1. Juntem-se ao servidor de Discord do FNintendo. Juntem-se aqui.

Super FNintendo Podcast - Mario Kart Battlegrounds

Discussão em 'Artigos' iniciada por FNintendo, 12 de Março de 2019.

  1. FNintendo Administrador
    aa

    Mensagens:
    7.903
  2. BraveBold Spring Mushroom
    aa

    BraveBold
    Mensagens:
    8.712
    NN ID:
    XenoManso
    Switch FC:
    0916-2960-3113
    #foreverNOsferato

    Não sei ao certo o primeiro Mario que joguei
    A primeira consola Nintendo que toquei foi a Nes e lembro-me que o meu amigo tinha o Double Dragon, Excitebike e acho que o Skate or Die. Não me lembro de ele ter um Mario. Seja como for, o rei e senhor la em casa dele era o Double Dragon

    Posso estar errado mas creio que havia certas mudanças nos jogos clone. Algumas cores e outras coisas

    Top 3 Mario
    1º Super Mario 64
    2º Super Mario World
    3º New Super Mario Bros
    (so vi os primeiros 30m, deixo o resto para depois)
     
    Sérgio Mota and Nosferato like this.
  3. G.E.R.M.A.N. Mega Mushroom
    aa

    G.E.R.M.A.N.
    Mensagens:
    10.929
    Switch FC:
    3057-7639-9495
    Buenas tardes.

    Também acho que foi a primeira vez que vi lojas física em Portugal a dar este destaque ao dia do Mario. E tendo em conta que jogos da Nintendo raramente estão em promoção, uma pessoa tem de ir aproveitando estas alturas.

    Falando no Tetris 99, concordo com o Sérgio, foi um evento de louvar, ainda para mais num jogo grátis, o que tornou acessível o jogo a muita gente e tornou a coisa mais competitiva. Infelizmente tinha-me esquecido da Switch em casa dos meus pais, então só pude jogar Domingo ao final da tarde e o melhor que consegui foi um segundo lugar. Boa sorte para o sorteio aos que ficaram em primeiro. Por curiosidade, se eu ganhasse o prémio, era para ajudar na compra do Guacamelee! 2.

    O primeiro jogo de Mario que joguei foi o Super Mario Bros., versão Deluxe no Game Boy Colour em 1999. Foi amor à primeira vista e até hoje acho que é o exemplo perfeito de como é que um jogo deve ser feito, seja em termos de jogabilidade ou design. Sem ter de explicar nada, o jogo mostra-te como tens de jogar de forma brilhante. Tens logo no primeiro nível um Goomba a vir contra ti e quando morres percebes que tens de saltar, tens caixas com pontos de interrogação que te despertam a curiosidade de bater nelas e quando apanhas o cogumelo percebes que existem power-ups que te podem ajudar a progredires (*reparei depois que falam disto mais à frente no podcast*). Além disso, tem uma curva de dificuldade perfeita, que incentiva a chegar cada vez mais longe, sem nunca ser frustrante. Esta versão Deluxe ainda tinha uns bónus engraçados, como o Super Mario Bros. 2, versão japonesa, difícil como o raio, e um modo speedrun, de corridas contra o Boo, que tantas horas me fez perder, adorava aquilo. Se não me engano o Mario saiu por volta do Verão e perto do Natal sai o Pokémon Red/Blue, pelo que o ano de 1999 foi marcante para mim, joguei dois jogos que ainda hoje fazem parte do meu lote de favoritos. Na altura, o único contacto que tinha tido com jogos era em PC's IBM dos anos 80/inícios 90 e consolas Sega e posso dizer que a Nintendo conseguiu superar tudo o que tinha jogado/visto até então.

    Lembro-me de um par de anúncios Nintendo, especialmente Game Boy, Pokémon e do cabo de ligação. Mas lembro-me mais de anúncios da Sega, sem dúvida, principalmente da Saturn.

    Em relação ao top 3 do Mario, ponho talvez assim neste momento (nunca joguei o World e o Galaxy 2):
    1º - Super Mario Bros.
    2º - Super Mario Galaxy
    3º - Super Mario Bros. 3

    Respondendo ao que o Sérgio perguntou relativamente ao primeiro que acabamos ser muitas vezes o preferido, sim, isso é verdade devido ao efeito nostálgico e lembranças que temos da altura em que o jogámos. Ainda assim, no que toca a Super Mario, eu jogo o primeiro várias vezes (ainda o ano passado o terminei um par de vezes) e acho-o sempre brilhante, portanto neste caso não acho que seja só nostalgia, acho que isso é mesmo uma demonstração da excelência do jogo.

    Eu acho que o NSMB Wii ainda acrescentou muito ao da DS, Zeldrak , é uma experiência completamente diferente jogar sozinho ou acompanhado, se forem 4 então, torna-se até mais um jogo party do que plataformas, eu acho que nesse aspecto foi um refresco para a série, agora a partir daí é que parece que estabilizaram. Quanto ao Mario Maker, não joguei o primeiro, mas aguardo com grandes expectativas o lançamento do segundo para a Switch, o conceito atrai-me muito, como já referi várias vezes neste Fórum.

    No que toca ao 2D vs 3D, existe uma questão que acho que não deve ser menosprezada. O catálogo de jogos de plataformas 2D no mercado moderno tem muito mais qualidade e é muito mais competitivo que o 3D devido à clara evolução das produção indie da última década, portanto um Mario 2D tem que fazer muito mais para se destacar do que um Mario 3D, não tirando mérito aos Mario 3D, que concordo, apresenta ideias muito mais originais do que os 2D actualmente, mas se calhar isso não seria tão evidente se existisse mais concorrência.

    Epá e estava tudo a dormir na parte Zelda, o Wind Fish é do Link's Awakening. E não acredito num Zelda novo para breve, aposto tal como referiram num Skyward Sword HD, aliás, acho que é quase certo que vai haver, a Switch é a plataforma perfeita para isso.

    Eu não desespero por um remake de Mario HD, mas talvez aquele mais gostaria de ver seria o Super Mario 64, para termos um remake que faz jus ao original e esquecermos a versão DS. É verdade que era bonito, mas o principal foco, a jogabilidade, ficou muito a perder devido à falta do analógico.

    Spin-off preferido de Mario é Mario Kart para mim, tal como o Nosferato e o Sérgio, e talvez Mario & Luigi também. E já que falam em modos carreira em jogos de corridas, adoro o do CTR, que é basicamente a versão PS do Diddy Kong Racing, também com um mundo aberto, o que eu adoro, dá mais charme ao jogo em vez de apenas escolher as corridas como no MK. Um Mario Strikers Switch seria de facto engraçado, só acho que não saíram mais porque futebol não é tão apreciado nos EUA e no Japão como é na Europa, o que limitaria talvez o potencial de vendas do jogo, mas eu adorava ver.

    Uff, muitos temas de Mario. Bom podcast pessoal, até para a semana :)
     
    Sérgio Mota, BraveBold and Nosferato like this.

Partilhar esta Página

  1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies.
    Remover anúncio