1. Juntem-se ao servidor de Discord do FNintendo. Juntem-se aqui.

Dreamcast Shenmue (I e II)

Discussão em 'Outras plataformas' iniciada por jabun, 20 de Julho de 2011.

  1. Nosferato Spring Mushroom
    aa

    Nosferato
    Mensagens:
    9.799
    NN ID:
    Nosferato
    Switch FC:
    5746-6701-2799
    O Shenmue II termina um pouco dessa forma. Por um lado faz sentido, visto tratar-se de uma lenda, e tudo de mitológico que isso acarreta é normal. Por outro, obviamente que se exagerarem a partir daí, pode ficar um pouco estranho. Nem oito nem oitenta.
     
  2. Adronat 1-Up Mushroom
    aa

    Adronat
    Mensagens:
    2.285
    Não pensem em magia com bolas de fogo, invocar dragões ou algo do género. Será mais a ver com energia vital/Qi...mind over body.

    E lembrem-se que na altura que foi feito, o Shenmue era apontado como um RPG em competição com Final Fantasy. A SEGA não ia investir montanhas de dinheiro numa saga que fizesse "apenas" homenagem aos filmes do Bruce Lee, salvo erro.

    Como o @Nosferato disse, suposta já não é. Da maneira como o Shenmue II acaba
    com espadas voadoras e raios laser
    podes ir-te habituando à ideia, isto se chegarmos até lá.
     
  3. ze_samot 1-Up Mushroom
    aa

    ze_samot
    Mensagens:
    2.190
    NN ID:
    ze_samot
  4. Nosferato Spring Mushroom
    aa

    Nosferato
    Mensagens:
    9.799
    NN ID:
    Nosferato
    Switch FC:
    5746-6701-2799
    A verdade é que o remake era completamente dispensável. Mesmo que utilizassem o motor do Yakuza, não fazia qualquer sentido. Ambos, passados estes anos todos, continuam muito bons.

    Prefiro que invistam, apoiem e dêem uma nova vida à série e que surja um quarto capítulo, caso o terceiro tenha um relativo sucesso. Mas não tenho grandes esperanças.
     
  5. lobito180 Normal Mushroom
    aa

    lobito180
    Mensagens:
    592
    Não concordo. Ainda não joguei o segundo, mas o primeiro Shenmue envelheceu muito mal.
    Só quem aprecia jogos dessa época consegue mesmo desfrutar do jogo. Eu estou a dizer isso e sou um desses casos.
     
  6. lobito180 Normal Mushroom
    aa

    lobito180
    Mensagens:
    592
    Estou sensivelmente a meio do Shenmue II e superou as minhas expectativas, na medida em que é o primeiro Shenmue mas ainda maior. Quase que parece que o primeiro jogo é o tutorial deste. Hong Kong está espetacular e os novos personagens são bastante interessantes. Cheguei a Kowloon e parei para jogar Kingdom Hearts III.

    Entretanto reparei agora que no site da Worten o Shenmue III está em pré venda por 33.99€. Não sabia que o jogo ia ter um preço reduzido...
     
  7. neveda Redactor Chefe
    aa

    neveda
    Mensagens:
    33.080
    NN ID:
    neveda
    Switch FC:
    5357-7881-4111
    Ontem fiz platina em Shenmue 1. A ver se salto para o Shenmue II.
     
  8. silver_ryder Bee Mushroom
    aa

    silver_ryder
    Mensagens:
    4.400
    NN ID:
    silver_ryder
    Switch FC:
    7884-2099-2885
    Tenho isto para PC (steam), aliás até fiz pré-reserva, comecei mas não consegui continuar, sente-se os anos, a gameplay não é a melhor...! :corado:
     
  9. Kasuga Kyosuke Mini Mushroom
    aa

    Kasuga Kyosuke
    Mensagens:
    306
    Shenmue...

    Lembro-me de ver gameplay do jogo(proavelemnte o primeiro da série) na televisão quando era miúdo e ficar completamente boquiaberto com o que eu estava ver. Lembram-se daquela sensação quando víamos um na TV num programa tipo Templo dos Jogos e ficávamos tão fascinados que íamos a correr implorar aos nosso pais para o comprar? O Shenmue teve esse efeito em mim. Quando fiquei a saber que era para a Dreamcast, uma consola que eu não tinha, fiquei tipo:beg: :cry:.

    Há vários clássicos que não tive oportunidade de jogar quando era mais novo. Vários estão no meu backlog e outros não. O Shenmue é daqueles jogos com que eu tenho um fascínio e uma obsessão estranha apesar de nunca lhe ter metido as patas. Sinto que é um jogo que eu não posso morrer sem o jogar. Agora como está disponível no Steam a preobabilidade de eu o finalmente jogar um dia destes é cada vez maior, mas não estou com pressa em finalmente dar o passo final. Outras prioridades e sinceramente, se querem que vos diga, tenho medo. "Medo?!" dirão vocês. Bem, não é medo do jogo propriamente. Não é propriamente um jogo de terror. É medo de apanhar uma desilusão enorme que destruirá os meus sonhos. É que eu, no meu imaginário, tenho o Shenmue numa espécie de pedestal. Chega a ser pouco saudável pensar assim. Se o Sonic CD afinal não ser tão épico como eu pensava quando era miúdo e lia sobre ele já foi um bocadinho desanimador, então o Shenmue revelar-se um jogo que eu afinal não gosto seria mesmo uma facada dolorosa. :punch::dead2:.

    Isto tudo que eu disse pode parecer ridículo, mas o Shenmue para mim é tipo aquela rapariga muito bonita da escola de que um rapaz adolescente gosta mas que namorava com o rapaz mais popular da escola, tornando assim missão praticamente possível convidá-la sequer para sair. E quando a vemos de novo anos mais tarde é capaz até de já estar um pouco gorda e feia. :cry3:

    Óbvio que o Shenmue está algo datado. Já é um jogo bem antigo, mas só espero que seja um jogo com que jogadores mais jovens ou que não o tenham jogado na altura em que saiu ainda se possam divertir. Não estou à espera que se revele ser o melhor jogo de todos os tempos, mas ficaria desiludido se não entrasse para o meu top 10 de jogos favoritos após o acabar, por isso estou um pouco reticente em premir o gatilho, digamos. :stress:
     
  10. lobito180 Normal Mushroom
    aa

    lobito180
    Mensagens:
    592
    Em termos de gameplay acho o jogo super datado, mas em termos de história e ambiente, é das melhores coisas que já joguei. E só tenho experiência com este novo lançamento, por isso não é a nostalgia a falar (se bem que sinto uma coisa parecida com nostalgia a jogar isto, talvez por recordar outra era dos videojogos).
    Não considero que seja um jogo que os jovens dos dias de hoje se vá interessar ou gostar, mas se jogavas naquela época, então deves gostar e o arcaísmo não deverá "doer" tanto...
     
    Kasuga Kyosuke likes this.
  11. Kasuga Kyosuke Mini Mushroom
    aa

    Kasuga Kyosuke
    Mensagens:
    306
    Sim, eu espero gráficos e jogabilidade algo datados. Não estou à espera de save states automáticos a cada 2 minutos nem nada disso.

    Eu gosto do conceito e aspecto do jogo. Dá areas de Yakuza.
     
  12. Zetsu Spring Mushroom
    aa

    Zetsu
    Mensagens:
    9.454
    O Yakuza é um Shenmue mais "másculo" lol
    Acho que se o Shenmue não te conquistar pelo ambiente podes parar, porque é a única coisa que torna o jogo especial. Senão tiveres paciência, se não gostares da cultura do quotidiano japonês/asiático em parte, se o teu ritmo de jogo estiver mais ajustado ao comum de hoje em dia (onde tudo se quer rápido e imediato) acho que não vais gostar.

    E não tem mal nenhum, sempre vi o Shenmue como uma super-produção de nicho. E o 3 é certo que vai vender mal para cacete lol
     
  13. Kasuga Kyosuke Mini Mushroom
    aa

    Kasuga Kyosuke
    Mensagens:
    306
    Se calhar a Sega devia pensar em fazer uma remake do jogo...

    E justamente o que me atrai ao Shenmue é o ambiente do jogo. Eu fui grande fã de anime na minha adolescência e gostei imenso de um jogo como o Sleeping Dogs(não, não estou a ser racista e a insinuar que Hong Kong/China = Japão). Por isso duvido que os elementos de cultura japonesa sejam o que me vai afastar do jogo.

    Também é agradável de vez em quando jogar algo com mais calma. O Dragon Quest VIII é um jogo muito grande e as coisas progridem com alguma calma e naturalidade. Mas uma pessoa acaba por não dar pelo tempo a passar enquanto joga. Não gosto de pegar num jogo supostamente grande e acabar tudo logo num fim-de-semana.

    E o II? Envelheceu melhor que o primeiro? As versões do Steam são boas? Provavelmente terei que jogar com teclado, não? Este tipo de jogos funciona bem com teclado? Oh diabo...

    PS: Nunca joguei Yakuza mais de uns 15 minutos, pois nunca tive um jogo da série. Parecia-me um bocado como um Sleeping Dogs mas passado no Japão em vez de HK e sem o conceito GTA. Parece ser fixe, por acaso!
     
  14. Ploki Bee Mushroom
    aa

    Ploki
    Mensagens:
    3.806
    NN ID:
    Ploki987
    Houve um remake em produção mas depois viram que aquilo era demasiada areia para a camioneta e optaram por só lançar os ports que temos hoje.

    Há este vídeo da Digital Foundry sobre o assunto que mosta um pouco do que se fez:
     
    Kasuga Kyosuke likes this.
  15. lobito180 Normal Mushroom
    aa

    lobito180
    Mensagens:
    592
    Não acho que um remake sirva de alguma coisa. O jogo não se adapta aos jogadores de hoje em dia, até pelo ritmo do jogo, que te obriga a ter paciência e pensar um pouco.

    O II envelheceu tão mal como o primeiro. Depois de o acabar eu acho que o primeiro jogo é quase um tutorial do segundo, que tem tudo em maior escala.
    Quando escrevo assim até parece que não gosto do jogo, mas adorei! :suado:
     
    Kasuga Kyosuke likes this.
  16. BAlvez 1-Up Mushroom
    aa

    BAlvez
    Mensagens:
    1.452
    Não concordo. Joguei-o à uns meses atrás e apesar de ser em tudo igual ao 1º, existem pequenas coisas que tornam a experiência do Shenmue II mais agradável. Refiro-me a existir uma opção de esperar quando chegamos cedo a um destino, a maior parte dos destinos que temos estão abertos até horas bem tardias, e não existe aquela necessidade de ir para o modo de primeira pessoa para seleccionar algo como acontecia no primeiro.
    São pequenas coisas, mas tornam a experiência bem mais fluída. Juntando isso a um story-telling bem melhor, gostei bem mais do Shenmue 2.
     
  17. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.626
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Quem me dera a mim envelhecer tão graciosamente como o Shenmue 8.D Partilho convosco a minha companhia auditiva no dia de trabalho de hoje:





    @Kasuga Kyosuke os dois Shenmues são dois dos meus jogos favoritos de sempre. Também adoro Yakuza, mas esta série é mais focada no combate e tem um ritmo mais acelerado.

    Se o ritmo mais pausado de Shenmue não te assusta atira-te de cabeça. É daqueles jogos únicos que eu digo que parece que tem alma. Em que dá para sentir que a malta que os fez também trabalharam com o coração. Dificilmente ficarás de queixo caído como eu fiquei há quase 20 anos atrás, mas não deixa de ser uma experiência maravilhosa.
     
    Kasuga Kyosuke likes this.
  18. lobito180 Normal Mushroom
    aa

    lobito180
    Mensagens:
    592
    Concordo que seja mais fluído, mas tive mais dificuldade nos QTEs, por exemplo. O II é o primeiro jogo afinado aqui e ali. Mas no geral diria que quem não gostar da jogabilidade do primeiro não vai gostar do segundo porque é praticamente o mesmo...
     
  19. Zetsu Spring Mushroom
    aa

    Zetsu
    Mensagens:
    9.454
    Por outro lado senti maior envolvência no primeiro. É tudo mais familiar, as pessoas tornam-se caras conhecidas. No 2 achei tudo mais distante, mas faz sentido visto que o Ryo não se encontra em "casa".
     
  20. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.626
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    The Story of Shenmue, Retro Gamer nº 197

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
     

Partilhar esta Página

  1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies.
    Remover anúncio