Wii Super Paper Mario

Discussão em 'Jogos' iniciada por fabiio_alves, 15 de Agosto de 2009.

  1. fabiio_alves Mini Mushroom
    aa

    fabiio_alves
    Mensagens:
    418
    [​IMG]

    Plataforma: Nintendo Wii
    Lançamento: 14 de Setembro de 2007
    Editora: Nintendo
    Produtora: Intelligent Systems
    Género: Plataformas / RPG
    Jogadores: 1

    Foi a Intelligent Systems que, em 2001, trouxe para a Nintendo 64 o primeiro jogo da série, Paper Mario. O estúdio conseguiu, de uma forma completamente genial, juntar no mesmo vídeo-jogo, plataformas e elementos RPG, dois géneros que, à partida, eram completamente diferentes e incompatíveis, pois naquela época os jogos Role-Playing Game utilizavam, maioritariamente, o sistema de combate por turnos e isso poderia afectar, de alguma forma, a acção em tempo real das plataformas. Em 2004, o mesmo estúdio traz para a GameCube o sucessor do primeiro jogo da série, Paper Mario: The Thousand Year Door. Apesar de este ainda manter o sistema de combate por turnos, a Intelligent Systems conseguiu dinamizar a acção e ainda acrescentar mais elementos RPG ao jogo.

    Durante a E3 de 2006, no dia 11 de Maio, o jogo Super Paper Mario foi apresentado ao público geral como sendo a sequela directo do anterior, e que sairia para a Nintendo GameCube. Mas, tal como aconteceu com o jogo The Legend of Zelda: Twilight Princess, Super Paper Mario passou a ser desenvolvido para a Nintendo Wii, utilizando as capacidades únicas do Wiimote.
    [​IMG]

    Para surpresa de todos, a Princesa Peach é (outra vez) raptada! A novidade é que Bowser não teve nenhuma culpa, mas sim o misterioso Conde Bleck. O seu grande objectivo é destruir todos os mundos e, para isso, tem na sua posse o Prognóstico Negro, um livro que prevê o que irá acontecer no futuro, até ao fim de tudo. Para concretizar o seu maléfico objectivo, irá precisar do Coração do Caos, que é suficientemente poderoso para terminar com qualquer obstáculo. Para formar este objecto poderosíssimo será preciso fazer com que Bowser e Peach se casem, curiosamente.
    À primeira, Peach (já usando o vestido de noiva) diz que não aceita, mas Nastasia, a fiel assistente de Bleck, utiliza os seus poderes para hipnotizar a princesa do Reino Cogumelo. Luigi ainda tenta salvar a princesa, mas é impedido e já era tarde demais, pois Peach já tinha dito “Sim, eu aceito”. Assim nasce o Coração do Caos, criando uma porta para outra dimensão, fazendo com que a princesa, Bowser, os seus lacaios e até Luigi sejam sugados por ele.

    Mario, ao receber a notícia de que a Princesa Peach tinha sido raptada, através do relato de um Toad, não fica nada surpreendido. De facto, não tem nenhuma vontade de ir salvar a princesa, mas é o seu dever! Para isso, foi imediatamente ao castelo de Bowser, confiante de que era o vilão que tinha sequestrado a princesa. Quando lá chega, não vê absolutamente ninguém. Ficou confuso, mas imediatamente Mario encontra uma fada, chamada Tippi, que lhe diz para ele a seguir até uma cidade que se encontra entre as dimensões (o mundo normal e o mundo aberto pelo portal criado pelo Coração do Caos), a cidade Flipside. É aí que contam à nossa personagem principal que ele é o Herói da Luz, um corajoso aventureiro que tem como missão salvar os mundos da destruição total. Para isso terá de encontrar oito corações que o ajudarão a parar o plano maléfico do Conde Bleck.

    Mario possui a espantosa habilidade de trocar de dimensões, alternando entre 2D e 3D (pressionando apenas no botão A). Esta técnica vai ser muito importante para a resolução de puzzles, revelando portas que não poderiam ser visualizadas em 2D ou inimigos escondidos. Tudo isto numa nova perspectiva e, quando mudamos de dimensões, nunca sabemos o que vamos encontrar escondido...

    Ao longo da aventura, Mario irá encontrar os seus companheiros que outrora tinham desaparecido. Estes irão ser muito importantes para avançar na aventura, pois cada um tem habilidades únicas que Mario não possui.
    Peach, por exemplo, pode flutuar pelos céus com o seu pára-sol ou proteger-se com o mesmo, Bowser consegue incinerar os inimigos com a sua feroz cuspidela de fogo e Luigi consegue saltar mais alto que as outras personagens. Estas técnicas também são indispensáveis se quiserem completar o jogo, como irei falar mais à frente.
    [​IMG]

    Para nos guiármos durante a jornada dos nossos heróis vamos precisar da ajuda dos Pixls. Estes são fadas que, através das suas habilidades e poderes que possuem, podem-nos ajudar a prosseguir a nossa campanha e a alcançar lugares que anteriormente poderiam estar bloqueados. A fada que encontramos ao início, Tippi, também é um Pixl. O seu poder é encontrar objectos escondidos e dar-nos explicações e dicas acerca de pessoas, inimigos e objectos, bastando apenas apontar o Wiimote para lugar/pessoa/objecto que quisermos examinar. Mas existem muitas mais fadas para serem encontradas nos mais variados locais e com as mais diversas técnicas. Por exemplo, existe um Pixl que pode fazer explodir (quase) qualquer objecto, ou outro que consegue arremessar inimigos e objectos, ou ainda outro que consegue martelar cavilhas e inimigos.

    Flipside é a cidade onde temos acesso a todos os níveis (sendo depois possível revisitar cada um deles para tentar completar o jogo a 100%), mas para além disso, existe um pouco de tudo. Temos vários elevadores que nos levam para todo o lado, lojas onde podemos comprar e vender items, estalagens onde podemos dormir para recuperar a nossa vida (HP), videntes que nos dizem onde ir e como lá chegar, restaurantes onde o chefe cria pratos deliciosos com os objectos que obtemos durante a nossa aventura e até nos deixa trocar por outros items, tabernas onde podemos ouvir os mais variados rumores e até um loja de arcada onde podemos jogar vários mini-jogos (alguns até nos conseguem entreter).

    Ao contrario dos últimos dois jogos da saga, Super Paper Mario abandonou por completo o sistema de combate por turnos, sendo substituído pelas plataformas a que Mario já nos habituou. Tão simples como saltar em cima de um cogumelo para acabar com ele. A Intelligent Systems conseguiu ter esta ideia inteligente e fazer com que a experiência de jogo fosse mais frenética e aliciante (dependendo dos gostos, obviamente). Quem jogou os Super Mario Bros. ou o recente New Super Mario Bros. irá, certamente, desfrutar deste jogo.
    [​IMG]

    Mas o elementos RPGs não ficaram de lado, muito pelo contrário, eles são uma das mais importantes componentes da jogabilidade do jogo. Existem pontos de vida (HP) e poder de ataque, que serão aumentados sempre que alcançamos um nível superior de experiência. Estes níveis vão aumentando à medida que vamos derrotando inimigos. Mas não é tudo!
    Ainda existem vários items que nos poderão reabastecer a vida ou aumentar (temporariamente) o poder do nosso ataque. Para alem disto ainda existem doenças de estado, como por exemplo, o “veneno” (que nos causa dano temporariamente), o “anti-salto” (não conseguimos saltar alto) ou ainda o “sem-capacidades” (não podemos usar quaisquer técnicas especiais das personagens). Para nos livrarmos destas doenças teremos de usar items ou agitar o comando Wii, dependendo da situação.

    Também temos acesso a items quando quebramos um bloco. Podem de lá sair moedas, cogumelos (que nos aumentam a vida), flores que nos diminuem/aumentam a velocidade ou ainda uma Mega Estrela, que nos transforma numa versão pixelizada e enorme da personagem que estamos a controlar. Como se isto não bastasse, ainda temos muitas portas para encontrar, blocos para destruir ou arcas para abrir.

    Como qualquer RPG, existem vários diálogos para ler. Mas neste jogo não existem vários, nem muitos, existem demasiados! Não vos quero assustar nem nada do género, mas, por vezes, queremos tanto avançar na historia que os vários diálogos ao fim de um capítulo acabado poderão nos irritar porque o que nós queremos é jogar. A equipa, no entanto, empenhou-se em produzir uma boa história e temos que lhes dar valor por isso, pois afinal, a história é sempre um incentivo a voltarmos/continuarmos a jogar.
    Para além disso, a equipa que traduziu o jogo para a língua inglesa fez, e muito bem, foi dar um toque informal e com elementos de "cultura pop" aos comentários. São muito divertidos de ler e, as várias animações que os acompanham, ajudam, fazendo que não seja um inferno os ler. Excelente parte técnica nesta área.

    O jogo torna-se muito gratificante pois é muito divertido. As expressões faciais das personagens, o design do jogo, os efeitos sonoros, as acções de várias personagens/inimigos e até a forma como os derrotamos, é simplesmente divertido! Mario adormecer ao meio de uma conversa ou irmos a um concurso para descobrir qual é a personagem verdadeira e qual a sua imitação são algumas das situações que nos vamos deparar e que nos vão por um sorriso na cara.
    [​IMG]

    A implementação dos controlos também foi muito bem sucedida. São simples, práticos e eficientes e só precisamos do Wiimote para jogar Super Paper Mario.
    A componente gráfica do jogo é excelente, enquanto estamos em 2D, mas se trocarmos de dimensões para 3D, notamos que este é apenas mediocremente bom devido à pobreza das texturas, não aproveitando o potencial da consola. A câmara do jogo, enquanto estamos na terceira dimensão, por vezes não é a mais adequada e pode-nos dificultar um pouco. Poderia ser melhorada. Voltando aos gráficos, o design dos níveis e dos cenários foram bem trabalhados. E tanto podemos estar num deserto, como debaixo de água, numa floresta, numa mansão, ou ainda até no espaço. Os gráficos são o mais coloridos possíveis, como a Nintendo sabe fazer.

    Quanto à parte sonora, as músicas de fundo cumprem bem o seu propósito e nem sequer nos irritam, nem ficam na nossa cabeça. Mas, o grande destaque vai mesmo para os excelentes efeitos sonoros que inferem mais profundidade às personagens e mais variedade sonoro ao ambiente.
    Um dos melhores trunfos deste jogo é, sem dúvida, a longevidade. São precisas cerca de 20 horas para acabar a história principal e ainda temos cartões informativos sobre os nossos inimigos para encontrar (e acreditem, não é lá muito fácil) que nos dão dicas acerca dos mesmos e podem aumentar o nosso poder de ataque para o dobro cada vez que lutamos com eles (pois, como já temos informações sobre eles, é mais fácil derrota-los).
    Para alem disto temos os Recipes, onde podemos ver todas as nossas receitas que fizemos (e para as fazer, precisamos que items específicos) que nos podem ajudar durante a nossa aventura. Mas, se quisermos levar a longevidade ao extremo temos um misterioso vendedor de mapas que, ao comprarmos um, é nos apresentado um lugar familiar e aí encontra-se um tesouro escondido. Para o descobrirmos teremos de decorrer à ajuda das fadas Pixls. Ainda mais, para prolongar a duração do jogo podemos-nos aventurar num lugar onde existem 100 níveis para serem completados. Para o fazer, apenas temos de derrotar o inimigo que tem uma chave para a porta que dá acesso ao próximo nível. Parece fácil, mas sobreviver, encontrar a chave e ainda ter um tempo-limite dificultam a nossa vida.
    Conclusão:

    Um jogo tão diversificado em termos de jogabilidade, tão divertido de jogar e tão viciante que não irá parar à prateleira sem antes o completarmos. Os excelente gráficos 2D, os efeitos sonoros bastante adequados e uma "longa" longevidade são apenas extras.
    Super Paper Mario pode não ser um jogo com tanta fama como Super Mario Galaxy, mas, certamente, consegue competir com este último em termos de qualidade. Não ficarão desiludidos.
    [parsehtml]<div><object width="410" height="300"><param name="movie" value="http://www.dailymotion.com/swf/xaksn1" /><param name="allowFullScreen" value="true" /><param name="allowScriptAccess" value="always" /><embed src="http://www.dailymotion.com/swf/xaksn1" type="application/x-shockwave-flash" width="410" height="300" allowFullScreen="true" allowScriptAccess="always"></embed></object>[/parsehtml][​IMG]
     
    Última edição pelo moderador: 11 de Janeiro de 2015
  2. fabiio_alves Mini Mushroom
    aa

    fabiio_alves
    Mensagens:
    418
  3. AyaBuza Bee Mushroom
    aa

    AyaBuza
    Mensagens:
    3.506
    Switch FC:
    1711-9840-8126
    o problema e achar um jogo sem aquele bug, pelo menos diferencia-los !!
    a proposito to a escrever atravez da mjnha wii .., espectaculo, not really... eh eh !!
     
  4. fabiio_alves Mini Mushroom
    aa

    fabiio_alves
    Mensagens:
    418
    Aquele bug que faz o jogo "congelar"?
    A Nintendo Europe já fez uma declaração de que é possível evitar que o jogo "congele". Aqui (em português).

    Esse foi o único bug que ouvi falar. E o jogo nunca me deu nenhum problema. Excepto não saber o que fazer em certas partes, o que é normal :p.
     
  5. Rony G Golden Mushroom
    aa

    Rony G
    Mensagens:
    24.128
    Switch FC:
    8447-5049-1309
    Eu tenho a versão com bug... e nunca dei por ele... só soube depois de ter passado esa parte que ele lá estava... poios se jogares da forma lógica ele não te aparece! :fyi:
     
  6. Irus Mini Mushroom
    aa

    Irus
    Mensagens:
    199
    A nivel grafico esta bem conseguido.
    Mas em audio, é irreconhecivel quando comparado a outro jogo Mário. ( para pior )
    Concordo com a nota.
     
  7. PedroCeitil69 Golden Coin
    aa

    PedroCeitil69
    Mensagens:
    68
    Paper mario rocks :yes:
     
  8. marchao Bee Mushroom
    aa

    marchao
    Mensagens:
    4.073
    Imagens 3D

    [​IMG]

    [​IMG]
     
  9. PMniac 1-Up Mushroom
    aa

    PMniac
    Mensagens:
    1.737
    Estão a falar do bug dentro de uma mansão que tem duas saidas? 2-2 se não me engano ou 2-3.
    Que raiva, tive de ir ver ao Youtube como se passava esse nível, mas ainda vou passar o jogo de novo sem ir ver ao Youtube :D
     
  10. The Player N1 1-Up Mushroom
    aa

    The Player N1
    Mensagens:
    1.112
    Este jogo tem ligação com a DS? Vi numa casa uma DS, mas não consegui fazer nada!
     
  11. PMniac 1-Up Mushroom
    aa

    PMniac
    Mensagens:
    1.737
    Que eu saiba não xD
     
  12. Chain Life Mushroom
    aa

    Chain
    Mensagens:
    16.882
    Também não reparei em nenhuma conectividade com a DS, mas também me lembro de ver essa DS.
     
  13. RedNimik Life Mushroom
    aa

    RedNimik
    Mensagens:
    15.882
    Switch FC:
    3670-0574-6614
    Está lá por curiosidade, tal como as consolas no nosso quarto nos Pokémon. Não serve para nada.
     
  14. PMniac 1-Up Mushroom
    aa

    PMniac
    Mensagens:
    1.737
    Ainda tenho fé que venha a sair um jogo Pokémon para a Wii compatível com o Pokémon Black and White.
     
  15. PMniac 1-Up Mushroom
    aa

    PMniac
    Mensagens:
    1.737
    Já agora, onde está essa DS?
     
  16. The Player N1 1-Up Mushroom
    aa

    The Player N1
    Mensagens:
    1.112
    Na cozinha. Onde te dão as receitas!
     
  17. PMniac 1-Up Mushroom
    aa

    PMniac
    Mensagens:
    1.737
    Isso fica na cidade inicial certo? É que joguei muito pouco tempo este jogo e lembro-me muito pouco. O que eu mais gostei do que joguei foi aquilo dos 100 mazes. Eu quando descubri pela primeira vez não sabia o que era, então aventurei-me, e lixei-me xD Eu só estava ancioso que aquilo acaba-se, mas só acabou quando eu perdi =(
     
  18. The Player N1 1-Up Mushroom
    aa

    The Player N1
    Mensagens:
    1.112
    Certo. Isso dos mazes ainda não descobri o que é.
     
  19. PMniac 1-Up Mushroom
    aa

    PMniac
    Mensagens:
    1.737
    É uma espécie de survival mode com montes de enemigos, pareçe que não mas é lixado.
     
  20. PMniac 1-Up Mushroom
    aa

    PMniac
    Mensagens:
    1.737
    Na minha opinião este é dos melhores Paper Mario que joguei, estou a jogar a versão N64 para VC e não é tão bom como este, mas também ainda não joguei o TTYD para a GC.
    Este jogo é daqueles cheios de mistérios, e que eu gosto mesmo.
     

Partilhar esta Página

  1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies.
    Remover anúncio