Snes Super Mario RPG: Legend of The Seven Stars

Discussão em 'Jogos' iniciada por jabun, 19 de Setembro de 2011.

  1. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.779
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    [​IMG]

    Hoje é um dia importante para a minha coleção. Após alguns anos de buscas pelo ebay pelo melhor preço, finalmente consegui comprar uma cópia original e completa NTSC de um dos melhores jogos da SNES e da sua geração. Um crime não ter saído na Europa, podendo os jogadores agradecer à Sony por ter assinado com a Squaresoft um contrato de exclusividade em 1996, que impossibilitou que o jogo, já traduzido, aterrasse em solo europeu.

    Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars é um RPG, desenvolvido pela Squaresoft juntamente com a Nintendo e lançado em 1996 no Japão e nos Estados Unidos para a Super Nintendo Entertainment System, sendo um dos clássicos icónicos da consola e da sua geração.

    [​IMG]
    [​IMG]

    O jogo é o primeiro RPG a ter como personagem principal a mascote da Nintendo, Mario, e durante 7 anos, o último jogo da Square numa consola da Nintendo (até Final Fantasy Crystal Chronicles, em 2003). Este título tem uma jogabilidade que combina elementos da série Final Fantasy com outros de Chrono Trigger, lançado no ano anterior. Super Mario RPG é, juntamente com Chrono Trigger e Final Fantasy VI (todos, curiosamente, da Square) o melhor RPG da consola, ajudando a 16 Bits da Nintendo a ganhar o titulo de rainha dos RPGs na época dourada dos videojogos.

    [​IMG]

    O jogo foi oficialmente anunciado na V-Jump de 1995 por Shigeru Miyamoto e o co-diretor Chihiro Fujioka. Miyamoto liderou a equipa da Nintendo e da Square que tomou conta do projeto, tendo sido dado um grande destaque ao grafismo do jogo (só esta componente esteve cerca de um ano a ser afinada), ficando a Square encarregue da introdução no jogo dos elementos RPGs, que a produtora japonesa tão bem conhece, havendo uma combinação harmoniosa e muito bem sucedida entre jogos Square como FFVI e Chrono Trigger com os jogos de plataformas da Nintendo.


    [​IMG]

    O mundo do jogo é muito variado, com diversas montanhas, rios e outros terrenos. Cada região possui características diferentes de acordo com seus habitantes: o Reino dos Cogumelos é habitado por Toads, Moleville por toupeiras, Monstro Town por monstros regenerados, Yoster Isle é onde Yoshi e os outros de sua espécie vivem, e Nibus Land é uma área habitada por pessoas feitas de nuvem. O castelo de Bowser é outro local importante no jogo, pois abriga o portal para o mundo do antagonista principal.

    [​IMG]
    [​IMG]

    O jogo destaca-se também pelo humor refinado, que passaria a ser imagem de marca dos seguintes RPGs de Mario e, essencialmente, pelo grafismo sumptuoso, que leva a SNES aos seus limites e que envergonha alguns jogos PlayStation ou Saturn. Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars é um dos três jogos SNES que utiliza o Nintendo SA-1 chip, que permite que o cartucho funcione a maior velocidade, o que se traduz num acesso muito mais rápido e eficaz à RAM da consola, permitindo, entre outras coisas, simular o melhor 3D que passeou por uma consola 16 Bits. Quando duas das maiores software houses da época se juntaram, só podia dar à luz um jogo revolucionário.


    [​IMG]

    O protagonista do jogo é (surpresa!) Mario, que busca salvar a Princesa Peach raptada pela enésima vez por Bowser. No início de sua jornada, a Smithy Gang ataca o Reino dos Cogumelos, desviando Mario do seu objetivo inicial. Enquanto tenta parar o grupo, o herói junta-se a Mallow, um menino feito de nuvens que pensa ser um girino, e Geno, um boneco possuído por um espírito celestial vindo de um local chamado Star Road. No entanto, ao contrário dos jogos anteriores da série Mario, em Super Mario RPG, Bowser não é o principal vilão, aliando-se a Mario, pois perdeu o seu exército devido às ações da Smithy Gang.


    [​IMG]

    O sucesso de Super Mario RPG originaria duas séries RPG distintas do canalizador, mas ambas de grande qualidade: Paper Mario e Mario & Luigi

    Super Mario RPG é um dos melhores jogos de sempre. A Nintendo não quis utilizar o seu carismático personagem num jogo qualquer e contratou para desenvolver apenas a maior produtora mundial de RPGs, a Squaresoft, e os resultados estão à vista, com o jogo a obter vendas fantásticas (foi o terceiro mais vendido no Japão em 1996) e a ser aclamado por jogadores e imprensa especializada. Quem gosta de RPGs não pode perder esta pérola. Imprescindível.

    Análise feita pelo Saikyou: http://fnintendo.net/forum/index.php?topic=2587.0

    [​IMG]
    [​IMG]
     
    Última edição pelo moderador: 24 de Fevereiro de 2015
  2. Ambrósio Mini Mushroom
    aa

    Ambrósio
    Mensagens:
    434
    É um jogo excelente, apesar de relativamente fácil.

    Recomendo a todos, principalmente a pessoas que não estejam habituadas a jogar RPGs. É um óptimo jogo de iniciação!
     
  3. Saikyou Mega Mushroom
    aa

    Saikyou
    Mensagens:
    14.272
    NN ID:
    Saikyou
    Visualmente muito apelativo, mesmo nos dias de hoje é bastante vistoso. Boa historia e com muito humor e boa jogabilidade. Vão descarregar o jogo na VC da Wii.
     
  4. woodstock Boo Mushroom
    aa

    woodstock
    Mensagens:
    6.106
    ---
     
    Última edição: 7 de Março de 2019
  5. Sergio Dias Golden Mushroom
    aa

    Sergio Dias
    Mensagens:
    20.591
    NN ID:
    SergioDias
    Sei que o jogo é muito bom, mas ainda não o joguei, só por preguiça -.-'
     
  6. Deus ex-Machina Mega Mushroom
    aa

    Deus ex-Machina
    Mensagens:
    12.742
    [quote author=Sérgio Dias link=topic=17864.msg593075#msg593075 date=1316543249]
    Sei que o jogo é muito bom, mas ainda não o joguei, só por preguiça -.-'
    [/quote]
    Somos dois..., lol.
    No entanto, já passei todos os Paper Marios e adorei.
     
  7. iKE Mega Mushroom
    aa

    iKE
    Mensagens:
    14.692
    Eu nem cheguei sequer a ter o Bowser ou a Peach na minha team. No máximo tive uma personagem muito fraca... acho que era mesmo aquela nuvem. E parei numa parte que envolvia um dinossauro sprinter (o gajo gostava mesmo de correr).

    Larguei o jogo demasiado cedo porque na altura também tinha comprado o Secret of Mana no VC. E achei-o mais interessante.
     
  8. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.779
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Secret of Mana é um jogão :yes:, mas no computo geral acho Super Mario RPG superior, volta a pegar no jogo e avança mais que vais ver que vale a pena!

    Deus, também já joguei todos os Papers e Mario & Luigi que sairam e o meu favorito é o jogo da SNES! Por isso deixa-te de preguiças XD
     
  9. iKE Mega Mushroom
    aa

    iKE
    Mensagens:
    14.692
    Vou voltar a ligar a Wii por causa de Xenoblade. Talvez volte a pegar neste jogo.

    Fiquei na parte onde a nuvem se junta ao Mario. Daí até ao fim é muito jogo? Tem muito grind ou grind nenhum?
     
  10. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.779
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Já o joguei há muitos anos, mas acho que ainda te falta bastante para terminar. Quanto ao grind, o jogo é relativamente fácil e penso que não tive de andar a grindar para avançar.

    O jogo vale mesmo pelo factor diversão e húmor
     
  11. marchao Bee Mushroom
    aa

    marchao
    Mensagens:
    4.073
    Aprende a passar pelo labirinto de Geno

    Geno (cujo nome verdadeiro é um impronunciável ??!?) é um guerreiro da Estrada Estelar e um dos mais incríveis parceiros que o Mario já teve na sua jornada. O problema é que, para tê-lo na tua equipa — tal como para progredir no jogo —, é necessário passar pelo labirinto da floresta. Embora tenha sido fácil para alguns, muitos jogadores acabaram trancados nesta parte, morrendo nas batalhas contra as abelhas Buzzer, as lagartas Wiggler, os gorilas Guerilla e demais criaturas silvestres.

    Forest Maze é um labirinto de árvores e passagens subterrâneas que está a ser dominado por Bowyer, um dos tenentes do chefe Smithy. Os mapas a seguir foram tirados do site VGMaps. É uma festa de passagens secretas e escolhas múltiplas que exige sorte ou conhecimento prévio adquirido noutro lugar.

    [​IMG]

    O labirinto começa na imagem acima, a partir do "START". Segue até ao cano — digo, até a árvore indicada pela letra "A".

    [​IMG]

    Depois cairás na segunda área, rumo à próxima mola.

    [​IMG]

    Aqui as coisas começam a complicar. Entrarás no labirinto das árvores, que te dá sete opções de caminhos diferentes — embora, contando os que irão dar ao mesmo lugar, há apenas quatro lugares diferentes para os quais tu podes ir. Queres conhecê-los? Segue as letras e presta atenção:

    [​IMG]

    As árvores indicadas por "C" na imagem anterior a esta levar-te-ão para a área mostrada logo acima. Muito cuidado com as Amanitas e Buzzers!

    [​IMG]

    A única árvore indicada pela letra "D" levar-te-á para uma área similar à anterior, mas com a adição de um baú escondido no cenário, que te dará uma flor.

    [​IMG]

    A área indicada por "E" é a opção perfeita se tu preferes evitar batalhas (o que não é lá muito recomendado). Atenta para mais um baú secreto.

    [​IMG]

    Por fim, o último cano da série, indicado por "F", colocará Mario de encontro com uma Wiggler e um baú invisível contendo nada mais, nada menos que a Kerokero Cola — um dos itens mais raros do jogo!

    Todas as árvores irão dar a áreas diferentes, mas sempre retornarão ao mesmo lugar:

    [​IMG]

    Segue para a passagem à frente, que foi recentemente aberta, e entre na árvore indicada pela letra "G".

    [​IMG]

    Já estás perto do fim! Segue em direcção ao ponto "H".

    [​IMG]

    Um Save Point, finalmente! E, entramos no labirinto!

    [​IMG]

    As direcções do labirinto são as seguintes (toma nota!): esquerda, esquerda, frente e direita. Em Rose Town, na verdade, há um cidadão que te explica essas direções. No canto da cidade, há alguém sobre o qual tu deverás saltar, entrar na casa e apertar o botão "!". Fazendo isso, o rapaz te contará sobre as direcções que se deve tomar no labirinto: esquerda, esquerda, frente e direita. Seguindo essas espertas direcções, tu vais encontrar uma área secreta que encherá os teus bolsos com itens preciosos, conforme screenshot abaixo:

    [​IMG]

    Já podes considerar devidamente preparado para arrancar os 720 pontos do Bowyer e fazê-lo engolir todas aquelas flechas! E, é claro, dar as boas-vindas ao sensacional Geno, que promete arrasar os oponentes com rajadas cósmicas.

    Fonte adaptada
     
    Última edição pelo moderador: 11 de Janeiro de 2015
  12. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.779
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Penso que teve qualquer coisa a haver com o facto de a Square se ter mudado para a Sony, impedindo o jogo de sair na Europa. Mas penso que o Yggdrasil te pode elucidar melhor neste aspecto :hmm:
     
  13. iKE Mega Mushroom
    aa

    iKE
    Mensagens:
    14.692
    Jabun, desculpa-me, eu não consigo gostar deste jogo. Tentei mesmo, até venci o dinossauro ladrão.

    Eu não gosto de Mario com batalhas por turnos e maus controlos.
     
  14. manelis Webadmin
    aa

    manelis
    Mensagens:
    5.885
    NN ID:
    manelis
    Switch FC:
    2994-2768-8768
    Eu não consigo gostar pelos gráficos. Estas tentativas de 3D que haviam nesta altura para mim são asquerosas. Tivessem-no feito em 2D.
     
  15. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.779
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Eu recomecei ontem o jogo (agora na minha SNES :yes:), para o poder avaliar sem os nostalgic googles.

    Sem dúvida que a jogabilidade, em 2011, está ultrapassada, sendo perfeitamente normal que quem pegue nele hoje pela primeira vez não lhe ache muita piada (principalmente se jogou algum RPG de Mario recente), mas a verdade é que estive 3 horas agarrado ao jogo.

    manelis compreendo perfeitamente o que dizes dos gráficos. Hoje se calhar preferia ver um Super Mario RPG com um grafismo 2D, estilo FFVI, mas a verdade é que na altura o grafismo do jogo era revolucionário, tendo a própria Nintendo investido num chip proprio para o jogo. Eu, mesmo hoje, acho o grafismo agradável, mas eu também sou aquele gajo que acha que o grafismo rectangular do FFVII é muito charmoso XD
     
  16. manelis Webadmin
    aa

    manelis
    Mensagens:
    5.885
    NN ID:
    manelis
    Switch FC:
    2994-2768-8768
    O Final Fantasy 7 é completamente diferente. Os poligonos são feios sim, mas o backgrounds são bastante trabalhados, alias, em rpgs de playstation 1 prefiro de longe os que têm os fundos feitos à mão (o Final Fantasy IX então...) do que os que são 100% 3D tipo Breath of Fre ou Xenogears, que são muito mais feios.
     
  17. woodstock Boo Mushroom
    aa

    woodstock
    Mensagens:
    6.106
    ---
     
    Última edição: 7 de Março de 2019
  18. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.779
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Já o terminei há uns dias e mantenho o que disse: é um grande jogo. Se o compararmos aos Papers ou Mario & Luig mais recentes é normal que achemos este inferior, mas não nos podemos esquecer que o jogo é de 1996 e, a meu ver, ainda hojé é extremamente divertido e jogável, misturando muito bem o RPG com as plataformas
     
  19. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.779
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413

    Review
     
    Última edição: 23 de Janeiro de 2015
  20. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.779
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Análise RetroGames Brasil nº3, 2012

    [​IMG]

    [​IMG]
     
    Última edição pelo moderador: 11 de Janeiro de 2015

Partilhar esta Página

  1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies.
    Remover anúncio