Situação dos videojogos em Portugal

Discussão em 'Mundo dos Jogos' iniciada por neveda, 6 de Fevereiro de 2010.

  1. manelis Webadmin
    aa

    manelis
    Mensagens:
    5.885
    NN ID:
    manelis
    Switch FC:
    2994-2768-8768
    só avisar que zeros à esquerda não mudam o numero :lol:

    em relação ao post por aqui por acaso isso não acontece tanto, certo que alem de mim não conheço niguém com wii ou gc (ds por acaso até conheço), mas conheço bastante gente que gostam de jogar mario karts, super smash e etc.

    mmorpgs também há quem jogue por aqui, alias se formos ao wow tenho umas 5/6 pessoas que jogam na minha turma. Em relação à wii ao principio diziam que só tinha jogos maus, mas isso também é desinformação, acabam por descobrir que também há jogos que gostem.

    Só pa dar exemplo, o teu tipo de jogador 1, seja quem for, acham sempre que o pes e o fifa são exclusivos paystation.
     
  2. Johnny 1-Up Mushroom
    aa

    Johnny
    Mensagens:
    2.846
    O que me faz mais impressão é exactamente isso que vocês estão a referir. Pessoas que compram o sistema só porque o amigo tem ou porque é giro.
    Depois, estes pobres sistemas que precisam de carinho, amor e jogos, recebem em vez disso, pó.
    Como exemplo disso tenho uma amiga minha que dispõe da PSP e da bela PS3 retrocompativel e comprou ambas quando sairam. Jogou 3 jogos na PS3 e a PSP anda a apanhar pó.

    Haja gente a comprar, mas eu que só agora consegui comprar uma PS3, com muito esforço (e choro) =P, faz-me confusão as pessoas não aproveitarem o que têm. O problema em Portugal não é a venda de sistemas, mas sim a venda dos jogos em si.
    Sub-aproveitamento :/.
     
  3. TERUMANIA Normal Mushroom
    aa

    TERUMANIA
    Mensagens:
    966
    Em Penafiel é uma mistura do jogador 1 com o 2.

    Eu também quando estou a espera que o professor vá para a sala, jogo um bocado no GB. Os meus amigos mais próximos já tão habituado e até compreendem, os outros ficam com uma cara e eu a cag** neles
     
  4. HardcoreRetroGamer Normal Mushroom
    aa

    HardcoreRetroGamer
    Mensagens:
    509
    Cá onde moro é mais aquele pessoal que tem uma PS3 com 4 ou 5 jogos (e nenhum deles exclusivo) e só joga PC (sem comprar jogos).
     
  5. TERUMANIA Normal Mushroom
    aa

    TERUMANIA
    Mensagens:
    966
    O pessoal que conheço que joga no PC só joga CS, mas os meus amigos estão completamente viciados no NBA 2K10. Meh, sports games, they suck :D
     
  6. RedNimik Life Mushroom
    aa

    RedNimik
    Mensagens:
    15.879
    Switch FC:
    3670-0574-6614
    Cá na minha terrinha é mais à base do PC e da pirataria. Ainda me lembro do já mítico: "Porque é que não lançaram o CoD3 no PC? Parecem estúpidos, não consigo perceber porquê...". Dito por um gajo da minha antiga escola, lol'd.

    Ou então "Só um burro é que compra jogos".
     
  7. TERUMANIA Normal Mushroom
    aa

    TERUMANIA
    Mensagens:
    966
    Essa de só um burro é que compra jogos ouço-a 200 vezes por dia.

    Enfim, não se pode agradar a todos :enfim:
     
  8. Johnny 1-Up Mushroom
    aa

    Johnny
    Mensagens:
    2.846
    Agora que falam nisso, cá na minha zona todos os meus amigos são o Capitão Gancho na sua grande maioria.
    Até me faz impressão, mas houve tempos em que infelizmente também pensei assim...influências de outros tempos :/.
     
  9. neveda Redactor Chefe
    aa

    neveda
    Mensagens:
    33.376
    NN ID:
    neveda
    Switch FC:
    5357-7881-4111
    Eu estou pouco importado com esse tipo de opiniões.

    Cada pessoa faz o que quer com o seu dinheiro.

    Mas existe pouco habito de se comprar cenas de entretenimento na malta mais jovem...desde musica, filmes, etc... É a geração do "sacar".
     
  10. Johnny 1-Up Mushroom
    aa

    Johnny
    Mensagens:
    2.846
    Vai ter enormes repercussões no futuro... mas os preços praticados cá também não ajudam muito...
     
  11. neveda Redactor Chefe
    aa

    neveda
    Mensagens:
    33.376
    NN ID:
    neveda
    Switch FC:
    5357-7881-4111
    Os preços que se praticam cá são praticamente os mesmos que se praticam na maioria dos paises europeus...

    Só o UK é que é um caso excepcional, pois é um mercado gigantesco.
     
  12. RedNimik Life Mushroom
    aa

    RedNimik
    Mensagens:
    15.879
    Switch FC:
    3670-0574-6614
    Em França ainda são mais caros, segundo familiares meus dizem.
     
  13. BigLord Golden Mushroom
    aa

    BigLord
    Mensagens:
    21.958
    NN ID:
    BiigLord
    Estou contigo. Até ter descoberto o SSB, nunca comprava consolas nem jogos de consolas. Mas acho que na altura conseguia perceber ao menos o mínimo dos mínimos... lol jogos da PS2 na Wii.

    Eu tenho sorte, ou azar, conheço imensa gente por cá do tipo 3 e 4, ou mesmo 5: o pessoal informado. Os meus primos eram mais ou menos 2 ou 1, mas depois de tanta jogatana na minha Wii acho que aprenderam, haha.
    Aliás, agora que penso nisso........ acho que só conheço uma ou duas pessoas do tipo 1.

    Quanto a eu sacar da DS e jogar em qualquer lado... há um colega meu que brinca comigo por causa disso, mas de resto não tenho muitos problemas. No metro até encontrei um gajo com uma DS Lite igualzinha à minha, a jogar Professor Leitão. [​IMG]
     
  14. Cunha00 Normal Mushroom
    aa

    Cunha00
    Mensagens:
    708
    Segundo o meu post anterior e os seguintes, existem 6 tipos de jogadores em portugal:

    1- O Tuga: "Tenho todas as edições do PES e FIFA e são exclusivos da Playstation, as outras consolas são brinquedos."

    2- O Apreciador: "Tenho uma PS2 e um PC e vou sacando os jogos que me parecem fixolas, mas não tou pa gastar dinheiro a comprar jogos."

    3- O Super Hardcore: "Tenho um PC topo de gama para pwnar os n00bs online nos FPSs e RPGs, PC FTW. Consolas? a Xbox parece fixe, mas deve ser um PC para meninas"

    4- O Casual: "No PC trabalho e jogo FM e alguns joguitos, jogo Tomb Raider e Guitar Hero na minha PS2 e vou comprando alguns jogos para me entreter."

    5- O Informado: "Gosto de jogos e tenho algumas consolas. Vou sacando alguns jogos para experimentar, mas gosto de ter a minha colecção de originais e estou sempre a procura dos melhores preços."

    6- O Não-jogador: "Há uns tempos comprei um Wii Fit para fazer exercício em casa. Uns amigos meu tem em casa uma máquina de karaoke SingStar."
     
  15. Chakal Normal Mushroom
    aa

    Chakal
    Mensagens:
    812
    Já vi que o cenário, não está muito diferente do meu grupo de amigos... lol
    Se eu fosse contar todos os comentários infelizes que ouço dos meus colegas, fazia aqui uma lista bastante engraçada. Daria um bom tópico... haha!
    É que são mesmo os típicos tugas fanboys sony, que só compram jogos multiplataforma (PES/FIFA/NFS/Tekken), mas mesmo assim insistem em afirmam-se como se estes fossem exclusivos PS3, e que obviamente tem os melhores graficos de universo.
    E depois também tenho o PC gamer pirata hardcore, que trata os seus jogos como um chulo para as suas prostitutas... e que também acha que comprar jogos é para os burros --'

    É uma realidade triste esta a portuguesa...
     
  16. BigLord Golden Mushroom
    aa

    BigLord
    Mensagens:
    21.958
    NN ID:
    BiigLord
    A lista do Cunha tá perfeita, IMO... Enfim, quase, mas são coisas pequenas.

    By the way, adoro que tenhas separado "Não-jogador" de "casual" [​IMG]
     
  17. Nerdy 1-Up Mushroom
    aa

    Nerdy
    Mensagens:
    1.034
    Aqui na inglaterra a realidade e completamete diferente. aqui tudo o que e loja que tenha jogos publicita os lancamentos, toda a gente compra jogos, seja um jogador de cricket ou um escoces bebado. E um mercado muito forte mesmo, aqui nao existe grupos, claro que existe sempre os fanboys, mas aqui toda a gente compra de tudo, seja ps3 xbox360 wii ou psp\ds. Claro que aqui os ingleses nao sao tao apegados ao dinheiro como muitos de nos em portugal, eles depois de acabarem um jogo vao levalo a loja e trocam-no por outro, dai tambem ter um mercado de segunda mao imbativel.

    Agora que portugal sempre esteve contaminado com o termo "consola = playstation" nao e so desde a psx. lembro me muito bem que ainda na altura 16bit, quem tinha uma snes era raro, e que o que era fixe era a sega e a mega drive (yeaaaah). claro que com a psx e ps2 tivemos o tipico tuga que ou tinha todos os pes e nfs, ou que tinha uma pilha de 200 dvdr's em casa e dizia-te "ya acho que ja joguei esse jogo tenho la para casa gravado, saquei quando saiu".

    Enfim muito anda tem portugal que mudar essa mentalidade, ate la a nintendo vai ser para criancas, e a playstation vai ser automaticamente sinonimo de qualidade absoluta.

    snif.

    ps: vou comecar a ter alguns textos para uma leitura bastante light no meu blog (vydia game based ofc) do visit :)

    http://nerdyscollection.blogspot.com/
     
  18. Yggdrasil Redactor
    aa

    Yggdrasil
    Mensagens:
    3.505
    Verdade, comparado com o resto da Europa ocidental, o mercado português é muito imaturo em vários aspectos – será por termos uma sociedade de consumo mais recente, que se começou a desenvolver nos anos 60 e 70 e só se consolidou nos anos 80? Já li várias referências a hábitos de consumo em Portugal que são pouco comuns noutros países europeus, como por exemplo, a preferência em massa por uma marca. Há uns anos, no caso dos telefones, por exemplo, a Nokia tinha uma quota de mercado na ordem dos 90% e a marca era A referência para aqueles produtos.

    De qualquer forma, em relação aos meus amigos portugueses, são pouquíssimos os que gostam de jogos – num círculo de 15 – 20 pessoas (e isto já é muito alargado para incluir amigos que não são chegados), talvez 3 a 4 se interessem por jogos, mas sem fanboyismo de espécie alguma, há dois que têm um interesse mais profundo e que já são jogadores desde os tempos dos 8 e 16-bits, com bom gosto e que não vão em piratarias. Quanto à maior parte dos outros, é-lhes indiferente.

    Quanto aos meus amigos de fora de Portugal, há vários (talvez uns 10-15) que gostam de jogos, mas não numa base hardcore, aliás, são quase todos pessoas com mais recordações dos 8 e 16-bits do que experiências da geração actual. Imensos (aliás, imensas, mais raparigas que rapazes) pediram-me a DS emprestada por causa do New Super Mario Bros., uma vez que quase todos têm uma enorme ligação nostálgica ao Mario e ao Sonic – entre eles há pelo menos uns 2 ou 3 que adoram tudo o que a Nintendo fez…excepto a Wii, pela qual sentem uma repulsa enorme e eu até compreendo, embora não concorde.
     
  19. stika 1-Up Mushroom
    aa

    stika
    Mensagens:
    1.485
    O japão também segue essa lógica.

    Regra geral lá só uma marca e que vende bem e o resto vai-se...."safando"

    anyway, no meu caso só conheço uma pessoa com PS3, uma com 360 e uma com DS

    o resto ou joga PS2, ou PSP ou PC

    mas só conheço uma pessoa que de facto compra jogos
     
  20. One-Winged_Angel Spring Mushroom
    aa

    One-Winged_Angel
    Mensagens:
    9.616
    Eu também os meus bests um, o Ashma, agora anda a comprar mais jogos, o outro só joga onlines e o outro, flashcards e emuladores para a cabeça.
    E depois, por exemplo, quando digo a esse que usa emuladores que quero comprar este ou aquele jogo, vira-se: ah, saca da net, que sai mais barato.
     

Partilhar esta Página

  1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies.
    Remover anúncio