Switch Sonic Mania

Discussão em 'Jogos' iniciada por FNintendo, 8 de Agosto de 2017.

  1. Nosferato Spring Mushroom
    aa

    Nosferato
    Mensagens:
    9.800
    NN ID:
    Nosferato
    Switch FC:
    5746-6701-2799
    Acabei agora mesmo o Sonic Mania e a minha opinião não mudou desde a última vez que expôs a minha opinião sobre o título. Jogo muito divertido com muita nostalgia e com excelentes adições. Os níveis estão de facto bem mais longos (notando-se principalmente nos últimos), a banda sonora está excelente, os gráficos estão no ponto e a jogabilidade fiel aos originais.

    Boa longevidade e construção de cenários. Alguns níveis engraçados e alguns muito criativos, com algumas surpresas pelo meio.Contudo a última batalha não me deu aquele sentimento de o fim estar próximo. Foi meio estranho. O próprio nível também não ofereceu aquela sensação de estar entre a vida e a morte, e de o final de toda a jornada estar à vista. Ainda assim, muito bem conseguido estruturalmente.

    Agora só espero que a Sega tire daqui qualquer coisa. Os fãs gostaram (as vendas falam por si), e já deu para ver há muito tempo que Sonic em 2D ainda tem espaço nesta indústria, desde que seja feito com carinho e sem esquecer os clássicos.

    No fim, tenho de reconhecer que o trabalho que fizeram merece os 20 euros.
     
  2. Rony G Golden Mushroom
    aa

    Rony G
    Mensagens:
    24.128
    Switch FC:
    8447-5049-1309
    Também acabei agora o jogo, lol e confirmo... Quando matei o boss final pensei "a primeira forma já está, deixa lá ver o que é que vem aí agora..." E depois vejo o final e fiquei "wait, what?"

    De resto adorei.
     
  3. Shiny Redactor
    aa

    Shiny
    Mensagens:
    1.127
    NN ID:
    OPAHgaming
    Switch FC:
    2511-1795-1323
    Ontem acabei o jogo (vi os três endings e tudo, só não joguei só com o Tails), e meu deus que o jogo superou as minhas expectativas! É simplesmente uma obra excelente, de fãs acérrimos que entendem esta série melhor que os próprios que trabalham agora na SEGA.

    A história do Christian é mesmo inspiradora. Este jogo consegue ultrapassar aquela barreira que tanto odeio (jogo de "nostalgia pandering") ao trazer de volta alguns níveis antigos e mudá-los subtilmente para que se sintam novos, e ao criar umas quantas zonas novas que estão simplesmente fantásticas!

    Quanto ao Drop Dash, é mais ou menos como esperava. Ainda o usei umas quantas vezes só mesmo para ver como era, e até foi útil em certas ocasiões, mas teve pouco impacto na jogabilidade. Passei 97% do jogo sem o usar na boa, nem senti falta dele. Mas o jogo compensa com certos gimmicks adicionados aos níveis que envolvem os elemental shields, que foram mesmo brutais e desencadearam potencial de um elemento de jogo que nem sabia que existia :O

    Que jogo de qualidade! As minhas únicas queixas são alguns bugs raros, alguns problemas de deteção de colisão e o facto que só tem quatro zonas novas - acredito que o jogo seria muito melhor se fosse tudo níveis originais.
    Eu vou fazer video análise disto, não planeava mas depois de o completar não tenho escolha. Já tenho gravações e tudo :boss:
     
    Rony G, niko_pt and BraveBold like this.
  4. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.774
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Eu só sei que eles tinham tantos níveis excelentes para pegar (Ice Cap!) e tinham logo de ir buscar a Hidrocity...
     
    Rony G likes this.
  5. niko_pt Bee Mushroom
    aa

    niko_pt
    Mensagens:
    4.890
    NN ID:
    niko-pt-84
    Switch FC:
    0987-0146-8108
    Por acaso o que gostei menos até agora foi o oil ocean, custou-me a passar o 2º boss.

    Ainda não acabei, devo estar perto. Outra coisa que está um mimo é o som.
     
  6. Bacx Moderador Chefe
    aa

    Bacx
    Mensagens:
    6.580
    NN ID:
    Bacx9000
    Switch FC:
    8317-8866-9581
    O que se fala é que certos níveis eles preferem não pegar porque a música original tem imensos problemas de copyright.
     
  7. Shiny Redactor
    aa

    Shiny
    Mensagens:
    1.127
    NN ID:
    OPAHgaming
    Switch FC:
    2511-1795-1323
    Ganda Tiago :urra:

     
    niko_pt likes this.
  8. Adronat 1-Up Mushroom
    aa

    Adronat
    Mensagens:
    2.331
    A banda sonora do jogo é absurdamente boa, ainda bem que está a ter o reconhecimento que merece.

    O Tee Lopes deu uns facelifts nas faixas clássicas, modernizou aqui e ali mas sem perder de vista os seus traços característicos. E as novas não ficam nada atrás...numa nota pessoal, aquele combo de níveis seguidos Flying Battery/Press Garden/Stardust Speedway deixou-me de rastos. No Act 1 desta última zona então, tive de fazer uma pausa para me recompor:

    https://soundcloud.com/cream-this-rabbit/stardust-speedway-zone-act-1-sonic-mania-ost

    [​IMG]
    Back to the 90's

    Yep, infelizmente...
    [​IMG]
     
    niko_pt likes this.
  9. KnOxEr Normal Mushroom
    aa

    KnOxEr
    Mensagens:
    992
    NN ID:
    Kn0x3r
    Switch FC:
    3838-3055-9696
    Pelo menos Hidrocity tem musica bem boa!!! Oil ocean é que não se aproveita quase nada, os niveis sao chatos e a musica tambem :s
     
  10. Bacx Moderador Chefe
    aa

    Bacx
    Mensagens:
    6.580
    NN ID:
    Bacx9000
    Switch FC:
    8317-8866-9581
    Onde está o botão de dislike quando é preciso? Oil Ocean é das melhores zonas e músicas do Sonic 2. Assumindo que haveriam duas zonas por cada jogo antigo, Chemical Plant e Oil Ocean sempre foram as minhas escolhas.
     
  11. niko_pt Bee Mushroom
    aa

    niko_pt
    Mensagens:
    4.890
    NN ID:
    niko-pt-84
    Switch FC:
    0987-0146-8108
    A música do oil ocean é boa. Aliás o jogo todo tem sido um som de uma qualidade que eu não estava nada à espera.

    Nooil ocean,quanto a mim o primeiro boss é fraquinho, o segundo nem acredito que perdi tanta vez, ao fim e ao cabo também é simples.

    Não gostei da alavanca da 2a parte, além de ficar "nevoeiro" ainda retirava moedas
     
    Última edição: 2 de Setembro de 2017
  12. Shiny Redactor
    aa

    Shiny
    Mensagens:
    1.127
    NN ID:
    OPAHgaming
    Switch FC:
    2511-1795-1323
  13. lobito180 Normal Mushroom
    aa

    lobito180
    Mensagens:
    638
    Acabei ontem o jogo com o Sonic, isto é, sem o nível especial. As minhas habilidades de Sonic dificilmente me permitirão apanhar as Chaos Emeralds para jogar o último nível...

    Ainda estou a pensar se compro o DLC ou não...
     
  14. Kasuga Kyosuke Mini Mushroom
    aa

    Kasuga Kyosuke
    Mensagens:
    316
    Quando pela primeira vez ouvi falar no Sonic Mania pensei que ia ser apenas mais um típico Sonic moderno em 3D. Mas depois vi o trailer e o meu interesse em jogá-lo disparou por aí acima. Vi logo que iria ser um Sonic tradicional tipo os da Mega Drive. E depois descobri que era um jogo feito por dois fãs, Christian Whitehead e Tee Lopes que tinham depois feito uma parceria com a Sega para esta lançar o jogo.

    Sempre houve aquele "pézinho atrás" porque a Sega tem-nos habituado a desilusões relativamente ao nosso amigo ouriço. Mas perguntei a um par de pessoas que me disseram "O jogo é bom. Confia em mim!"

    Achei o preço bastante bom mesmo a full price. E com desconto no Steam ainda melhor. Por isso premi o gatilho sem pensar muito e fiz a compra. A sequência de abertura e o menu... Ok nada de especial. Começo um jogo com o Sonic e o Tails e penso "eh lá, Angel Island Zone a primeira zona?" Mas depois os robôs aparecem e mandam-me para a Green Hill Zone, e muito sinceramente, assim que comecei a ouvir a versão deste jogo da Green Hill enquanto corria pela zona com o Sonic e o Tails... eu fiquei muito emocionado. Foi como se tivesse voltado a ter 5-6 anos de idade. E sinceramente, ao ler comentários das pessoas online muitos deles dizem coisas como "chorei quando ouvi este versão da GHZ pela primeira vez". A GHZ já tinha um tema lendário, e acho que a versão do tee Lopes ultrapassa a original. Acho que quase tive uma epifania na GHZ deste jogo. Como se fosse uma pessoa velha e amargurada e deprimida com a vida e o Sonic Mania me tivesse devolvido o sorriso. Quantos jogos hoje em dia têm esse efeito numa pessoa adulta?!
    Adiante, gostei como misturou elementos dos 3 actos do Sonic 1 e ainda da Emerald Hill Zone do Sonic 2. E no segundo acto tinha alguns elementos da Palmtree Panic Zone do Sonic CD.

    Quando acabo a GHZ penso "aposto que agora vem a Chemicla Plant Zone"... e bingo! Outra zona clássica! E o boss ifnal do acto 2 baseado no Bena Machine/Puyo Puyo foi também uma surpresa agradável.

    Nivel 3 é um nível original do jogo. Studiopolis Zone. Era hora do Christian Whitehead provar o que realmente valai como programador... e cumpriu e bem! Zona muito divertida e com uma bela música original! E o boss do primeiro acto é também muito original e tem uma música bem engraçada.

    Nível 4 vem a Flying Battery Zone. Um clássico do Sonic & Knuckles. Não é a minha favorita do jogo mas é um boa zone mesmo assim e um bocadinho mais difícil que as 3 primeiras.

    Nível 5 temos outra zona original. Press Garden Zone. E das melhores zonas do jogo. Muito original. Basicamente estamos num jardim japonês que serve de redacção de imprensa. Isto no papel(no pun intended!) soa estranho, mas a zona é excelente, lindíssima e com uma bela música. E o "samurai" no final do segundo acto é um bocadinho frustrante por vezes mas nada demais.

    Nível 6 e entramos agora na melhor zona do jogo... o regresso da Stardust Speedway com os seus HUEHUES. A música do primeiro acto é alo indescritível. É como se entrasse num bar exótico com jazz de música de fundo. E nesta zona podemos correr bem rápido com o Sonic. E claro, o boss final é o Metal Sonic. Mas a batalha é BEM melhor do que no Sonic CD e ele aqui é bem difícil! E claro, a música do Metal Sonic é excelente. Para mim, a Stardust Speedway e a batalha com o Metal Sonic é o ponto alto do jogo. A partir daqui as minhas expectativas subiram ainda mais.

    E a seguir temos a Hydrocity Zone. Fixe. Desta vez meteram mais bolhas para o Sonic não morrer tantas vezes afogado. A Hydro City Zone é o único nível aquático de jeito na história dos jogos-de-video, imo.

    E agora estamos na Mirage Saloon Zone, outra zona original. O primeiro acto é basicamente A Sky High Zone ou lá como se chamava se jogarmos sem o Knuckles. Mas se jogarmos com ele temos um primeiro acto normal e bastante mais interessante. Dito isto, o acto 2 é bom o suficiente para ambos e gosto do tema faroeste da zona. Sempre é melhor do que trazer a Hill Top Zone de volta que não era nada de especial. E o boss final da zona com as suas ilusões... eu acho que já vi aquelas personagens em qualquer sítio mas não faço ideia aonde. Ou estarei doido?! Adiante, entramos dentro de um revólver e somos disparados para fora da zona e ao fundo vemos um... huh, pera aí...

    ...e é a Oil Ocean Zone. Assim que a vi fiquei tipo "a Oil Ocean Zone? ...porquê?" Isto para mim é uma escolha estranha do Whitehead e do Tee Lopes e da Sega. Não é que a OOZ do Sonic 2 seja uma zona má. É melhor que a Aquatic Ruin Zone, por exemplo, que para mim é a pior zona desse jogo... mas de TODAS as zonas emblemáticas dos Sonics clássicos e metem a Oil Ocean Zone neste jogo? Porque não a Casino Night Zone ou a Ice Cap Zone? Ou a Quartz Quadrant do Sonic CD? Adiante, das zonas antigas que foram buscar, todas são melhores neste jogo... excepto a Oil Ocean Zone. O primeiro acto ainda se safo mas o segundo?! Meu Deus, basicamente enfiaram a Sandpolis Zone dentro da Oil Ocean Zone. WTF?! E o boss final, o raio daquele polvo... UGH! Tantas vidas que perdi para ele. Sinceramente, até aqui eu considerava este jogo uma obra-prima. Um jogo 10/10, mas aqui perdeu uns 0.6 pontos e passou a ser um jogo 9.4/10.

    E a seguir vem a Lava Reef Zone. Uma zona que esperava AINDA MENOS ver neste jogo. Se bem que não é uma má zona, mas após o sofrimento do acto 2 da Oil Ocean Zone, eu estava mentalmente preparado para ir para a última zona do jogo. Dito isto, o segundo acto da Lava Reef Zone neste jogo é fixe.

    E agora sim, entramos na fase final do jogo. Metallic Madness Zone, hem? No Sonic CD esta zona era algo frustrante, mas neste jogo é mais suave e até temos o boss final do Sonic 1 como boss do primeiro acto. Boa homenagem!

    E agora o fim do jogo Titanic Monarch Zone. A sua música dá-nos a sensação que o mundo vai acabar. Esta zona tem o seu quê de frustração e o segundo acto é um labirinto autêntico. Tive que a jogar várias vezes para perceber para onde raio ir.

    O boss final ao início não é assim nada de especial... MAS o verdadeiro final do jogo com o Sonic em modo Super Sonic é sim um final digno.

    Já agora, os special stages em modo 3D tipo Sonic CD são OK, se bem que há 2 deles algo frustrantes e é preciso uma pessoa jogá-los várias vezes para lhes apanhar o jeito. Compreendo que as pessoas não gostem muito deles mas ei, fazem com que o jogo tenha um replay value maior. Se apanhasse as esmeraldas todas na primeira vez que joguei o jogo qual seria a piada?

    Já o blue sphere... nunca gostei desse special stages. Mete-me impressão aos olhos e quase que me dá uma coisinha má quando o globo começa a acelerar e só vejo bolas azuis e vermelhas. Mas eles querem causar epilepsia aos jogadores?! A sério, que o bluesphere vá para o inferno. Isso também tira uns pontinhos ao jogo. Ainda bem que não é nesses special stages que apanhamos as esmeraldas mas sim medalhas. Por isso só perde 0.2 pontos.

    Portanto, é um jogo 9.2/10. 92% seria a minha nota final para o jogo. Decididamente um grande jogo e o melhor Sonic de sempre, imo. Nunca na vida pensei jogar um Sonic melhor que o Sonic 2. Por isso, o Mania foi uma agradável surpresa. Tornou-se automaticamente num dos meus jogos favoritos de sempre. Top 10. O jogo tem um nível de dificuldade aceitável. Se uma pessoa ainda lhe está a apanhar o jeito ou fica demasiado tempo sem o jogar o jogo parece algo complicado. Demorei muito tempo para passar finalmente a Flying Battery Zone. Mas depois apanhei-lhe o jeito e conseguia passar a zona quase em piloto automático.

    A OST é excelente e acho que so remixes ultrapassaram os originais. Não sei se isto é uma opinião popular mas é o que eu penso.

    As zonas originais são todas boas. O Whitehead provou que sabe criar conteúdo original também, o que me faz pedir um Sonic Mania 2 com outras zonas clássicas melhoradas e mais zonas originais também. Não teria o mesmo impacto e seria um pouco inferior ao original mas mesmo assim seria bem jogável.

    Este jogo é como se fosse uma remake/reboot/jogo original num só. É preciso talento para conseguir combinar isto tudo e resultar daí um clássico. É um jogo retro mas que também parece moderno ao mesmo tempo. E neste jogo muita alma, personalidade e amor foram depositados também. Ó Sega: deixa o Christian Whitehead e o Tee Lopes fazerem mais Sonics. A sério. Obrigado Christian Whitehead e Tee Lopes por trazerem alguma dignidade de volta ao Sonic e fazerem uma pessoa lembrar o porquê do ouriço azul ter rivalizado com o Mario a certa altura da história dos jogos-de-vídeo.

    Este jogo é uma jóia para quem cresceu com os Sonics da Mega Drive. E até o recomendei a duas pessoas que mal jogam jogos hoje em dia mas que cresceram com a MD... e adoraram. Disserem que foi tal e qual uma viagem no tempo de volta a praí 1992-1995

    Já passaram dois anos e já meti quase 100 horas neste jogo, por isso acho que já passou tempo suficiente para eu avaliar o jogo de forma mais racional e ainda o adoro.
     
    Adronat, jabun and neveda like this.
  15. Adronat 1-Up Mushroom
    aa

    Adronat
    Mensagens:
    2.331
    @Kasuga Kyosuke grande análise!

    Só um reparo, Simon Thomley aka “Stealth" merece uma menção honrosa: ele foi o "pai" da cena modding do Sonic e um dos, senão o principal, responsáveis pelo refinamento do motor de jogo (Sonic 1, 2, Mania) permitindo replicar as físicas originais e capturar tão bem o feeling de controlar o ouriço e os comparsas.

    A César o que é de César!
     
  16. Kasuga Kyosuke Mini Mushroom
    aa

    Kasuga Kyosuke
    Mensagens:
    316
    Longe de mim querer tirar crédito a quem o merece, mas eu nem sabia quem ele era até o mencionares, por isso não dei a César o que é de César.
     
    Adronat likes this.
  17. Adronat 1-Up Mushroom
    aa

    Adronat
    Mensagens:
    2.331
    No problemo. É o fundador da Headcannon Games, developers do Sonic Mania. Look it up!
     
  18. Kasuga Kyosuke Mini Mushroom
    aa

    Kasuga Kyosuke
    Mensagens:
    316
    Pois, faz sentido. É que os nomes Christian Whitehead e Tee Lopes são os mais falados quando se fala no Sonic Mania, mas claro que não iria ser só duas pessoas a fazer um jogo destes. Seria impossível hehe
     

Partilhar esta Página

  1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies.
    Remover anúncio