Developer: SEGA in-house
    Vídeos: Introduction | Boss Run | Lightning Speedrun (Tool-Assisted) | Unlimited Shurikens... Awesome Advice.. ~_~ | Let's Play... and say bad about Youtube (A fazer um vídeo destes... joga mal e não diz coisa com coisa coitado..)
    Selecção de músicas: Shinobi (é preciso palavras?!) | Long Distance (Mostrem-me uma música tão perfeita como esta!) | Like a Wind (Mas que grande ambiente!) | Terrible Beat (Alguém se lembra de ouvir isto ao encontrarmos o 1º Boss? Épico!!) | Over the Bay | China Town (A-W-E-S-O-M-E!) | Ninja Step | My Lover (Good Ending) (Para ouvir várias vezes!)
    Reviews: GameRankings(75%) | GameFAQs(7) | ShinForce(9.4) | SEGA-16(9.0)
    Preço de "mercado" actualmente: ~5€
     
  4. EagleEye Mini Mushroom
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    EagleEye
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    Shadow Dancer é a sequela arcade do jogo Shinobi desenvolvido pela SEGA e lançado em 1989! Por ser uma sequela arcade, Shadow Dancer mantém a jogabilidade que caracterizou a série, com gráficos melhorados e áudio reforçado, o que acabou por alegrar os fãs da versão Arcade. No entanto, para quem se habitou ao The Revenge of Shinobi este jogo já lhes dizia menos.

    Ao contrário do nosso herói em Shinobi, Joe Musashi... o seu filho Hayate vem acompanho por um cão, que provoca uma pequena alteração na jogabilidade e nos permite planear de forma diferente os ataques aos nosso inimigos. Contendo várias etapas e acesso a Ninjutsu diferentes após determinadas etapas, Hayate tem a missão de vingar um amigo americano, Kato, morto pela misteriosa organização Union Lizard!

    NOTAS:
    Nas versões não japonesas, a personagem principal volta a ser o Joe Musashi e não o seu filho Hayate, mas desta vez Kato é simplesmente um estudante do Musashi.
    A versão Megadrive trás várias diferenças, tais como cinco etapas diferentes (apesar de seguirem o mesmo estilo do original), as secções extras deixaram de ser em 1º pessoa e agora caímos de um prédio e somos obrigados a matar todos os inimigos que aparecem de modo a ganharmos um bónus no fim.


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    Arcade:
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    Megadrive e Master System:
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    Amiga e Amstrad CPC:
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    Commodore 64 e Sinclair ZX:
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    • Fire Magic - Chamas de fogo que percorrem o ecrã de trás para a frente feitas malucas!
    • Meteor Magic - Invoca vários meteoros causando dano massivo em todo os inimigos.
    • Wind Magic - Vários tornados varrem por completo os inimigos!

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    • Stage 1: Burning Downtown (Boss: Armored Monster)
    • Stage 2: Battle on the Bridge (Boss: Wall Monster)
    • Stage 3: Statue of Liberty (Boss: Buzzsaw Babe)
    • Stage 4: In the Darkness (Boss: Wheel of Fire)
    • Stage 5: Union Lizard (Boss: Sauros)

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    Lançamento: 1989 (Arcade) - 1990 (Genesis/Megadrive) - 1991 (Amstrad CPC, Commodore 64, Master System) - 2006 (Virtual Console)
    Developer: SEGA in-house
    Vídeos: Japanese Commercial | Incomplete Run (48:27) | Lightning Speedrun (
    Selecção de músicas: Stage 1-1 | Stage 2-1 (Recomenda-se! :D) | Stage 3-2 e 5-1 | Stage 5-2 (WOW! Muito boa :))
    Reviews: GameRankings(80%) | GameFAQs(6~7) | SEGA-16(8.0) | Shin Force(8.7) | SEGA Fan(8.4)
    Preço de "mercado" actualmente: 10-15€ (Genesis/Megadrive) | ~5€ (Master System)
     
    Última edição pelo moderador: 11 de Janeiro de 2015
  5. EagleEye Mini Mushroom
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    EagleEye
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    The Cyber Shinobi

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    The Cyber Shinobi ou simplesmente Shinobi Part 2 foi apenas lançado em território Europeu em 1990. Como o nome indica, o tema desta vez é relacionado com robôs, coisa que acabou por se verificar pouco ao longo do jogo. Como não podia deixar de ser, é um jogo dificil de acabar mas peca por não melhorar ou trazer nada de novo em relação aos títulos anteriores. Com 6 etapas e um Boss no fim de cada uma à nossa espera, teremos mais uma vez de derrotar a organização Zeed e com quatro Ninjutsu ao nosso dispor graças ao nosso herói Joe Musashi!


    Níveis:

    • Round 1: Construction site (Boss: Crazy Bull)
    • Round 2: Harbor (Boss: Sea Bat)
    • Round 3: Field (Boss: Heli Blast)
    • Round 4: Jungle (Boss: Blacktiger)
    • Round 5: Waterfall (Boss: Red Hopper)

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    Lançamento: 1990
    Plataformas: Exclusivo SEGA Master System
    Developer: SEGA in-house
    Preço de "mercado" actualmente: 5-10€



    GG Shinobi

    Introdução:

    GG Shinobi ou apenas Shinobi em território Europeu e Americano marcou a passagem da saga para as portáteis, e um trabalho exemplar! Lançado em 1991, exclusivo para a Game Gear e com uma soundtrack a cargo de Yuzo Koshiro, não se esperava nada mais que um título de qualidade, o que acabou por verificar-se!

    Algo que destacou este jogo foi a inclusão de 5 tipos de ninjas, cada um caracterizado pela sua cor (Amarelo, Azul, Rosa, Verde, Vermelho), cada qual com skills individuais e Ninjutsu própiros!
    Infelizmente começamos com o ninja Vermelho, que apenas tem a capacidade de atacar ao pé dos inimigos e com uma arma fraca para tirar dano. Acabou por ser uma boa transição, fazendo relembrar The Revenge of Shinobi na sua mecânica básica.

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    Boxart:

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    Níveis:

    Round 1: Highway (Boss: The Helicopter)
    Round 2: Harbor (Boss: The Robot)
    Round 3: Valley (Boss: The Blue Ninja)
    Round 4: Woodland (Death Mask)
    Round 5: Neo City (Boss: The Black Ninja)


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    Lançamento: 1991
    Plataformas: Exclusivo SEGA Game Gear
    Developer: SEGA in-house
    Vídeos: Stage 1 | Stage 2 | Stage 3 | Stage 4 | Stage 5 Part 1
    Preço de "mercado" actualmente: ~5€


    GG Shinobi Part 2 - The Silent Fury

    Introdução:

    Esta é a sequela do jogo anterior, GG Shinobi II ou Shinobi 2 - The Silent Fury lançado no ano de 1992 exclusivamente para a Game Gear melhorou ligeiramente, como se esperava, a nível gráfico e alterou um pouco o sistema do jogo anterior. O jogador desta vez é obrigado a encontrar cristais escondidos no meio das etapas se estiver a pensar prosseguir para as seguintes, o que nos obriga a andar à procura e a perder umas vidas pelo meio. A dificuldade foi substancialmente diminuida para ser mais acessível ao jogador e a introdução de um sistema de password facilitou essa tarefa!


    Boxart:

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    Níveis:

    Round 1: Building (Boss: The Spider)
    Round 2: Canyon (Boss: The Doedicurus)
    Round 3: Factory (Boss: The Robot)
    Round 4: Castle (Boss: The Worm)
    Round 5: Enemy's Base (Boss: The Black Ninja)

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    Lançamento: 1992
    Plataformas: Exclusivo SEGA Game Gear
    Developer: SEGA in-house
    Preço de "mercado" actualmente: ~5€
     
  6. EagleEye Mini Mushroom
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    EagleEye
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    O melhor jogo da saga na minha opinião, Shinobi III: Return of the Ninja Master desenvolveu tudo o que havia de bom em relação ao seu antecessor, The Revenge of Shinobi! Desenvolvido pela SEGA e lançado em 1993. Era para ter sido lançado no ano anterior, mas a SEGA decidiu adiar o seu lançamento de modo a melhorar certos aspectos que não lhe estavam a agradar, nomeadamente as animações e os inimigos. Esta versão 'Beta' inclusive teve direito a várias imagens e apareceu em revistas da época, contudo muita coisa acabou por não ser vista na versão final, ficando novos elementos que ainda não se tinham visto até à altura do lançamento.

    Como não podia deixar de ser, encontramo-nos de novo no controlo do nosso shinobi, Joe Musashi que terá a obrigação de derrotar novamente o grupo 'Zeed', Neo-Zeed desta vez. Supostamente já tinham sido eliminados há uns anitos mas pelos vistos não foi esse o caso. Além das melhorias visíveis à primeira vista, é na jogabilidade que Shinobi III: Return of the Ninja Master faz brilhar toda a sua magia! Com a adição de corrida (Dash) colocando mais estilo no jogo e no nosso shinobi, a possibilidade de saltar de parede em parede com velocidade e rapidez e agarrármo-nos a vários superficieis ao longo do jogo implica uma jogabilidade mais rápida, mais realista e acima de tudo mais divertida! Foi também implementando um pontapé a meio do salto permitindo ao Joe Musashi atacar os inimigos com mais defesas frontais por cima, fazendo pouco dos inimigos com esta nova técnica e um novo golpe com a espada quando estamos em modo de corrida, permitindo atacar rapidamente o inimigo e com invencibilidade momentânea! O melhor exemplo é logo o primeiro nível do jogo em que praticamente podemos fazer só esta técnica!



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    • Ikazuchi: Trovões!! Envolve o Musashi com um escudo de electricidade, tornando-o invencível até determinada % de dano!.
    • Kariu: Invoca 4 dragões de fogo causando dano em todos os inimigos. Não se perde uma vida!
    • Fushin: Permite ao Musashi saltar praticamente o dobro do que conseguia anteriormente, sendo útil em certas partes do jogo.
    • Mijin: A técnica mais poderosa do jogo, acertando em todos os inimigos presentes no ecrã e causando o maior dano (visível nos Bosses). À custa de uma vida no entanto!

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    • Round 1: Zeed's Resurrection (Boss: Four Armed Samurai)
    • Round 2: Secret Entry (Boss: Yajima)
    • Round 3: Body Weapon (Boss: Hydra)
    • Round 4: Destruction (Boss: Gunship & Gun Mecha)
    • Round 5: Electric Demon (Boss: Dragon Mecha)
    • Round 6: Traps (Boss: Demon Hag)
    • Round 7: The Final Confrontation (Boss: Neo Zeed)

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    Lançamento: 1993, 1995 (Versão Classic)
    Plataformas: Megadrive/Genesis e Virtual Console
    Developer: SEGA in-house
    Vídeos: Virtual Console Gameplay (Wii) | Lightning Speedrun (Tool Assisted) | Shinobi 3 Beta 1
    Selecção de músicas: Japonesque (Clássica! :D) | Shadow Master (altura de ownar tudo!) | Solitary :wah: | Idaten (Perfeita!!) | Whirlwind
    Reviews: GameRankings(95%) | GameFAQs(10) | IGN Virtual Console(8.0) | Honest Gamers(10) | SEGA-16(9.0) | Shin Force(9.2)
    Preço de "mercado" actualmente: > 20€ (Com sorte uns 15€ completo)
     
  7. EagleEye Mini Mushroom
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    EagleEye
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    Shinobi X (Europeu), Shinobi Legions (Americano) ou o mais longo Shin Shinobi Den, marca a entrada de um jogo 'Shinobi' na consola da SEGA Saturn em 1995. Devido ao seu lançamento algo cedo, não foi um grande exemplo em termos de gráficos, áudio e qualidade no geral, apesar de acabar por ser um bom jogo... poderia-se ter consigo algo mais com este capitulo na história :)

    Este jogo mantém o sistema tradicional encontrado no The Revenge of Shinobi e Shinobi III: Return of the Master Ninja, substituindo os sprites fantásticos que caracterizavam os jogos anteriores por gráficos digitalizados, utilizando actores da vida real para caracterizar as personagens. No entanto acabou-se a selecção do Ninjustu e passamos a ter apenas essa capacidade através de power-ups (temporários) que vamos encontrando ao longo do caminho, assim como a luta ser mais baseada corpo a corpo e menos em shurikens, provocando assim uma mudança de estratégia em relação a jogos anteriores.
    O jogo foi também fortemente criticado pelas suas FMVs (que fazem a ligação entre os níveis), que mais parecia um filme de comédia e que de Shinobi tinha pouco :p

    Desta vez estamos na mãos do Sho, personagem principal e o seu objectivo é bastante simples.. salvar uma rapariga chamada Aya, raptada pelo Kazuma(irmão do Sho). Pela frente teremos de derrotar o exército do Kazuma se queremos atingir o final desta história.


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    Lançamento: 1995, 1996 na Europa
    Plataformas: Exclusivo SEGA Saturn
    Developer: SEGA/Vic Tokai
    Vídeos: Stage 1 | Stage 2 | Stage 3 | Stage 4
    Stage 5 Part 1 | Stage 5 Part 2 | Stage 6 | Stage 7 | Stage 8 | Stage 9 @@
    Selecção de músicas: Opening (nada má não senhor, a construir ritmo :)) | Final Level
    Reviews: Video Game Review (quem quiser rir um bocadinho :D) | GameFAQs (8) | ShinForce (8.5) | Moby Games Average Critic Score (85/100) | GameRankings (82.50%)
    Preço de "mercado" actualmente: 22 -26€


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    The Revenge of Shinobi, desenvolvido pela 3D6 Games e publicado pela THQ para o Gameboy Advance, é para muitos considerado um verdadeiro atentado à saga! Um verdadeiro exemplo de um jogo que apesar de ter o mesmo nome que outro mais marcante não quer dizer nada! Além do trabalho fraco feito a nível de visuais e sons, o jogo tirou de melhor o que caracterizava a saga até a esta data, a acção pura e dura em que cada erro nos custava muito ou tudo! Qualquer relação deste jogo com o verdadeiro The Revenge of Shinobi é simplesmente uma grande bacorada!!

    Um jogo mais virado para a exploração com a procura de chaves e de "interruptores", ocasionalmente lutando contra 1 ou dois inimigos que faziam praticamente os mesmos ataques. Não é decididamente o jogo pelo qual se deve iniciar esta saga! ;)


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    Lançamento: 2002
    Plataformas: Exclusivo GBA
    Developer: 3D6 Games
    Vídeos: Introduction | Gameplay ~_~ | Ending
    Reviews: Metacritic(51/100) | Gamespot(4.3) | GameFAQs(1/10)
    Preço de "mercado" actualmente: ~10€
     
  8. EagleEye Mini Mushroom
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    Shinobi regressa passado 7 anos desde o lançamento do Shinobi Legions, desta vez oferecendo uma experiência em Full 3D nunca antes visto e um exclusivo Playstation 2, mais acção em termos de lutas corpo a corpo com um pouco de mistura de hack'n slash! Um jogo com uma dificuldade bastante elevada devido aos níveis sem checkpoints, obrigando o jogador a recomeçar sempre do ínicio quando perder! Buracos a meio dos níveis o que quer dizer que um movimento falhado nos faz perder tempo e aumenta ainda mais a nossa frustração! Para não falar dos controlos de dominar causando alguns problemas a quem não está dentro de jogos do género.

    Apesar de não ser exemplo em termos de gráficos e design dos níveis (são demasiado lineares e mais do mesmo), Shinobi é um excelente jogo de acção, sendo possível fazer double jump, saltar em cima de inimigos, percorrer paredes para alcançar zona inacessíveis por outros métodos, fazer o conhecido Dash permitindo uma maior agilidade da personagem e implementa o sistema Tate - matar vários inimigos durante um determinado período permite executar um ataque final via cutscene (diferentes), dando assim mais almas à sua arma de eleição!
    Apesar de ter o nome Shinobi, não tem qualquer relação com o título arcade do me mesmo nome que saiu em 1987!

    A nossa personagem principal, Hotsuma tem a missão de derrotar os demónios que acabam de invadir Tokyo. O último membro do clã Oboro tem assim como objectivo, voltar a derrotar Hiruko, que se pensava ter sido derrotado e selado de uma vez por todas. Tal não foi o caso pelos vistos.
    A acompanhar Hotsuma vem a sua espada amaldiçoada, Akujiki! Esta espada tem a particularidade de absorver as almas dos guerreiros, de modo a ficar cada vez mais forte. No entanto, também tem os seus contras e caso não absorva durante determinado período de tempo, vai lentamente retirar a força da nossa personagem!
    Mas não fica por aqui! Para ter controlo desta espada, Hotsuma foi obrigado a entrar num duelo contra o seu irmão, Moritsune! Após uma batalha intensa, a nossa personagem sai vencedora à custa da vida do seu irmão... ou será mesmo esse caso? A partir daqui começa então o desenrolar da nossa história! :)

    NOTA: É possível desbloquear o Joe Musashi! Para tal precisam de coleccionar todas as moedas que são pedidas ao longo do jogo!

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    Lançamento: 2002, 2003 na Europa
    Plataformas: Exclusivo Playstation 2
    Developer: Overworks
    Vídeos: Trailer 1 (Fantástico!!) | Trailer 2
    Selecção de músicas: Waiting Place (Muito catchy!) | Hiruko Battle Music | Destroyed by Fire | Polluted Water
    Reviews: GameRankings(71.64%) | Gamespot(7.6) | IGN(7.8) | GamePro(4.5/5)
    Preço de "mercado" actualmente: 5~10€




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    Nightshade é uma sequela directa do jogo Shinobi para a Playstation 2 e são ambos exclusivos. Desta vez, temos nas nossas mãos? (comando) uma personagem feminina, ao contrário do jogo anterior em que controlávamos um Shinobi cheio de estilo, Hotsuma. A ninja feminina chamada Hibana (Kunoichi) tem como objectivo limpar de vez os membros da corporação Nakatomi, que acabaram por lançar um bom número de demónios sobre Tokyo (já ouvi esta história várias vezes :p).

    O jogo é bastante linear tal como o seu antecessor, temos várias stages em que não há muita exploração e no fim de cada uma aparece-nos sempre um Boss. É um jogo bastante difícil e que requer uma habilidade extra quando nos encarregamos de controlar a personagem. Mais uma vez é possível executar Dash(es) muito rápidos, fazer double jumps, correr ao longo de paredes e usar o inimigo como plataforma (Jump cancelling da saga Devil May Cry :P).

    Extras: Possibilidade de jogar com o Hatsuma do jogo Shinobi (apenas com save completo em normal do Shinobi?) e Joe Musashi do Shinobi original! | Fatos alternativos





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    Lançamento: 2004
    Plataformas: Exclusivo Playstation 2
    Developer: Wow Entertainment
    Vídeos: Arashi | Gameplay
    Reviews: GameRankings(68.35%) | GameFAQs(8) | Gamespot(7.9) | IGN(7)
    Preço de "mercado" actualmente: 5~10€
     
  9. Rony G Golden Mushroom
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    Rony G
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    8447-5049-1309
    Re: [Retro] Saga 'Shinobi' (Platform-Action, SEGA) - a ser actualizado...

    Excelente post EagleEye!!! :fixe:
     
  10. Chain Life Mushroom
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    Chain
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    Grande post! :fixe:

    O que eu mais joguei desta excelente franchise foi o Revenge of Shinobi. Adorava aquilo, mas o Shinobi III conseguiu ser ainda superior na Mega Drive. Graficamente evoluiu imenso, e conseguiram manter o espírito do jogo bem vivo.

    A partir daí só voltei a pegar no Shinobi da PS2 que por acaso até me conseguiu surpreender. Estava à espera que fossem disseminar a franchise naquelas más conversões para 3D, mas o jogo até que é competente!
     
  11. Rui Santos Mini Mushroom
    aa

    Rui Santos
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    Só joguei o The Revenge of Shinobi , porque vinha lá naquele mítico cartucho dos 6 jogos(Shinobi, Golden Axe, Sor, Columns, Hang On e Italia'90).
    Anyways, bom jogo que nunca acabei, lembro-me de chegar ao Godzilla já só com uma vida, meh.

    Infinite Shurikens & Spiderman & Yuzo Koshiro <3
     
  12. JonnyThatBassa 1-Up Mushroom
    aa

    JonnyThatBassa
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    : medo :

    e... tanta informaçãaaaao. Aquele jogo com o Spiderman e tudo deve ser faantástico, independentemente de não haver razão para os super-herois estarem no jogo acho eu.
     
  13. Deus ex-Machina Mega Mushroom
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    Deus ex-Machina
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    Ena! Mas que grande tópico! Muitos Parabéns Eagle Eye!
    Deves ter demorado imenso tempo a preparar este estudo, não? Além de teres reunido imensa informação acerca dos jogos, ainda deste-te ao trabalho de arranjar fotografias dos niveis, dos bosses, dos ninjutsus...e ainda fizeste icones para "introdução" "personagens", "Niveis", etc! Muitos Parabéns mesmo!

    O único Shinobi que joguei foi o Revenge of Shinobi, que vinha no pack de 6 da MegaDrive. E foi o vício completo! Não desisti enquanto não consegui chegar ao fim com ele! Lembro-me que odiava o penultimo nivel, aquele que era num porto, porque estava sempre a cair à água! Da primeira evz que cheguei ao boss final, consegui derrotá-lo, mas não consegui salvar a namorada dele, que morreu e dava aquela música triste mais o ninja o mar....oh..nostalgia!
    Depois, não sei como, descobri o truque dos "tiros" infinitos ( 0 + 0 no menu de opções) e consegui chegar ao fim e salvar a namorada dele! Foi uma sensação tão....boa!
    As músicas eram fenomenais! Então a do boss!!!!! E música do Good Ending, nunca mais me esquecerei, pois ouvia-a montes de vezes; na altura adorava-a e aquele "sentimento" esquisito de tristeza e alegria ao mesmo tempo!

    Obrigado pela viagem no tempo!
     
  14. Bernkastel Golden Mushroom
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    Bernkastel
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    Dude, tu queres matar-me com ataques de nostalgia. És oficialmente o melhor poster do FN. Que saudades do Revenge of Shinobi, conhecia o jogo de uma ponta à outra quando era puto.
     
  15. Deus ex-Machina Mega Mushroom
    aa

    Deus ex-Machina
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    12.742
    Só uma pequena correcção:
    Tens a descrição dos ninjutsus do Shinobi 3 trocadas...
     
  16. EagleEye Mini Mushroom
    aa

    EagleEye
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    [quote author=Deus ex-Machina link=topic=4689.msg143331#msg143331 date=1239990584]
    Ena! Mas que grande tópico! Muitos Parabéns Eagle Eye!
    Deves ter demorado imenso tempo a preparar este estudo, não? Além de teres reunido imensa informação acerca dos jogos, ainda deste-te ao trabalho de arranjar fotografias dos niveis, dos bosses, dos ninjutsus...e ainda fizeste icones para "introdução" "personagens", "Niveis", etc! Muitos Parabéns mesmo!

    O único Shinobi que joguei foi o Revenge of Shinobi, que vinha no pack de 6 da MegaDrive. E foi o vício completo! Não desisti enquanto não consegui chegar ao fim com ele! Lembro-me que odiava o penultimo nivel, aquele que era num porto, porque estava sempre a cair à água! Da primeira evz que cheguei ao boss final, consegui derrotá-lo, mas não consegui salvar a namorada dele, que morreu e dava aquela música triste mais o ninja o mar....oh..nostalgia!
    Depois, não sei como, descobri o truque dos "tiros" infinitos ( 0 + 0 no menu de opções) e consegui chegar ao fim e salvar a namorada dele! Foi uma sensação tão....boa!
    As músicas eram fenomenais! Então a do boss!!!!! E música do Good Ending, nunca mais me esquecerei, pois ouvia-a montes de vezes; na altura adorava-a e aquele "sentimento" esquisito de tristeza e alegria ao mesmo tempo!

    Obrigado pela viagem no tempo!
    [/quote]

    O truque foi uma descoberta que salvou muita gente na altura :D Acho que o vi no Truques e Dicas (alguém se lembra?) :D e em relação a jogos tipo MK geralmente telefonava ao apoio SEGA hehe
    Sem dúvida um jogo muito dificil para a altura que nós (uns putos, outros já com mais experiência) e a jogabilidade era o delírio. Hoje? Dá para rir um bocado...

    Não fiz muito acredita (deu trabalho) mas as screenshots dos níveis e personagens foi procurar bem fontes que tivesse mais uma imagem que a anterior. As animações dos ninjutu, a do Shinobi III (a lançar a shuriken), depois os títulos/descrições com imagens é tudo muito simples de fazer (apenas é preciso alterar a imagem e o texto). De resto, foi pouco mais de uma semana a trabalhar umas horas na coisa por dia. O do SoR foi metade do tempo, mas este acabou por sair bem melhor e com mais coisas :)

    Quanto aos Ninjutsus, posso estar a falhar mas já verifiquei FAQs e no próprio jogo e as descrições correspondem ao nome a que estão associadas. Onde estão os erros?


    Próximo é Golden Axe, mas esse duvido que tenha grande popularidade (até há menos qt de jogos bom... só se safa O GA1 e 2, talvez aquele Zelda alike e o exclusivo Arcade - alguns consideram-no o melhor da saga) de resto, foi tudo abaixo do esperado.
     
  17. Deus ex-Machina Mega Mushroom
    aa

    Deus ex-Machina
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    A quote é retirada do Shinobi 3. A descrição dos ninjustus corresponde à do Revenge of Shinobi e não ao Shinobi 3.

    Não é nada de importante. Mas achei que, se porventura fores postar isto noutros foruns, podes corrigir esta parte! ;)
     
  18. EagleEye Mini Mushroom
    aa

    EagleEye
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    Isso foi para ter menos trabalho :p Os ataques são os mesmos, tirando claro, a qualidade no que toca a animação e menos um dragão do Ninjutsu. O resto (nome, e o que acontece ao executá-los) não mudou do Revenge para o Shinobi III. O que faltou foi uma pequena nota a dizer isto mesmo, que têm uma finalidade igual mas que apenas muda o efeito :) Um dia destes mudo isso já que está tudo guardado :D

    E bem, como este não é o sítio onde coloco à primeira estes tópicos, ajudará nos próximos que vierem :p
     
  19. _voke_ Bee Mushroom
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    _voke_
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    Última edição: 1 de Abril de 2019
  20. Yggdrasil Redactor
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    Yggdrasil
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    EagleEye, esta retrospectiva é fantástica :amen:

    Há cerca de 20-21 anos atrás, quando eu me iniciei nisto dos jogos, havia cerca de 4 ou 5 jogos que eu costumava jogar regularmente na sala de jogos do café em frente a minha casa...um deles era nada mais, nada menos do que o Shinobi na sua versão arcade :yes: o engraçado é que eu não fazia ideia do nome mas pelas memórias que tinha associei-o há cerca de 3 anos atrás, através daqueles níveis de bónus em que vemos as nossas mãos a atirar shurikens e agora que vejo o teu post, aquelas estátuas com as pernas invertidas lembraram-me imediatamente as muitas moedade de 25$ e de 50$ que eu largava naquelas tardes.

    Enfim, juntamente com o GG Shinobi, que eu tive a honra de jogar muita vez ao ponto de ter ficado com a música na cabeça e do Shinobi III para Mega Drive que agora posso jogar na Virtual Console, esta é uma das séries de jogos que esteve presente em várias etapas da minha vida como jogador e só posso tirar o meu chapéu à contribuição que deste para o conhecimento da saga Shinobi!
     

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