Dreamcast Rez

Discussão em 'Outras plataformas' iniciada por jabun, 8 de Novembro de 2012.

  1. jabun Colaborador
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    jabun
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    A era da Dreamcast foi marcada pelo lançamento de inúmeros títulos cuja originalidade e criatividade trouxeram cor a uma indústria muitas vezes criticada por apostar sempre no mesmo tipo de jogos, mas cujos volumes de vendas acabaram por demonstrar o porque de tantas vezes os produtores jogarem pelo seguro. Neste contexto é lançado Rez já no final de vida da consola (inicio de 2002), um shooter muito especial que também teve direito a uma versão para a PlayStation 2.

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    Rez foi desenvolvido pela United Artists, divisão da Sega Game que continha vários ex-membros da equipa Andrómeda, que esteve por trás da mítica série Panzer Dragoon, tendo sido concebido e produzido por Tetsuya Mizuguchi.
    Mais do que um jogo, Rez é uma experiência. O jogo deita abaixo as convenções clássicas dos shooters, substituindo os típicos efeitos sonoros encontrados nos jogos de tiro por música electrónica, com sons e melodias criadas pelo jogador à medida que vai destruindo os inimigos, levando a uma forma de sinestesia, em que o ritmo da música nos embala para irmos destruindo o que aparece à nossa frente. O próprio grafismo do jogo reforça a experiência ímpar, tendo claras influências do pintor russo Wassily Kandinsky, cujo nome é mencionado nos créditos do jogo.

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    O jogo passa-se no computador futurista "supernetwork" chamado K-projet, onde a maior parte do fluxo de dados é controlado por um AI chamado Éden. Porém, este ficou sobrecarregado com a quantidade de conhecimento adquirido na rede, duvidando da sua existência, o que o leva a digitar uma password para encerrar, o que criaria problemas catastróficos. O jogador controla o hacker, que tem como intuito entrar no sistema K-projet para reiniciar o Éden, tendo a missão de destruir qualquer vírus ou firewalls que aparecem para nos impedir para inibir o progresso. Tema, no mínimo, muito original.

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    Rez é um rail shooter que bebe muita inspiração a Panzer Dragoon, pois o personagem também viaja ao longo de um caminho pré-determinado, em que o jogador apenas controla a posição do hacker no ecrã, utilizando o sistema de lock on para disparar sobre os vírus, podendo visar até 8 inimigos. À medida que o jogador vai eliminando os vírus, o nosso personagem vai evoluindo, ultrapassando vários níveis e ganhando uma forma cada vez mais humanoide.

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    Alguns inimigos deixam cair power-up quando são destruídos. Há itens que contribuem para a evolução do nosso personagem, outros permitem desencadear uma "Overdrive", que liberta uma chuva contínua de tiros em todos os inimigos no ecrã por um determinado período de tempo. O jogo tem apenas cinco áreas principais, havendo um excelente boss no fim de cada área. O boss de cada área apresenta uma escala de dificuldade variável, dependendo do desempenho do jogador durante o nível. De acordo com a Sega, este sistema foi empregue para tornar o jogo mais acessível para jogadores casuais e, ao mesmo tempo, mais desafiante para os jogadores mais experientes. Sim, o jogo é bastante curto, mas é de tal forma bom e relaxante que é sempre um prazer, de vez em quando, voltar a pegar no jogo e passar as suas 5 áreas. Além disso, após completar todos os cinco níveis, desbloqueamos modos de jogo alternativos, esquemas de cores e áreas secretas.


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    Mas, mais do que um shooter, Rez é um jogo musical, pois é a principal característica que o diferencia do resto do mercado, e que o elevou ao estatuto de jogo de culto. Assim, ao longo do jogo, temos sempre música de fundo, que evolui gradualmente, à medida que o jogador também vai avançando. A música é reforçada por efeitos musicais (como tambores) gerados por ações do jogador, inimigos e ambientes. Os tiros e golpes contra os inimigos ocorrem sempre dentro do ritmo da melodia (em vez de ser em tempo real), numa "sinestesia" perfeita, em que é feita a associação dos diferentes sentidos e estímulos. Joguem Rez com um bom sistema de som e vão ver que vale bem a pena

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    Quem gosta de videojogos tem de experimentar Rez. Pode não agradar a todos, mas é uma experiência ímpar, e que merece carinho e admiração. Infelizmente, na sua época, o jogo passou algo despercebido, no entanto os poucos que o experimentaram fizeram questão de "espalhar a boa nova" por essa Internet fora, ajudando o titulo a atingir o merecido estatuto de clássico. Parabéns à Sega pela coragem em lançar esta obra para um mercado que não a acarinhou.

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    Última edição: 27 de Fevereiro de 2015
  2. kaishonachi 1-Up Mushroom
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    Grande artigo jabun!

    Este é daqueles jogos que sempre tive curiosidade de experimentar, não tendo tido ainda oportunidade. E é bem demonstrativo, de facto, da série de jogos de excelente qualidade que a Dreamcast teve e o quão inovadores ou diferentes alguns eram. Esta foi mesmo uma excelente plataforma, pena o seu fim precoce.
     
  3. jabun Colaborador
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    jabun
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    A versão DC é difícil de arranjar, mas a versão PS2 já é mais comum :hmm:

    Também tens a versão HD, que saiu no XBLA, não tens desculpa para não experimentares o jogo, acredita que é uma experiência que vale bem a pena :boss:
     
  4. kaishonachi 1-Up Mushroom
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    kaishonachi
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    Para a versão HD tenho que a minha xbox está avariada :lol: -.-'

    Mas sim, de uma maneira ou de outra, futuramente irei experimentá-lo!
     
  5. Hrs10 Spring Mushroom
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    A Dreamcast foi simplesmente fantástica no pouco tempo de vida.
     
  6. jabun Colaborador
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    Artigo BGamer, "Os 100 Melhores Videojogos", 2007

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  7. G.E.R.M.A.N. Mega Mushroom
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    Sempre quis arranjar este para a PS2, era este e mais outro que não me lembro do nome dos mesmos produtores, mas nunca cheguei a encontrar nenhum a bom preço.
     
  8. jabun Colaborador
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    Behind The Scenes, Retro Vol. 05, 2012

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  9. jabun Colaborador
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    Análise Multi Consolas nº 15, Fevereiro 2002

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  10. osvelhostempos Normal Mushroom
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    osvelhostempos
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    Um dos melhores da Dreamcast! Mais uma prova que a consola morreu demasiado cedo!
     
  11. jabun Colaborador
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    Análise Multi Consolas nº 13 (versão PS2), Dezembro 2001

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  12. jabun Colaborador
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    Rez Retro Review

    Ainda hoje é dos meus favoritos de sempre. Uma experiência única
     
  13. Adronat 1-Up Mushroom
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    Adronat
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    G.E.R.M.A.N. likes this.
  14. jabun Colaborador
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    Já não me lembrava que tinha feito tópico para este jogo de culto:boss:

    Pessoal comprem isto no steam, metam uns auscultadores e ... aproveitem bem que não há mais jogos destes.
     
  15. jabun Colaborador
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    Review Templo dos Jogos 2002

    É bom ver que o Templo soube dar valor a um dos jogos mais incompreendidos de sempre. Boa review
     
  16. jabun Colaborador
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    Why I Love Rez, Retro Vol. 10, Natal 2017

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