Sega Saturn Virtua Fighter 2

Discussão em 'Outras plataformas' iniciada por jabun, 21 de Março de 2012.

  1. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.772
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    [​IMG]
    [​IMG]

    Virtua Fighter 2 (VF2) é um jogo de luta lançado nas Arcades em 1994 e na Saturn em 1995, tendo sido desenvolvido pelo estúdio da SEGA, a AM2 dirigido por Yu Suzuki. Sendo a sequela do primeiro Virtua Fighter, que foi um dos primeiros jogos a apresentar poligonos (3D), tendo sido desenvolvido na mesma época que o jogo Virtua Racing, sendo que uma das maiores inovações do jogo era a possibilidade de mudar a visão da camera em tempo real, tecnologia inovadora na época, que foi pantenteada pela empresa AM2.

    [​IMG]
    [​IMG]

    Em 1996, uma versão mais "light" do jogo, Virtua Fighter Kids, chegou às arcades e à Saturn, chegando também nesse ano o port para a Mega Drive, tendo sido refeito como um beat em up 2D, porque o hardware, naturalmente, não conseguia lidar com os recursos visuais complexos da versão arcade


    [​IMG]
    A versão 16 Bits também explorava o máximo da consola

    As expectativas sobre Virtua Fighter 2 era, portanto, enormes, com os jogadores a esperarem que a Sega conseguisse fazer uma boa conversão da Arcade para a Sega Saturn. Nos anos 90, a conversão dos seus grandes jogos Arcade era, indubitavelmente um dos pontos fortes das consolas Sega, com a Saturn a receber boas conversões de alguns dos exitos das Arcades como Sega Rally, Daytona USA, House of The Dead e... Virtua Fighter 2, cuja conversão, para alegria dos detentores da 32 Bits da Sega foi alvo de extremo cuidado e profissionalismo dos rapazes da AM2, com a versão Saturn e dever muito pouco à original Arcade, apresentando uma qualidade assombrosa, espantando todos aqueles que, em 1995, tiveram a sorte de o experimentar.

    [​IMG]

    A jogabilidade era precisa e simples, havendo apenas três botões de acção no jogo: defesa (A), soco (B) e pontapé (C). Com combinações era possivel realizar movimentos especiais, no entanto estes eram golpes realístas, sem poderes sobre-humanos como os vistos noutros beat em ups, como Street Fighter II. Cada personagem possuía um estilo de arte marcial real e único, o que as distingue todas umas das outras e faz com que dominar cada personagem seja um desafio.

    [​IMG]

    VF2 ficou também conhecido pelos gráficos 3D sem paralelo na época, possibilitados pela placa de arcade Sega Model 2, com gráficos em alta-resolução a 60 fps por segundo, correndo na resolução máxima da consola, 704 x 420, sem qualquer tipo de slowdowns. Absolutamente impressionante. Ao contrário do que se esperava, estas características foram mantidas na conversão para Sega Saturn, apesar da consola não ser famosa pela capacidade gráfica em 3D, devido à dificuldade de programação. O jogo apresenta-nos então personagens incrivelmente detalhados para a época, sendo de mencionar os deliciosos backgrounds, com uma qualidade nunca antes vista.


    [​IMG]

    Em 1995, a AM2 conseguiu então demonstrar o poder gráfico da consola da Sega, deixando os seus possuidores a salivar por mais jogos com este detalhe gráfico. Infelizmente, até à sua morte, poucos são os titulos da bilbioteca da Saturn que se conseguem equiparar graficamente a VF2.

    Personagens:

    Akira Yuki
    Jacky Bryant
    Jeffry McWild
    Kage-Maru
    Lau Chan
    Pai Chan
    Sarah Bryant
    Wolf Hawkfield
    Dural
    Lion Rafale
    Shun Di

    Em termos comerciais o jogo foi um sucesso, conseguindo mesmo ser o jogo Saturn mais vendido, estimando-se que se tenham vendido cerca de 2 milhões de cópias em todo o mundo. No Japão hou ve mesmo uma autêntica febre VF2, com o jogo a transformar-se num dos preferidos dos nipónicos durantes largos anos.

    [​IMG]

    VF2 é um jogo, tal como tantos outros da Sega, à frente do seu tempo, ao apresentar uma jogabilidade que ainda hoje se mantém actual, personagens únicos e carismáticos e um grafismo que provou que a Saturn era capaz de competir com a PlayStation neste domínio, embora requere-se muito mais habilidade e atenção por parte dos produtores.

    [​IMG]
    Para muitos, o melhor comando de sempre para beat em ups

    O impacto que o jogo causou foi enorme, não apenas entre os jogadores, que rapidamente o colocaram como um dos melhores da sua geração, mas também pela sociedade em geral. A série VF foi reconhecida pelo Instituto Smithsoniano pelas suas contribuições no campo da arte e do entretenimento, e está em exposição permanente no National Museum of American History (Museu Nacional de História Americana) em Washington, DC.

    Virtua Fighter 2 é um jogo de culto, e por si só justifica o investimento numa Sega Saturn. Obrigado Yu Suzuki.

    [​IMG]
     
    Última edição: 27 de Fevereiro de 2015
  2. Valoo Bee Mushroom
    aa

    Valoo
    Mensagens:
    3.788
    joguei isto imenso quando ia a casa do meu tio que tinha só este jogo para a saturn. O velhote era o meu favorito xD
     
  3. stika 1-Up Mushroom
    aa

    stika
    Mensagens:
    1.485
    heh, tenho os quatro primeiros Virtua fighter... e estranhamente nunca fui assim grande fã da saga


    acho que é por eles serem baratos :lol:
     
  4. BRUNO1981 Golden Coin
    aa

    BRUNO1981
    Mensagens:
    95
    Até hoje,o mêu preferido continua a ser o primeiro para a Saturn.Ainda hoje jogo.É um grande jogo,ainda que a versão Saturn tem o problema da dança dos polígonos,que faz com que por vêzes,desaparecam lutadores inteiros XD
     
  5. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.772
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    O VF2 é superior ao original em tudo!

    Eu nem sou muito de beat em ups (excepto a série Super Smash que é um "party beat em up" XD e que adoro), havendo apenas 3 jogos que verdadeiramente me cativaram ao longo da vida: Street Fighter II, Soul Calibur II e Virtua Fighter 2. Mas se tivesse de eleger apenas um, escolhia o titulo da AM2 :yes:. Muitas horas agarrado a isto em casa de um amigo meu, em que fizemos muitos torneios e tiravamos à sorte para ver quem ficava com o Akira :lol:
     
  6. stika 1-Up Mushroom
    aa

    stika
    Mensagens:
    1.485
    acho que esse problema desaparece no virtua fighter remix, eu tenho o VF 1 e o Remix e acho que nunca os joguei mais do que 10 minutos XD
     
  7. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.772
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Análise Mega Score nº5, Fevereiro 1996

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]
     
    Última edição pelo moderador: 11 de Janeiro de 2015
  8. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.772
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Publicidade 1996

    [​IMG]
     
    Última edição pelo moderador: 11 de Janeiro de 2015
  9. kaishonachi 1-Up Mushroom
    aa

    kaishonachi
    Mensagens:
    1.682
    NN ID:
    Coloredbeard
    Switch FC:
    6142-3481-1054
    Eish, o velhinho Virtua Fighter 2! Ainda tenho aqui a minha cópia, com aqueles magníficos manuais a preto e branco tão típicos da Sega... O que na altura já era bem bom, que do que me lembro e sei a Nintendo/Concentra raramente fazia isso, ou então fazia a tradução numas folhas a4 um bocado ranhosas.

    Muitas horas passei a jogar isto, a solo e com amigos. Não é dos jogos dentro do género de que guardo melhor memória (sempre preferi os 2D em vez do 3D) , mas na altura era muito divertido e proporcionou muitas horas de diversão. E aqueles saltos das personagens era algo de magnífico! xD
     
  10. _voke_ Bee Mushroom
    aa

    _voke_
    Mensagens:
    3.608
    --
     
    Última edição: 1 de Abril de 2019
  11. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.772
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    A versão MD era excelente para a consola em questão! Tem do melhor grafismo que vi n máquina

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]

    Tenho a versão MD e Saturn e adoro ambas

    kaishonachi se preferes beat em ups em 2D aconselho-te vivamente a jogar VF2 na Mega Drive ;)
     
    Última edição pelo moderador: 11 de Janeiro de 2015
  12. kaishonachi 1-Up Mushroom
    aa

    kaishonachi
    Mensagens:
    1.682
    NN ID:
    Coloredbeard
    Switch FC:
    6142-3481-1054
    Por acaso tenho a versão Mega Drive no Sega Mega Drive Collection para a PS2 mas nem sei se o cheguei a experimentar :P
     
  13. Yggdrasil Redactor
    aa

    Yggdrasil
    Mensagens:
    3.505
    Nunca joguei a versão Mega Drive mas sempre ouvi dizer que é péssima, uma vez que não é, de maneira nenhuma, uma conversão à altura do original nem é um bom jogo de luta por si mesmo. Só me lembro de ver vídeos na altura e de ter pensado que, realmente, aquilo movia-se muito mal.
     
  14. iKE Mega Mushroom
    aa

    iKE
    Mensagens:
    14.692
    E é mau, em todos os aspectos. Para mim é como foi Tekken Advance para GBA. Eles tentaram recriar aquilo que fizeram nas máquinas mais capazes de gerar rotações e poligonos, mas ficamos com um jogo que não funciona como deveria.

    Este saiu no VC. A IGN deu-lhe um 3. Está ao nível de God Hand.

    --//--

    O mesmo não se aplica para o II da Saturn. Esse é brilhante e o rei da sua altura.
     
  15. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.772
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413
    Eu quando era miudo adorava o jogo. Admito que agora sejam os noltalgic googles a falar, mas sempre tive a versão MD em boa conta.

    Acho é que é injusto compara-lo à versão Saturn, pois esta foi considerada como revolucionária, partindo muito dessa "revolução" do motor 3D. Não sendo a Mega Drive capaz de produzir grafismo 3D com qualidade, o jogo é distinto do clássico Saturn, logo quem o jogou a pensar no jogo da 32 Bits é natural que tenha ficado muito desiludido
     
  16. kaishonachi 1-Up Mushroom
    aa

    kaishonachi
    Mensagens:
    1.682
    NN ID:
    Coloredbeard
    Switch FC:
    6142-3481-1054
    Por acaso só por curiosidade estive agora a experimentar a versão Mega Drive. A animação é um bocado horrível mas tirando isso nem pareceu muito mau e dentro do possível até está fiel à versão Saturn. Mas isto é opinião de quem o jogou durante uns 5 ou 10 minutos, vale o que vale :P

    E iKE, o God Hand está longe de ter merecido um 3.
     
  17. iKE Mega Mushroom
    aa

    iKE
    Mensagens:
    14.692
    Fail to detect sarcasm.

    Mas o VFII para a MD merece.
     
  18. kaishonachi 1-Up Mushroom
    aa

    kaishonachi
    Mensagens:
    1.682
    NN ID:
    Coloredbeard
    Switch FC:
    6142-3481-1054
  19. Rony G Golden Mushroom
    aa

    Rony G
    Mensagens:
    24.128
    Switch FC:
    8447-5049-1309
    Junto-me ao clube dos que gostaram da versão Mega Drive!

    óbvio que não trazia o :O que a versão Saturn trazia devido ao grafismo 3D, mas era um jogo competente!

    Fartei-me de o jogar ainda!
     
  20. jabun Colaborador
    aa

    jabun
    Mensagens:
    6.772
    NN ID:
    jabun22
    Switch FC:
    4704-5392-9413


    Um dos beat em ups mais importantes de sempre para a indústria. Um clássico
     
    Última edição: 6 de Abril de 2016

Partilhar esta Página

  1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies.
    Remover anúncio