1. Juntem-se ao servidor de Discord do FNintendo. Juntem-se aqui.

Dreamcast Skies of Arcadia

Discussão em 'Outras plataformas' iniciada por jabun, 9 de Agosto de 2011.

  1. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.629
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    [​IMG]
    [​IMG]

    Skies of Arcadia (SoA), lançado no Japão como Eternal Arcadia, é um RPG desenvolvido pela Overworks para a derradeira consola da Sega, a Dreamcast, em 2000. Com o falecimento prematuro do aparelho da Sega, alguns de seus melhores jogos nunca chegaram a ter a devida atenção e reconhecimento que mereciam tanto pela média, como pelos jogadores, sendo SoA um desses exemplos.

    [​IMG]

    O jogo conta a história de Vyse, um jovem pirata, que juntamente com a sua amiga de infância Aika, salva uma misteriosa rapariga chamada Fina, que estava a ser perseguida pelo Império Valuan. Após perceberem que o plano do Império era reviver antigas armas, os Gigas, com enorme poder destrutivo, de forma a poder controlar o mundo, os três amigos resolvem tentar escrever o seu nome na história de Arcadia. Neste palco, é apresentada a épica batalha entre a tripulação de Vyse, os Blue Roges e a Armada Imperial do reino de Valua, uma batalha que foi para mim, inesquecível.

    [​IMG]

    O jogo apresenta uma excelente panóplia de personagens, sendo de destacar Vyse, que nos faz relembrar como era bom o tempo em que os RPG’s possuíam protagonistas divertidos e pouco preocupados com seus problemas emocionais e crises de existência, como tanto está na moda hoje em dia. Outro dos pontos fortes de SoA é o sentimento de aventura e descoberta inerente ao longo de toda a história, pois sentimos que fazemos parte da tripulação de Vyse e, como ele, estamos também a descobrir um magnifico mundo novo.

    [​IMG]
    [​IMG]

    A narrativa do jogo é excelente, tendo momentos de excelente humor, momentos comoventes e não é dada aos habituais clichés deste género. O mundo de SOA é outros dos pontos fortes do jogo pela sua originalidade, com o mundo a ser constituído por ilhas voadoras, sendo o barco o meio de transporte primordial deste mundo fantástico. Ao contrário de outros jogos do género, neste temos um barco desde o inicio do jogo, permitindo, desde logo, que possamos explorar o mundo a nosso bel-prazer.

    [​IMG]

    SOA é um RPG à moda antiga, com combates por turnos e random encounters. A inovação prende-se no facto de haverem combates entre embarcações, nas quais temos uma grelha onde escolhemos determinadas ações num turno, ao bom estilo de um strategy RPG. Estes combates podem demorar bastantes minutos, mas são bastante divertidos, sendo de destacar os combates navais contra os Gygas, que são um dos momentos mais épicos da aventura.

    [​IMG]

    Palavra de grande apreço para a excelente OST do jogo, tendo alguns temas verdadeiramente memoráveis, sendo um dos melhores trabalhos de Yutaka Minobe e Tatsuyuki Maeda. Em 2000 é lançado um CD com a OST, que, tal como o jogo, teve direito a poucas cópias, sendo por isso um item muito apetecível para colecionadores.


    [​IMG]
    [​IMG]

    Skies of Arcadia foi uma pérola jogada por poucos na Dreamcast, e foi o melhor trabalho feito pelo extinto estúdio Overworks, que mais tarde se fundiu a um outro estúdio chamado WoW Entertainement para dar a luz ao Sega WoW, responsável por uma obra prima underrated chamada Valkyria Chronicles, um Tactic RPG lançado em 2008 para PS3 onde Vyse e Aika são personagens recrutáveis!

    [​IMG]
    Há uns anos surgiu o rumor que a sequela de SOA seria com os descendentes dos heróis originais. Não foi por falta de empenho do Vyse que este projeto não foi para a frente.

    Embora não tenha sido um campeão de vendas, SoA rapidamente se tornou um jogo de culto e uma referência no catálogo da Dreamcast, sendo um caso clássico daquele jogo que na sua época passa algo despercebido, mas que com o passar do tempo vai sendo obtendo o reconhecimento que merece junto da comunidade gamer. Ainda hoje são poucos os jogos que oferecem ao jogador um sentimento de "partir para uma aventura" tão forte com esta obra da Sega.

    [​IMG]

    Em 2002 foi lançado Skies of Arcadia Legends, um port do jogo de culto da DC para a Game Cube, que introduzia uma nova personagem (Piastol) e novas missões, sendo um dos melhores RPGs da consola da Nintendo. Chegou a haver rumores de que a Sega estaria a preparar uma sequela deste clássico para a Game Cube, mas a verdade é que até hoje os fãs não foram presenteados com essa alegria.
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
     
    Última edição: 5 de Agosto de 2015
  2. Saikyou Mega Mushroom
    aa

    Saikyou
    Mensagens:
    14.258
    NN ID:
    Saikyou
    Um dos melhores RPG que alguma vez joguei e o meu jogo Sega favorito. Tecnicamente algo datado, mesmo quando o joguei para a GC, mas a historia, personagens e ambiente é muito bom. Ilhas flutuantes, barcos voadores e piratas, gosto.

    Bem que queria um SoA2 com a qualidade deste ou quem sabe superior.
     
  3. Ambrósio Mini Mushroom
    aa

    Ambrósio
    Mensagens:
    434
    Comecei a jogar isto na GC, mas desisti ao fim de umas horas. Os personagens irritavam-me. Piratas bonzinhos? Por favor... Só me apetecia bater-lhes. E random encounters chateiam-me, já não tenho paciência para isso.

    Gostei foi dos combates entre os barcos, mas isso só acontecia de vez em quando.

    Acho que sou um outsider em relação a este jogo. A maior parte das pessoas diz muito bem dele...
     
  4. iKE Mega Mushroom
    aa

    iKE
    Mensagens:
    14.692
    [quote author=Ambrósio link=topic=17254.msg574264#msg574264 date=1312896873]
    Comecei a jogar isto na GC, mas desisti ao fim de umas horas. Os personagens irritavam-me. Piratas bonzinhos? Por favor... Só me apetecia bater-lhes.
    [/quote]

    Até parece que os Piratas de Monkey Island são todos maus! :p
     
  5. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.629
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Nos últimos anos o que não falta são rumores sobre uma hipotética sequela de SOA. Eu adorava :please:
    Tem é de ser feito pela Sega Wow, que é onde esta a maioria do pessoal da Overworks.
     
  6. Zetsu Spring Mushroom
    aa

    Zetsu
    Mensagens:
    9.454
    Um dos melhores elencos de personagens. A Valuan Armada rula.

    Este jogo surpreendeu-me na altura porque tinha algumas batalhas difíceis em que se perdêssemos o jogo continuava, mas também dava para ganhar e ver uma sequência diferente. Isso acontece no primeiro combate contra o Ramirez.
    E personalizar a ilha e tripulação era um vicio.
     
  7. Tabibito-san Bee Mushroom
    aa

    Tabibito-san
    Mensagens:
    4.402
    Ando a pensar pegar nisto há uns dias, mas como é tudo 3D está a ser alto turnoff e ainda não consegui começar :(
     
  8. woodstock Boo Mushroom
    aa

    woodstock
    Mensagens:
    6.099
    ---
     
    Última edição: 6 de Março de 2019
  9. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.629
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Eu adorava isto! :bwaha:Para quem não sabe, a dada altura no jogo tínhamos uma ilha só nossa, na qual poderíamos construir diversas coisas (bares, fontes,casas, etc). Muito tempo passei eu a "tratar" da minha ilha :please:

    Penso também que consegui apanhar todos os tripulantes possíveis no jogo. Excelente side-quest
     
  10. O_Mafioso Question Coin
    aa

    O_Mafioso
    Mensagens:
    26
    O pior foi quando chegou lá o senhor Ramirez armado em badass destrói tudo na ilha, dá-nos uma coça e ainda leva a Fina fiquei-lhe com uma raiva ao homem, ainda bem que foi ele o ultimo boss, não é bem porque no fim ele faz uma fusão com o Zelos. Outro pormenor que adoro no jogo é a musica, sempre adorei esta musica http://www.youtube.com/watch?v=gnYUpawQre4#
    O jogo podia não ter os melhores gráficos, mas num rpg isso não é o mais importante, muito a semelhança do que aconteceu com o Xenoblade.

    Remake ou sequela please!!
     
  11. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.629
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Como mencionei no primeiro post, a OST do jogo é absolutamente fantástica. Para além da Kingom of Ixa'Taka que já postaste, adoro estas faixas:


    Main Theme


    Delphinus


    Blue Rogue Ship



    Pirate Island


    Fina's Theme


    +1 a favor de um remake deste clássico :yes:
     
    Última edição: 29 de Janeiro de 2016
  12. Nerdy 1-Up Mushroom
    aa

    Nerdy
    Mensagens:
    1.034
    Isto vai praqui um topico cheio de spoilers que até mete medo D:
     
  13. _voke_ Bee Mushroom
    aa

    _voke_
    Mensagens:
    3.608
    --
     
    Última edição: 27 de Março de 2019
  14. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.629
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    _voke_ se gostas de RPGs não podes deixar de jogar este. É dos meus jogos favoritos de todos os tempos, boa história, excelentes personagens, original, enfim... Do melhor que já saiu dos estúdios da Sega :yes:
     
  15. marchao Bee Mushroom
    aa

    marchao
    Mensagens:
    4.073
  16. iKE Mega Mushroom
    aa

    iKE
    Mensagens:
    14.692
    Era o remake que estava a ser produzido aquando o terramoto deste ano.
     
  17. Blue-kun 1-Up Mushroom
    aa

    Blue-kun
    Mensagens:
    1.779
    Dos meus JRPGs favoritos. A história é gira, as personagens são todas carismáticas e o sistema de batalha, embora não seja épico, cumpre bem a função. As batalhas entre os navios são facilmente das coisas mais memoráveis que a Dreamcast tem para oferecer, assim como as batalhas contra os Gigas.

    Infelizmente, hoje em dia é um tanto quanto datado visualmente, mas ainda assim, jogar este jogo sem nenhuma espécie de guia e perder tempo a viajar pelos céus a tentar fazer descobertas antes de recebermos as pistas continua a ser tão divertido como sempre. E se os gráficos ficam a dever, a música equilibra as coisas. Não é uma banda sonora muito fora do normal, mas complementa espectacularmente bem os sítios que visitamos ao longo das nossas aventuras. Quem é que jogou isto e não se apanha, às vezes, a assobiar as melodias de Esperanza e Ixa'taka?

    Uma sequela num dos sistemas da actual geração seria mesmo fantástica. O mundo era bastante criativo, e se tivessem poder suficiente para desenvolver as ideias sem precisar recorrer a pequenos modelos que ilustram onde estão cidades/ruínas/etc, imagino o quão mais imersiva seria a experiência. Uma pena que ninguém nunca tenha se animado a fazer isso, heh.
     
  18. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.629
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Sem dúvida, os combates contra os Gigas eram todos memoraveis :yes:

    Eu adorei o conceito da mistura de piratas com viagens pelo ar, num misto de cultura dos Descobrimentos (lembro-me de ler na altura que a Sega se tinha inspirado nas caravelas europeias -nomeadamente as tugas- do século XV e XVI para a arte dos navios do jogo) com futurismo. Eu adorava de ver a equipa de Valkyria Chronicles a fazer mais um jogo Skies
     
  19. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.629
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Análise MultiConsolas nº8, Junho 2001

    [​IMG]

    [​IMG]
     
    Última edição pelo moderador: 11 de Janeiro de 2015
  20. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.629
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Primeiro post retocado


    Kingdom of Ixa'taka


    End Credits

    Excelente :yes:
     
    Última edição: 18 de Agosto de 2017

Partilhar esta Página

  1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies.
    Remover anúncio