1. Juntem-se ao servidor de Discord do FNintendo. Juntem-se aqui.

Playstation Tomb Raider (série)

Discussão em 'Outras plataformas' iniciada por David5988, 14 de Setembro de 2011.

?

Qual é o teu Tomb Raider preferido?

  1. Tomb Raider

    8 vote(s)
    30,8%
  2. Tomb Raider II: Dagger of Xian

    4 vote(s)
    15,4%
  3. Tomb Raider III: Adventures of Lara Croft

    4 vote(s)
    15,4%
  4. Tomb Raider: The Last Revelation

    1 vote(s)
    3,8%
  5. Tomb Raider Chronicles

    0 vote(s)
    0,0%
  6. Tomb Raider: The Angel of Darkness

    2 vote(s)
    7,7%
  7. Tomb Raider Legend

    1 vote(s)
    3,8%
  8. Tomb Raider Anniversary

    5 vote(s)
    19,2%
  9. Tomb Raider Underworld

    1 vote(s)
    3,8%
  1. David5988 Golden Coin
    aa

    David5988
    Mensagens:
    55
    [​IMG]

    Tomb Raider é um franchise composto por videojogos, banda desenhada, romances, parques temáticos e filmes, centrado em torno das aventuras da arqueóloga inglesa Lara Croft. Desde o lançamento do Tomb Raider, em 1996, a série cresceu num franchise muito lucrativo , e Lara Croft tornou-se um ícone importante na indústria dos videojogos.

    A pré-produção de Tomb Raider começou em 1993, mas só em Novembro de 1996, que o jogo realmente viu a luz do dia. O jogo foi criado pela Core Design em Derby, na Inglaterra, e levou 18 meses para ser produzido. A equipa era composta por seis pessoas, entre elas Toby Gard, que é creditado pela criação de Lara Croft.

    Foi relatado que a Core Design estava a esforçar-se muito por causa da tecnologia 32-bit e do 3D daquela época. Era poucos os jogos em 3D no mercado e a equipa queria que houvesse uma exploração absoluta dos cenários. As primeiras partes do jogo foram feitas com o Development Kit da Sega Saturn. No entanto, ironicamente, foi a versão PlayStation que viria a ser conhecido melhor, e as suas sequelas nunca foram desenvolvidas para a Sega Saturn - porque a Sony fez um contrato com a Core que diria que todos os jogos lançados até 2000 seriam exclusivos da Playstation.

    O jogo vendeu 7 milhões de cópias, e a editora Eidos Interactive ordenou à equipa para desenvolverem um jogo anualmente antes do Natal. No entanto, a pressão cresceu tanto que eles decidiram matar Lara Croft no final do quarto jogo. Ainda assim, um quinto jogo foi lançado, que consistia numa série de flashbacks durante o funeral de Lara Croft, que serve como enquadramento da história para os vários contos.

    O sexto jogo, Tomb Raider: The Angel of Darkness, era inicialmente para dar um ar fresco à série que já se encontrava desgastada. O jogo tinha um ambiente mais urbano baseado em stealth, incluiu elementos de RPG e também introduziu uma nova personagem jogável - Kurtis Trent.
    A Core Design tinha planeado o jogo com 4 cenários diferentes e era o inicio de uma trilogia. No entanto o videojogo já se encontrava em desenvolvimento há 3 anos (falhando o prazo de lançamento de Dezembro de 2002) e a editora forçou a empresa a lançar o jogo em Junho de 2003, resultando num jogo cheio de bugs e glitches. Conseguiu vender 2.5 milhões de unidades, e apesar de ter sido elogiada pela história e banda sonora, a sua jogabilidade era praticamente a mesma (mas com animações mais lentas) e teve uma má recepção entre a imprensa e os fãs.

    A Eidos Interactive, decepcionada com a descida de vendas que a série estava a ter, decidiu que a Core Design já não iria desenvolver mais jogos relacionados com Tomb Raider. A Eidos ofereceu os direitos de produção de Tomb Raider a outra produtora.

    Crystal Dynamics, conhecido pelo seu trabalho na série Legacy of Kain, relançou a série com Tomb Raider: Legend, que trouxe o personagem de volta às suas raízes. Foi a primeira vez que o criador da personagem voltou a trabalhar num jogo Tomb Raider.

    Após o sucesso de Legend, foi produzido um remake do original quase um ano depois, chamado Tomb Raider: Anniversary. O jogo expandiu o enredo do original, e adaptou os niveis com os movimentos e ferramentas que a personagem tinha adquirido durante a série. Um ano depois, foi lançado Tomb Raider: Underworld, que foi lançado no final de 2008. O Underworld foi a conclusão da trilogia que feita pela Crystal Dynamics.

    Unidades vendidas:
    Tomb Raider - 7 milhões
    Tomb Raider II - 8 milhões
    Tomb Raider III- 6 milhões
    Tomb Raider: The Last revelation - 4 milhões
    Tomb Raider: Chronicles - 1.5 milhões
    Tomb Raider: The Angel of Darkness - 2.5 milhões

    Tomb Raider Legend - 3 milhões
    Tomb Raider Anniversary - 1.2 milhões
    Tomb Raider Underworld - 3.08 milhões
     
  2. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.671
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    O primeiro Tomb Raider é, indiscutivelmente, dos titulos mais revolucionários da história dos videojogos. Lembro-me perfeitamente da loucura que foi quando o jogo foi lançado e do quão espantado fiquei quando o joguei pela primeira vez na Saturn de um amigo meu. Ainda hoje é um dos meus jogos favoritos de sempre. Aquela sensação de isolamento e de perigo constante é inimitavel e embora tenha encravado algumas vezes, foi sempre um prazer voltar ao excelente mundo do primeiro titulo da Lara Croft. No final dos anos 90 Lara Croft era das persoangens de videojogos mais amadas e populares em todo o mundo.

    Tomb Raider II foi uma excelente sequela, e lembro-me muito bem do rage que os detentores de uma Saturn tiveram ao saber que o jogo era um exclusivo PSX. Tomb Raider III já não gostei muito, por achar mais do mesmo e ser demasiado confuso. Tomb Raider The Last Revelation joguei para DC e adorei, pois tinha um cheirinho ao titulo original que eu tanto gostei.

    A partir daqui deixei de ligar tanto à serie. O facto de sair um titulo todos os anos fez com que não houvesse tempo para a produtora inovar o suficiente e Tomb Raider começou a estagnar. O quinto capitulo foi, IMO, fraquinho e o Angel of Darkness ainda foi pior.

    Ultimamente a serie tem vindo a recuperar, e Legend e Underworld são jogos muito sólidos e divertidos, embora longe da excelência dos primeiros jogos na sua época. Um grande prazer foi revisitar o primeiro jogo no excelente remake Anniversary :yes:.

    Espero muito do proximo Tomb Raider, vamos lá ver se a nova Lara consegue por Tomb Raider no lugar onde merece: no topo :hero:
     
  3. mmp029 Mini Mushroom
    aa

    mmp029
    Mensagens:
    209
    Até parece que foi de proposito :lol:

    Ainda este fim de semana comprei o Tomb Raider II para a PSX!!!

    Já andava a pensar em adquiri esta serie, e como terminei o Tomb Raider para o GBC à pouco, com mais vontade fiquei!
    Tava indeciso entre o Chronicles e este, o que eu queria mesmo era o 1º, mas pronto.
    Ver se encontro entretanto o 1 :hmm:

    O primeiro Tomb Raider que joguei também foi na Saturn do meu irmão, que ainda tenho(mais ou menos), lembro-me bem que me assustar à brava com o jogo, ainda por cima jogava mais de noite no escuro, mais cagaço metia :bwaha:

    Mesmo assim já me assustei com este logo no inicio, fui experimentar o jogo e logo no inicio apareceu-me logo 1 tigre, não tava à espera :lol:

    Infelizmente nunca o cheguei a acabar, mas sem dúvida dos que me tirou mais tempo a par do BUG também na Saturn!

    Como nunca o tinha jogado na PSX, ainda não sei bem usar os botões -.-', mas ver se tenho um tempinho para dar no vicio XD
     
  4. woodstock Boo Mushroom
    aa

    woodstock
    Mensagens:
    6.104
    ---
     
    Última edição: 7 de Março de 2019
  5. David5988 Golden Coin
    aa

    David5988
    Mensagens:
    55
    Vou-te dar uma breve análise do que acho que todos os jogos.

    TR1 - Excelente. A nível de level design, bosses, tudo. No entanto como comecei com o 2, achei o 1 muito claustrofóbico e com os controlos "mais duros".

    TR2 - Melhorou todas as falhas do primeiro. Adorei, especialmente o boss final.

    TR3 - Amplificou os aspectos positivos do 2 (mais armas, veículos e níveis abertos), mas todos estes aspectos fizeram que o jogo se resumi-se a 3 palavras - Mais do mesmo. Não gostei do level design (são muito confusos).

    TR4 - Tomb Raider de volta às tumbas. Excelente jogabilidade e level design. Mas quando tas a meio do jogo já andas farto de uma coisa - areias. O jogo todo é no Egipto e para mim, Lara Croft tem que viajar pelo mundo.

    TR5 - Um jogo para tapar o buraco até que o Angel of Darkness saisse. Puro cashcow.

    TR: Angel of Darkness - Quando estou a jogar este jogo, apetece-me dar um murro num dos executivos da Eidos. Se a Core Design tivesse mais 6 meses para desenvolver este jogo, seria um dos melhores da série.

    TR: Legend - Excelente ponto de partida da Crystal Dynamics. Exelente jogabilidade e história. No entanto os níveis são curtos e fáceis.

    TR: Anniversary - Gostei muito deste jogo, pois mistura as mecânicas de jogo usadas em ambas as equipas de desenvolvimento.

    TR Underworld - Épico. Mas... level design deixa muito a desejar, retiraram aspectos positivos dos jogos anteriores. Adorei o argumento.


    Do novo Tomb Raider, estou a gostar do que vejo, mas acho que para mim a Lara Croft morreu com a Core.
     
  6. Rony G Golden Mushroom
    aa

    Rony G
    Mensagens:
    24.128
    Switch FC:
    8447-5049-1309
    Venho só corrigir que o Tomb Raider 2 não foi exclusivo PSX já que eu o tive para PC! :fyi:
     
  7. David5988 Golden Coin
    aa

    David5988
    Mensagens:
    55
    Nenhum Tomb Raider é exclusivo, já que todos têm uma versão para PC.
    Quando nos referimos a exclusivo, referimos no mercado das consolas.
     
  8. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.671
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Exacto, e nas consolas os Tomb Raiders II, III e Angel of Darkness são exclusivos das consolas Sony

    Quando era miúdo também me cheguei a assustar com o jogo XD, a banda sonora a o sentimento de isolamento contribuíam bastante para esse "desconforto" que sentíamos a explorar o jogo. Sabíamos que a qualquer altura poderia aparecer do nada um bicho qualquer. Dúvido que tenha sido o único a apanhar um cagaço com o T Rex!
     
  9. David5988 Golden Coin
    aa

    David5988
    Mensagens:
    55
    Apesar de o meu primeiro TR ter sido o 2, a primeira parte que me assustei foi o T-Rex na muralhas da china. Num buraco bué escuro, todo relaxado e aparece-me uma cabeça gigante!
    Meti na pausa e escondi-me detrás do sofá....
    :lol:
     
  10. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.671
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Joguei e terminei o TBII, emprestado por um amigo e adorei, mas até hoje não comprei um cópia do jogo só para mim -.-'. Tenho de tratar disso, pois é dos meus TR favoritos (melhor só o I e o IV :hmm:)
     
  11. David5988 Golden Coin
    aa

    David5988
    Mensagens:
    55
    Eu agora estou a fazer uma maratona de TR - a passar todos os jogos de seguida.
    Já passei o TR1, 2 e 3 e achei o TR3 altamente frustante... o level design é horrível !!! Muito confuso. Para comparar levei dias a passar uma porcaria de um nível (pra cá e para lá) enquanto que passei metade de Tomb Raider: The Last Revelation num dia....
     
  12. Chakal Normal Mushroom
    aa

    Chakal
    Mensagens:
    812
    Joguei e passei todos até ao chronicles. Á excepção do last revolution, em que bloqueei num nível no Egipto em que me aparece uma besta no meio do chão a cuspir fogo. Ainda hoje estou apara saber como se passa aquilo.

    O que mais gostei foi do 1 e do 3. Especialmente do 3 por ser bastante desafiante, ter uma longevidade perfeita, e uma grande liberdade de exploração. Podia estar horas a fio de volta do jogo que não casava. Pairava mistério a cada esquina. Além disso adorava trepar lá bem alto, para chegar às saídas!

    Dos últimos que saíram, apenas joguei e acabei o Anniversary para a wii. Foi um óptimo jogo, que me deu boas recordações :)
     
  13. David5988 Golden Coin
    aa

    David5988
    Mensagens:
    55
    O que vocês acharam do Tomb Raider Underworld? Porque acham que não vendeu tão bem como os anteriores?

    Eu joguei as versões PS3, PC e PS2.
     
  14. spiderganza Bee Mushroom
    aa

    spiderganza
    Mensagens:
    3.546
    Porque jogaste todas essas versões? Não vendeu bem porque a critica não ajudou em parte, as más notas levam alguns jogadores a afastar-se do jogo, ainda assim espero vir a jogar, pois é a continuação do Legend, e a história foi deveras interessante.

    Pesquisa no google, o last revolution foi o que mais gostei, mas não me lembro dessa parte que referiste, lembro de uma parte complicada que era subir uma pirâmide.
     
  15. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.671
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Também gostei bastante do Underworld. Estava longe de ser um clássico como outros jogos da serie, mas foi um jogo muito divertido e sólido. No entanto, é vísivel que a jogabilidade e as mecânicas do jogo já são algo datadas, de tal forma que o jogo nem sequer se destaca no catalogo da Xbox 360 ou da PS3.

    O spiderganza é mais um que sabe o que é bom: Last Revelation :hero:
     
  16. David5988 Golden Coin
    aa

    David5988
    Mensagens:
    55
    Primeiro joguei a versão PC porque na altura não tinha PS3. Meses depois o meu ex-padrasto adquiriu uma PS3 e foi o primeiro (e unico) jogo que comprei para a PS3. Um ano depois fiquei sem a PS3 (tenham atenção à palavra ex) e como a versão PS2 tava a 9€ decidi comprar porque fiquei curioso como ficou a versão 128 bits do jogo.

    Eu encontrei vários problemas com o Underworld, sem falar dos Bugs, por exemplo eles retiraram vários aspectos presentes em Legend e Anniversary, tais como os bosses.
     
  17. David5988 Golden Coin
    aa

    David5988
    Mensagens:
    55
    Vocês gostam mais dos jogos da Core Design ou da Crystal Dynamics ?
     
  18. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.671
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Core :bwaha: Os da Crystal não são maus, mas estão longe de ser memoráveis. Mas tenho muita esperança no novo reboot da serie :boss:
     
  19. Sergio Dias Golden Mushroom
    aa

    Sergio Dias
    Mensagens:
    20.591
    NN ID:
    SergioDias
    eu so joguei o primeiro, na versao pc. lembro.me de gostar muto do jogo, nao pelo factor susto, pk nunca me assustou, mas pela aventura que era, lembro.me de adorar precorrer os cenarios e ter a curiosidade de ver o que vinha aseguir :p

    tenho andado a procura do da wii, pois é o remake do unico que joguei, e gostava de reviver velhos tempos.
     
  20. stika 1-Up Mushroom
    aa

    stika
    Mensagens:
    1.485
    eu joguei os antigos, dos novos só joguei o Legend e este é também o unico que acabei

    sinceramente, não gostei muito do legend e gostei ainda menos das personagens (inclusivé a Lara)
     

Partilhar esta Página

  1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies.
    Remover anúncio