1. Juntem-se ao servidor de Discord do FNintendo. Juntem-se aqui.

Dreamcast Shenmue (I e II)

Discussão em 'Outras plataformas' iniciada por jabun, 20 de Julho de 2011.

  1. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.630
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    [​IMG]

    Se houvesse uma serie no mundo dos videojogos que recebesse um prémio pela sequela mais ansiada, Shenmue seria, sem dúvida, a série galardoada. Há mais de dez anos que os fãs da aventura criada por Yu Suzuki esperam pelo anuncio de um hipotético Shenmue 3, espera essa que é mais do que justificada pelo final em aberto do segundo capitulo e pela promessa, na altura, de que Shenmue teria continuação. Mas será Shenmue assim tão especial?

    [​IMG]

    Na minha humilde opinião. SEM DUVIDA! O jogo é simplesmente lindo, não tenho qualquer dúvida em afirmar que foi dos jogos que mais gozo me deu jogar e acabar. A história, gráficos fantásticos e o modo como as personagens viviam as suas vidas ao longo do jogo era completamente revolucionário na altura. De manhã, vemos as pessoas a irem trabalhar, depois à noite vemos o anoitecer e as lojas fecham. Nunca uma cidade teve tanta vida e foi tão povoada como em Shenmue e são poucas os jogos que oferecem aos jogadores uma experiência tão imersiva e marcante como esta obra da Sega. As cidades são uma autêntica simulação da vida real, proeza que na altura do lançamento do primeiro Shen era algo completamente novo nesta indústria.



    A OST é de sonho​

    Para além disto, as localizações da obra da Sega são reproduções reais de localizações do Japão e Hong Kong, aumentando ainda mais o realismo e o elemento diferenciador que Shnemue trouxe ao panorama dos videjogos. Muitos são os entusiastas da série que organizaram viagens ao Oriente para visitarem e passarem pelos mesmos locais que Ryo.
    [​IMG]
    [​IMG]

    Lançado em 1999 no Japão e em 2000 no resto do mundo, Shenmue I é um videojogo produzido e realizado por Yu Suzuki da Sega-AM2. Inicialmente, o jogo estava projetado para ser lançado na Saturn, tendo um aspeto simplesmente incrivel na 32 Bits da Sega, mas o atraso na conceção do jogo, aliado à morte prematura da Saturn, levou a que o mais ambicioso projeto da Sega aterrasse na Dreamcast, com Shenmue a mostrar ao mundo o poder gráfico da derradeira consola da Sega.

    [​IMG]

    Shenmue II é lançado no final de 2001 na Dreamcast, tendo posteriormente uma versão XBox. Nos EUA o jogo apenas foi lançado na consola da Microsoft, graças à uma negociação entre a Sega e a companhia de Bill Gates. A sequela tinha a complicada tarefa de não desiludir os fãs que colocaram as suas expetativas bem altas após jogarem o delicioso primeiro jogo. E não desiludiu. Aliás, para muitos Shenmue II consegue até ser superior ao original, tendo mais ação, movimento e, consequentemente, menos tempos mortos que o primeiro jogo, introduzindo também novas e muito carismáticas personagens.

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    O coleccionismo em Shenmue foi um autêntico vicio para muitos jogadores

    Suzuki criou um novo género, FREE (Full Reactive Eyes Entertainment), para o jogo, baseado na sua interatividade e liberdade incomparáveis até então, bem como um sistema inovador que simulava as condições do clima em tempo real. A história começa quando a personagem principal, Ryo Hazuki, chega a casa e se depara com o assassinato do seu pai pelas mãos de um homem chamado Lan Di (a FMV inicial é simplesmente assombrosa!), chefe de uma organização mafiosa chinesa, e com o roubo de um estranho e misterioso espelho chamado Dragon Mirror. No entanto, existe um espelho gémeo, chamado Phoenix Mirror, que Ryo terá de encontrar, de forma a ficar mais perto de recuperar o Espelho do Dragão, e, logicamente, de reencontrar Lan Di, para poder vingar o seu pai e descobrir as razões da sua morte.
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    Em Shenmue 2, Ryo desembarca em Hong Kong e no decorrer da história aparecem muitos personagens novos como Xiuying, Ren , Wong, Joy e principalmente Shenhua (que aparecia misteriosamente nos sonhos de Ryo no primeiro jogo) Na sequela, Ryo aprende novos golpes, conhece a enorme Hong Kong e o valor dos espelhos e o porque de Lan Di os querer tanto.
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    O desenvolvimento do jogo começou na Saturn, prometendo levar a 32 Bits ao seu limite

    Shenmue estava muito avançado para o tempo em que foi lançado. A Sega apostou muito nesta saga, investindo nela como nenhuma produtora tinha investido num jogo até essa altura, no entanto, esse grande investimento não teve retorno financeiro, e um dos melhores jogos de sempre foi também um foco de prejuízo para a Sega, facto que, numa altura em que a companhia passava por momentos muito difíceis (a Dreamcast, como todos sabem, acabou por ser descontinuada) leva a que o regresso de Shenmue não seja muito bem visto pelos lados da Sega. A mim, como jogador e amante da saga, resta-me continuar à espera para ver como termina a envolvente história que Yu Suzuki nos começou a contar há mais de dez anos.

    [​IMG]
    [​IMG]

    Os dois Shenmues foram jogos que revolucionaram a indústria, não deixando ninguém indiferente à genialidade da jogabilidade e do mundo criado por uma das mais brilhantes mentes da indústria dos videojogos. Faz falta ao mercado atual projetos arrojados e marcantes como Shenmue para dar um pontapé no marasmo e repetição constante que vemos atualmente na indústria.
    [​IMG]
    [​IMG]
     
    Última edição: 2 de Novembro de 2017
    RMSO and Adronat like this.
  2. Ploki Bee Mushroom
    aa

    Ploki
    Mensagens:
    3.809
    NN ID:
    Ploki987
    Foi jogo que nunca me arrependi comprar!
    :yes:
     
  3. Zetsu Spring Mushroom
    aa

    Zetsu
    Mensagens:
    9.454
    Senão me falha a memoria são 16 capítulos e esses dois jogos contam apenas 3. Ainda muito existe para contar.
    Nunca passei um jogo tanta vez na minha vida como este/estes (refiro-me sempre aos dois quando falo de um :P)
    E mesmo na oitava vez, ainda vi uma cena que nunca tinha visto, no bar de snooker (não confundir com o bar onde há porrada lol)

    Perfeito. Todo o meu top 10 é Shenmue. E o Ryo nem tem uma personalidade por aí além, mas o conjunto é muito forte.
     
  4. Ploki Bee Mushroom
    aa

    Ploki
    Mensagens:
    3.809
    NN ID:
    Ploki987
    Aquele do Karaoke?
    O que viste?
     
  5. Trinity Mini Mushroom
    aa

    Trinity
    Mensagens:
    174
    Por curiosidade, a primeira vez que soube de Shenmue foi no decorrer do primeiro Big Brother. Puseram lá uma Dreamcast e estava o Telmo a jogar. E eu eish que calças e casaco fixes! (do ryu claro). Fora brincadeiras, foi mesmo pela forma de apresentação daquilo, muito à frente mesmo, nunca tinha vista nada igual na altura.

    O mais engraçado é que o fui alugar no vídeo-clube e decidi comprar, já nem me lembro a quanto, mas barato não deve ter sido.

    Os momentos mais memoráveis foram sem dúvida a perseguição em Shenmue 2 feita ao Ren e Ryu, os treinos que o Ryu recebia daquela rapariga de roxo (esqueci-me do nome dela) e daquele velhote atarracado. Para não falar na banda sonora. Deambular pela cidade e ter a oportunidade de interagir com os transeuntes e afins. Os combates aleatórios.. So faltava incluir social links lolo.
     
  6. Ploki Bee Mushroom
    aa

    Ploki
    Mensagens:
    3.809
    NN ID:
    Ploki987
    Cheguei a passar o 1º varias vezes, então eu gastava o meu dinheiro todo nas maquinas com os bonecos de colecção antes daquela parte do jogo em que nos roubam o dinheiro todo... Acabei por ficar com uma colecção enorme! :P
     
  7. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.630
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    E se Shenmue já é impressionante numa DC, para quem não sabia o jogo estava programado inicialmente sair na... Saturn!


    A ser lançado, iria espremer a 32 bits da Sega como poucos jogos conseguiram :bwaha:
     
    Última edição: 15 de Abril de 2015
  8. woodstock Boo Mushroom
    aa

    woodstock
    Mensagens:
    6.099
    ---
     
    Última edição: 6 de Março de 2019
  9. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.630
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Eu ainda espero pelo terceiro...A esperança é a ultima a morrer :suado:
     
  10. iKE Mega Mushroom
    aa

    iKE
    Mensagens:
    14.692
    Dizem isso porque normalmente está associada a nós. Quando nós morremos, a esperança também morre.
     
  11. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.630
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    A Sega bem podia lançar uma compilação dos dois jogos para as consolas actuais, para ver se a nova geração pega na serie.

    Se a coisa fosse bem feita e as vendas fossem boas, quem sabe se não estaria aberto o caminho para Shenmue 3? Vontade a Yu Suzuki não falta
     
  12. Chico Bee Mushroom
    aa

    Chico
    Mensagens:
    3.425
    Nunca joguei nenhum destes, mas gostava bue de experimentar, queria ver se é tão bom como dizem.
    Vou esperar por um port para a Wii.
    Vou esperar por um port para a 3DS.
     
  13. Ploki Bee Mushroom
    aa

    Ploki
    Mensagens:
    3.809
    NN ID:
    Ploki987
    O jogo obteve as boas criticas pelo impacto que provocou! Nunca se tinha visto algo parecido e tão bem executado como Shenmue.

    Duvido que se o jogo sai-se nos dias de hoje alcançaria a fama que tem actualmente. :(


    Toma lá para ires sonhando mais um bocadinho ;)
    [​IMG]
     
    Última edição pelo moderador: 11 de Janeiro de 2015
  14. Alucard 1-Up Mushroom
    aa

    Alucard
    Mensagens:
    1.135
    São os dois jogos da Dreamcast que mais me arrependo de nunca ter jogado. Aliás, até começar a frequentar os fóruns e sites de jogos, nunca tinha ouvido falar de Shenmue. Um remake para as plataformas actuais ou futuras ( fingers crossed for Wii U) era maná caído do céu. E acredito que devido a todo o estatuto de clássico de culto que o jogo alcançou na Web, as vendas até fossem mais simpáticas.
     
  15. littlebloodyangel 1-Up Mushroom
    aa

    littlebloodyangel
    Mensagens:
    2.027
    Olha que talvez sim,por exemplo na revista hobby consolas têm umas paginas para jogos retro e eles voltaram a analisar o shenmue, falaram bem e deram uma boa nota. Ver se encontro a revista para depois mostrar a analise ;)

    Mesmo o jogo Yakuza (so joguei os 2 primeiros)ter algo familiar com o Shenmue, nao me deu tanto entusiasmo como o Shenmue deu a jogar e ainda da.
     
  16. RedNimik Life Mushroom
    aa

    RedNimik
    Mensagens:
    15.877
    Recordo-me de na altura ter visto o segundo numa loja a 30€ ou algo do género. Na altura era novo, não ia à internet ver o que era bom ou não e a única fonte de informação que tinha eram as revistas que comprava de vez em quando. Tinha lido algo sobre ele numa revista qualquer e fiquei bastante curioso, infelizmente no momento não tinha dinheiro suficiente e esperei até juntar mais algum. Quando lá fui já tinha sido vendido. Um mês depois compro a saudosa MultiConsolas (na altura em que era boa e tinha muito e variado conteúdo, não apenas notícias, antevisões e análises minúsculas como agora) e numa das últimas páginas vinha um resumo com os 10 jogos por consola mais bem pontuados pela revista.

    O Shenmue II tinha levado 99/100, não fiquei muito feliz por saber que o tinha deixado fugir (e na altura as reviews eram um dos poucos indicadores que tinha de se algo era bom ou não, não tinha outras opiniões, nem trailers nem nada do género. Agora já nem dou importância a reviews...).
     
  17. littlebloodyangel 1-Up Mushroom
    aa

    littlebloodyangel
    Mensagens:
    2.027
    Eu queria la saber das analises,eu na altura quando vi uns trailers do Shenmue fiquei logo :???:
    Depois quando acabei o Shenmue I fiquei logo com vontade de continuar a historia,e quando soube a data que ia sair o II fiquei logo ansioso e comprei o logo quando saiu.
    Claro que depois vi as analises, nessa altura tambem gostava muito de comprar a multi consolas.
     
  18. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.630
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Penso que há espaço para tudo. Sem dúvida que nesta geração o que tem tido mais sucesso são os jogos com muita acção, logo um jogo com um ambiente mais calmo e pausado como Shenmue, que intercala fases de acção com as de investigação e as que o Ryo trabalha, em que o ritmo é bastante lento poderia não ter muito sucesso.

    Mas se fosse bem publicitado e divulgado... Jogos como Heavy Rain também são mais pausados e tiveram sucesso. Para além disso, e tal como disse o Alucard, o jogo na altura passou despercebido, mas após ter obtido o estatuto de jogo de culto podia ser que houvesse mais gente que lhe desse a devida atenção.
     
  19. O_Mafioso Question Coin
    aa

    O_Mafioso
    Mensagens:
    26
    O Shenmue foi uma experiência e peras, também me lembro de ter lido a análise na Multiconcolas, mas não o comprei logo na altura.
    Acabei por o comprar a 4.999 contos o que hoje dá sensivelmente 25€, e tanto no ebay como leilões ou mesmo miau há a venda mais caro, lol acho bue engraçado isto, na altura comprei novinho e selado por menos dinheiro que se encontra agora usado.

    Bem adorei jogar o jogo, andar pelas ruas de Yokosuka foi lindo, então andar á noite e encontrar os bebados, uma vez levei uma garrafada na cabeça porque me enganei no QTE XD e nem falo na casa das arcade, o homem a querer poupar o dinheiro para o barco e eu a gastá-lo a jogar os jogas arcade.

    Os bonequinhos de coleção também foi alto vicio, e cheguei a comprar comida para o gatinho que se encontra logo no inicio do jogo, epá a sério incrível para altura um jogo destes.

    O segundo continuou de forma incrível a série e deixou dos maiores clifhangers dos videojogos que até hoje espero que a Sega o termine :grr:
     
  20. Nosferato Spring Mushroom
    aa

    Nosferato
    Mensagens:
    9.799
    NN ID:
    Nosferato
    Switch FC:
    5746-6701-2799
    Foi dos melhores jogos que joguei, tive a dreamcast e este foi na altura fez me aprender inglês e fez me andar a googlear para saber mais sobre como passar certas partes, era miúdo na altura :please:
    Joguei o 2 mas aquela voice action em inglês enfim, quase me deu vontade de vomitar, nada melhor do que continuar a jogar em japonês.
     

Partilhar esta Página

  1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies.
    Remover anúncio